Recorre a algumas facilitações narrativas quase que necessárias pra proposta do filme mas é muito bem desenvolvido, um ótimo exemplo de filme de investigação. Nota 9.0
Empresário chinês abre uma fábrica numa pequena cidade dos EUA, onde antes era uma fábrica da GM, aproveitando-se do desemprego na cidade ele tenta impor condições de trabalho semelhantes as chinesas para os operários americanos. 99% do documentário é constituída por imagens de bastidores e entrevistas com os envolvidos, não é muito criativo nem empolgante, mas é muito orgânico e verossímil, enquanto assistia eu me questionava como diabos o doc conseguiu tantas gravações de bastidores... É interessante pra entender diferenças culturais e vislumbrar o quão dura a realidade chinesa ainda é. Nota 8.0
O filme impressiona muito na primeira metade, maravilhoso, ele consegue ser imaginativo e plausível ao mesmo tempo, sutil e intenso, fotografia linda, movimentos de câmera inspirados, ambientação, direção de arte... Chega na segunda metade e o filme continua impressionando, mas tropeça no mesmo local que Hereditário, ele perde a sutileza e parcela da plausibilidade, recai em alguns clichês. Pra mim já pode inscrever esse filme na lista de clássicos do terror/suspense, ele merece, uma bela década pro gênero devido a filmes como esse, A Bruxa, Corra e Um Lugar Silencioso.Nota 9.0
Sabe aquele filme que parece excelente quando vc tá vendo, mas depois vc para pra pensar nele e vê que ele não era tão bom assim? Pois é, é esse. Temos aqui um filme que se vende como biográfico, mas na real, os personagens passam longe de ter ações ou diálogos tão verossímeis, os Papas não estão conversando entre eles mas sim como o telespectador, porém, os diálogos funcionam muito bem quando deixamos de pensar nos dois papas como indivíduos da vida real e pensamos nele como símbolos da psique coletiva, sendo o Papa Francisco um símbolo do progressismo cristão e Bento XVI o símbolo da tradição. Os dois protagonistas foram impecáveis em suas interpretações, a direção é muito eficiente... Por mais falho que o filme possa ser enquanto biografia, ele é um ótimo entretenimento e até pode gerar boas reflexões. Nota 8.0
Gostei das corridas, mas a parte dramática desse filme é fraca, os personagens são mal desenvolvidos, a trama é longa , maniqueísta e inverossímil... Filme legal, mas é muita forçação de barra colocar esse filme entre os indicados ao Oscar, especialmente num ano tão bom como esse. Nota 6.5
O filme trabalha com caricaturas bem marcadas, mas questiona essas caricaturas e usa delas pra fazer uma crítica social interessante, fora o fato de ser bastante engraçado em alguns momentos. Nota 8.0
Filme sofisticado, segue boa parte da trama dentro de um minimalismo rigoroso, expressões contidas, cenários modestos, aqueles diálogos monossilábicos típicos de cinema europeu(mas aqui existe um contexto que justifica o uso desse tipo de dialogo) e tudo mais... Não gosto desse estilo de narrativa, acho que esse rigor tirou um pouco da força narrativa do filme, mas o filme é muito bom dentro da sua proposta, inclusive, é verossímil e tem uma bela fotografia, mesmo sentindo um certo tédio lá pela metade do filme, acho que a Céline fez um grande trabalho aqui. Nota 9.0
Temos aqui um elenco excelente uma bela fotografia, tinha tudo pra ser um filmaço, mas... A construção da narrativa deixou muito a desejar, as idas e vindas no tempo quebraram a história, deixaram o enredo desnecessariamente confuso, na primeira metade do filme as cenas parecem desconexas, só no segunda metade que a trama ganha força... A trilha sonora fica meio over em alguns momentos. Prefiro a versão de 94. Nota 7.0
O problema de muitos filmes pretensamente realistas hoje em dia é que os diálogos são irrealisticamente monossilábicos, os personagens variam sempre entre aquela pose blasé ou autista. isso acaba empobrecendo o filme, isso me agradou nesse filme, as reações são mais naturais(exceto a dos advogados, que são utilizados como elemento irônico), os diálogos tem alguma riqueza, os protagonistas são ambíguos, são humanos... É justamente por ser natural que o enredo do divórcio se torna angustiante, eu custei pra chegar no fim, achei pesado, mas isso não é um demérito, faz parte da proposta do filme. O filme tem um leve problema de ritmo, mas não chega a ser grave. Nota 9.0.
Esse é um filme claustrofóbico, com poucos personagens, poucos acontecimentos, pouco espaço físico a ser explorado, é uma proposta bastante difícil, pra fazer um filme desse vingar é preciso de grandes atuações, uma grande direção, um grande roteiro... A atuação do Robert Pattinson foi ótima mas a do Dafoe, bem, eu senti que ele não conseguiu entrar tão bem no papel, não que ele não seja um grande ator, mas o texto não parecia ter entrado nele, mesmo assim, ele não chegou a ir mal, pois é um ator de muitos recursos... A direção é muito boa, Robert Eggers conseguiu gerar uma ótima ambientação, embora eu ache que ele tenha exagerado um pouco no tom escuro do filme, mas o roteiro, eita... Eu achei que o roteiro não deu conta do recado, muitos diálogos entre os dois soam artificias, parecem dois caras recitando poesia num sarau, a falta de organicidade dos diálogos foi afundando o filme com o tempo, comecei entusiasmado e fui ficando desgostoso conforme a coisa foi se desenvolvendo. Nota 6.5
Só não dou nota 10 pq tem umas partes inverossímeis, fora isso eu só consigo pensar em aspectos positivos, a crítica social é ótima, o enredo é imprevisível, bem filmado, com boas atuações... Tvz o melhor filme de 2019, só não é o favorito pro Oscar pq não é americano/inglês Nota 9.0
Tem muitos elementos aqui que depois apareceriam nos filmes de terror dos anos 80, existe uma boa composição de imagem e uma boa trilha sonora, mas... Nem sempre a trilha combina com a cena, os personagens são sem sal, algumas cenas são desnecessárias pro andamento da trama(pelo menos na versão do diretor), as cenas de morte são toscas e inverossímeis(ok que isso era comum na época) ... Nota 5.5
Arte engajada não é problema, o problema é artista que tem uma visão de mundo maniqueísta fazendo arte engajada, Kleber Mendonça é um diretor muito talentoso, mas isso se aplica um pouco a ele nesse filme. Acho que o filme foi muito hábil ao mostrar sua mensagem, esteticamente o filme é diferente de tudo que eu tinha visto até então, muita personalidade, o ritmo é bom, a trama é instigante e imprevisível, por mais estranho que seja o vilarejo, ele chega a parecer real e é muito bem fotografado, algumas críticas do filme fazem sentido, mas chega o momento aonde o filme escorrega pra caricatura e xenofobia, apesar disso, o filme serve muito bem como registro do como uma certa parcela das pessoas sentem as atuais crises pelas quais o país tem passado. Nota 8.5
Pior animação da Disney que eu vi até o momento, uma série de cenas que não agregam nada a trama, parece cena de série animada infantil, muito abaixo daquilo que se espera de um longa da Disney.
Tenho desprezo pelo Olavo, mas tentei deixar o meu desprezo de lado enquanto assistia, de modo a fazer uma avaliação mais objetiva. A fotografia tem seus momentos interessantes, mas não tem tanta conexão com o conteúdo, o documentário se foca muito nas falas do Olavo, de modo que é impossível julgar o documentário sem julgar o conteúdo das falas dele. O documentário é uma propaganda do Olavo e funciona bem como propaganda, algumas falas dele são interessantes, a citação do Ortega Y Gasset foi muito bem escolhida, o doc só não conseguiu angariar a minha simpatia por causa do conhecimento prévio que eu já tinha do pensador. Olavo tem umas sacadas boas, mas é um tanto contraditório, essa contradição fica meio evidente no doc, pq ele se apresenta como filósofo iconoclasta, mas reafirma dogmas cristãos como se fossem fatos objetivos. Veja, as pessoas podem crer no evangelhos, mas não existe comprovação histórica pros evangelhos, não dá pra tentar vender figuras do imaginário cristão como se fosse um fato concreto, quando ele age assim sai do campo da filosofia e entro no da teologia, digo, partir de um dogma cristão só faz sentido dentro do contexto da cristandade. O pensamento do Olavo pode ser muito interessante em alguns momentos, mas mesmo no recorte seletivo feito por esse documentário ele ainda se mostra frágil. De todo modo é interessante assistir pra entender o fenômeno do Olavismo. Nota 5.5
1-O filme é absurdamente irregular, tem bons momentos, mas tem partes péssimas... 2-Aquele arco do rapaz inglês que queria se dar bem nos EUA, que lixo, absolutamente desnecessário. 3-O arco do menininho é bonito... 4-Tem partes do filme que dão vergonha alheia de tão forçadas 5- O filme é bem machista 6-Tem 3 arcos que ficam inacabados, o final é péssimo... 7-Apesar de tudo isso o filme acabou sendo gostosinho de assistir.
Tecnicamente o filme é bom, tem um bom elenco, o final foi melhorado, a aparição do Stephen King criticando o próprio livro foi muito legal, mas artisticamente esse filme é ruim devido a escolhas muito erradas... Acontece trocentas vezes a mesma coisa: jumpscare, surge alguma aparição chocante da Coisa que persegue o personagem, a fórmula em si já é extremamente batida, aqui ela é usada de forma previsível, repetitiva, o susto é muito telegrafado em alguns casos, isso estraga cenas promissoras...Um dos aspectos essenciais da arte é saber discernir aonde menos é mais e aqui esse discernimento falhou totalmente, falhou por abusar do horror físico a despeito do terror psicológico, por abusar de monstros, cortes abruptos e ambientes escuros... A minissérie antiga é muito inferior a esse filme em termos de elenco e efeitos visuais, mas nela o terror psicológico foi muito mais bem trabalhado, as escolhas estéticas foram mais suaves, no capítulo 1 desse filme ainda capricharam no desenvolvimento das relações entre as crianças nesse as relações foram mal trabalhadas. Pra quem quer ver gore esse segundo filme é bastante interessante, mas pra quem, como eu, quer terror psicológico, é frustrante. Nota 5.5
Ao mesmo tempo que o filme critica a homofobia no judaísmo ele não se deixa levar pela caricatura, muito pelo contrário, humaniza a figura do rabino, porém o filme cede a uma certa facilitação narrativa, mas nada que comprometa tanto, esse filme deveria ter tido mais reconhecimento. Nota 9.0
Entre Facas e Segredos
4.0 1,5K Assista AgoraRecorre a algumas facilitações narrativas quase que necessárias pra proposta do filme mas é muito bem desenvolvido, um ótimo exemplo de filme de investigação. Nota 9.0
Indústria Americana
3.6 168Empresário chinês abre uma fábrica numa pequena cidade dos EUA, onde antes era uma fábrica da GM, aproveitando-se do desemprego na cidade ele tenta impor condições de trabalho semelhantes as chinesas para os operários americanos. 99% do documentário é constituída por imagens de bastidores e entrevistas com os envolvidos, não é muito criativo nem empolgante, mas é muito orgânico e verossímil, enquanto assistia eu me questionava como diabos o doc conseguiu tantas gravações de bastidores... É interessante pra entender diferenças culturais e vislumbrar o quão dura a realidade chinesa ainda é. Nota 8.0
Midsommar: O Mal Não Espera a Noite
3.6 2,8K Assista AgoraO filme impressiona muito na primeira metade, maravilhoso, ele consegue ser imaginativo e plausível ao mesmo tempo, sutil e intenso, fotografia linda, movimentos de câmera inspirados, ambientação, direção de arte...
Chega na segunda metade e o filme continua impressionando, mas tropeça no mesmo local que Hereditário, ele perde a sutileza e parcela da plausibilidade, recai em alguns clichês. Pra mim já pode inscrever esse filme na lista de clássicos do terror/suspense, ele merece, uma bela década pro gênero devido a filmes como esse, A Bruxa, Corra e Um Lugar Silencioso.Nota 9.0
Dois Papas
4.1 962 Assista AgoraSabe aquele filme que parece excelente quando vc tá vendo, mas depois vc para pra pensar nele e vê que ele não era tão bom assim? Pois é, é esse. Temos aqui um filme que se vende como biográfico, mas na real, os personagens passam longe de ter ações ou diálogos tão verossímeis, os Papas não estão conversando entre eles mas sim como o telespectador, porém, os diálogos funcionam muito bem quando deixamos de pensar nos dois papas como indivíduos da vida real e pensamos nele como símbolos da psique coletiva, sendo o Papa Francisco um símbolo do progressismo cristão e Bento XVI o símbolo da tradição. Os dois protagonistas foram impecáveis em suas interpretações, a direção é muito eficiente... Por mais falho que o filme possa ser enquanto biografia, ele é um ótimo entretenimento e até pode gerar boas reflexões. Nota 8.0
Ford vs Ferrari
3.9 713 Assista AgoraGostei das corridas, mas a parte dramática desse filme é fraca, os personagens são mal desenvolvidos, a trama é longa , maniqueísta e inverossímil... Filme legal, mas é muita forçação de barra colocar esse filme entre os indicados ao Oscar, especialmente num ano tão bom como esse. Nota 6.5
Os Mestres do Tempo
4.0 18O enredo é tedioso, mas a arte é linda. Nota 7.5
Dor e Glória
4.2 619 Assista AgoraMuito sensível, o melhor Almodovar desde Fale Com Ela. Nota 9.0
A Gaiola das Loucas
3.6 224 Assista AgoraO filme trabalha com caricaturas bem marcadas, mas questiona essas caricaturas e usa delas pra fazer uma crítica social interessante, fora o fato de ser bastante engraçado em alguns momentos. Nota 8.0
Retrato de uma Jovem em Chamas
4.4 901 Assista AgoraFilme sofisticado, segue boa parte da trama dentro de um minimalismo rigoroso, expressões contidas, cenários modestos, aqueles diálogos monossilábicos típicos de cinema europeu(mas aqui existe um contexto que justifica o uso desse tipo de dialogo) e tudo mais... Não gosto desse estilo de narrativa, acho que esse rigor tirou um pouco da força narrativa do filme, mas o filme é muito bom dentro da sua proposta, inclusive, é verossímil e tem uma bela fotografia, mesmo sentindo um certo tédio lá pela metade do filme, acho que a Céline fez um grande trabalho aqui. Nota 9.0
Adoráveis Mulheres
4.0 975 Assista AgoraTemos aqui um elenco excelente uma bela fotografia, tinha tudo pra ser um filmaço, mas... A construção da narrativa deixou muito a desejar, as idas e vindas no tempo quebraram a história, deixaram o enredo desnecessariamente confuso, na primeira metade do filme as cenas parecem desconexas, só no segunda metade que a trama ganha força... A trilha sonora fica meio over em alguns momentos. Prefiro a versão de 94. Nota 7.0
História de um Casamento
4.0 1,9K Assista AgoraO problema de muitos filmes pretensamente realistas hoje em dia é que os diálogos são irrealisticamente monossilábicos, os personagens variam sempre entre aquela pose blasé ou autista. isso acaba empobrecendo o filme, isso me agradou nesse filme, as reações são mais naturais(exceto a dos advogados, que são utilizados como elemento irônico), os diálogos tem alguma riqueza, os protagonistas são ambíguos, são humanos... É justamente por ser natural que o enredo do divórcio se torna angustiante, eu custei pra chegar no fim, achei pesado, mas isso não é um demérito, faz parte da proposta do filme. O filme tem um leve problema de ritmo, mas não chega a ser grave. Nota 9.0.
Zumbilândia
3.7 2,5K Assista AgoraA mistura de comédia, ação e terror aqui funcionou muito bem...
O Dia da Besta
3.8 189Mistura de terror com comédia, a galhofa aqui vai longe... Filme imprevisível.
O Farol
3.8 1,6K Assista AgoraEsse é um filme claustrofóbico, com poucos personagens, poucos acontecimentos, pouco espaço físico a ser explorado, é uma proposta bastante difícil, pra fazer um filme desse vingar é preciso de grandes atuações, uma grande direção, um grande roteiro...
A atuação do Robert Pattinson foi ótima mas a do Dafoe, bem, eu senti que ele não conseguiu entrar tão bem no papel, não que ele não seja um grande ator, mas o texto não parecia ter entrado nele, mesmo assim, ele não chegou a ir mal, pois é um ator de muitos recursos... A direção é muito boa, Robert Eggers conseguiu gerar uma ótima ambientação, embora eu ache que ele tenha exagerado um pouco no tom escuro do filme, mas o roteiro, eita...
Eu achei que o roteiro não deu conta do recado, muitos diálogos entre os dois soam artificias, parecem dois caras recitando poesia num sarau, a falta de organicidade dos diálogos foi afundando o filme com o tempo, comecei entusiasmado e fui ficando desgostoso conforme a coisa foi se desenvolvendo. Nota 6.5
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraSó não dou nota 10 pq tem umas partes inverossímeis, fora isso eu só consigo pensar em aspectos positivos, a crítica social é ótima, o enredo é imprevisível, bem filmado, com boas atuações... Tvz o melhor filme de 2019, só não é o favorito pro Oscar pq não é americano/inglês Nota 9.0
Prelúdio Para Matar
4.0 257 Assista AgoraTem muitos elementos aqui que depois apareceriam nos filmes de terror dos anos 80, existe uma boa composição de imagem e uma boa trilha sonora, mas... Nem sempre a trilha combina com a cena, os personagens são sem sal, algumas cenas são desnecessárias pro andamento da trama(pelo menos na versão do diretor), as cenas de morte são toscas e inverossímeis(ok que isso era comum na época) ... Nota 5.5
Bacurau
4.3 2,8K Assista AgoraArte engajada não é problema, o problema é artista que tem uma visão de mundo maniqueísta fazendo arte engajada, Kleber Mendonça é um diretor muito talentoso, mas isso se aplica um pouco a ele nesse filme. Acho que o filme foi muito hábil ao mostrar sua mensagem, esteticamente o filme é diferente de tudo que eu tinha visto até então, muita personalidade, o ritmo é bom, a trama é instigante e imprevisível, por mais estranho que seja o vilarejo, ele chega a parecer real e é muito bem fotografado, algumas críticas do filme fazem sentido, mas chega o momento aonde o filme escorrega pra caricatura e xenofobia, apesar disso, o filme serve muito bem como registro do como uma certa parcela das pessoas sentem as atuais crises pelas quais o país tem passado. Nota 8.5
A Espada Era a Lei
3.8 303 Assista AgoraPior animação da Disney que eu vi até o momento, uma série de cenas que não agregam nada a trama, parece cena de série animada infantil, muito abaixo daquilo que se espera de um longa da Disney.
O Jardim das Aflições
3.5 152Tenho desprezo pelo Olavo, mas tentei deixar o meu desprezo de lado enquanto assistia, de modo a fazer uma avaliação mais objetiva.
A fotografia tem seus momentos interessantes, mas não tem tanta conexão com o conteúdo, o documentário se foca muito nas falas do Olavo, de modo que é impossível julgar o documentário sem julgar o conteúdo das falas dele.
O documentário é uma propaganda do Olavo e funciona bem como propaganda, algumas falas dele são interessantes, a citação do Ortega Y Gasset foi muito bem escolhida, o doc só não conseguiu angariar a minha simpatia por causa do conhecimento prévio que eu já tinha do pensador.
Olavo tem umas sacadas boas, mas é um tanto contraditório, essa contradição fica meio evidente no doc, pq ele se apresenta como filósofo iconoclasta, mas reafirma dogmas cristãos como se fossem fatos objetivos. Veja, as pessoas podem crer no evangelhos, mas não existe comprovação histórica pros evangelhos, não dá pra tentar vender figuras do imaginário cristão como se fosse um fato concreto, quando ele age assim sai do campo da filosofia e entro no da teologia, digo, partir de um dogma cristão só faz sentido dentro do contexto da cristandade. O pensamento do Olavo pode ser muito interessante em alguns momentos, mas mesmo no recorte seletivo feito por esse documentário ele ainda se mostra frágil. De todo modo é interessante assistir pra entender o fenômeno do Olavismo. Nota 5.5
O Resgate do Soldado Ryan
4.2 1,6K Assista AgoraA parte dramática do filme deixa um pouco a desejar, mas a parte técnica é impressionante, batalhas excelentes. Nota 8.5
Simplesmente Amor
3.5 889 Assista Agora1-O filme é absurdamente irregular, tem bons momentos, mas tem partes péssimas...
2-Aquele arco do rapaz inglês que queria se dar bem nos EUA, que lixo, absolutamente desnecessário.
3-O arco do menininho é bonito...
4-Tem partes do filme que dão vergonha alheia de tão forçadas
5- O filme é bem machista
6-Tem 3 arcos que ficam inacabados, o final é péssimo...
7-Apesar de tudo isso o filme acabou sendo gostosinho de assistir.
It: Capítulo Dois
3.4 1,5K Assista AgoraTecnicamente o filme é bom, tem um bom elenco, o final foi melhorado, a aparição do Stephen King criticando o próprio livro foi muito legal, mas artisticamente esse filme é ruim devido a escolhas muito erradas... Acontece trocentas vezes a mesma coisa: jumpscare, surge alguma aparição chocante da Coisa que persegue o personagem, a fórmula em si já é extremamente batida, aqui ela é usada de forma previsível, repetitiva, o susto é muito telegrafado em alguns casos, isso estraga cenas promissoras...Um dos aspectos essenciais da arte é saber discernir aonde menos é mais e aqui esse discernimento falhou totalmente, falhou por abusar do horror físico a despeito do terror psicológico, por abusar de monstros, cortes abruptos e ambientes escuros...
A minissérie antiga é muito inferior a esse filme em termos de elenco e efeitos visuais, mas nela o terror psicológico foi muito mais bem trabalhado, as escolhas estéticas foram mais suaves, no capítulo 1 desse filme ainda capricharam no desenvolvimento das relações entre as crianças nesse as relações foram mal trabalhadas.
Pra quem quer ver gore esse segundo filme é bastante interessante, mas pra quem, como eu, quer terror psicológico, é frustrante. Nota 5.5
Três Desejos para Cinderela
3.9 11Essa versão é singela e encantadora. Nota 8.5
Desobediência
3.7 721 Assista AgoraAo mesmo tempo que o filme critica a homofobia no judaísmo ele não se deixa levar pela caricatura, muito pelo contrário, humaniza a figura do rabino, porém o filme cede a uma certa facilitação narrativa, mas nada que comprometa tanto, esse filme deveria ter tido mais reconhecimento. Nota 9.0