Aronofsky fez uma obra impactante, e Brendan mereceu cada aplauso efusivo que teve no Festival de Veneza. Pra mim o Oscar é do Brendan Fraser. A atriz coadjuvante, Hong Chau, tb tá no páreo.
Esse filme destroça até os corações mais duros. É uma obra cinematográfica que não é só um chamado ao mundo para conhecer essa realidade do povo iraniano (mas não só, infelizmente), como tb servir, por meio do cinema de denúncia e clamor para que algum tipo de mudança possa ocorrer. Infelizmente o Irã, nestes últimos tempos, tem mostrado que as mulheres continuam sem serem respeitadas e seus direitos, reconhecidos mundo afora, lá são negados. Filme duro, terrível mesmo, mas necessário.
Outro filme impactante do diretor Lukas Dhont. Até onde o bullying pode afetar a vida de alguém? As reações a atos decorrentes dessa prática podem ser devastadoras. Este filme mostra que toda atenção ao que ocorre com quem está no nosso convívio, a percepção de sinais indicando anormalidade, deve sempre ser cuidada. Ambos os meninos foram afetados pelos comentários de outros colegas, as reações de cada um é que fazem a diferença, e a rejeição pode levar a atos extremos.
Como esse filme é atual. Como mostra a realidade da guerra, as perdas, não só de vidas daqueles que tinham sonhos, desejo de realizar coisas e ter uma existência dita normal. Arrastar para um conflito que é decidido por quem está seguro em seu palácio, quartel, muito longe do verdadeiro palco onde as ações acontecem. Li o livro faz bastante tempo e uma cena me marcou. Infelizmente não foi colocada nesse filme: soldados alemães e franceses, de lados opostos na trincheira, na véspera do Natal resolvem, por si só (sim, pq eles são abandonados pelos manda-chuvas) ter uma noite de paz. Fazem um armistício particular, se reúnem e tem uma "ceia de Natal" juntando o pouco de comida que cada lado tinha disponível. Eu lia cada página e pensava em "Silent Night" - Noite Feliz. É um momento muito forte no livro. Quem sabe o novo filme alemão (2022) a tenha retratado. Gostaria muito de ver isso no filme, mais esse lado da guerra que (de tão desumana) tem alguns lampejos de humanidade. Sobre o como este filme é atual, vimos faz pouco a Rússia (na verdade seu presidente enlouquecido) convocando para lutar contra a Ucrânia jovens sem nenhum preparo, uma massa humana jogada no front da batalha, tal qual os garotos alemães que Erich M. Remarque tão bem retratou. Mais que merecidos os Oscar de filme e de direção.
A solidariedade vem dos deserdados pela sociedade estabelecida. Estes não dão muita importância a ser ou ter, simplesmente auxiliam como podem, com o que podem. Até mesmo a instituição (Exército da Salvação), que lhe dá a mão, depende da solidariedade. A negação de ajuda vem do que o estado oficializa: a agência de emprego, a polícia. Filme interessante para reflexão de como a sociedade estabelece valores e papeis.
Filme russo com produção de boa qualidade, atende os requisitos dos filmes de fantasia. O uso do vermelho como destaque em cenas onde o preto e branco são a tônica dão valor à produção, remetendo ao fogo, do dragão.
Tão longo e omitiram uma parte. No filme Ulysses, estrelado por Kirk Douglas em 1954 há cena do encontro de Ulisses com as sereias. Ele ordena os marinheiros taparem os ouvidos com cera, se amarra ao mastro do navio e passa incólume pelo canto delas, que fazia com que os navegadores se atirassem ao mar e elas então os devoravam. Isso não foi mostrado neste filme. Há aqui vários comentários, citando inclusive a fidelidade com a obra de Homero, mas (e eu li) essa parte que envolve as sereias (sem a fantasia que foram transformadas) - elas são monstros marinhos - foi omitida e é importante como parte da dolorosa peregrinação do retorno a Ítaca.
A triste realidade dos sem-teto. São invisíveis aos olhos da imensa maioria da sociedade e para muitos deles um cão é uma das poucas amizades (talvez a única sincera) que possam ter. Este do filme é ainda um filhote e não criou os vínculos, mas qdo adultos, são verdadeiramente o melhor amigo, defendendo seu companheiro (nem dá pra dizer dono, porque se tratam com companheirismo) de todo perigo, sendo muitas vezes quem impede uma agressão, a qual moradores de rua estão sujeitos com frequência. O menino do apto, por outro lado tinha boa vida mas não um amigo. Dá pra entender sua carência, bem distinta da do garoto da rua, mas também penosa. Ter coisas não significa ter uma vida feliz. No final, o susto, pois a falta de diálogo para encontrar uma solução para os dois garotos leva a uma situação limite. Filme bem realizado.
Criativo, o vídeo mostra a conversa de mãe e filho, tratando de questões relativas à vida deles e do lugar que viviam. O vídeo nos mostra que nossas atitudes podem impactar muitas pessoas, seja pro bem, seja pro mal, é escolha nossa. O tema da aceitação (própria, ou por outros), de como cada um é, tem uma abordagem muito bem costurada, até porque só no final do curta é que nos apercebemos da mensagem como um todo. O diretor argentino mandou muito bem.
Filme muito bem executado, sem palavras consegue transmitir a amizade que une os irmãos e o apoio que o mais velho dá ao seu irmão, que desde criança se apercebe ser gay. A música e a dança servem para embalar essa bela história.
O autismo não é um tema muito encontrado em filmes, e Copperman o aborda, traz mensagem de tolerância, respeito e aceitação do diferente/pessoa com deficiência. Tudo isso embalado em fantasia infantil. Bom filme. Luca Argentero competente.
Causa incômodo. Pela opção de não conclusão, com o final em aberto (eu não gosto de filmes assim), por ver que a vida de uma pessoa pode ser destruída por acusação sem ter sido comprovada - Anos atrás uma escola foi fechada, em São Paulo, porque um aluno, menor de idade, disse que tinha sido assediado. O delegado jogou na imprensa, acusou os donos, sem fazer as devidas investigações, e ao final, era mentira da criança, imaginação fértil. O casal foi pra justiça e sua vida profissional, que tinha sido destruída, foi "remunerada", com menos de 100 mil. Se fosse nos EUA levariam milhões de dólares, mas aqui no Brasil tanto justiça quanto a mídia pintam e bordam e fica por isso mesmo. Voltando ao filme, o único personagem que se mostrou um pouco mais isento foi o delegado, fazendo seu papel de investigador, mas também levantando questões quanto à veracidade. Mas como o roteiro e direção não aprofundaram e ficou a incógnita, o espectador é que decide em quem acreditar. Concordo com o que outros comentaram sobre os danos que o julgamento na internet provocam. Nos comentários, do grupo de pais, um deles ainda alerta que deveriam investigar antes de acusar. E, ainda, a insinuação/associação, da pedofilia com a homossexualidade, de novo sem dar explicações ou direito a defesa. Incômodo o filme.
O drama da tentativa de busca de um lugar melhor para viver: refugiados. O curta consegue passar a tensão que envolve as partes - o pescador que encontra o celular à deriva e a mulher com quem conversa. Na falta de notícias mais animadoras, fica a ilusão.
A cineasta italiana Alice mostra, tal qual João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida Severina, a opressão que o pequeno agricultor sofre da parte dos grandes, sejam latifundiários ou da grande indústria de alimentos. Muito bem explicitada essa desigualdade de forças, usando uma forma que remete a outro "jogador" nesse tabuleiro - a igreja católica, não sem menos poder - na encenação de um enterro e seu ritual religioso. A mensagem de valoriazação da agricultura familiar, como falamos no Brasil, os "contadini" da Itália, seus produtos e relação com a natureza, de uma preocupação maior com a preservação.
o curta traz o tema da gordofobia. A garota sofre o assédio das outras moças que a conhecem e sofre não só a agressão verbal como a vexatória de ter que voltar pra casa, somente de biquini e sujeita a ataques de outros, o que ocorre tb por parte dos rapazes. Discriminação é sempre muito ruim. O que acontece com as moças, no entanto, tb não é aceitável, serem punidas com outra agressão e talvez algo de grandes proporções, o que não fica claro no vídeo, como reação do homem que assistiu as cenas de assédio. Vingança também não é a solução. Como roteiro, bem executado e cumpre seu papel como um thriller.
Animação muito bem realizada, em 3D. Mostra a dependência do culto à beleza, no caso uma atriz/cantora, na encenação de teatro mas que representa a vida de uma multidão de pessoas. Donatella Versace é um exemplo disso, quis a boca da Angelina Jolie e ganhou um bico de pato
Animação muito bem feita. A determinação dos 2 protagonistas é um dos pontos altos do que esse curta passa. A aflição de ver o que vai acontecer com eles, também. O final, dá tristeza por ver que um não conseguiu chegar, mas nem sempre há o final feliz, embora por todo o esforço deles, merecessem.
Excelente e merecida homenagem ao mestre do samba de São Paulo. Adoniran Barbosa era mesmo um hábil contador de historias, e sua caixinha de fósforo dava o ritmo do samba. A costura das letras das músicas no roteiro foi perfeita. Só faltou mesmo Tiro ao Álvaro. E a performance de Paulo Miklos tá muito boa.
Bom filme indiano, de um pai ex lutador de luta olímpica (antigamente chamada de greco-romana) que treina suas filhas pra competir. Elas vão até os jogos da Commonwealth e as olimpíadas, ganhando as primeiras medalhas para a Índia nesse esporte.
As sombras refletem o que se passa com os personagens. Violência doméstica. A reação é violência extrema. Parece inspirado em Tim Burton, seja no traço, seja no tema.
Um filme sensível e realista da relação de um pai que fugiu antes do nascimento do filho e descobre, 16 anos depois, ao ir ao seu encontro, que ele é especial. Boas atuações do elenco, roteiro baseado em historia verídica. Mais um belo filme de Gabriele Salvatores, diretor vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1991 com Mediterrâneo.
Uma simpatia a cadelinha e justa homenagem à Laika, que deu uma enorme contribuição à ciência aeroespacial. A humanização do robô não deixa de ser um paradoxo, já que os humanos não salvaram a vida da Laika, mas o Rover sim. Belo traço.
O traço é bem executado, frenético, acompanhando a "fuga" do gajo. Ciúme, obsessão, falta de coragem para terminar a relação de modo respeitoso e correto e até armadilha pra recuperar (pra quê, né) o dito cujo.
A Baleia
4.0 1,0K Assista AgoraAronofsky fez uma obra impactante, e Brendan mereceu cada aplauso efusivo que teve no Festival de Veneza. Pra mim o Oscar é do Brendan Fraser. A atriz coadjuvante, Hong Chau, tb tá no páreo.
O Apedrejamento de Soraya M.
4.3 92Esse filme destroça até os corações mais duros. É uma obra cinematográfica que não é só um chamado ao mundo para conhecer essa realidade do povo iraniano (mas não só, infelizmente), como tb servir, por meio do cinema de denúncia e clamor para que algum tipo de mudança possa ocorrer.
Infelizmente o Irã, nestes últimos tempos, tem mostrado que as mulheres continuam sem serem respeitadas e seus direitos, reconhecidos mundo afora, lá são negados.
Filme duro, terrível mesmo, mas necessário.
Close
4.2 489 Assista AgoraOutro filme impactante do diretor Lukas Dhont. Até onde o bullying pode afetar a vida de alguém? As reações a atos decorrentes dessa prática podem ser devastadoras. Este filme mostra que toda atenção ao que ocorre com quem está no nosso convívio, a percepção de sinais indicando anormalidade, deve sempre ser cuidada. Ambos os meninos foram afetados pelos comentários de outros colegas, as reações de cada um é que fazem a diferença, e a rejeição pode levar a atos extremos.
Sem Novidade no Front
4.3 140 Assista AgoraComo esse filme é atual. Como mostra a realidade da guerra, as perdas, não só de vidas daqueles que tinham sonhos, desejo de realizar coisas e ter uma existência dita normal. Arrastar para um conflito que é decidido por quem está seguro em seu palácio, quartel, muito longe do verdadeiro palco onde as ações acontecem.
Li o livro faz bastante tempo e uma cena me marcou. Infelizmente não foi colocada nesse filme: soldados alemães e franceses, de lados opostos na trincheira, na véspera do Natal resolvem, por si só (sim, pq eles são abandonados pelos manda-chuvas) ter uma noite de paz. Fazem um armistício particular, se reúnem e tem uma "ceia de Natal" juntando o pouco de comida que cada lado tinha disponível. Eu lia cada página e pensava em "Silent Night" - Noite Feliz. É um momento muito forte no livro. Quem sabe o novo filme alemão (2022) a tenha retratado. Gostaria muito de ver isso no filme, mais esse lado da guerra que (de tão desumana) tem alguns lampejos de humanidade.
Sobre o como este filme é atual, vimos faz pouco a Rússia (na verdade seu presidente enlouquecido) convocando para lutar contra a Ucrânia jovens sem nenhum preparo, uma massa humana jogada no front da batalha, tal qual os garotos alemães que Erich M. Remarque tão bem retratou.
Mais que merecidos os Oscar de filme e de direção.
O Homem Sem Passado
3.8 46A solidariedade vem dos deserdados pela sociedade estabelecida. Estes não dão muita importância a ser ou ter, simplesmente auxiliam como podem, com o que podem. Até mesmo a instituição (Exército da Salvação), que lhe dá a mão, depende da solidariedade. A negação de ajuda vem do que o estado oficializa: a agência de emprego, a polícia. Filme interessante para reflexão de como a sociedade estabelece valores e papeis.
On- Drakon
4.0 8 Assista AgoraFilme russo com produção de boa qualidade, atende os requisitos dos filmes de fantasia. O uso do vermelho como destaque em cenas onde o preto e branco são a tônica dão valor à produção, remetendo ao fogo, do dragão.
Jumbo
3.2 13Jumbo é bem interessante. Diferente. Um modo diferente de falar da sexualidade não aceita (pela mãe, pelos outros).
A Odisséia
3.7 179Tão longo e omitiram uma parte. No filme Ulysses, estrelado por Kirk Douglas em 1954 há cena do encontro de Ulisses com as sereias. Ele ordena os marinheiros taparem os ouvidos com cera, se amarra ao mastro do navio e passa incólume pelo canto delas, que fazia com que os navegadores se atirassem ao mar e elas então os devoravam.
Isso não foi mostrado neste filme.
Há aqui vários comentários, citando inclusive a fidelidade com a obra de Homero, mas (e eu li) essa parte que envolve as sereias (sem a fantasia que foram transformadas) - elas são monstros marinhos - foi omitida e é importante como parte da dolorosa peregrinação do retorno a Ítaca.
Menino do Cinco
3.8 13A triste realidade dos sem-teto. São invisíveis aos olhos da imensa maioria da sociedade e para muitos deles um cão é uma das poucas amizades (talvez a única sincera) que possam ter. Este do filme é ainda um filhote e não criou os vínculos, mas qdo adultos, são verdadeiramente o melhor amigo, defendendo seu companheiro (nem dá pra dizer dono, porque se tratam com companheirismo) de todo perigo, sendo muitas vezes quem impede uma agressão, a qual moradores de rua estão sujeitos com frequência. O menino do apto, por outro lado tinha boa vida mas não um amigo. Dá pra entender sua carência, bem distinta da do garoto da rua, mas também penosa. Ter coisas não significa ter uma vida feliz. No final, o susto, pois a falta de diálogo para encontrar uma solução para os dois garotos leva a uma situação limite.
Filme bem realizado.
El Mundo Entero
4.5 2Criativo, o vídeo mostra a conversa de mãe e filho, tratando de questões relativas à vida deles e do lugar que viviam. O vídeo nos mostra que nossas atitudes podem impactar muitas pessoas, seja pro bem, seja pro mal, é escolha nossa. O tema da aceitação (própria, ou por outros), de como cada um é, tem uma abordagem muito bem costurada, até porque só no final do curta é que nos apercebemos da mensagem como um todo. O diretor argentino mandou muito bem.
Brothers
3.5 5Filme muito bem executado, sem palavras consegue transmitir a amizade que une os irmãos e o apoio que o mais velho dá ao seu irmão, que desde criança se apercebe ser gay. A música e a dança servem para embalar essa bela história.
Copperman: Um Herói Especial
3.0 5 Assista AgoraO autismo não é um tema muito encontrado em filmes, e Copperman o aborda, traz mensagem de tolerância, respeito e aceitação do diferente/pessoa com deficiência. Tudo isso embalado em fantasia infantil. Bom filme. Luca Argentero competente.
Aos Teus Olhos
3.4 288 Assista AgoraCausa incômodo. Pela opção de não conclusão, com o final em aberto (eu não gosto de filmes assim), por ver que a vida de uma pessoa pode ser destruída por acusação sem ter sido comprovada - Anos atrás uma escola foi fechada, em São Paulo, porque um aluno, menor de idade, disse que tinha sido assediado. O delegado jogou na imprensa, acusou os donos, sem fazer as devidas investigações, e ao final, era mentira da criança, imaginação fértil. O casal foi pra justiça e sua vida profissional, que tinha sido destruída, foi "remunerada", com menos de 100 mil. Se fosse nos EUA levariam milhões de dólares, mas aqui no Brasil tanto justiça quanto a mídia pintam e bordam e fica por isso mesmo. Voltando ao filme, o único personagem que se mostrou um pouco mais isento foi o delegado, fazendo seu papel de investigador, mas também levantando questões quanto à veracidade. Mas como o roteiro e direção não aprofundaram e ficou a incógnita, o espectador é que decide em quem acreditar.
Concordo com o que outros comentaram sobre os danos que o julgamento na internet provocam. Nos comentários, do grupo de pais, um deles ainda alerta que deveriam investigar antes de acusar. E, ainda, a insinuação/associação, da pedofilia com a homossexualidade, de novo sem dar explicações ou direito a defesa. Incômodo o filme.
Uno
3.6 3O drama da tentativa de busca de um lugar melhor para viver: refugiados. O curta consegue passar a tensão que envolve as partes - o pescador que encontra o celular à deriva e a mulher com quem conversa. Na falta de notícias mais animadoras, fica a ilusão.
Omelia Contadina
4.1 4A cineasta italiana Alice mostra, tal qual João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida Severina, a opressão que o pequeno agricultor sofre da parte dos grandes, sejam latifundiários ou da grande indústria de alimentos. Muito bem explicitada essa desigualdade de forças, usando uma forma que remete a outro "jogador" nesse tabuleiro - a igreja católica, não sem menos poder - na encenação de um enterro e seu ritual religioso. A mensagem de valoriazação da agricultura familiar, como falamos no Brasil, os "contadini" da Itália, seus produtos e relação com a natureza, de uma preocupação maior com a preservação.
Cerdita
3.6 15o curta traz o tema da gordofobia. A garota sofre o assédio das outras moças que a conhecem e sofre não só a agressão verbal como a vexatória de ter que voltar pra casa, somente de biquini e sujeita a ataques de outros, o que ocorre tb por parte dos rapazes. Discriminação é sempre muito ruim. O que acontece com as moças, no entanto, tb não é aceitável, serem punidas com outra agressão e talvez algo de grandes proporções, o que não fica claro no vídeo, como reação do homem que assistiu as cenas de assédio. Vingança também não é a solução.
Como roteiro, bem executado e cumpre seu papel como um thriller.
Screen Romance
3.4 2Animação muito bem realizada, em 3D. Mostra a dependência do culto à beleza, no caso uma atriz/cantora, na encenação de teatro mas que representa a vida de uma multidão de pessoas.
Donatella Versace é um exemplo disso, quis a boca da Angelina Jolie e ganhou um bico de pato
Le Gouffre
4.1 4Animação muito bem feita. A determinação dos 2 protagonistas é um dos pontos altos do que esse curta passa. A aflição de ver o que vai acontecer com eles, também. O final, dá tristeza por ver que um não conseguiu chegar, mas nem sempre há o final feliz, embora por todo o esforço deles, merecessem.
[spoiler][/spoiler]
Dá Licença de Contar
4.0 14Excelente e merecida homenagem ao mestre do samba de São Paulo. Adoniran Barbosa era mesmo um hábil contador de historias, e sua caixinha de fósforo dava o ritmo do samba. A costura das letras das músicas no roteiro foi perfeita. Só faltou mesmo Tiro ao Álvaro. E a performance de Paulo Miklos tá muito boa.
Dangal
4.2 64Bom filme indiano, de um pai ex lutador de luta olímpica (antigamente chamada de greco-romana) que treina suas filhas pra competir. Elas vão até os jogos da Commonwealth e as olimpíadas, ganhando as primeiras medalhas para a Índia nesse esporte.
Amy
4.0 6As sombras refletem o que se passa com os personagens. Violência doméstica. A reação é violência extrema. Parece inspirado em Tim Burton, seja no traço, seja no tema.
Volare
3.2 4 Assista AgoraUm filme sensível e realista da relação de um pai que fugiu antes do nascimento do filho e descobre, 16 anos depois, ao ir ao seu encontro, que ele é especial. Boas atuações do elenco, roteiro baseado em historia verídica. Mais um belo filme de Gabriele Salvatores, diretor vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1991 com Mediterrâneo.
Laika and Rover
3.6 3Uma simpatia a cadelinha e justa homenagem à Laika, que deu uma enorme contribuição à ciência aeroespacial. A humanização do robô não deixa de ser um paradoxo, já que os humanos não salvaram a vida da Laika, mas o Rover sim. Belo traço.
Mortal Breakup Inferno
2.9 3O traço é bem executado, frenético, acompanhando a "fuga" do gajo. Ciúme, obsessão, falta de coragem para terminar a relação de modo respeitoso e correto e até armadilha pra recuperar (pra quê, né) o dito cujo.