Infelizmente o filme é quase um desastre total. Ao tentar amarrar as pontas com os demais filmes da série, o longa só cria mais incoerências e buracos com a já complexa linha narrativa do universo mutante da Fox nos cinemas. Somado a isto temos uma péssima caracterização do vilão Apocalipse e de seus comparsas (com motivações para lá de rasas e questionáveis), além de cenas que prestam homenagens a HQs clássicas mas que absolutamente nada agregam ao roteiro do filme. As cenas de ação são exageradas e de pouca inspiração. Algumas poucas cenas dramáticas funcionam, mas é muito pouco para aumentar o nível do filme. No final, não há como não concordar com uma frase dita pela personagem Jean Grey na saída do cinema:
Odiado por muitos que esperavam um wuxia clássico, A Assassina tem sua maiores virtudes nas lindas imagens e longos silêncios que dizem muito sobre a história que pretende contar. Não é um filme fácil de se acompanhar, por vezes é demasiado seco e a intrincada teia politica e familiar é despejada sem nenhuma concessão, cabendo ao espectador juntar todos os nós e fragmentos (coisa que diga-se de passagem não é nada fácil). No fim das contas, A Assassina é um filme romântico, sobre uma mulher a procura de dela mesma.
O cuidado e respeito na adaptação do manga/anime para as telas são latentes. Praticamente um resumo do primeiro arco de histórias, contém basicamente todas as situações e personagens que ainda marcam a vida de muita gente. Mas isto não é o bastante para se fazer um grande filme. Talvez na tentativa de agradar os inúmeros fãs de Kenshin, os produtores acabaram concentrando tanta coisa na tela que fica difícil não ter uma sensação de que alguns personagens estão em cena apenas por estar (não agregando em nada para a narrativa do filme), enquanto outros que mereceriam um melhor tratamento acabam subaproveitados. Outro problema é que o filme não consegue se decidir entre ser realista ou fantástico, gerando uma sensação não agradável de estranheza ao patinar entre estes dois terrenos. O excesso de uso de camera lenta também atrapalhou um pouco assim como a performance do traficante de ópio (irritante e caricata demais). Como ponto positivo, destaco a caracterização dos personagens, praticamente perfeita, as belas coreografias de luta e o capricho na recriação de cenários de época.
Apesar de simpático há uma aura meio amadora neste filme. A maioria dos atores tem performances muito artificiais (com exceção dos pais de Duca e de Débora Seco). Estes fatores acabam afetando o resultado final. No fim das contas, parece mais com um telefilme que tenta emular o espírito dos clássicos da Sessão da Tarde dos anos 80 e 90.
Há várias arestas que se fossem bem lapidadas talvez gerassem um novo clássico. No entanto o filme é dirigido com tanto vigor, as novas ideias são tão refrescantes (política, terrorismo, espionagem, mocinhos nem tão mocinhos) as referencias são tão bem encaixadas que soterram algumas decisões equivocadas da produção. Ao contrário da maioria, achei interessante o uso do CGI, mesmo que não tenha sido 100% eficiente. A tecnologia ainda precisa ser um pouco melhorada.
Apesar das grandes cenas de ação, o caldo entorna devido ao excesso de reviravoltas (algumas bem forçadas) e ao tratamento excessivamente melodramático do roteiro. Algumas metáforas, como a do Lobo, funcionam muito mal.
Filme totalmente sensorial. Linda fotografia, ótima trilha sonora, cenários decadentes e grande criatividade na composição das cenas. Os atores estão muito bem na demonstração das emoções pelas expressões. Há um que de feminismo também. Entretanto, carece de um melhor desenvolvimento do roteiro, falhando em despertar uma ligação mais forte do expectador para com os personagens.
Honestamente me decepcionei um pouco com a carga dramática do filme. A história do pai ausente e frio que aos poucos recupera os verdadeiros valores da vida passando por situações de extremo risco foi desenvolvida de forma clichê e melodramática...a cena que deveria pontuar a recuperação dos valores familiares chega a ser risível. Esta é a parte ruim. Felizmente, Train to Busan é um filme de ação zumbi psicótico e insano, cheio de criativos momentos de tensão. Divertidíssimo, é obrigatório para todo fã do gênero.
Embora seja inegável o apuro cientifico da produção, o excessivo clima de otimismo e a necessidade dos personagens sempre estarem fazendo piadas (como alívio cômico para a gravidade da situação) acabam prejudicando o resultado final do filme. Outro problema é a bipolaridade nunca resolvida entre ser realista e espetacular. Como ponto positivo fica a inspiradora mensagem de celebração à ciência e ao espirito de aventura humano.
Filme de terror e suspense totalmente fora do lugar comum. Personagens muito bem construidos, cenas tensas, terror psicológico e crítica social. Nenhuma das mortes é descartável e o roteiro consegue fazer com que nos importemos com o destino de cada um dos personagens. Ótima trilha sonora, homenageando de certa forma J. Carpenter.
Apesar do roteiro estilo "reviravoltas e surpresas a todo instante" ser extremamente batido, especialmente em filmes de espionagem, não há como negar que toda a classe do mestre De Palma resulta em cenas antológicas. O tema clássico de Missão Impossível também é um destaque.
Uma pena que o arco do assassinato seja tão previsível. É um filme cheio de altos e baixos, algumas partes são realmente divertidíssimas enquanto outras não funcionam tão bem. No entanto, vale a pena conferir, pois o longa tenta não se prender ao lugar comum.
Típico filme no qual é necessário conhecer os bastidores para um melhor aproveitamento. Se considerarmos apenas o que o envolve (censura, proibição, resistência) receberia a nota máxima. No entanto algumas situações beiram a artificialidade (apesar do tom critico) tirando força da narrativa. O nível volta a subir com a presença da sobrinha do diretor, uma personagem adorável.
Comédia de humor negro que se destaca pela ambientação caricata e extremamente pessimista de um futuro pós apocalíptico onde comida é a moeda corrente. As situações são bem peculiares (apesar de algumas delas não agregarem em nada para a história), assim como os personagens. Tem alguns pontos no roteiro que não são tão bem desenvolvidos, mas no âmbito geral é um bom filme.
Interessante filme sobre o bullying e o "ritual" de passagem das mulheres americanas para a vida adulta (menstruação e o baile de formatura). Adicione à mistura uma adolescente com poderes psíquicos criada por uma ultraconservadora religiosa e Brian de Palma. O resultado é um clássico instantâneo. A construção do clímax é tão perfeita que mal acreditamos que a criatura angelical do começo do filme é capaz de causar tamanho banho de sangue. Não deixa de ser irônico notar que torcemos por Carry, mesmo quando realiza seus atos de violência extrema.
Extremamente difícil comentar sobre este filme. Embora a temática, forma e técnicas sejam de vanguarda (e corajosas), não há como negar que seu ritmo é arrastado e confuso demais. Parece haver uma repetição de ideias que acabam se alongando demais, como se o roteiro se esgotasse rapidamente com nada mais a oferecer. Chega a ser agoniante em alguns momentos. Na minha opinião, funcionaria melhor como um curta.
Embora apele para o melodrama em alguns poucos momentos e se utilize de alguns clichês, não há como não se envolver com a atuação sutil e cheia de nuances de Julianne Moore. Apesar dela ser o destaque, todo o elenco de apoio está muito bem, especialmente Alec Baldwin, fazendo o papel de marido que precisa tomar decisões extremamente importantes e lidar com a culpa decorrente delas. No fim, é um retrato bem eficiente de uma doença apavorante.
Bom filme que foca no desgaste das relações familiares causado pelo foco excessivo no trabalho. No caso, uma famosa fotógrafa de zonas de conflito vive sempre no limite entre a vida e a morte para conseguir o melhor ângulo para suas fotos. O filme, ao meu ver, tentar retratar pessoas que não conseguem se encaixar no padrão de vida considerado como normal. Juliette Binoche esta excelente, como de costume. O final, como citado por outros comentaristas, é um soco no estômago.
Ótimo filme de terror que prefere investir em sugestões e clima macabros do que em sustos genéricos (como boa parte da produção dos últimos anos). A ambientação é opressiva e o clima de desesperança constante. Os atores estão muito bem e o fato de ser baseado em relatos "reais" só confere mais autenticidade à película. Alguns reclamam do final, mas achei bem condizente com o que o filme pretende retratar.
Bom retrato do cotidiano de um bairro da classe média de Recife. Há como pano de fundo discussões sobre a formação das milícias de segurança, violência urbana e as heranças do coronelismo. Uma pena que o filme se perca um pouco em múltiplas linhas narrativas que algumas vezes parecem não levar a lugar nenhum. O final é impactante.
Interessante ficção de sobrevivência que segue as tradições de Alien e The Thing. Vin Diesel está muito bem como o anti-herói Riddick. Uma pena que os efeitos digitais de baixo orçamento tenham envelhecido terrivelmente. Este fator aliado ao uso de lentes de tons azuis durante as cenas diurnas no deserto, atrapalharam em muito minha experiência com o filme.
Divertido filme policial no qual C. Eastwood interpreta um policial do Arizona totalmente deslocado em Nova York. O estranhamento em relação aos costumes do outro estado é uma das forças motoras do filme. Apesar de durão e sedutor, o xerife Walt é várias vezes ludibriado pelos bandidos que está perseguindo. Por ser falível e cheio de defeitos, o personagem acaba ganhando a simpatia do espectador.
Provavelmente um dos filmes mais influentes de todos os tempos. O DNA de todo um subgênero se encontra aqui. É impressionante como todos os clichês que foram martelados ao longo dos anos pela indústria cinematográfica já se encontravam prontos nesta produção de J. Carpenter. A ideia não é construir os personagens ou um roteiro sofisticado, mas sim a tensão e o suspense. M. Meyers é o mal absoluto, algo que fica claro no excelente e desesperador final. A musica tema é antológica e ficou gravada no imaginário popular.
Apesar da necessidade do espectador em ter de fazer algumas concessões para que o filme funcione (talvez a cirurgia plástica de reconstrução de face em plena Berlim do pós-guerra seja o maior exemplo aqui), não há como negar que Nina Hoss entrega uma estupenda atuação. Embora o ritmo seja um pouco arrastado, há muitas sutilezas que enriquecem o longa. Como já citado em outros comentários, a cena final é realmente arrebatadora.
X-Men: Apocalipse
3.5 2,1K Assista AgoraInfelizmente o filme é quase um desastre total. Ao tentar amarrar as pontas com os demais filmes da série, o longa só cria mais incoerências e buracos com a já complexa linha narrativa do universo mutante da Fox nos cinemas. Somado a isto temos uma péssima caracterização do vilão Apocalipse e de seus comparsas (com motivações para lá de rasas e questionáveis), além de cenas que prestam homenagens a HQs clássicas mas que absolutamente nada agregam ao roteiro do filme. As cenas de ação são exageradas e de pouca inspiração. Algumas poucas cenas dramáticas funcionam, mas é muito pouco para aumentar o nível do filme. No final, não há como não concordar com uma frase dita pela personagem Jean Grey na saída do cinema:
"O terceiro é sempre o pior".
A Assassina
3.3 94 Assista AgoraOdiado por muitos que esperavam um wuxia clássico, A Assassina tem sua maiores virtudes nas lindas imagens e longos silêncios que dizem muito sobre a história que pretende contar. Não é um filme fácil de se acompanhar, por vezes é demasiado seco e a intrincada teia politica e familiar é despejada sem nenhuma concessão, cabendo ao espectador juntar todos os nós e fragmentos (coisa que diga-se de passagem não é nada fácil). No fim das contas, A Assassina é um filme romântico, sobre uma mulher a procura de dela mesma.
Samurai X: O Filme
4.0 611 Assista AgoraO cuidado e respeito na adaptação do manga/anime para as telas são latentes. Praticamente um resumo do primeiro arco de histórias, contém basicamente todas as situações e personagens que ainda marcam a vida de muita gente. Mas isto não é o bastante para se fazer um grande filme. Talvez na tentativa de agradar os inúmeros fãs de Kenshin, os produtores acabaram concentrando tanta coisa na tela que fica difícil não ter uma sensação de que alguns personagens estão em cena apenas por estar (não agregando em nada para a narrativa do filme), enquanto outros que mereceriam um melhor tratamento acabam subaproveitados. Outro problema é que o filme não consegue se decidir entre ser realista ou fantástico, gerando uma sensação não agradável de estranheza ao patinar entre estes dois terrenos. O excesso de uso de camera lenta também atrapalhou um pouco assim como a performance do traficante de ópio (irritante e caricata demais). Como ponto positivo, destaco a caracterização dos personagens, praticamente perfeita, as belas coreografias de luta e o capricho na recriação de cenários de época.
Meu Tio Matou um Cara
2.9 384 Assista AgoraApesar de simpático há uma aura meio amadora neste filme. A maioria dos atores tem performances muito artificiais (com exceção dos pais de Duca e de Débora Seco). Estes fatores acabam afetando o resultado final. No fim das contas, parece mais com um telefilme que tenta emular o espírito dos clássicos da Sessão da Tarde dos anos 80 e 90.
Rogue One: Uma História Star Wars
4.2 1,7K Assista AgoraHá várias arestas que se fossem bem lapidadas talvez gerassem um novo clássico. No entanto o filme é dirigido com tanto vigor, as novas ideias são tão refrescantes (política, terrorismo, espionagem, mocinhos nem tão mocinhos) as referencias são tão bem encaixadas que soterram algumas decisões equivocadas da produção. Ao contrário da maioria, achei interessante o uso do CGI, mesmo que não tenha sido 100% eficiente. A tecnologia ainda precisa ser um pouco melhorada.
Comando Final 2: Hora das Consequências
3.4 55Apesar das grandes cenas de ação, o caldo entorna devido ao excesso de reviravoltas (algumas bem forçadas) e ao tratamento excessivamente melodramático do roteiro. Algumas metáforas, como a do Lobo, funcionam muito mal.
Garota Sombria Caminha Pela Noite
3.7 343 Assista AgoraFilme totalmente sensorial. Linda fotografia, ótima trilha sonora, cenários decadentes e grande criatividade na composição das cenas. Os atores estão muito bem na demonstração das emoções pelas expressões. Há um que de feminismo também. Entretanto, carece de um melhor desenvolvimento do roteiro, falhando em despertar uma ligação mais forte do expectador para com os personagens.
Invasão Zumbi
4.0 2,0K Assista AgoraHonestamente me decepcionei um pouco com a carga dramática do filme. A história do pai ausente e frio que aos poucos recupera os verdadeiros valores da vida passando por situações de extremo risco foi desenvolvida de forma clichê e melodramática...a cena que deveria pontuar a recuperação dos valores familiares chega a ser risível. Esta é a parte ruim. Felizmente, Train to Busan é um filme de ação zumbi psicótico e insano, cheio de criativos momentos de tensão. Divertidíssimo, é obrigatório para todo fã do gênero.
Perdido em Marte
4.0 2,3K Assista AgoraEmbora seja inegável o apuro cientifico da produção, o excessivo clima de otimismo e a necessidade dos personagens sempre estarem fazendo piadas (como alívio cômico para a gravidade da situação) acabam prejudicando o resultado final do filme. Outro problema é a bipolaridade nunca resolvida entre ser realista e espetacular. Como ponto positivo fica a inspiradora mensagem de celebração à ciência e ao espirito de aventura humano.
Corrente do Mal
3.2 1,8K Assista AgoraFilme de terror e suspense totalmente fora do lugar comum. Personagens muito bem construidos, cenas tensas, terror psicológico e crítica social. Nenhuma das mortes é descartável e o roteiro consegue fazer com que nos importemos com o destino de cada um dos personagens. Ótima trilha sonora, homenageando de certa forma J. Carpenter.
Missão: Impossível
3.5 516 Assista AgoraApesar do roteiro estilo "reviravoltas e surpresas a todo instante" ser extremamente batido, especialmente em filmes de espionagem, não há como negar que toda a classe do mestre De Palma resulta em cenas antológicas. O tema clássico de Missão Impossível também é um destaque.
Amaldiçoado
3.0 1,2K Assista AgoraUma pena que o arco do assassinato seja tão previsível. É um filme cheio de altos e baixos, algumas partes são realmente divertidíssimas enquanto outras não funcionam tão bem. No entanto, vale a pena conferir, pois o longa tenta não se prender ao lugar comum.
Táxi Teerã
4.0 80 Assista AgoraTípico filme no qual é necessário conhecer os bastidores para um melhor aproveitamento. Se considerarmos apenas o que o envolve (censura, proibição, resistência) receberia a nota máxima. No entanto algumas situações beiram a artificialidade (apesar do tom critico) tirando força da narrativa. O nível volta a subir com a presença da sobrinha do diretor, uma personagem adorável.
Delicatessen
3.8 278 Assista AgoraComédia de humor negro que se destaca pela ambientação caricata e extremamente pessimista de um futuro pós apocalíptico onde comida é a moeda corrente. As situações são bem peculiares (apesar de algumas delas não agregarem em nada para a história), assim como os personagens. Tem alguns pontos no roteiro que não são tão bem desenvolvidos, mas no âmbito geral é um bom filme.
Carrie, a Estranha
3.7 1,4K Assista AgoraInteressante filme sobre o bullying e o "ritual" de passagem das mulheres americanas para a vida adulta (menstruação e o baile de formatura). Adicione à mistura uma adolescente com poderes psíquicos criada por uma ultraconservadora religiosa e Brian de Palma. O resultado é um clássico instantâneo. A construção do clímax é tão perfeita que mal acreditamos que a criatura angelical do começo do filme é capaz de causar tamanho banho de sangue. Não deixa de ser irônico notar que torcemos por Carry, mesmo quando realiza seus atos de violência extrema.
Begotten
3.2 349Extremamente difícil comentar sobre este filme. Embora a temática, forma e técnicas sejam de vanguarda (e corajosas), não há como negar que seu ritmo é arrastado e confuso demais. Parece haver uma repetição de ideias que acabam se alongando demais, como se o roteiro se esgotasse rapidamente com nada mais a oferecer. Chega a ser agoniante em alguns momentos. Na minha opinião, funcionaria melhor como um curta.
Para Sempre Alice
4.1 2,3K Assista AgoraEmbora apele para o melodrama em alguns poucos momentos e se utilize de alguns clichês, não há como não se envolver com a atuação sutil e cheia de nuances de Julianne Moore. Apesar dela ser o destaque, todo o elenco de apoio está muito bem, especialmente Alec Baldwin, fazendo o papel de marido que precisa tomar decisões extremamente importantes e lidar com a culpa decorrente delas. No fim, é um retrato bem eficiente de uma doença apavorante.
Mil Vezes Boa Noite
4.0 160 Assista AgoraBom filme que foca no desgaste das relações familiares causado pelo foco excessivo no trabalho. No caso, uma famosa fotógrafa de zonas de conflito vive sempre no limite entre a vida e a morte para conseguir o melhor ângulo para suas fotos. O filme, ao meu ver, tentar retratar pessoas que não conseguem se encaixar no padrão de vida considerado como normal. Juliette Binoche esta excelente, como de costume. O final, como citado por outros comentaristas, é um soco no estômago.
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraÓtimo filme de terror que prefere investir em sugestões e clima macabros do que em sustos genéricos (como boa parte da produção dos últimos anos). A ambientação é opressiva e o clima de desesperança constante. Os atores estão muito bem e o fato de ser baseado em relatos "reais" só confere mais autenticidade à película. Alguns reclamam do final, mas achei bem condizente com o que o filme pretende retratar.
O Som ao Redor
3.8 1,1K Assista AgoraBom retrato do cotidiano de um bairro da classe média de Recife. Há como pano de fundo discussões sobre a formação das milícias de segurança, violência urbana e as heranças do coronelismo. Uma pena que o filme se perca um pouco em múltiplas linhas narrativas que algumas vezes parecem não levar a lugar nenhum. O final é impactante.
Eclipse Mortal
3.3 224 Assista AgoraInteressante ficção de sobrevivência que segue as tradições de Alien e The Thing. Vin Diesel está muito bem como o anti-herói Riddick. Uma pena que os efeitos digitais de baixo orçamento tenham envelhecido terrivelmente. Este fator aliado ao uso de lentes de tons azuis durante as cenas diurnas no deserto, atrapalharam em muito minha experiência com o filme.
Meu Nome é Coogan
3.4 45 Assista AgoraDivertido filme policial no qual C. Eastwood interpreta um policial do Arizona totalmente deslocado em Nova York. O estranhamento em relação aos costumes do outro estado é uma das forças motoras do filme. Apesar de durão e sedutor, o xerife Walt é várias vezes ludibriado pelos bandidos que está perseguindo. Por ser falível e cheio de defeitos, o personagem acaba ganhando a simpatia do espectador.
Halloween: A Noite do Terror
3.7 1,2K Assista AgoraProvavelmente um dos filmes mais influentes de todos os tempos. O DNA de todo um subgênero se encontra aqui. É impressionante como todos os clichês que foram martelados ao longo dos anos pela indústria cinematográfica já se encontravam prontos nesta produção de J. Carpenter. A ideia não é construir os personagens ou um roteiro sofisticado, mas sim a tensão e o suspense. M. Meyers é o mal absoluto, algo que fica claro no excelente e desesperador final. A musica tema é antológica e ficou gravada no imaginário popular.
Phoenix
3.8 104 Assista AgoraApesar da necessidade do espectador em ter de fazer algumas concessões para que o filme funcione (talvez a cirurgia plástica de reconstrução de face em plena Berlim do pós-guerra seja o maior exemplo aqui), não há como negar que Nina Hoss entrega uma estupenda atuação. Embora o ritmo seja um pouco arrastado, há muitas sutilezas que enriquecem o longa. Como já citado em outros comentários, a cena final é realmente arrebatadora.