Não vim aqui comparar as temporadas de True Detective, já que é uma antologia essas comparações são desnecessárias. O segundo ano da série foi excelente, com uma trama detetivesca mais ortodoxa e ainda assim conseguiu construir personagens com profundidade, cada qual com seus demônios. Isso só engrandeceu a história. Ora confusa, ora direta, conseguiu envolver. Achei o desfecho dos protagonistas justo, poderia ter partido para algo muito piegas e redentor, o que felizmente não ocorreu. Atuações impecáveis, em especial da Rachel McAdams e Colin Farrell. Dêem uma chance e nao comparem com a também excelente primeira temporada.
Uma série impecável, desde o aspecto técnico, envolvendo a edição com cortes fora de ordem cronológica (diria até que já se tornou marca registrada do diretor), atuações excepcionais, trilha sonora pontual até a forma como Valleé conseguiu transpor a essência do livro para a tv. Uma crueza visceral, conflitos familiares e por que não crítica social. Duas coisas memoráveis nessa trama: A atuação da Patricia Clarkson, que mesmo com uma voz suave e doce, te golpea como uma faca. Premiação merecidíssima. O roteiro que te faz emergir na história, mesmo com o desenvolvimento lento (não julgo isso defeito, ao contrário) e te joga num climax no último episódio de tirar o fôlego, assim como nas últimas páginas do livro. Por fim, a série não fica devendo em nada ao livro, uma adaptação fiel e competente. Indico as duas obras.
Assistir Bergman é sempre uma viagem ao âmago do que o ser humano pode ter ou ser de pior e ainda assim é sempre gratificante ser exposto à tais agruras. É impossível voltar dessa viagem sem nenhuma lição... pais olhem para seus filhos, filhos olhem para seus pais e digam antes que tudo se torne uma avalanche tão fácil de desmoronar que apenas uma sonata em um outono qualquer será capaz de demover todas as cicatrizes de uma só vez.
Poucos filmes me deram tanta aflição como United 93! Mesmo sabendo do desfecho dos fatos ocorridos em 2001, foi impossível não torcer para que tudo acabasse bem. E de certo modo uma pior tragédia foi evitada, se realmente foi assim que aconteceu, esses passageiros foram muito corajosos, verdadeiros heróis!
O filme, dentre diversos questionamentos incômodos, expõe o quão frágil é a certeza assim como tão forte é a dúvida, por mais antiteticamente que isso possa parecer. A construção do roteiro nos faz de bola de tênis, ora de um lado, ora do outro. As linhas finais da irmã Aloysius provavelmente serão as mesmas de quase todos que assitirem ao filme. Apenas a dúvida foi capaz de desmoronar a impassibilidade austera da diretora e às vezes é apenas isso que nos resta, a dúvida.
Um belo tributo aos primeiros filmes, principalmente o de 1978 e sua sequência direta de 1981 (apesar de ter ignorado a história das continuações, nota-se diversas cenas homenageando tais filmes). Halloween 2018 entra para o hall de filmes bons da franquia inclusive ultrapassando Halloween II de 81 e H20. Nesse momento posso até estar cometendo um sacrilégio e ouso dizer que se iguala ao de 1978, por exemplo, na criação da paranoia de um Myers a espreita que pode aparecer a qualquer momento, a invulnerabilidade do boogieman, a aleatoriedade da fúria de Michael tornando qualquer um em vítima potencial. Muitas pessoas tem criticado as mortes off screen, porém isso é mais uma referência ao primeiro filme, que primou pelo suspense e teve mortes pouco violentas. E Halloween 2018 teve suas mortes bem gráficas, muito fortes e não justificava colocar mais dessas cenas, para um banho de sangue aleatório recomendo Halloween o Início do Rob Zombie e sua sofrível sequência. Alguém embaixo citou que até Halloween 6 e Ressurreição foram melhores que esse de 2018... piada né?
Quanto ao aspecto técnico, o filme foi muito bem. Trilha sonora dispensa comentários, está impecável. Há um plano sequência muito bem executado. Há recursos de roteiro que justificam a ausência de comunicação de uma personagem, outro que impede que pessoas ouçam as vítimas, tudo isso foi chamado de "forçação de barra" por alguns aqui, mas eu chamo de tentativa bem sucedida de evitar situações muito inverossímeis. É claro que há clichês, há jump scares, mas o gênero horror e principalmente seu subgênero slasher exige isso, se você vai assistir a um filme assim na expectativa de grandes reviravoltas, interpretações mirabolantes e questionamentos filosóficos, o problema não está no filme e sim em você.
Enfim, se você é fã da franquia, assistiu todos os filmes e até tem um carinho por Halloween 5, 6 e Ressurreição (esse não), a chance de você amar o filme é grande! Ver Michael Myers em ação ao som clássico da sua trilha, na telona em pleno 31 de outubro foi inesquecível!
Só pela menção honrosa, e até mesmo uma aparição digamos assim, do H. P. Lovecraft já ganhou meu coração! A princípio as decisões pouco verossímeis e situações um tanto forçadas me incomodaram nos primeiros minutos do filme...
até que ocorre um plot twist e então pedi desculpas mentalmente ao diretor! A realidade criada pela Beth poderia sim explicar os tais "furos de roteiro" como ela não chamar a polícia quando a irmã liga, situações estranhas na antiga casa etc. A partir daí o filme que eu jurava que se encaminhava para um sobrenatural clichê se torna um thriller com psicopatas de tirar o fôlego!
O gore foi na medida certa e os famigerados jump scares que nunca funcionam comigo não chegaram a incomodar (talvez quem se assuste fácil possa ter tomado alguns sustos). Também achei que o filme tenta explicar demais a situação central da protagonista, talvez se tivesse apenas pinceladas com sugestões do que estava ocorrendo teria sido mais valoroso para o filme, deixá-lo um pouco mais mind blowing. Enfim, um ótimo filme de terror, conseguiu mexer com os nervos!
Horror cósmico lovecraftiano de um Carpenter lynchiano com um toque de body horror de Cronenberg. É claro que daria certo! O clima tenso aliado à metalinguagem nos faz questionar a natureza da nossa realidade ao final do filme.
Um filme tenso, com temática de satanismo e ocultismo que traz uma mensagem no final um tanto quanto antitética em relação ao gênero do qual ele faz parte:
o amor maternal é incondicional e aceita até mesmo o anticristo como filho. Bom, isso seria o ideal e o que vemos em alguns casos na vida real geralmente contradiz essa máxima do amor materno. Portanto, o que incialmente se espera de um filme de terror satânico acaba por ser mais esperançoso que a própria realidade.
Para aqueles que ainda não viram ou viram e se decepcionaram, cortem as amarras hollywoodianas e veja ou reveja, esse é um dos melhores filmes de terror já feitos.
Faz parte do seleto grupo em que sequências superam o seu predecessor, embora seja na verdade um prequel. A pequena Doris segura o filme sozinha, já a atuação da mãe beira o amadorismo. Bons momentos de medo com um clima sombrio, porém peca na maioria dos jumpscares previsíveis como de costume nos filmes atuais da safra Invocação do mal/Insidious like. Como um todo, o filme é bom, com uma história e motivação do vilão convincentes e um desfecho interessante e nada clichê. Destaque também para a direção do Flanagan e para o design de produção que ambientou bem os anos 60.
O filme é excelente, pois cria um clima imersivo, gerando até uma certa claustrofobia mesmo quando a cena se passava em lugares abertos. Agora eu queria mesmo era um BICHO desses sentado do meu lado no cinema, ia fazer um limpa nos sem-noção que conversaram, comentaram toda cena e, pasmem, leram em voz alta as legendas!
Notícia para diminuir o hype, o que não é de tudo ruim, afinal expectativa demais só atrapalha e ainda terão tempo de refilmar o que nao agradou tanto. https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/noticias/2018/04/halloween-publico-criticou-o-filme-nas-primeiras-sessoes-de-teste
Você percebe que há um talento genuíno independente de críticas a respeito de diretor comercial demais ou blockbuster maker quando se pega emocionado apenas por trechos de suas obras. Ainda mais contextualizada a influência das suas experiências pessoais no seu processo criativo. Digam o que quiserem, mas é inegável que Spielberg se consolidou um dos grandes marcos na história do cinema.
Esse filme prova que às vezes é bom arriscar e não se deixar levar pela média e comentários do filmow (principalmente em comédia e ação). É bem divertido, Goldie Hawn (matando saudade das comédias oitentistas dela) e Joan Cusack estão muito engraçadas, situações hilárias um tanto forçadas mas que funcionam pois o tipo de filme pede isso. Assistam sem pré-julgamentos.
Um desserviço a democracia brasileira. Parcialidade e discurso anti-esquerda totalmente infudado. Fora os aspectos técnicos que são de uma qualidade duvidosa, nem parecendo ser do responsável por Tropa de elite.
Entendo a polêmica toda envolvida em mãe! Muitas pessoas não gostam de ter que procurar ler nas entrelinhas seja na literatura, cinema ou na vida real; ainda há aqueles que sacaram toda a alegoria e reagiram mal a uma coisa que está diante dos nossos olhos há tempos: a religião cega e o modo como nós humanidade temos tratado a nossa casa. Aparentemente é mais fácil ignorar as atrocidades que cometemos em nome da fé, religião, dinheiro, relacionamentos e dizer apenas: que filme pretencioso, que filme ruim etc. Agora duas coisas que não entendo: - a esnobada da Academia - a mania do Darren Aronofsky de ficar explicando e comentando tudo do filme. Porque ele não faz como David Lynch e cala a boquinha? Como disse Lynch, depois que ele faz o filme, ele deixa de ser dele e cada um que assiste passa a ser dono do filme.
Assim como em H20 de 1998, esse filme ignorará todas as sequências e o reboot de Rob Zombie (graças a Deus). Mas pelo menos o Halloween 2 de 1981 poderia ser considerado, afinal ele se passa na mesma fatídica noite do primeiro filme e mantem o clima do original de 1978. Não dá pra saber se isso seria relevante ou não para o novo filme, mas com a volta da Laurie Strode, todo fã da franquia deve estar ansioso por essa sequência! E que venha um Michael Myers clássico, frio, perseguindo suas vítimas e sem uso de esteróides anabolizantes!
Apesar de ter gostado bastante do trailer e ter aumentado as expectativas, uma coisa me desagradou: a possibilidade de encher o filme de jumpscares... parece que se perdeu a capacidade de fazer terror psicológico atualmente. Torçamos para que o filme invista nesse aspecto e não em sustos baratos e previsíveis.
True Detective (2ª Temporada)
3.6 773Não vim aqui comparar as temporadas de True Detective, já que é uma antologia essas comparações são desnecessárias.
O segundo ano da série foi excelente, com uma trama detetivesca mais ortodoxa e ainda assim conseguiu construir personagens com profundidade, cada qual com seus demônios. Isso só engrandeceu a história. Ora confusa, ora direta, conseguiu envolver. Achei o desfecho dos protagonistas justo, poderia ter partido para algo muito piegas e redentor, o que felizmente não ocorreu. Atuações impecáveis, em especial da Rachel McAdams e Colin Farrell. Dêem uma chance e nao comparem com a também excelente primeira temporada.
Objetos Cortantes
4.3 835 Assista AgoraUma série impecável, desde o aspecto técnico, envolvendo a edição com cortes fora de ordem cronológica (diria até que já se tornou marca registrada do diretor), atuações excepcionais, trilha sonora pontual até a forma como Valleé conseguiu transpor a essência do livro para a tv. Uma crueza visceral, conflitos familiares e por que não crítica social.
Duas coisas memoráveis nessa trama:
A atuação da Patricia Clarkson, que mesmo com uma voz suave e doce, te golpea como uma faca. Premiação merecidíssima.
O roteiro que te faz emergir na história, mesmo com o desenvolvimento lento (não julgo isso defeito, ao contrário) e te joga num climax no último episódio de tirar o fôlego, assim como nas últimas páginas do livro.
Por fim, a série não fica devendo em nada ao livro, uma adaptação fiel e competente. Indico as duas obras.
Sonata de Outono
4.5 492Assistir Bergman é sempre uma viagem ao âmago do que o ser humano pode ter ou ser de pior e ainda assim é sempre gratificante ser exposto à tais agruras. É impossível voltar dessa viagem sem nenhuma lição... pais olhem para seus filhos, filhos olhem para seus pais e digam antes que tudo se torne uma avalanche tão fácil de desmoronar que apenas uma sonata em um outono qualquer será capaz de demover todas as cicatrizes de uma só vez.
Vôo United 93
3.4 234 Assista AgoraPoucos filmes me deram tanta aflição como United 93! Mesmo sabendo do desfecho dos fatos ocorridos em 2001, foi impossível não torcer para que tudo acabasse bem. E de certo modo uma pior tragédia foi evitada, se realmente foi assim que aconteceu, esses passageiros foram muito corajosos, verdadeiros heróis!
Dúvida
3.9 1,0K Assista AgoraO filme, dentre diversos questionamentos incômodos, expõe o quão frágil é a certeza assim como tão forte é a dúvida, por mais antiteticamente que isso possa parecer. A construção do roteiro nos faz de bola de tênis, ora de um lado, ora do outro. As linhas finais da irmã Aloysius provavelmente serão as mesmas de quase todos que assitirem ao filme. Apenas a dúvida foi capaz de desmoronar a impassibilidade austera da diretora e às vezes é apenas isso que nos resta, a dúvida.
Halloween
3.4 1,1KUm belo tributo aos primeiros filmes, principalmente o de 1978 e sua sequência direta de 1981 (apesar de ter ignorado a história das continuações, nota-se diversas cenas homenageando tais filmes). Halloween 2018 entra para o hall de filmes bons da franquia inclusive ultrapassando Halloween II de 81 e H20. Nesse momento posso até estar cometendo um sacrilégio e ouso dizer que se iguala ao de 1978, por exemplo, na criação da paranoia de um Myers a espreita que pode aparecer a qualquer momento, a invulnerabilidade do boogieman, a aleatoriedade da fúria de Michael tornando qualquer um em vítima potencial. Muitas pessoas tem criticado as mortes off screen, porém isso é mais uma referência ao primeiro filme, que primou pelo suspense e teve mortes pouco violentas. E Halloween 2018 teve suas mortes bem gráficas, muito fortes e não justificava colocar mais dessas cenas, para um banho de sangue aleatório recomendo Halloween o Início do Rob Zombie e sua sofrível sequência. Alguém embaixo citou que até Halloween 6 e Ressurreição foram melhores que esse de 2018... piada né?
Quanto ao aspecto técnico, o filme foi muito bem. Trilha sonora dispensa comentários, está impecável. Há um plano sequência muito bem executado. Há recursos de roteiro que justificam a ausência de comunicação de uma personagem, outro que impede que pessoas ouçam as vítimas, tudo isso foi chamado de "forçação de barra" por alguns aqui, mas eu chamo de tentativa bem sucedida de evitar situações muito inverossímeis. É claro que há clichês, há jump scares, mas o gênero horror e principalmente seu subgênero slasher exige isso, se você vai assistir a um filme assim na expectativa de grandes reviravoltas, interpretações mirabolantes e questionamentos filosóficos, o problema não está no filme e sim em você.
Enfim, se você é fã da franquia, assistiu todos os filmes e até tem um carinho por Halloween 5, 6 e Ressurreição (esse não), a chance de você amar o filme é grande! Ver Michael Myers em ação ao som clássico da sua trilha, na telona em pleno 31 de outubro foi inesquecível!
A Casa do Medo: Incidente em Ghostland
3.5 754Só pela menção honrosa, e até mesmo uma aparição digamos assim, do H. P. Lovecraft já ganhou meu coração! A princípio as decisões pouco verossímeis e situações um tanto forçadas me incomodaram nos primeiros minutos do filme...
até que ocorre um plot twist e então pedi desculpas mentalmente ao diretor! A realidade criada pela Beth poderia sim explicar os tais "furos de roteiro" como ela não chamar a polícia quando a irmã liga, situações estranhas na antiga casa etc. A partir daí o filme que eu jurava que se encaminhava para um sobrenatural clichê se torna um thriller com psicopatas de tirar o fôlego!
Halloween
3.4 1,1KA ansiedade só aumenta, ver Michael Myers na silver screen e ainda mais depois da notícia da aprovação de 76% no RT!
Chega logo outubro!
Mãe!
4.0 3,9K Assista AgoraPela primeira vez na história do cinema o filme é bem melhor que o livro!
À Beira da Loucura
3.6 403 Assista AgoraHorror cósmico lovecraftiano de um Carpenter lynchiano com um toque de body horror de Cronenberg. É claro que daria certo! O clima tenso aliado à metalinguagem nos faz questionar a natureza da nossa realidade ao final do filme.
Como se Tornar o Pior Aluno da Escola
2.5 340Não sei se conseguiram tornar alunos piores, mas que conseguiram fazer o pior filme da história isso sim eles conseguiram!
Dumbo
3.4 611 Assista AgoraChorei no trailer, imagina quando sair o filme inteiro!
O Bebê de Rosemary
3.9 1,9K Assista AgoraUm filme tenso, com temática de satanismo e ocultismo que traz uma mensagem no final um tanto quanto antitética em relação ao gênero do qual ele faz parte:
o amor maternal é incondicional e aceita até mesmo o anticristo como filho. Bom, isso seria o ideal e o que vemos em alguns casos na vida real geralmente contradiz essa máxima do amor materno. Portanto, o que incialmente se espera de um filme de terror satânico acaba por ser mais esperançoso que a própria realidade.
Para aqueles que ainda não viram ou viram e se decepcionaram, cortem as amarras hollywoodianas e veja ou reveja, esse é um dos melhores filmes de terror já feitos.
Ouija: Origem do Mal
2.8 477 Assista AgoraFaz parte do seleto grupo em que sequências superam o seu predecessor, embora seja na verdade um prequel. A pequena Doris segura o filme sozinha, já a atuação da mãe beira o amadorismo. Bons momentos de medo com um clima sombrio, porém peca na maioria dos jumpscares previsíveis como de costume nos filmes atuais da safra Invocação do mal/Insidious like. Como um todo, o filme é bom, com uma história e motivação do vilão convincentes e um desfecho interessante e nada clichê. Destaque também para a direção do Flanagan e para o design de produção que ambientou bem os anos 60.
Um Lugar Silencioso
4.0 3,0K Assista AgoraO filme é excelente, pois cria um clima imersivo, gerando até uma certa claustrofobia mesmo quando a cena se passava em lugares abertos. Agora eu queria mesmo era um BICHO desses sentado do meu lado no cinema, ia fazer um limpa nos sem-noção que conversaram, comentaram toda cena e, pasmem, leram em voz alta as legendas!
Halloween
3.4 1,1KNotícia para diminuir o hype, o que não é de tudo ruim, afinal expectativa demais só atrapalha e ainda terão tempo de refilmar o que nao agradou tanto.
https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/noticias/2018/04/halloween-publico-criticou-o-filme-nas-primeiras-sessoes-de-teste
Spielberg
4.1 54 Assista AgoraVocê percebe que há um talento genuíno independente de críticas a respeito de diretor comercial demais ou blockbuster maker quando se pega emocionado apenas por trechos de suas obras. Ainda mais contextualizada a influência das suas experiências pessoais no seu processo criativo. Digam o que quiserem, mas é inegável que Spielberg se consolidou um dos grandes marcos na história do cinema.
Viagem das Loucas
2.7 74 Assista AgoraEsse filme prova que às vezes é bom arriscar e não se deixar levar pela média e comentários do filmow (principalmente em comédia e ação). É bem divertido, Goldie Hawn (matando saudade das comédias oitentistas dela) e Joan Cusack estão muito engraçadas, situações hilárias um tanto forçadas mas que funcionam pois o tipo de filme pede isso. Assistam sem pré-julgamentos.
Jogador Nº 1
3.9 1,4K Assista AgoraParece ser um tipo de eXistenZ para menores
O Mecanismo (1ª Temporada)
3.5 526Um desserviço a democracia brasileira. Parcialidade e discurso anti-esquerda totalmente infudado. Fora os aspectos técnicos que são de uma qualidade duvidosa, nem parecendo ser do responsável por Tropa de elite.
Mãe!
4.0 3,9K Assista AgoraEntendo a polêmica toda envolvida em mãe! Muitas pessoas não gostam de ter que procurar ler nas entrelinhas seja na literatura, cinema ou na vida real; ainda há aqueles que sacaram toda a alegoria e reagiram mal a uma coisa que está diante dos nossos olhos há tempos: a religião cega e o modo como nós humanidade temos tratado a nossa casa. Aparentemente é mais fácil ignorar as atrocidades que cometemos em nome da fé, religião, dinheiro, relacionamentos e dizer apenas: que filme pretencioso, que filme ruim etc.
Agora duas coisas que não entendo:
- a esnobada da Academia
- a mania do Darren Aronofsky de ficar explicando e comentando tudo do filme. Porque ele não faz como David Lynch e cala a boquinha? Como disse Lynch, depois que ele faz o filme, ele deixa de ser dele e cada um que assiste passa a ser dono do filme.
O Predestinado
4.0 1,6K Assista Agora[Nazaré confusa calculando fórmulas]
Halloween
3.4 1,1KAssim como em H20 de 1998, esse filme ignorará todas as sequências e o reboot de Rob Zombie (graças a Deus). Mas pelo menos o Halloween 2 de 1981 poderia ser considerado, afinal ele se passa na mesma fatídica noite do primeiro filme e mantem o clima do original de 1978. Não dá pra saber se isso seria relevante ou não para o novo filme, mas com a volta da Laurie Strode, todo fã da franquia deve estar ansioso por essa sequência! E que venha um Michael Myers clássico, frio, perseguindo suas vítimas e sem uso de esteróides anabolizantes!
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista AgoraApesar de ter gostado bastante do trailer e ter aumentado as expectativas, uma coisa me desagradou: a possibilidade de encher o filme de jumpscares... parece que se perdeu a capacidade de fazer terror psicológico atualmente. Torçamos para que o filme invista nesse aspecto e não em sustos baratos e previsíveis.