A paleta de cores explorando o contraste azul/vermelho como parte integrante do desenvolvimento da história lembrou David Lynch, mas quando a protagonista, em uma empreitada investigativa típica dos giallos, passa por cortinas de veludo na cor azul temos certeza que Lynch viu (e gostou) do filme. Esse visual estonteante aliado ao clima sombrio faz de Suspiria o clássico que é. O que muitos julgaram como falta de profundidade no roteiro, na verdade é um recurso que nos coloca na mesma situação de Suzy, apenas sabemos que o lugar é um coven de bruxas e só!... isso já basta para aterrorizar a protagonista. Não sabemos muito do que está acontecendo assim como Suzy e isso amedronta também. Os minutos finais são arrepiantes!
Uma ficção científica com ares "film noir", estão ali todos os elementos: misterioso assassinato, detetive, protagonista perdido, femme fatale... E fica claro a intenção de homenagear o estilo quando uma das realidades virtuais se passa justamente no final dos anos 30, época na qual o noir tem seu auge. O enredo é primoroso, uma mistura bem dosada de Matrix e Inception e um plot twist eficiente garatem mais ainda a atenção do telespectador. Como ja citado aqui, ponto fraco é a performance do protagonista
Pressão familiar, crise conjugal, infidelidade, frustrações profissionais estão representodas ora explícita, ora metaforicamente no filme. No decorrer das cenas, detalhes vão nos direcionando a conclusão de que
repentina e bizarra da aranha representa a mulher grávida de Anthony, já que, tal qual uma aranha, sua mulher tem o abdômen grande e tem oito membros (contando os quatro da mãe e os quatro do feto) e isso aterroriza Anthony e o empurra novamente para uma vida dupla com amante e um apartamento para os encontros amorosos. Ao ver a esposa/aranha ele decide novamente ir para o clube de striptease já que tem a chave.
Antes de tudo, Interestelar é um filme completo que merece um olhar especial, já que é uma ficção científica que entretém, comove, questiona, inova e o mais importante, não se resume apenas a explosões e efeitos especiais. Uma obra cinematográfica que, mesmo feita com intuito também de ser um blockbuster, não perde sua essência extremamente autoral e artística. O roteiro, ainda que menos profundo e complexo que o de Inception, é brilhante e paradoxal por envolver questões tão científicas como relatividade, viagens intergalácticas e ao mesmo tempo a presença do sentimento humano que transcende distâncias astronômicas e dimensões, tanto o amor entre Cooper e Murph,
quanto o egoísmo e instinto de auto-preservação inescrupuloso do Dr. Mann (aqui a escolha do nome do personagem de Matt Damon é muito oportuna, pois somente o homem é capaz de atitude tão vil e inclusive causar a destruição do planeta em que vive
). A questão dos conceitos de física envolvidos no filme, apesar de complexos na realidade, são simplificados para os leigos no assunto. E claro, como o próprio nome diz é uma FICÇÃO científica, logo há uma liberdade de criação envolvida, uma licença poética porque não. Distorção do espaço-tempo foi assistir ao filme de quase três horas e nem perceber que o tempo passou.
Abordando o existencialismo, a perenidade e implacabilidade da morte (aqui genialmente personificada em uma enxadrista que calcula e premedita cada passo do adversário), Bergman nos presenteia com uma discussão atemporal sobre a influência da religiosidade, das artes e das relações interpessoais no modo em que enxergamos a vida e sua finitude. Ao final, não importa o quanto nos esforcemos, planejemos estratégias mirabolantes... apenas será retardado o xeque-mate que todos receberemos um dia.
" If there is a hope, it lies in proletariat. If they could have conscious of their strength, wouldn´t need conspiracy. History doesn´t matter to them."
Esse trecho dói e dói ainda mais nessa época de pré pleito, quando vemos realmente a falta de conhecimento próprio da força do proletariado, o que resulta em pesquisas apontando o de sempre e a repetição de eleição após eleição, as figurinhas de sempre se reelegendo. O povo infelizmente tem merecido seus governantes e enganam-se aqueles que enxergam a distopia como nos filmes e livros, caros já vivenciamos uma há muito tempo... For the love of Big Brother!
pois a última cena em que Matthew entrega Nancy com aquele grunhido apavorante é bem famosa e eu já tinha a visto várias vezes (colocarei spoiler, talvez alguém que não more neste planeta ainda não tenha visto a cena final),
isso não prejudicou em nenhum momento a tensão e angústia provocada pelo filme. Remake do mesmo nível do Vampiros de Almas de 1956!
crias que combatem o trauma da personagem literalmente, assassinando-os. O distúrbio foge do controle e
então aí entra a grande capacidade de Cronenberg em criar um clima tenso e repulsivo para explorar tal fato. Acho que o filme não peca em omitir como o psiquiatra consegue despertar isso nos seus pacientes, contudo peca no desenvolvimento do clímax.
O filme discute uma questão muito atual e com grandes implicações futuras, mesmo datado de quase 20 anos atrás. A eugenia levada ao extremo pela engenharia genética nos confronta com aspectos inerentes a raça humana em sua essência: quem tem/terá a capacidade de sobreviver às adversidades do mundo externo? Seríamos capazes de usar tais informações genéticas no futuro para excluir as pessoas digamos com "falhas"? Tudo isso é exposto no roteiro, porém o filme peca em seu clímax e desenvolvimento de alguns personagens o que não compromete em nada a película como um todo.
Acho que não tem uma criança no mundo que tenha assistido a esse filme e não tenha ficado morrendo de vontade de achar uma máquina Zoltar e morar num apartamento cheio de brinquedos, máquina de refrigerante e tudo mais! Como é bom rever um clássico da Sessão da Tarde na Sessão da Tarde nos dias de hoje, nostalgia pura!
Esse filme me deixou bipolar durante 137 minutos, ia do riso ao choro em questão de segundos! O filme é emocionante e expõe uma das facetas mais cruéis do ser humano, o racismo, tão marcante no Sul dos EUA. O que me chocou bastante foi perceber que tudo isso ainda ocorria há 50 anos, tao pouco tempo em se tratando de escala histórica... E pensar que ainda hoje temos questões racistas arraigadas, a despeito de uma discreta mudança nesse assunto. Ainda temos muito o que melhorar e um bom começo é tendo conhecimento desse episódio triste da humanidade seja vendo um filme, lendo um livro, enfim refletirmos mais sobre nossas atitudes.
Não canso de me surpreender a cada filme que assisto com Jack Nicholson no elenco pelo seu talento indiscutível, especialmente quando encarna personagens com algum transtorno psiquiátrico.
Olha que eu costumo ser bem tolerante com filmes mentirosos, mas esse realmente passou dos limites: balas curvando, carros indestrutíveis, água milagrosa... E o que foi aquela moral da história no final típica de flime da Disney, destoando do resto do filme Ponto forte da história foi o twisted plot, essa ferramenta sempre é interessante e torna o enredo mais envolvente pelas viradas.
Assisti por último a esse filme da filmografia de Lynch, já que era o mais criticado da obra dele; a meu ver não foi um filme ruim. Na verdade até que funciona bem, pode ser confuso, mas não confuso do jeito clássico de Lynch a seu modo surrealista. Talvez por que eu não conhecia nada previamente sobre a história e o livro que originou o filme. As cenas dos sonhos de Paul são compensadoras para aqueles que, como eu, sentiram falta de um pouco de surrealismo lynchiano. No final das contas, o filme é acima da média, mas não é uma obra-prima. Ponto para a caracterização e cenários futurísticos mesclados com um quê retrô.
Críticas mordazes sobre uma sociedade doente ao som de Pink Floyd! Quão perfeito isso pode ser? Uma viagem lisérgica e alucinante, na qual é necessário apenas ouvir, ver e sentir!
Bizarro, grotesco e genial! "That disease is the love of two kinds of creatures for each other... Even dying, is an act of erotism... Originalidade e despersonalização do humano só mesmo vindo da mente insana e brilhante de Cronenberg!
Como não lembrar do clássico oitentista A Noite dos arrepios de 1986! Um ótimo filme, homenagem aos trash "terrir" dos anos 80, só que com um visual modernizado. Personagens carismáticos, com destaque para o prefeito Jack que é hilário, situações divertidas intercaladas por terror e suspense na medida certa, roteiro meio nonsense, enfim tudo que um bom trash dos anos 80 tem. Super indicado aos fãs desse estilo de filme!
A junção entre o humano e o eletrônico/mecânico da obra de Cronenberg também está presente em eXistenZ e, mesmo que recorrente em seus filmes, essa união sempre é explorada de forma distinta e impressionante! Dessa vez creio que foi uma das formas mais viscerais, pois a ligação da realidade com a fantasia através do sistema nervoso, deixando sempre a dúvida de o que é real e o que é o jogo.
Como é bom ver um filme com uma protagonista motherfucker! Praticamente um revival dos slashers oitentistas, gostei do resultado final com assassinos mascarados, muito sangue e mortes verossímeis,
Suspiria
3.8 979 Assista AgoraA paleta de cores explorando o contraste azul/vermelho como parte integrante do desenvolvimento da história lembrou David Lynch, mas quando a protagonista, em uma empreitada investigativa típica dos giallos, passa por cortinas de veludo na cor azul temos certeza que Lynch viu (e gostou) do filme. Esse visual estonteante aliado ao clima sombrio faz de Suspiria o clássico que é.
O que muitos julgaram como falta de profundidade no roteiro, na verdade é um recurso que nos coloca na mesma situação de Suzy, apenas sabemos que o lugar é um coven de bruxas e só!... isso já basta para aterrorizar a protagonista. Não sabemos muito do que está acontecendo assim como Suzy e isso amedronta também. Os minutos finais são arrepiantes!
13º Andar
3.5 223 Assista AgoraUma ficção científica com ares "film noir", estão ali todos os elementos: misterioso assassinato, detetive, protagonista perdido, femme fatale... E fica claro a intenção de homenagear o estilo quando uma das realidades virtuais se passa justamente no final dos anos 30, época na qual o noir tem seu auge. O enredo é primoroso, uma mistura bem dosada de Matrix e Inception e um plot twist eficiente garatem mais ainda a atenção do telespectador. Como ja citado aqui, ponto fraco é a performance do protagonista
Já que ele interpreta três personagens, era de se esperar uma melhor atuação.
Uma pena ter sido ofuscado pelo lançamento de Matrix no mesmo ano, porém não tira o mérito desse como um excelente filme e deveria ser mais conhecido.
O Homem Duplicado
3.7 1,8K Assista AgoraPressão familiar, crise conjugal, infidelidade, frustrações profissionais estão representodas ora explícita, ora metaforicamente no filme.
No decorrer das cenas, detalhes vão nos direcionando a conclusão de que
ambos personagens interpretados por Jake Gyllenhaal são a mesma pessoa e estão em conflito.
já que ele levou a sua vida dupla ao pé da letra
repentina e bizarra da aranha representa a mulher grávida de Anthony, já que, tal qual uma aranha, sua mulher tem o abdômen grande e tem oito membros (contando os quatro da mãe e os quatro do feto) e isso aterroriza Anthony e o empurra novamente para uma vida dupla com amante e um apartamento para os encontros amorosos. Ao ver a esposa/aranha ele decide novamente ir para o clube de striptease já que tem a chave.
Águas Rasas
3.4 1,4K Assista AgoraDêem um Oscar pra essa gaivota.
Tudo por um Furo
3.2 340 Assista AgoraBrick e Chani, dupla mais insana e engraçada since Debie e Loide. WHAMMY!!
Ela
4.2 5,8K Assista AgoraA evolução do "envie a palavra AMOR para 49222".
Interestelar
4.3 5,7K Assista AgoraAntes de tudo, Interestelar é um filme completo que merece um olhar especial, já que é uma ficção científica que entretém, comove, questiona, inova e o mais importante, não se resume apenas a explosões e efeitos especiais. Uma obra cinematográfica que, mesmo feita com intuito também de ser um blockbuster, não perde sua essência extremamente autoral e artística. O roteiro, ainda que menos profundo e complexo que o de Inception, é brilhante e paradoxal por envolver questões tão científicas como relatividade, viagens intergalácticas e ao mesmo tempo a presença do sentimento humano que transcende distâncias astronômicas e dimensões, tanto o amor entre Cooper e Murph,
quanto o egoísmo e instinto de auto-preservação inescrupuloso do Dr. Mann (aqui a escolha do nome do personagem de Matt Damon é muito oportuna, pois somente o homem é capaz de atitude tão vil e inclusive causar a destruição do planeta em que vive
O Sétimo Selo
4.4 1,0KAbordando o existencialismo, a perenidade e implacabilidade da morte (aqui genialmente personificada em uma enxadrista que calcula e premedita cada passo do adversário), Bergman nos presenteia com uma discussão atemporal sobre a influência da religiosidade, das artes e das relações interpessoais no modo em que enxergamos a vida e sua finitude. Ao final, não importa o quanto nos esforcemos, planejemos estratégias mirabolantes... apenas será retardado o xeque-mate que todos receberemos um dia.
1984
3.7 548 Assista Agora" If there is a hope, it lies in proletariat. If they could have conscious
of their strength, wouldn´t need conspiracy. History doesn´t matter to them."
Esse trecho dói e dói ainda mais nessa época de pré pleito, quando vemos realmente a falta de conhecimento próprio da força do proletariado, o que resulta em pesquisas apontando o de sempre e a repetição de eleição após eleição, as figurinhas de sempre se reelegendo. O povo infelizmente tem merecido seus governantes e enganam-se aqueles que enxergam a distopia como nos filmes e livros, caros já vivenciamos uma há muito tempo... For the love of Big Brother!
Os Invasores de Corpos
3.7 192 Assista AgoraUm clássico Sci-fi terror, com um clima de paranoia e conspiração incrível. As sequências finais são tensas e mesmo já sabendo do final,
pois a última cena em que Matthew entrega Nancy com aquele grunhido apavorante é bem famosa e eu já tinha a visto várias vezes (colocarei spoiler, talvez alguém que não more neste planeta ainda não tenha visto a cena final),
Os Filhos do Medo
3.7 151Cronenberg visita nesse filme a somatização de problemas psíquicos, algo bem comum na vida de muita gente, porém aqui com a bizarrice de costume com
crias que combatem o trauma da personagem literalmente, assassinando-os. O distúrbio foge do controle e
Gattaca, uma Experiência Genética
3.9 649 Assista AgoraO filme discute uma questão muito atual e com grandes implicações futuras, mesmo datado de quase 20 anos atrás. A eugenia levada ao extremo pela engenharia genética nos confronta com aspectos inerentes a raça humana em sua essência: quem tem/terá a capacidade de sobreviver às adversidades do mundo externo? Seríamos capazes de usar tais informações genéticas no futuro para excluir as pessoas digamos com "falhas"?
Tudo isso é exposto no roteiro, porém o filme peca em seu clímax e desenvolvimento de alguns personagens o que não compromete em nada a película como um todo.
Quero ser Grande
3.7 803Acho que não tem uma criança no mundo que tenha assistido a esse filme e não tenha ficado morrendo de vontade de achar uma máquina Zoltar e morar num apartamento cheio de brinquedos, máquina de refrigerante e tudo mais! Como é bom rever um clássico da Sessão da Tarde na Sessão da Tarde nos dias de hoje, nostalgia pura!
O Alfabeto
3.7 121Aháa! Descobri quem filmou a fita da Samara!
Histórias Cruzadas
4.4 3,8K Assista AgoraEsse filme me deixou bipolar durante 137 minutos, ia do riso ao choro em questão de segundos! O filme é emocionante e expõe uma das facetas mais cruéis do ser humano, o racismo, tão marcante no Sul dos EUA. O que me chocou bastante foi perceber que tudo isso ainda ocorria há 50 anos, tao pouco tempo em se tratando de escala histórica... E pensar que ainda hoje temos questões racistas arraigadas, a despeito de uma discreta mudança nesse assunto. Ainda temos muito o que melhorar e um bom começo é tendo conhecimento desse episódio triste da humanidade seja vendo um filme, lendo um livro, enfim refletirmos mais sobre nossas atitudes.
Melhor É Impossível
4.0 684 Assista AgoraNão canso de me surpreender a cada filme que assisto com Jack Nicholson no elenco pelo seu talento indiscutível, especialmente quando encarna personagens com algum transtorno psiquiátrico.
O Amigo Oculto
3.6 1,2K Assista AgoraComo não gostar de um suspense com
a) uma criança bizarra/macabra b) dupla personalidade c) reviravoltas de roteiro d) Dakota e De Niro?
O Procurado
3.4 1,5K Assista AgoraOlha que eu costumo ser bem tolerante com filmes mentirosos, mas esse realmente passou dos limites: balas curvando, carros indestrutíveis, água milagrosa... E o que foi aquela moral da história no final típica de flime da Disney, destoando do resto do filme
Ponto forte da história foi o twisted plot, essa ferramenta sempre é interessante e torna o enredo mais envolvente pelas viradas.
Duna
2.9 412 Assista AgoraAssisti por último a esse filme da filmografia de Lynch, já que era o mais criticado da obra dele; a meu ver não foi um filme ruim. Na verdade até que funciona bem, pode ser confuso, mas não confuso do jeito clássico de Lynch a seu modo surrealista. Talvez por que eu não conhecia nada previamente sobre a história e o livro que originou o filme. As cenas dos sonhos de Paul são compensadoras para aqueles que, como eu, sentiram falta de um pouco de surrealismo lynchiano. No final das contas, o filme é acima da média, mas não é uma obra-prima.
Ponto para a caracterização e cenários futurísticos mesclados com um quê retrô.
Pink Floyd - The Wall
4.4 703Críticas mordazes sobre uma sociedade doente ao som de Pink Floyd! Quão perfeito isso pode ser? Uma viagem lisérgica e alucinante, na qual é necessário apenas ouvir, ver e sentir!
Calafrios
3.4 146 Assista AgoraBizarro, grotesco e genial!
"That disease is the love of two kinds of creatures for each other... Even dying, is an act of erotism...
Originalidade e despersonalização do humano só mesmo vindo da mente insana e brilhante de Cronenberg!
Seres Rastejantes
2.9 298 Assista AgoraComo não lembrar do clássico oitentista A Noite dos arrepios de 1986! Um ótimo filme, homenagem aos trash "terrir" dos anos 80, só que com um visual modernizado.
Personagens carismáticos, com destaque para o prefeito Jack que é hilário, situações divertidas intercaladas por terror e suspense na medida certa, roteiro meio nonsense, enfim tudo que um bom trash dos anos 80 tem. Super indicado aos fãs desse estilo de filme!
eXistenZ
3.6 317A junção entre o humano e o eletrônico/mecânico da obra de Cronenberg também está presente em eXistenZ e, mesmo que recorrente em seus filmes, essa união sempre é explorada de forma distinta e impressionante! Dessa vez creio que foi uma das formas mais viscerais, pois a ligação da realidade com a fantasia através do sistema nervoso, deixando sempre a dúvida de o que é real e o que é o jogo.
Você é o Próximo
3.2 1,5K Assista AgoraComo é bom ver um filme com uma protagonista motherfucker! Praticamente um revival dos slashers oitentistas, gostei do resultado final com assassinos mascarados, muito sangue e mortes verossímeis,
exceto pela cena do liquidificador que apesar de sensacional e merecida, é sim improvável,