Obra-prima do cinema giallo e um dos melhores filmes do Martino. Sem dúvidas "Tutti i Colori del Buio" destaca-se em muitos quesitos, tanto por seu clima misterioso e ambíguo quanto também por sua incrível sequencia de imagens que são de encher os olhos. O roteiro muito bem planejado, traz uma proposta bastante diferente do que se vê em filmes do subgênero. Somos levados a um jogo psicológico, envolvendo o medo, angústia, os sonhos e claro um balde de satanismo sem igual. O diretor abusa do psicodelismo e esoterismo fotográfico, trazendo ainda mais misticidade e obscuridade a obra. Edwige Fenech esbanjando beleza em uma fabulosa atuação, marcada por uma trama intensamente macabra. Destaque também para a sinistra trilha sonora de Bruno Nicolai.
"The Devil Rides Out" apesar de apresentar um conteúdo bastante cristão, consegue se manter firme nos quesitos a mostrar muito sobre ocultismo e a magia negra. A base de horror comanda o filme, com um ótimo suspense e uma linda fotografia. É de se destacar muitas cenas pelos efeitos especiais e também pelos figurinos usados. Esbanja um grande charme pagão e se deixa levar por uma trama bastante envolvente, que prende, fazendo a quem assiste ansiar por mais. Mesmo possuindo alguns pontos que acabaram por não deixar a história ainda melhor, o mesmo ainda assim se mantém de pé e encarna de maneira árdua o satanismo e todo seu contexto.
Crua e realista a forma como Fassbinder mostra em "Chinesisches Roulette" até onde o caráter do ser pode chegar. Meticulosamente, o filme se inicia misterioso, mostrando as características de seus personagens, reprimidos por muitos sentimentos que mergulham em um jogo árduo de exposição e muita roupa suja a ser lavada. Percebendo-se aqui a grande confusão causada dentro de si em relação ao destino e a vida que levam. Fotografia impecável e direção majestosa do diretor e destaque para a DEUSA Anna Karina, impecavelmente linda como sempre.
Truffaut explorando o charme francês em uma obra remetente aos trabalhos de outro mestre, Hitchcock. Aqui o diretor encaixa perfeitamente os elementos que influenciaram a criação da trama. Nos dando um ótimo suspense, com toques de cinema noir. Jeanne Moreau esbanjando o poder feminino de maneira incrível, em uma atuação que exala charme, audácia, vingança e convicção.
Visceral e importantíssimo para o cinema de horror/terror "Night of the Living Dead" é sem dúvidas excelente obra, que teve e ainda tem um papel fundamental diante ao que viria a ser criado após o mesmo. Romero que com um orçamento baixo, conseguiu criar de maneira esplendorosa um filme com uma atmosfera incrível e que envelheceu muito bem com o tempo. O roteiro se mantem de pé do inicio ao fim, ainda compensado por um final extremamente inesperado e até ousando dizer, muito bem feito/pensado. E inevitável não perceber o quanto o mesmo ainda é copiado intensamente até os dias de hoje.
"Martyrs are exceptional people. They survive pain, they survive total deprivation. They bear all the sins of the earth. They give themselves up. They transcend themselves... they are transfigured."
"Martyrs" é de fato um filme para ver e pensar, captar cada detalhe presente e criar questionamentos diante do mesmo. Explicita aqui são a violência e a brutalidade, que sem alguma sentido inicial, vão tomando forma para mostrar a quem vê o impacto em torno de tal aspecto. Se sentir desconfortável aqui é de total normalidade e parar para refletir sobre seu contexto é ainda mais interessante, visto que aqui a violência é levada a outro nível e até ao outro lado.
Dominado por uma atmosfera densa e um clima sombrio intenso, "Quella Villa Accanto al Cimitero" é sem duvidas um dos trabalhos mais interessantes realizados por Lucio Fulci. O diretor não poupa esforços para criar aqui mais algumas cenas marcantes de gore, que o mesmo já havia explorado nos dois outros filmes que antecedem a trilogia. Outro ponto bastante alto aqui é a arrepiante trilha sonora, que acompanha muito bem as cenas, dando ainda mais força para o clima macabro em cima da obra.
Duas adolescentes que decidem se rebelar contra ao que a maioria ao seu redor acredita, fundindo seus hormônios a flor da pele com atos iconoclastas. "Mais ne nous Délivrez pas du Mal" se baseia basicamente na amizade e união entre duas garotas, que vindas de uma rigorosa educação religiosa, decidem explorar seus extintos selvagens, buscando prazer com a provocação, a maldade e a blasfêmia. Tão unidas espiritualmente e incapazes de medir as consequências diante de seus atos, perpetuando assim a eternidade entre ambas.
Sobre os aspectos artísticos da obra, somos banhados por uma fotografia maravilhosa, uma trilha sonora esplendorosa capaz de hipnotizar a todos os olhos.
Um dos melhores filmes do Bava no quesito fotografia. O mesmo esbanja beleza do inicio ao fim, priorizando a atmosfera gótica presente em muitos filmes italianos de horror dos anos sessenta e setenta. O roteiro que apesar de simples, se sobressai em diversos quesitos, como pela exploração do sadomasoquismo e do prazer sexual pós morte. A essência atmosférica na direção primorosa do diretor é sem dúvidas o maior ponto aqui, ainda combinando de maneira harmoniosa com a trilha sonora arrepiante, reforçando assim ainda mais a obscuridade diante ao filme.
A retratação e critica feroz a igreja culmina do inicio ao fim o roteiro de "The Devils". Aqui todas as heresias e hipocrisias do ser são expostas de maneira crua diante ao que seria uma orgia caótica em nome do diabo. Transcendendo a loucura e fanatismo do cristianismo em relação aos males e a outros tipos de manifestações religiosas, onde a ambição se macara como justiça e a verdade como um pecado, fazendo com que se prevaleça a hipocrisia diante ao caos, blasfêmias e contingências. Temos aqui a construção de cenas de incrível relevância, atuações intensas (Destaco a incrível Vanessa Redgrave na atuação esplendida como "Sister Jeanne") que fundem-se com exito na direção primorosa de Ken Russell, que reuniu fatos e pontos históricos, criando assim uma história feroz e excessivamente ousada, causando teor até os dias de hoje.
Mario Bava conduz com bastante maestria o que seria um dos primórdios para o Giallo. Aqui o que se sobressai é a capacidade inigualável do diretor de criar filmes com uma fotografia de encher os olhos, algo que encontramos em basicamente todos os trabalhos do diretor. Nota-se aqui uma grande influencia vinda do cinema noir, já exposta no uso do preto e branco para compor o filme e até mesmo no jogo de sombras e luzes. Percebe-se também referencias a trabalhos executados pelo diretor Alfred Hitchcock. O enredo que é relativamente simples, é compensado por todas as artimanhas de Bava em construir uma atmosfera única ao redor da trama. Onde o suspense prevalece e se funde com a construção de imagem. Pode não ser um dos grandes exitos do diretor, mas consegue excitar em muitos momentos quem é fã ou acompanha os trabalhos do mesmo.
Aqui a influencia ao cinema giallo e a diretores da época como Mario Bava, Dario Argento e outros se sobressai de maneira mais que eficiente. A psicodelia absurda, as cores intensas, o suspense denso, e a trilha sonora enigmática, são algumas das características do movimento que encontramos em "Amer". Somos levados por todo o experimentalismo e surrealismo em três atos vividos pela personagem principal. Sensorial do inicio ao fim, onde a irregularidade toma conta de toda a trama, o que talvez seja um ponto bastante positivo diante da história, que em momentos soa totalmente realista ou até mesmo onírica e esotérica. Um verdadeiro banho de estética aos olhos.
A atmosfera que rodeia ''Il Demonio'' é de extrema grandeza e peculiaridade. A mesma chega em muitos momentos a beirar ao gótico, sendo sútil em todo o decorrer da trama. Vemos aqui uma obra que relata de maneira simples, mas ainda assim excelente o tema possessão/bruxaria e a incontrolável ignorância e hipocrisia do ser. Talvez seja essa hipocrisia o ponto crucial para entender o que se passa aqui, pois somos levados diante a uma personagem apontada a dedo como o mal enquanto é culminada pelo julgamento e pela real maldade, que talvez não estivesse dentro de seus atos e sim diante de todos aqueles que a rodeiam.
Kenneth Anger nos leva a explorar o subconsciente numa viagem de adoração a satã, um mítico sonho erótico e talvez ainda um pouco de devaneio em relação a presença do oculto em nossas vidas. Aqui a fundição de imagens nos levam a pura psicodelia, ao clima denso e a maestria de nos levar a nossa própria 'Invocação de Nosso irmão Demônio'. Trilha sonora hipnotizante de Mick Jagger e a presença do incrível Anton LaVey só contribuíram positivamente.
Kern nos presenteando com dez minutos de cenas incríveis, violência, sexo, mortes e ela Lydia Lunch esbanjando a melhor sensualidade já criada. Que mulher e que diretor!
Sonic Youth + Lydia Lunch + Richard Kern na viagem mais hipnotizante reproduzida em forma de vídeo. Kern aqui traz toda a essência transgressora do movimento 'No Wave', vagando pela unanime criatividade e os delírios de uma mente totalmente conturbada que se atraca com uma das melhores músicas do SY. Simplesmente incrível.
A construção narrativa de "The VVitch" é definitivamente a maior característica presente na obra. Aqui somos apresentados a uma sequencia de acontecimentos, denominados como ocultos e que vão se desenvolvendo ao decorrer da trama, se sobressaindo em seus momentos finais. Toda a tensão psicológica propagada durante os acontecimentos são de fato um outro ponto muito importante para a compreensão do que o filme tende a passar. As expectativas diante do mesmo são bem altas, e o ponto aqui talvez seja prestar e captar atenção em todos os detalhes entregues, se hipnotizar pela ótima trilha sonora e se surpreender com um desfecho, no minimo sinistro.
Temos aqui uma obra bastante menor do mestre Bava, talvez por todos os episódios que ocorreram perante a criação da mesma. A caracterização da trama é bastante confusa, mas ainda assim consegue entreter em alguns momentos. Impossível não ficar apaixonado pela fotografia absurdamente linda (marca registrada do diretor), um ótimo jogo de câmeras, uma trilha sonora bastante climática ao enredo e claro ela, Edwige Fenech deslumbrante como sempre, mesmo que ainda em um papel secundário. Pode não ser a melhor adaptação de ' O Caso Dos Dez Negrinhos', mas Bava consegue registrar sua marca, trazer sua essência e entreter quem assiste, mesmo que por um trabalho relativamente fraco comparado a outros do diretor.
Um Argento um pouco menor, mas que ainda assim consegue funcionar bem. 'Non ho Sonno' de fato nos remete bem aos trabalhos bem sucedidos de giallo feitos pelo diretor. Aqui somos apresentados a uma grande tensão, que já se inicia logo ao inicio da trama e que vai se desenvolvendo de maneira eficaz, combinando perfeitamente com a ótima trilha sonora feita pela maravilhosa banda Goblin. Aqui podemos encontrar um grande número de belas cenas, nas quais que nos remetem a outros trabalhos do diretor e toda aquela peculiaridade que o mesmo consegue executar. Talvez seja essa a obra mais interessante feita por Dario Argento a partir dos anos dois mil, que viria a ter certa decadência em relação a alguns trabalhos feitos posteriormente.
O posicionamento do poder e seu uso demasiado perante ao olhar de inferioridade diante ao outro. É assim que consigo definir todo o contexto presente em 'Salò o le 120 giornate di Sodoma'. A cautelosa e profunda história dirigida pelo gênio Pier Paolo Pasolini de fato deu-me uma divisão de pensamentos bastante peculiar. Um lado meu avalia tudo presente aqui como violento, sujo, triste e escasso, enquanto o outro enxerga a beleza, profundidade e genialidade buscada pelo diretor em relação a obra. De fato para a época lançada o filme gerou bastante controversa e ai de gerar ainda hoje em dia, pois mostra de maneira crua e sem pudores o quão cruel consegue ser o ser humano quando se faz o uso do poder para satisfazer suas depravações.
É inevitável não sentir a abundante freneticidade presente em "Perfect Blue". Do inicio ao fim o mesmo se mostra totalmente intenso, nos fazendo percorrer sob as diretrizes mais insanas da obsessão, troca de realidade e do medo que rodeiam a vida agitada de Mima. A construção da animação é de extrema delicadeza, mas ainda assim pesada, vagando pelo cenário intenso da cidade de Tóquio, e mostrando diversas referencias a cultura presente na cidade. A narrativa nos incentiva a nos aprofundar juntamente aos personagens nos devaneios que os mesmos possuem, perante a uma viagem psicológica, insana e de grande beleza.
Aqui o desconforto emocional predomina de maneira visceral, em uma curiosa e belíssima obra do cinema italiano. Fazendo parte do terceiro volume de filmes giallo lançados pela versátil, temos aqui uma obra que se distancia bastante do mesmo. É possível presenciar algumas das características do gênero, como a imersão de cenários belamente misteriosos, personagens oníricos e uma grande trilha sonora, porém, o grande destaque da obra fica por conta de toda a atmosfera psicológica que predomina todos os momentos possíveis. Talvez a solidão e a colisão da mesma com o ser seja o grande termo presente aqui. A loucura em procurar respostas para questões indecifráveis. Ou viver sonhando com o próprio medo, sem saber o motivo de sua existência. A intenção de Bazzoni aqui talvez seja a de nos levar aos questionamentos vividos por uma personagem única (Vivida pela incrível Florinda Bolkan, que por sinal da um show de atuação), que por si só, embaralha-se dentro de sua própria paranoia, que por ser frágil, quebra-se em uma descoberta no minimo dolorosa.
Mais uma obra interessante dirigida pelo mestre Martino. Senti com o mesmo uma proposta bastante diferente das que vemos em muitos outros giallos. Entremeios o filme ainda nos entrega outras questões bastante interessantes, como relacionamentos abusivos, obsessão, vingança e paranoia. De fato uma interpretação bastante criativa do conto de Edgar Allan Poe, que em certos momentos se mostra bastante sútil. Talvez seja essa uma das maiores características pelas quais eu sou apaixonado pelo subgênero.
Todas as Cores da Escuridão
3.6 32Obra-prima do cinema giallo e um dos melhores filmes do Martino. Sem dúvidas "Tutti i Colori del Buio" destaca-se em muitos quesitos, tanto por seu clima misterioso e ambíguo quanto também por sua incrível sequencia de imagens que são de encher os olhos.
O roteiro muito bem planejado, traz uma proposta bastante diferente do que se vê em filmes do subgênero. Somos levados a um jogo psicológico, envolvendo o medo, angústia, os sonhos e claro um balde de satanismo sem igual. O diretor abusa do psicodelismo e esoterismo fotográfico, trazendo ainda mais misticidade e obscuridade a obra.
Edwige Fenech esbanjando beleza em uma fabulosa atuação, marcada por uma trama intensamente macabra. Destaque também para a sinistra trilha sonora de Bruno Nicolai.
As Bodas de Satã
3.7 77"The Devil Rides Out" apesar de apresentar um conteúdo bastante cristão, consegue se manter firme nos quesitos a mostrar muito sobre ocultismo e a magia negra. A base de horror comanda o filme, com um ótimo suspense e uma linda fotografia. É de se destacar muitas cenas pelos efeitos especiais e também pelos figurinos usados. Esbanja um grande charme pagão e se deixa levar por uma trama bastante envolvente, que prende, fazendo a quem assiste ansiar por mais. Mesmo possuindo alguns pontos que acabaram por não deixar a história ainda melhor, o mesmo ainda assim se mantém de pé e encarna de maneira árdua o satanismo e todo seu contexto.
Roleta Chinesa
4.0 44Crua e realista a forma como Fassbinder mostra em "Chinesisches Roulette" até onde o caráter do ser pode chegar. Meticulosamente, o filme se inicia misterioso, mostrando as características de seus personagens, reprimidos por muitos sentimentos que mergulham em um jogo árduo de exposição e muita roupa suja a ser lavada. Percebendo-se aqui a grande confusão causada dentro de si em relação ao destino e a vida que levam.
Fotografia impecável e direção majestosa do diretor e destaque para a DEUSA Anna Karina, impecavelmente linda como sempre.
A Noiva Estava de Preto
3.9 99Truffaut explorando o charme francês em uma obra remetente aos trabalhos de outro mestre, Hitchcock.
Aqui o diretor encaixa perfeitamente os elementos que influenciaram a criação da trama. Nos dando um ótimo suspense, com toques de cinema noir.
Jeanne Moreau esbanjando o poder feminino de maneira incrível, em uma atuação que exala charme, audácia, vingança e convicção.
A Noite dos Mortos-Vivos
4.0 549 Assista AgoraVisceral e importantíssimo para o cinema de horror/terror "Night of the Living Dead" é sem dúvidas excelente obra, que teve e ainda tem um papel fundamental diante ao que viria a ser criado após o mesmo. Romero que com um orçamento baixo, conseguiu criar de maneira esplendorosa um filme com uma atmosfera incrível e que envelheceu muito bem com o tempo.
O roteiro se mantem de pé do inicio ao fim, ainda compensado por um final extremamente inesperado e até ousando dizer, muito bem feito/pensado. E inevitável não perceber o quanto o mesmo ainda é copiado intensamente até os dias de hoje.
Mártires
3.9 1,6K"Martyrs are exceptional people. They survive pain, they survive total deprivation. They bear all the sins of the earth. They give themselves up. They transcend themselves... they are transfigured."
"Martyrs" é de fato um filme para ver e pensar, captar cada detalhe presente e criar questionamentos diante do mesmo. Explicita aqui são a violência e a brutalidade, que sem alguma sentido inicial, vão tomando forma para mostrar a quem vê o impacto em torno de tal aspecto. Se sentir desconfortável aqui é de total normalidade e parar para refletir sobre seu contexto é ainda mais interessante, visto que aqui a violência é levada a outro nível e até ao outro lado.
A Casa do Cemitério
3.4 106Dominado por uma atmosfera densa e um clima sombrio intenso, "Quella Villa Accanto al Cimitero" é sem duvidas um dos trabalhos mais interessantes realizados por Lucio Fulci.
O diretor não poupa esforços para criar aqui mais algumas cenas marcantes de gore, que o mesmo já havia explorado nos dois outros filmes que antecedem a trilogia. Outro ponto bastante alto aqui é a arrepiante trilha sonora, que acompanha muito bem as cenas, dando ainda mais força para o clima macabro em cima da obra.
Mas não Livrai-nos do Mal
3.8 66Duas adolescentes que decidem se rebelar contra ao que a maioria ao seu redor acredita, fundindo seus hormônios a flor da pele com atos iconoclastas. "Mais ne nous Délivrez pas du Mal" se baseia basicamente na amizade e união entre duas garotas, que vindas de uma rigorosa educação religiosa, decidem explorar seus extintos selvagens, buscando prazer com a provocação, a maldade e a blasfêmia. Tão unidas espiritualmente e incapazes de medir as consequências diante de seus atos, perpetuando assim a eternidade entre ambas.
Sobre os aspectos artísticos da obra, somos banhados por uma fotografia maravilhosa, uma trilha sonora esplendorosa capaz de hipnotizar a todos os olhos.
O Chicote e o Corpo
3.6 63 Assista AgoraUm dos melhores filmes do Bava no quesito fotografia. O mesmo esbanja beleza do inicio ao fim, priorizando a atmosfera gótica presente em muitos filmes italianos de horror dos anos sessenta e setenta.
O roteiro que apesar de simples, se sobressai em diversos quesitos, como pela exploração do sadomasoquismo e do prazer sexual pós morte. A essência atmosférica na direção primorosa do diretor é sem dúvidas o maior ponto aqui, ainda combinando de maneira harmoniosa com a trilha sonora arrepiante, reforçando assim ainda mais a obscuridade diante ao filme.
Os Demônios
3.9 153A retratação e critica feroz a igreja culmina do inicio ao fim o roteiro de "The Devils". Aqui todas as heresias e hipocrisias do ser são expostas de maneira crua diante ao que seria uma orgia caótica em nome do diabo. Transcendendo a loucura e fanatismo do cristianismo em relação aos males e a outros tipos de manifestações religiosas, onde a ambição se macara como justiça e a verdade como um pecado, fazendo com que se prevaleça a hipocrisia diante ao caos, blasfêmias e contingências.
Temos aqui a construção de cenas de incrível relevância, atuações intensas (Destaco a incrível Vanessa Redgrave na atuação esplendida como "Sister Jeanne") que fundem-se com exito na direção primorosa de Ken Russell, que reuniu fatos e pontos históricos, criando assim uma história feroz e excessivamente ousada, causando teor até os dias de hoje.
A Garota Que Sabia Demais
3.8 36Mario Bava conduz com bastante maestria o que seria um dos primórdios para o Giallo. Aqui o que se sobressai é a capacidade inigualável do diretor de criar filmes com uma fotografia de encher os olhos, algo que encontramos em basicamente todos os trabalhos do diretor.
Nota-se aqui uma grande influencia vinda do cinema noir, já exposta no uso do preto e branco para compor o filme e até mesmo no jogo de sombras e luzes. Percebe-se também referencias a trabalhos executados pelo diretor Alfred Hitchcock.
O enredo que é relativamente simples, é compensado por todas as artimanhas de Bava em construir uma atmosfera única ao redor da trama. Onde o suspense prevalece e se funde com a construção de imagem.
Pode não ser um dos grandes exitos do diretor, mas consegue excitar em muitos momentos quem é fã ou acompanha os trabalhos do mesmo.
Amargo
3.6 43 Assista AgoraAqui a influencia ao cinema giallo e a diretores da época como Mario Bava, Dario Argento e outros se sobressai de maneira mais que eficiente. A psicodelia absurda, as cores intensas, o suspense denso, e a trilha sonora enigmática, são algumas das características do movimento que encontramos em "Amer".
Somos levados por todo o experimentalismo e surrealismo em três atos vividos pela personagem principal. Sensorial do inicio ao fim, onde a irregularidade toma conta de toda a trama, o que talvez seja um ponto bastante positivo diante da história, que em momentos soa totalmente realista ou até mesmo onírica e esotérica. Um verdadeiro banho de estética aos olhos.
O Demônio
4.0 22A atmosfera que rodeia ''Il Demonio'' é de extrema grandeza e peculiaridade. A mesma chega em muitos momentos a beirar ao gótico, sendo sútil em todo o decorrer da trama. Vemos aqui uma obra que relata de maneira simples, mas ainda assim excelente o tema possessão/bruxaria e a incontrolável ignorância e hipocrisia do ser.
Talvez seja essa hipocrisia o ponto crucial para entender o que se passa aqui, pois somos levados diante a uma personagem apontada a dedo como o mal enquanto é culminada pelo julgamento e pela real maldade, que talvez não estivesse dentro de seus atos e sim diante de todos aqueles que a rodeiam.
Invocation of My Demon Brother
3.7 18Kenneth Anger nos leva a explorar o subconsciente numa viagem de adoração a satã, um mítico sonho erótico e talvez ainda um pouco de devaneio em relação a presença do oculto em nossas vidas.
Aqui a fundição de imagens nos levam a pura psicodelia, ao clima denso e a maestria de nos levar a nossa própria 'Invocação de Nosso irmão Demônio'.
Trilha sonora hipnotizante de Mick Jagger e a presença do incrível Anton LaVey só contribuíram positivamente.
Horoscope
4.2 2Uma breve leitura sobre horoscopo e signos do zodíaco e um pesadelo onírico e esotérico. O tipo de vida que eu gosto de ter.
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3.7 4Kern nos presenteando com dez minutos de cenas incríveis, violência, sexo, mortes e ela Lydia Lunch esbanjando a melhor sensualidade já criada. Que mulher e que diretor!
Sonic Youth ft. Lydia Lunch: Death Valley 69
4.2 2Sonic Youth + Lydia Lunch + Richard Kern na viagem mais hipnotizante reproduzida em forma de vídeo.
Kern aqui traz toda a essência transgressora do movimento 'No Wave', vagando pela unanime criatividade e os delírios de uma mente totalmente conturbada que se atraca com uma das melhores músicas do SY. Simplesmente incrível.
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraA construção narrativa de "The VVitch" é definitivamente a maior característica presente na obra. Aqui somos apresentados a uma sequencia de acontecimentos, denominados como ocultos e que vão se desenvolvendo ao decorrer da trama, se sobressaindo em seus momentos finais.
Toda a tensão psicológica propagada durante os acontecimentos são de fato um outro ponto muito importante para a compreensão do que o filme tende a passar.
As expectativas diante do mesmo são bem altas, e o ponto aqui talvez seja prestar e captar atenção em todos os detalhes entregues, se hipnotizar pela ótima trilha sonora e se surpreender com um desfecho, no minimo sinistro.
Cinco Bonecas Para a Lua de Agosto
3.0 23Temos aqui uma obra bastante menor do mestre Bava, talvez por todos os episódios que ocorreram perante a criação da mesma.
A caracterização da trama é bastante confusa, mas ainda assim consegue entreter em alguns momentos. Impossível não ficar apaixonado pela fotografia absurdamente linda (marca registrada do diretor), um ótimo jogo de câmeras, uma trilha sonora bastante climática ao enredo e claro ela, Edwige Fenech deslumbrante como sempre, mesmo que ainda em um papel secundário.
Pode não ser a melhor adaptação de ' O Caso Dos Dez Negrinhos', mas Bava consegue registrar sua marca, trazer sua essência e entreter quem assiste, mesmo que por um trabalho relativamente fraco comparado a outros do diretor.
Insônia
3.4 35Um Argento um pouco menor, mas que ainda assim consegue funcionar bem. 'Non ho Sonno' de fato nos remete bem aos trabalhos bem sucedidos de giallo feitos pelo diretor. Aqui somos apresentados a uma grande tensão, que já se inicia logo ao inicio da trama e que vai se desenvolvendo de maneira eficaz, combinando perfeitamente com a ótima trilha sonora feita pela maravilhosa banda Goblin.
Aqui podemos encontrar um grande número de belas cenas, nas quais que nos remetem a outros trabalhos do diretor e toda aquela peculiaridade que o mesmo consegue executar. Talvez seja essa a obra mais interessante feita por Dario Argento a partir dos anos dois mil, que viria a ter certa decadência em relação a alguns trabalhos feitos posteriormente.
Salò, ou os 120 Dias de Sodoma
3.2 1,0KO posicionamento do poder e seu uso demasiado perante ao olhar de inferioridade diante ao outro. É assim que consigo definir todo o contexto presente em 'Salò o le 120 giornate di Sodoma'. A cautelosa e profunda história dirigida pelo gênio Pier Paolo Pasolini de fato deu-me uma divisão de pensamentos bastante peculiar. Um lado meu avalia tudo presente aqui como violento, sujo, triste e escasso, enquanto o outro enxerga a beleza, profundidade e genialidade buscada pelo diretor em relação a obra. De fato para a época lançada o filme gerou bastante controversa e ai de gerar ainda hoje em dia, pois mostra de maneira crua e sem pudores o quão cruel consegue ser o ser humano quando se faz o uso do poder para satisfazer suas depravações.
Perfect Blue
4.3 815É inevitável não sentir a abundante freneticidade presente em "Perfect Blue". Do inicio ao fim o mesmo se mostra totalmente intenso, nos fazendo percorrer sob as diretrizes mais insanas da obsessão, troca de realidade e do medo que rodeiam a vida agitada de Mima. A construção da animação é de extrema delicadeza, mas ainda assim pesada, vagando pelo cenário intenso da cidade de Tóquio, e mostrando diversas referencias a cultura presente na cidade.
A narrativa nos incentiva a nos aprofundar juntamente aos personagens nos devaneios que os mesmos possuem, perante a uma viagem psicológica, insana e de grande beleza.
Os Passos
3.8 19Aqui o desconforto emocional predomina de maneira visceral, em uma curiosa e belíssima obra do cinema italiano.
Fazendo parte do terceiro volume de filmes giallo lançados pela versátil, temos aqui uma obra que se distancia bastante do mesmo. É possível presenciar algumas das características do gênero, como a imersão de cenários belamente misteriosos, personagens oníricos e uma grande trilha sonora, porém, o grande destaque da obra fica por conta de toda a atmosfera psicológica que predomina todos os momentos possíveis.
Talvez a solidão e a colisão da mesma com o ser seja o grande termo presente aqui. A loucura em procurar respostas para questões indecifráveis. Ou viver sonhando com o próprio medo, sem saber o motivo de sua existência. A intenção de Bazzoni aqui talvez seja a de nos levar aos questionamentos vividos por uma personagem única (Vivida pela incrível Florinda Bolkan, que por sinal da um show de atuação), que por si só, embaralha-se dentro de sua própria paranoia, que por ser frágil, quebra-se em uma descoberta no minimo dolorosa.
No Quarto Escuro de Satã
3.5 26 Assista AgoraMais uma obra interessante dirigida pelo mestre Martino. Senti com o mesmo uma proposta bastante diferente das que vemos em muitos outros giallos. Entremeios o filme ainda nos entrega outras questões bastante interessantes, como relacionamentos abusivos, obsessão, vingança e paranoia. De fato uma interpretação bastante criativa do conto de Edgar Allan Poe, que em certos momentos se mostra bastante sútil. Talvez seja essa uma das maiores características pelas quais eu sou apaixonado pelo subgênero.