Kurosawa com sua sutileza de tigre materializa o que acontece com o corpo de um artista no momento qm que faz suas escolhas.é incrivel como caras como kurosawa conseguem a partir de uma sensação corporia levar a mesma a uma questão universal.
Camaradas !!! colegas !!! etc !!! Sei que isso de montar possibilidades no site fica com o filmow mas enfim !!!acho q posso dar uma cutucada aqui !!! Uma vez q os artistas criam suas obras para lidarem com as sensações que atravessam seus corpos e de maneira que eles possam ver essas sensações no fora (obra) e dividir com o mundo infectar o mundo com obras virus q destroem esses anticorpos chamados de construções historicas sociais e familiares.para que o corpo ja impossibilitado de se defender tome um novo posicionamento acho no minimo justo q depois da generosa disponibilização de tempo desses artistas que dialoguemos a respeito da obra não é possivel que eles criem obras tão cheias de referencias para que nos com extrema preguiça de pensar postemos bonito feio ruim bom gostei não gostei por favor chego até a pedir que os camaradas que chegam a ficar vermelhos terem quase um orgasmo ao assistirem dogville no minimo tenham a coragem de justificar o clique no icone VERMELHO com a mão pra baixo. Não se trata de uma disputa ou coisa do tipo mas sim de desenvolvermos nossos niveis de consciencia atraves das diferenças das discussões calorosas e assim por sua vez justificarmos o tempo cedido por esses artistas ao criarem suas obras
Não entrarei em quetões tecnicas de produção pois isso tenho certeza q nem Hitchcock nem Van Sant perderiam seus tempos falando disso a não ser q a discussão fosse potencializar a obra Como diz Deleuze se eles se ocupassem com isso seriam administradores e pra ser um administrador e necessario ter tempo e artistas tem uma certa urgencia de materializar seus pensamentos é realmente uma questão pra o criador sua criação por isso ele da forma pra lidar com ela no externo, Mas enfim !!! Como vejo q temos muitos tecnicos coemntando então darei um exemplo didatico para os espiritos cientificos,vamos ao exemplo: Materias :PORTUGUES e MATEMATICA (utilizamos a letra X) (utilizamos a letra X) Como vcs podem ver a letra x é um signo assim como tudo na realidade é um discurso é construido não vemos a letra x nascer em arvore não é mesmo ?portanto foi construida de acordo com a necessidade de alguem,a função da letra x na matematica é diferente da função da letra x no portugues mesmo aparentemente sendo identicas o q importa é a relação estabelecida com o signo,ou seja não podemos ter a mesma relação olhar com o mesmo olhar pra letra x em duas materias diferentes. Acho q a metafora serve pra evidenciar q estamos diante da criação de Van sant é outra criação não é a mesma.se ele copiase e colase o filme e depois colocasse a assinatura Van Sant seria ainda sim outro filme pois o olhar a relação q ele teve foi diferente da relação q hitchocock teve assim como foi diferente a relação q cada um teve com a obra quando um artista faz sua obra e expõe ele deixa a obra ja não é dele mais e sim universal.Se continuarmos a olhar a obra de um criador baseada em outra obra do mesmo nome isso sera um platonismo nunca veremos oq o criador tem a nos oferecer.podemos ate usar o proprio filme como exemplo dentro de varias coisas desse cristal de imagens q podem ser visualizadas podemos destacar uma pra esse comentario q é por conta da arvore genealogica de Norman ele ja não existia enquanto ser humano ele era apenas um veiculo para as vontades da mãe q por sua vez tbm serviu de veiculo das vontades de seus familiares etc e como uma maldição familiar(busquem a meta genealogia de Alejandro Jodorowsky e assistam santa sangre do mesmo)portanto norman bates q era um ser humano diferente de Miss Bates
Qual é a experiencia de comer umn bolo ? um belo pedaço de bolo só isso (voz no fundo)ora mas q pergunta idiota e oq tem haver com arte ? ah pq quando como um bolo neu como o bolo e não o ovo,a farinha,leite,margarina etc isoladamente eu apenas aprecio a experiencia de o pedaço de bolo o mesmo penso da arte ora o q o artista faz é um cristal de imagens não esta sujeito a comparações e valorações esta sujeito a analise e vivencia mas a partir do momento q entra em contato com nossa carne ja não é a mesma obra é outra. O artista é apenas um articulador de discursos a obra se torna impessoal a partir do momento q é exposta quem faz o cristal não é o criador apenas e sim todos q entram emn contato. O q esse cristal de imagens reflete nada mais é q os discursos de quem ve ,quando alguem diz nossa gostei ou não gostei é pq o discurso q esta operando no momento é binario,se alguem diz a mas que historia ruim ou não empolga não é sobre a obra q esta falando e sim sobre oq o olhar limitado por inumeras questões sejam elas familiares/construções historicas etc permitem ver. Mas para nossa sorte Woody Allen a algum tempo conseguiu tirar esses oculos escuros q o impedia de ver as coisas com limitações e com obras como vicky cristina barcelona entre outras nos mostra as relações humanas com seus mecanismos de desefas nos mostra as construções historicas e poderes simbolicos q continuam petrificados na sociedade. E a receita é simples é muito simples ele aprendeu muito bem com o mestre bergman o segredo é apenas observar é apenas limpar os olhos de todas imagens q acessam pensamentos petrificantes e observar fikar quieto por um instante e observar. Vikcy cristina barcelona é um exercicio simples de observação.Feito isso eu tenho certeza q quando for abrir esta pagina de comentarios ou qualquer outra vou encontrar muito mais q a esperança de uma narrativa linear,de um final espetacular,de imagens belas de acordo com um padrão estabelecido enfim tenho certeza q vão encontrar muito mais do q encontraram fazendo a busca de oculos escuros
Eita agora vamos de Acossado !!! Mas primeiro deixe me pegar aqui um papel esperem um pouco a tah achei !!! proto são apenas algumas questões q são essenciais para ter acesso a esse cristal de imagens chamado acossado vamos as questões: Qual universo esta sendo proposto pelo criador ? quais os tempos desse universo quais intensidades desse universo ? quais habitantes desse universo ? quais relações desse universo e eu ? Ah deiche me guardar meu papel to guardando pronto guardei !!! Feitas essas perguntas como chaves de entrada para desfrutar desse cristal de imagens pensar q quando um artista faz sua obra ele esta criando um novo espaço onde nós somos estrangeiros,não se trata de gostar ou não gostar bonito ou feio forte ou fraco etc pois se o artista deposita intensidade para a criação de uma obra é justamente para explodir com esses pensamentos dualistas/racionais/cartesianos/platonicos/cristãos que ja temos em nossa terra. Então uma vez q alguem cria uma obra desse porte o minimo q podemos fazer é falar sobre a obra sobre as sensações sobre o q ela revela é falar alem de tecnicas se for falar sobre gostos q fale como eles são construidos e predispostos como programas mentais implantados em nossa arvore genealogica se for pra falar de uma obra desse porte q falemos para potencializala não para cobrila pela costra de discursos ja existentes e q sabemos articular tão bem em nossa segurança de não pensar de não sentir de não vivenciar simplesmente o ato de viver. Em Acossado temos o ladrão inteligente o articulador das ruas o pirata urbano figura essencial a qual devemos roubar dele para nossas necessidades. E com olhos de ladrão roubarmos tudo desse maravilhoso cristal de imagens tão transparente q godard fez como somos afetados por esse modo tão amoral de vida oq ha de amoral no mundo ? questões q certemante não serão levadas a serio enquanto continuarem com oculos escuros não deixando pra traz os olhos de academicos,de cristos,platões,mães,pais, enfim centenas de olhares petrificados q afastam a sensação de um cristal de imagens q é Acossado do corpo de quem o ve
Vamos brincar de imaginar !!!...imagine um deserto interminavel um sol de 50º graus o corpo ja não sente nada e eis q no caminho vc fica diante de um punhado de agua em uma embalagem q vc nunca viu (uma voz no fundo diz)ora mas q importa se nunca viu a embalagem da agua a pessoa deve estar dependendo da agua para viver e vai fikar pensando na embalaguem da agua de onde veiu como foi feita se os atomos de hidrogenio e o atomo de oxigenio foram feitas nos padrões de qualidade estabelecidos para ser boa ou ruim enfim vc acha mesmo q uma pessoa q esta nessas condições dita por vc no exemplo vai pensar nisso a pessoa deve estar tão desesperada q é possivel q se afogue na pequena quantidade de agua de tanta emoção !!! É que pensei q tinhamos q dissecar tudo como cientistas mesmo nessas condições pq fazem isso com obras de um criador q cria seus cristais de imagens para sua necessidade de viver tal como a pessoa do deserto q precisa de agua(uma voz no fundo)ora mas q pensamento mais bobo!!! Ta então realmente a pessoa iria beber o punhado de agua de tal modo q poderia ter um acesso de choro de tanta emoção e sentiria seu corpo em carne viva e continuaria caminhando dessa vez diferente pela experiencia de APENAS BEBER a agua e nada mais q isso. Bom agora que brincamos de imaginar vou falar sobre esse cristal de imagens chamado dançando no escuro absolutamente genial !!! uma obra q foi feita para momentos limites da humanidade momentos de petrificação momentos de paralisia carnal pois esse cristal de imagens tem poder suficiente pra quebrar a crosta de discursos q formam nossos corpos e reorganizalos de maneira irreconhecivel por nos tão acostumados a esses dircursos. Pobre selma tão inocente tão linda com olhos lindos q não funcionam olhos q a impede de ver o lugar onde vive pois estão bloqueados pelos sonhos platonicos e como são belos esses sonhos platonicos sonhos q chegaram ate ela por sua arvore genealogica e que continuara em seu em seu filho q tbm não conseguira ver nada alem do mundo q lhe é apresentado.Selma mulher forte injustissada pela vida pelas construções q uma sociedade fez para se fortalecer uma estrangeira q não pode estar em outro lugar a não ser sonhando e enquanto sonha controladamente precisa trabalhar para fortalecer essa tal amaval sociedade q a acolhe. Selma q de tanto rejeitar a visão a vida toda acabou enchergando q a culpa de estar naquela posição tbm era dela por continuar sonhando sonhando sonhos q não era dela mas q agora vai fazer de tudo para q seu filho enxergue. Não há mais tempo para selma agora q ela pode enchergar agora q ela percebeu onde esta assim como suicidaram van gogh e tantos outros agora é a vez de selma pois a declararam culpada não de roubar o dinheiro do policial não mas q crime bobo mas de roubar a mascara da sociedade por um momento de revelar ao filho e a quem acreditava nela onde estavam e esse crime so pode ser punido com a morte. ora mas se selma sonhou a vida toda um sonho q não era dela por q não então as vesperas de ser enforcada não cantar mas dessa vez com toda intensidade não com sua doce voz mas com a voz de todos que ja passaram pelo corredor da morte por evidenciar algo frande na sociedade. e fechando com uma frase q se junta a todas essas frases lars von trier inflama nossos espiritos Dizem que é a ultima canção mas eles não nos conhecem só sera a ultima canção quando deixarmos q seja
Ahhhhh !!! peixes peixes peixes tentando respirar fora d'agua depois de serem pescados por um pescador com metodos um tanto diferentes... Bom vamos la Dogville um cristal de imagens que dialoga com o conceito de foucault de relações de poder(ja disse em um comentario de outra obra mas não faz mal repito relações de poder não do tipo coitado e dominador ou do tipo luta de classe uh uh camaradas !!! )adoro ver comunistas assistindo dogville pois sempre é um espetaculo a parte com seus rostos vermelhos olhos esbugalhados e comemorações a cada alfinetada q o criador faz com relação a sociedade realmente me racho de rir quando vejo comunistas assistindo dogville. esse cristal de imagens tbm reflete com notoriedade e me faz rir muito quando vejo um "artista/filosofo/cristo/platão "com ares de pensador contemporaneo a qual vemos muito no CCSP reproduzindo mil e umas falas a respeito de Dogville pois eles acreditam de fato q estão contribuindo para um mundo melhor hahahahha . E quanta beleza de Grace vulgo queridinha da america nas horas vagas vem como não quer nada a estou apenas de pasagem mas estou a disposição e puff !!! e por sua vez o povo timido inocente que com seu proprio modo de produção a qual tem tudo q precisam com bondade incomensurável resolve dar uma chance a grace a troco de nada.Nossa mas olha como as coisas são! grace esta disponivel e justo agora o povo declara q precisam de alguns favorezinhos e sem pensar duas vezes com olhos graciosos e achando justissimo ja q grace esta la bomk pura bondade do povo eles pedem coisas que antes não julgavam serem necessarias.Nossa como grace é explorada maltratada tadinha de grace trabalha duro e ainda tem q trabalhar mais e mais pq o povo tomou gosto por criarem necessidades e são otimos juizes tbm. Mas grace é uma santa uma verdadeira virgem maria faz tudo sem reclamar faz tudo apenas para ser acolhida nesse lugar maravilho chamado dogville oh eu disse virgem maria ? não ai não ninguem pode ser virgem maria podem ate buscar isso é visto com bons olhos mas ser ah não ai não então vamos la grace tem algum segredo e não é q tinha mesmo linda grace tão inocente tão trabalhadora q dar tudo sem pedir nada alem do pouco pra viver vejam só ela é a chefona !!! ou melhor a filha do chefão q brincou brincou brincou e cansou da brincadeira não quer mais brincar e com um acesso de raiva uala grace manda destruir sua casinha de bonecos chamado dogville não foi dessa vez q grace brincou e gardou sua casinha se irritou com as pequenas chateações que seus brinquedos le causaram. Mas enquanto brincava grace não pode falar q não aprendeu nada com cada boneco ora como não começar a pensar nos costumes de sempre q mantemos por puro medo ou preguiça de tirarmos nossos oculos escuros que nos deixam cegos ? como não pensar nas diciplinas aplicadas aos pequenos e a todos q cometem atos maldosos de acordo com as leis locais ? como não pensar nas doenças que nossos corpo cria para dialogar conosco mas como não sabemos falar a lingua onirica do inconsciente precisamos de alguem pra falar estamos ou não estamos doentes ora e como não pensar q um sistema de vida e apenas uma variação de outro e de outros sistemas de vida q o mesmo manual serve pra todos e que se olhamos de cima vamos perceber q o q determina tudo são as relações estabelecidas no espaço é grace vc pode observar tudo isso qm sabe quando for brincar na proxima casinha de bonecas leve essa experiencia com vc ops grace não vai brincar de novo ? a tah é outra grace mas e a queridinha da america ? eita sofreu o discurso neh não quer brincar tbm talvez quisesse brincar se tivesse metraladoras de verdade pq ai poderia fazer o mesmo com o lars e todo o resto da equipe hahhaha mas enfim se ela não brinca o show não pode parar por isso não é mesmo? então vamos até manderlay para ver mais uma brincadeira de grace agora com cara nova !!!
Bubamaras e bubamaros !!! Cantemos,comemos,bebemos e dancemos pois estamos falando de Emir Kusturica !!! um verdadeiro cristal de imagens Kusturica e Jodorowsky são universos irmãos Underground é simplesmente supremo quantas reorganizações corporais é possivel ter diante desse cristal de imagens ? nenhuma refeição,passeio,briga,elogio absolutamente nenhuma situação na vida foi a mesma depois de underground.Essa obra é uma convocação uma intimação aos verdadeiros espiritos artisticos a participarem da grande festa que é a geurra contra as construções familiares e historicas q petrificam o ser humano ao inves de potencializalo. A questão é oq existe de underground na vida ? quais mentiras são mais convenientes para nós quais mentiras nos potencializa ? o pq nos fazemos de coitados ? tudo nãoé uma grande festa ?quais escolhas fazemos ? quais são nossos desejos ? Assim como escrevi em um comentario do filme os idiotas escreverei aqui é Necessario q olhemos para essa obra com olhos interplanetarios sem questões historicas,tecnicas ou de comparações quando forem assistir a esse cristal de imagens falem para os Platões,Cristos,velhos,pais e mães que existem em vcs q agora é hora de diversão hora de mudar de terra,hora de ser um Nobody assim livres desses olhares a ação dessa bomba de intensidade chamada underground pode ser maior... o velho Kusturica utiliza os animais como a materialização do ego aquele q sempre tem o primeiro impulso e q deve ser acompanhado sempre de perto com uma parceria e não com eliminação e simplesmente genial uma bomba de intensidade que atinge o raio infinito de criação a ponto dele colocar q esse cristal de imagens não tem fim. é esta coberto de razão pois é incrivel como seus olhos ficam alterados depois q vc sai do cinema ,é como se vc olhasse o mundo pela primeira vez cheio de possibilidades se um dia alguem me perguntar onde recomendo q faça uma cirurgia para um problema nos olhos responderei va ao cinema e assista undergroud.provalvemente esterei mais tarde escrendo mais sobre underground pois é o preço por se ter olhado um segredo universal q um artista nos contou então apenas ate breve bubamaras e bubamaros
Antes de qualquer coisa como é possivel fazer uma compação entre um pato e uma pedra ? assim ouvi alguem la no fundo falar q são oq ? repita (voz no fundo)mas são diferentes !!!assim a mocinha do fundo disse q é diferente mas...são sim são de naturezas diferentes um pato é um pato e uma pedra é uma pedra uma voz no fundo me diz idiota então pq pergunta ?Hora pensei q podiamos comparar qualquer coisa jugando uma melhor q a outra mesmo sendo cada uma pra uma necessidade diferente (uma voz no fundo diz)como pode pensar isso q pensamento mais bobo.Ué eu vi mas estou vendo e na peginas de comentarios q comparam com jugamento de melhor e pior obras de artes com foram criadas em momentos diferentes com necessidades diferentes estão em tempos e espaços diferentes no universo criativo de um artista dai pensei q podia eu tbm fazer qualquer comparação.Ta bom mas agora entendi q é uma obra de arte e vou apenas falar de minhas sensações com relação a ela. O grande chefe materializa os pensamentos de representação,platonismo,relações de poder (não do tipo de luta de classe uhuh camarada !!!ou do tipo coitadinho e dominante)mas sim relações de poder a q se refere Foucault que todas as relações tudo é relação de poder)Então na obra aparece muito bem essas relações de poder q não vemos com olhos petrificados.Temos o grande chefe q quer se isentar da responsibalidade de lidar com seus atos e q precisa de um representante alguem q sera seu laranja acefalo (talvez por isso ele escolheu a figura de um ator de teatro principalmente)por suas vez temos aqueles q trabalham com um "amor incondicional " por seu chefe acreditando q tudo vai muito bem e um dia vão chegar no paraiso ops !!! acho q mudei de historia sem querer so nada parece q estou falando de uma visão platonica/cristã/ateista mas enfim deixei retomar fio, esses por suas vez com um momento de ilunação questionam quem obedecemos ? quem é esse grande chefe e como cientistas furiosos com coisas de deus exigem algo fisico uma prova q o chefe existe e eis q surge o ator acreditando de fato q o q faz esta mudando alguma coisa acreditando q não reproduz tudo q ja existe acreditando q pensa hahahhahaha como me racho com essa obra só de lembrar.agora o acefalo pensa q esta no topo acredita no poder simbolico q ele tem acredita no personagem que esta interpretando. No meio de tantas peripecias humanas de personagens humanos eis q surge o mentor de tudo nada mais nada menos q o chefão ja sentido as consequências por mudar de posição revela tudo oq aconteceu e eis q o acefalo ator resolve agir hahahahha resolve tomar posse de tudo e ate faz umas brincadeirinhas tudo para aparecer e do outro lado tbm os outros empresarios de outra cultura so evidenciando as diferenças culturais e pra coroar Lars Von trier deixa claro nessa obra q é tudo uma grande palhaçada todos sabiam e sempre souberam qm não teria viajem alguma q não existia grande chefe algum etc mas a questão é o q é mais comodo ? mudar a brincadeira q ja brincamos ou continuar brincando disso ? Nossa mas quanta coisa né em algumas horas de pensamentos materializados em imagens por um artista (uma voz no fundo diz)mas como vc conseguiu ver isso ? ah sim é pq tive contato com a obra assim como se faz sexo vc não faz sexo com uma pessoa comparando com outra pois assim não estara na imanencia do ato e com essa obra tive fiz sexo na imanencia do ato foi com a obra e simplesmente com a obra
Bom vamos brincar de imaginar !!! imagine q estamos na lua onde a gravidade é outra velocidades sãos outras intensidades e sensações são outras agora imagine q vc esta sentado com seres desse espaço não habitual a vc e q eles sirvam uma refeição diferente e coloque um filme lunar para q possam assistir nossa q diferente !!! constrangidos vcs falam para os anfitiões...10....100...1000 anos se passam e seus filhos ja cidadões lunares passam pela mesma experiencia de assistir um filme na lua com sua namorada lunar e amihos tbm lunares assistem o filme e saem pra fazerem outras coisas ou seja adiferença ja não é uma questão pois se tornou natural. Pronto agora vamos descendo de nosso exemplo lunar para nossa condição atual de terraquios. Nosso cinema nem chegou ainda a ter 1000 anos como o exemplo lunar mas ja esta totalmente arraigado na sociedade é logico q comentarios como tedioso,enfadonho,estetica diferente ele quis passar uma mensagem etc vão aparecer sempre aqui enquanto assistirmos com olhos terraquios não só essa mas como outras tantas obras. Talvez a ultima coisa q um artista esteja pensando no ato da criação é se vai agradar a alguem ou vai ser bonito vai ser feio pra o outro (se ele pensar nisso provalvelmente não é pensando em agradar mas sim em potencializar sua obra)Assim como costumo chamar outras obras de cristal de imagens chamarei tbm os idiotas pois com imagens supremas tbm nos da infinitas possibilidades.insisto em falar q o artista não esta ligando exclusivamente para a tecnica talvez o artesão ou um professor academico de artes esteja ligando somente pra isso o artista não ele procura articular tudo a tecnica com a criatividade de modo q um potencialize o outro.algo q vejo com muita frequencia é a analise de uma obra com oculos escuros.talvez seja a hora de tirarmos esses oculos escuros terraquios e comerçarmos a ver não só com olhos lunares como disse no exemplo mas começarmos a ver o universo de cada criador qual universo lars Von trier nos propõe ? é aquele não outro antes de assistir a obra desses geniais criadores proponho q façamos um boneco q represente Platão,Cristo, nossos pais e nossas mães tiremos os olhos de cada um deles lavemos e colocamos novamente em cada um deles por ultimo devemos fazer o mesmo com nossos olhos e depois sim acomodados assistirmos a obra q o outro criador fez. Assim apreciar os caminhos e imagens tão belas q nos presenteiam e depois cheios de potencia criativa ja com novos olhos criaremos obras com potencia de alterar nossa realidade pois um novo espaço para um novo universo criativo de cada um de nós aparecera.
Primeiro vou começar fazendo uma distinção entre cinema,literatura,pintura,teatro etc todas são linguagens q podemos utilizar para dialogar com o universo e todas assim como tudo q existe possui uma parte em tudo ou seja a realidade é um cristal um rizoma onde não se tem um inicio nem um fim e sim infinitas conexões de diversas naturezas então agora pergunto o porque comparar uma obra cinematografica com uma obra literaria e assim pordiante ? são naturezas diferentes para aqueles q possuem um espirito cientifico vamos recorrer a matematica nesse exemplo: A letra B na matematica é diferente da letra B na gramatica possuem espaços,intensidades e velocidades diferentes e não devem ser comparadas. Bom agora sim!!! Não falarei aqui de tecnicas pq acho q ela deve ser utilizada para potencializar o espirito criativo e atender as necessidades poeticas do artista se ele não utilizasse as tecnicas q usou nesse filme q eram as q tinha pra usar provalvelmente usaria outras e inventaria tantas outras por conta das necessidades de um artistas então não se trata do papo nossa q tecnologia pra epoca etc pois eles nem tinham essas questões estavam na imanência por isso conseguiram criar algo tão genial.O magico de Oz nos da a imagem de Toto sendo o ego animal de dorothy q deve ser mantido sempre em uma especie de coleira mas não com uma relação de aprisionamento mas de parceria de amizade por isso totó sempre se antecipava a dorothy ou seja o centro animal sempre se antecipa ao racional dorothy por sua vez tinha q retomar o controle e sempre ia atraz de totó e sempre se envolvia em outra experiencia em sua aventura no mundo onirico q era cheio de cores.esse filme dialoga com o q o velho Jodorowsky fala sobre a arvore genealogica pois se perceberem os personagens são materializações potencializadas por imagens e fantasias dos familiares e pessoas proximas a dorothy e q de alguma forma como ela não conseguia lidar com medos e situações da vida em estado de vigilia então recorreu ao mundo onirico e pra isso teve q passar por uma experiencia como a de um furacão invadindo sua vida.Assim o espantalho,homem de lata e o leão são os centros vitais do corpo de dorothy q devem ser desenvolvidos como o racional,o emocional,e fisico (kathy.Oth e Patch)Sim como alguns disseram eles ja tinham tudo q pediam mas não tinham ao mesmo tempo pois eles ja tinham ultrapassado o q entendemos como coração,cerebro e coragem eles queriam ir alem.O fato deles aparecerem com o aspecto dos familiares e proximos de dorothy é pq eram eles q dorothy tinha contato eram essas as referencias de dorothy do inconsciente dela.sendo assim a Bruxa por sua vez era a materialização do lado q acomodava dorothy q contia ela com medo de agir de se posicionar diante do mundo mas q ao mesmo tempo se tivermos nossos centro emocionais trabalhando conosco nos provoca ir alem para vencela para aprionar a bruxa de determinado lugar de nossa consciencia por isso é usado os termos bruxa do oeste e antes bruxa do leste (eu axo não me lembro bem )pq levendo em consideração q nosso corpo de sua propria geografia e q essa é inconstante mudando sempre os lugares de sensações temos muitas bruxas. e Finalmente chagamos ao maravilhoso magico de oz q não é outro se não nos mesmos ou seja nossa parte universal conectada a um todo aquilo q nos move aquele q com certa malandragem articula as coisas para q possamos ver q somos capazes de vencer as bruxas viajando fazendo uma trajetória com disciplina em nos mesmos esse magico deve ser consutado e tbm deixado para q possa voar em seu balão a procura de novas solicitações para nós.uma vez q encontramos com todos esses em um mundo onirico q corresponde a um outro nivel nossa realidade q tbm é um cristal de possibilidades é hora de voltarmos a ela e para q dorothy pudesse voltar ela tinha q seguir seu fio de ariadne q não era outro senão a tia Em q o tempo tido era seu ponto de ligação entre o mundo onirico e o estado de vigilia.assim o magico de oz é uma experiencia q todos nós percorremos em determinados momentos da vida alias a todo momento e se encararmos isso com consciencia talvez depois de um megulho nessas experiencia podemos abrir a pagina de comentarios desse filme e ver algo mais do q questões tecnicas,lindo ou feito,bem ou mau etc questões q talvez fariam sentido para alguns programas de tv ou discussões academicas de filmes q dizem q querem mudar a arte ou esse tipo de coisa.
hahahaha não tem jeito eu adoro ver esses comentarios pois me faz saber o pq John cage da tantas risadas em suas entrevistas pois fazer oq alem de rir ? Bom mas vamos la falar de outro dos cristais de imagens do velho Jodo dessa vez temos the holy montain.Com quais olhos lemos a realidade ? Para Jodorowsky a realidade é uma dança inite rupta e isso ele mostra nesse cristal de imagens que ele nos da The holy montain é uma trajetoria arquetipica algo que exige certa coragem para mudar pois é isso q ele propõe nessa experiencia mudança ninguem q passsa pelo caminho de The holy montain sai ileso.insisto em falar q não são filmes q o velho Jodo faz não se deve olhar para esse cristal de imagens com olhos q olhamos para um filme pois ele não dara uma narrativa e sim narrativas ele não dara um tempo continuo e uniforme e sim velocidades e intensidades diferentes novamente digo assim como disse quando escrevi sobre El Topo são se trata de gostar ou não gostar belo ou feio bem ou mau esse cristal de imagem ja explodiu com todas essas dualidades binarias de nossa sociedade ele não fala sobre politica partidaria mas sobre politica poetica não permite comparações pois é unico de natureza diferente de qualquer um na verdade escrevo em um fluxo continuo pra falar de uma pequena parte do q é um cristal de imagens desse velho meninoque nos mostra o não vemos pq estamos com nossos olhos escuros mas sempre q for preciso escreverei sim pois acho q um cristal de imagens como esse é algo magico é como os presentes que o magico de oz da a dorothy e suas extensões materializadas em personagens (hahah isso escreverei no topico do magico de oz)então ou seja não é qualquer coisa acho q merece muito mais do que comentarios como gostei ou não gostei, poderia ser melhor ,foi bom,é cansativo ou não é cansativo ,comparações com outros filmes pra falar q é melhor ou pior q outro filme enfim tentemos ficar por um momento na imanência se não conseguirmos imitemos isso pois da imitação (com consciencia que é diferente da reprodução) conseguiremos chegar ao ato autentico.E dai quem sabe tambem conseguiremos escrever sobre as sensações que nosso corpo tem diante de um cristal de imagens como The holy montain e falarmos dele algo mais que opiniões dualistas binarias/platonicas/cartesianas.
Hhahha Isano palavra q mais li em comentários desse filme,Bom mas assim como fiz quando escrevi sobre El Topo não chamarei essa obra de filme mas sim de cristal.Aquilo que chamam de insano é nada menos do que imagens refletidas de seres humanos extremamente conectados a sua arvore genealogica repetindo desejos frustrados de familiares que podem tomar proporções que vão desde um tike nervoso ou uma pequena mania até como o velho jodo usou como imagens uma serie de mortes,dominação do corpo etc.Se por um lado um unico ser esta ligado com toda sua arvore genealogica por sua vez uma arvore genealogica esta conectada ao universo. O velho Jodo consegue materializar seus pensamentos de forma incrivel pois nesse cristal de imagens fica muito claro as construções sociais/mentais/corporais/familiares feitas por uma sociedade que de oculos escuros não veem o brilho INSANO que saem do reflexo de seus cristais de pensamentos.Bom mas assim como no cristal de imagens do velho Jodo temos primeiro nos libertar das amarras predisposições maldições familiares para que assim sim com consciencia desconstruirmos e nos libertarmos das construções sociais (não sociais do tipo partidaria UhUh camarada !!! não essa ja tivemos e ainda temos muitos bretons e "artistas/assistentes sociais pra apoialas mas construções sociais do tipo simplesmente daqueles como religião,"gostos pessoais" (hahahah esse é um dos ditados que acho mais engraçado o papo de que gosto não se descute)pensamentos petrificados etc) E ainda bem que para a Arte alias para o Universo que Jodorowsky resolveu se ocupar com a revolução poetica e não com a revolução politica .
El Topo ...primeiro de tudo depois de ler alguns comentários fiquei com uma questão como um cristal pode ser dualista ? Pergunto isso pq não chamarei de filme o El Topo e sim de um cristal com infinitas possibilidades onde são criadas outras tantas de acordo com o olhar de quem ve.Desse cristal apenas podemos falar oq estamos de maneira grosseira bruta com muitas questões a serem lapidadas vendo e não o q o velho Jodo quis mostrar quanso olhamos pra um cristal não se trata de belo ou feio bem ou mau gosto ou não gosto pois isso fica pra aqueles q não são artistas ou aqueles que o cerebro binario não deixam ir alem do que a cultural racional/cartesiana/platonica permite. mas como foi dito em alguns comentários sim El Topo é Sim um faroeste budista,um rizoma de simbolos um prato de imagens surreais um livro mitologico ilustrado em movimento pois se trata de de diversas imagens que um cristal reflete e como todos sabem um cristal é fonte de energisas diversas e que de alguma forma me alimentou para que eu pudesse escrever isso e ainda me permite escrever sobre outras pontas do rizoma que existe no universo Jodorowsky e acima de tudo na Vida.
Leonardo Danilo
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Juventude Sem Arrependimento
3.9 21 Assista AgoraKurosawa com sua sutileza de tigre materializa o que acontece com o corpo de um artista no momento qm que faz suas escolhas.é incrivel como caras como kurosawa conseguem a partir de uma sensação corporia levar a mesma a uma questão universal.
Dogville
4.3 2,0K Assista AgoraCamaradas !!! colegas !!! etc !!!
Sei que isso de montar possibilidades no site fica com o filmow mas enfim !!!acho q posso dar uma cutucada aqui !!!
Uma vez q os artistas criam suas obras para lidarem com as sensações que atravessam seus corpos e de maneira que eles possam ver essas sensações no fora (obra) e dividir com o mundo infectar o mundo com obras virus q destroem esses anticorpos chamados de construções historicas sociais e familiares.para que o corpo ja impossibilitado de se defender tome um novo posicionamento acho no minimo justo q depois da generosa disponibilização de tempo desses artistas que dialoguemos a respeito da obra não é possivel que eles criem obras tão cheias de referencias para que nos com extrema preguiça de pensar postemos bonito feio ruim bom gostei não gostei por favor chego até a pedir que os camaradas que chegam a ficar vermelhos terem quase um orgasmo ao assistirem dogville no minimo tenham a coragem de justificar o clique no icone VERMELHO com a mão pra baixo.
Não se trata de uma disputa ou coisa do tipo mas sim de desenvolvermos nossos niveis de consciencia atraves das diferenças das discussões calorosas e assim por sua vez justificarmos o tempo cedido por esses artistas ao criarem suas obras
Leonardo Danilo
Psicose
3.1 467 Assista AgoraNão entrarei em quetões tecnicas de produção pois isso tenho certeza q nem Hitchcock nem Van Sant perderiam seus tempos falando disso a não ser q a discussão fosse potencializar a obra Como diz Deleuze se eles se ocupassem com isso seriam administradores e pra ser um administrador e necessario ter tempo e artistas tem uma certa urgencia de materializar seus pensamentos é realmente uma questão pra o criador sua criação por isso ele da forma pra lidar com ela no externo,
Mas enfim !!! Como vejo q temos muitos tecnicos coemntando então darei um exemplo didatico para os espiritos cientificos,vamos ao exemplo:
Materias :PORTUGUES e MATEMATICA
(utilizamos a letra X) (utilizamos a letra X)
Como vcs podem ver a letra x é um signo assim como tudo na realidade é um discurso é construido não vemos a letra x nascer em arvore não é mesmo ?portanto foi construida de acordo com a necessidade de alguem,a função da letra x na matematica é diferente da função da letra x no portugues mesmo aparentemente sendo identicas o q importa é a relação estabelecida com o signo,ou seja não podemos ter a mesma relação olhar com o mesmo olhar pra letra x em duas materias diferentes.
Acho q a metafora serve pra evidenciar q estamos diante da criação de Van sant é outra criação não é a mesma.se ele copiase e colase o filme e depois colocasse a assinatura Van Sant seria ainda sim outro filme pois o olhar a relação q ele teve foi diferente da relação q hitchocock teve assim como foi diferente a relação q cada um teve com a obra quando um artista faz sua obra e expõe ele deixa a obra ja não é dele mais e sim universal.Se continuarmos a olhar a obra de um criador baseada em outra obra do mesmo nome isso sera um platonismo nunca veremos oq o criador tem a nos oferecer.podemos ate usar o proprio filme como exemplo dentro de varias coisas desse cristal de imagens q podem ser visualizadas podemos destacar uma pra esse comentario q é por conta da arvore genealogica de Norman ele ja não existia enquanto ser humano ele era apenas um veiculo para as vontades da mãe q por sua vez tbm serviu de veiculo das vontades de seus familiares etc e como uma maldição familiar(busquem a meta genealogia de Alejandro Jodorowsky e assistam santa sangre do mesmo)portanto norman bates q era um ser humano diferente de Miss Bates
Vicky Cristina Barcelona
3.8 2,1KQual é a experiencia de comer umn bolo ? um belo pedaço de bolo só isso (voz no fundo)ora mas q pergunta idiota e oq tem haver com arte ? ah pq quando como um bolo neu como o bolo e não o ovo,a farinha,leite,margarina etc isoladamente eu apenas aprecio a experiencia de o pedaço de bolo o mesmo penso da arte ora o q o artista faz é um cristal de imagens não esta sujeito a comparações e valorações esta sujeito a analise e vivencia mas a partir do momento q entra em contato com nossa carne ja não é a mesma obra é outra.
O artista é apenas um articulador de discursos a obra se torna impessoal a partir do momento q é exposta quem faz o cristal não é o criador apenas e sim todos q entram emn contato.
O q esse cristal de imagens reflete nada mais é q os discursos de quem ve ,quando alguem diz nossa gostei ou não gostei é pq o discurso q esta operando no momento é binario,se alguem diz a mas que historia ruim ou não empolga não é sobre a obra q esta falando e sim sobre oq o olhar limitado por inumeras questões sejam elas familiares/construções historicas etc permitem ver.
Mas para nossa sorte Woody Allen a algum tempo conseguiu tirar esses oculos escuros q o impedia de ver as coisas com limitações e com obras como vicky cristina barcelona entre outras nos mostra as relações humanas com seus mecanismos de desefas nos mostra as construções historicas e poderes simbolicos q continuam petrificados na sociedade.
E a receita é simples é muito simples ele aprendeu muito bem com o mestre bergman o segredo é apenas observar é apenas limpar os olhos de todas imagens q acessam pensamentos petrificantes e observar fikar quieto por um instante e observar.
Vikcy cristina barcelona é um exercicio simples de observação.Feito isso eu tenho certeza q quando for abrir esta pagina de comentarios ou qualquer outra vou encontrar muito mais q a esperança de uma narrativa linear,de um final espetacular,de imagens belas de acordo com um padrão estabelecido enfim tenho certeza q vão encontrar muito mais do q encontraram fazendo a busca de oculos escuros
Leonardo danilo
Acossado
4.1 510 Assista AgoraEita agora vamos de Acossado !!! Mas primeiro deixe me pegar aqui um papel esperem um pouco a tah achei !!! proto são apenas algumas questões q são essenciais para ter acesso a esse cristal de imagens chamado acossado vamos as questões:
Qual universo esta sendo proposto pelo criador ? quais os tempos desse universo quais intensidades desse universo ? quais habitantes desse universo ? quais relações desse universo e eu ?
Ah deiche me guardar meu papel to guardando pronto guardei !!!
Feitas essas perguntas como chaves de entrada para desfrutar desse cristal de imagens pensar q quando um artista faz sua obra ele esta criando um novo espaço onde nós somos estrangeiros,não se trata de gostar ou não gostar bonito ou feio forte ou fraco etc pois se o artista deposita intensidade para a criação de uma obra é justamente para explodir com esses pensamentos dualistas/racionais/cartesianos/platonicos/cristãos que ja temos em nossa terra.
Então uma vez q alguem cria uma obra desse porte o minimo q podemos fazer é falar sobre a obra sobre as sensações sobre o q ela revela é falar alem de tecnicas se for falar sobre gostos q fale como eles são construidos e predispostos como programas mentais implantados em nossa arvore genealogica se for pra falar de uma obra desse porte q falemos para potencializala não para cobrila pela costra de discursos ja existentes e q sabemos articular tão bem em nossa segurança de não pensar de não sentir de não vivenciar simplesmente o ato de viver.
Em Acossado temos o ladrão inteligente o articulador das ruas o pirata urbano figura essencial a qual devemos roubar dele para nossas necessidades.
E com olhos de ladrão roubarmos tudo desse maravilhoso cristal de imagens tão transparente q godard fez como somos afetados por esse modo tão amoral de vida oq ha de amoral no mundo ? questões q certemante não serão levadas a serio enquanto continuarem com oculos escuros não deixando pra traz os olhos de academicos,de cristos,platões,mães,pais, enfim centenas de olhares petrificados q afastam a sensação de um cristal de imagens q é Acossado do corpo de quem o ve
Leonardo Danilo
Dançando no Escuro
4.4 2,3K Assista AgoraVamos brincar de imaginar !!!...imagine um deserto interminavel um sol de 50º graus o corpo ja não sente nada e eis q no caminho vc fica diante de um punhado de agua em uma embalagem q vc nunca viu (uma voz no fundo diz)ora mas q importa se nunca viu a embalagem da agua a pessoa deve estar dependendo da agua para viver e vai fikar pensando na embalaguem da agua de onde veiu como foi feita se os atomos de hidrogenio e o atomo de oxigenio foram feitas nos padrões de qualidade estabelecidos para ser boa ou ruim enfim vc acha mesmo q uma pessoa q esta nessas condições dita por vc no exemplo vai pensar nisso a pessoa deve estar tão desesperada q é possivel q se afogue na pequena quantidade de agua de tanta emoção !!!
É que pensei q tinhamos q dissecar tudo como cientistas mesmo nessas condições pq fazem isso com obras de um criador q cria seus cristais de imagens para sua necessidade de viver tal como a pessoa do deserto q precisa de agua(uma voz no fundo)ora mas q pensamento mais bobo!!!
Ta então realmente a pessoa iria beber o punhado de agua de tal modo q poderia ter um acesso de choro de tanta emoção e sentiria seu corpo em carne viva e continuaria caminhando dessa vez diferente pela experiencia de APENAS BEBER a agua e nada mais q isso.
Bom agora que brincamos de imaginar vou falar sobre esse cristal de imagens chamado dançando no escuro absolutamente genial !!! uma obra q foi feita para momentos limites da humanidade momentos de petrificação momentos de paralisia carnal pois esse cristal de imagens tem poder suficiente pra quebrar a crosta de discursos q formam nossos corpos e reorganizalos de maneira irreconhecivel por nos tão acostumados a esses dircursos.
Pobre selma tão inocente tão linda com olhos lindos q não funcionam olhos q a impede de ver o lugar onde vive pois estão bloqueados pelos sonhos platonicos e como são belos esses sonhos platonicos sonhos q chegaram ate ela por sua arvore genealogica e que continuara em seu em seu filho q tbm não conseguira ver nada alem do mundo q lhe é apresentado.Selma mulher forte injustissada pela vida pelas construções q uma sociedade fez para se fortalecer uma estrangeira q não pode estar em outro lugar a não ser sonhando e enquanto sonha controladamente precisa trabalhar para fortalecer essa tal amaval sociedade q a acolhe.
Selma q de tanto rejeitar a visão a vida toda acabou enchergando q a culpa de estar naquela posição tbm era dela por continuar sonhando sonhando sonhos q não era dela mas q agora vai fazer de tudo para q seu filho enxergue.
Não há mais tempo para selma agora q ela pode enchergar agora q ela percebeu onde esta assim como suicidaram van gogh e tantos outros agora é a vez de selma pois a declararam culpada não de roubar o dinheiro do policial não mas q crime bobo mas de roubar a mascara da sociedade por um momento de revelar ao filho e a quem acreditava nela onde estavam e esse crime so pode ser punido com a morte.
ora mas se selma sonhou a vida toda um sonho q não era dela por q não então as vesperas de ser enforcada não cantar mas dessa vez com toda intensidade não com sua doce voz mas com a voz de todos que ja passaram pelo corredor da morte por evidenciar algo frande na sociedade.
e fechando com uma frase q se junta a todas essas frases lars von trier inflama nossos espiritos
Dizem que é a ultima canção mas eles não nos conhecem só sera a ultima canção quando deixarmos q seja
Leonardo Danilo
Dogville
4.3 2,0K Assista AgoraAhhhhh !!! peixes peixes peixes tentando respirar fora d'agua depois de serem pescados por um pescador com metodos um tanto diferentes...
Bom vamos la Dogville um cristal de imagens que dialoga com o conceito de foucault de relações de poder(ja disse em um comentario de outra obra mas não faz mal repito relações de poder não do tipo coitado e dominador ou do tipo luta de classe uh uh camaradas !!! )adoro ver comunistas assistindo dogville pois sempre é um espetaculo a parte com seus rostos vermelhos olhos esbugalhados e comemorações a cada alfinetada q o criador faz com relação a sociedade realmente me racho de rir quando vejo comunistas assistindo dogville.
esse cristal de imagens tbm reflete com notoriedade e me faz rir muito quando vejo um "artista/filosofo/cristo/platão "com ares de pensador contemporaneo a qual vemos muito no CCSP reproduzindo mil e umas falas a respeito de Dogville pois eles acreditam de fato q estão contribuindo para um mundo melhor hahahahha .
E quanta beleza de Grace vulgo queridinha da america nas horas vagas vem como não quer nada a estou apenas de pasagem mas estou a disposição e puff !!!
e por sua vez o povo timido inocente que com seu proprio modo de produção a qual tem tudo q precisam com bondade incomensurável resolve dar uma chance a grace a troco de nada.Nossa mas olha como as coisas são! grace esta disponivel e justo agora o povo declara q precisam de alguns favorezinhos e sem pensar duas vezes com olhos graciosos e achando justissimo ja q grace esta la bomk pura bondade do povo eles pedem coisas que antes não julgavam serem necessarias.Nossa como grace é explorada maltratada tadinha de grace trabalha duro e ainda tem q trabalhar mais e mais pq o povo tomou gosto por criarem necessidades e são otimos juizes tbm.
Mas grace é uma santa uma verdadeira virgem maria faz tudo sem reclamar faz tudo apenas para ser acolhida nesse lugar maravilho chamado dogville oh eu disse virgem maria ? não ai não ninguem pode ser virgem maria podem ate buscar isso é visto com bons olhos mas ser ah não ai não então vamos la grace tem algum segredo e não é q tinha mesmo linda grace tão inocente tão trabalhadora q dar tudo sem pedir nada alem do pouco pra viver vejam só ela é a chefona !!! ou melhor a filha do chefão q brincou brincou brincou e cansou da brincadeira não quer mais brincar e com um acesso de raiva uala grace manda destruir sua casinha de bonecos chamado dogville não foi dessa vez q grace brincou e gardou sua casinha se irritou com as pequenas chateações que seus brinquedos le causaram.
Mas enquanto brincava grace não pode falar q não aprendeu nada com cada boneco ora como não começar a pensar nos costumes de sempre q mantemos por puro medo ou preguiça de tirarmos nossos oculos escuros que nos deixam cegos ? como não pensar nas diciplinas aplicadas aos pequenos e a todos q cometem atos maldosos de acordo com as leis locais ? como não pensar nas doenças que nossos corpo cria para dialogar conosco mas como não sabemos falar a lingua onirica do inconsciente precisamos de alguem pra falar estamos ou não estamos doentes ora e como não pensar q um sistema de vida e apenas uma variação de outro e de outros sistemas de vida q o mesmo manual serve pra todos e que se olhamos de cima vamos perceber q o q determina tudo são as relações estabelecidas no espaço é grace vc pode observar tudo isso qm sabe quando for brincar na proxima casinha de bonecas leve essa experiencia com vc ops grace não vai brincar de novo ? a tah é outra grace mas e a queridinha da america ? eita sofreu o discurso neh não quer brincar tbm talvez quisesse brincar se tivesse metraladoras de verdade pq ai poderia fazer o mesmo com o lars e todo o resto da equipe hahhaha mas enfim se ela não brinca o show não pode parar por isso não é mesmo? então vamos até manderlay para ver mais uma brincadeira de grace agora com cara nova !!!
Leonardo danilo
Underground: Mentiras de Guerra
4.3 79 Assista AgoraBubamaras e bubamaros !!!
Cantemos,comemos,bebemos e dancemos pois estamos falando de Emir Kusturica !!!
um verdadeiro cristal de imagens Kusturica e Jodorowsky são universos irmãos
Underground é simplesmente supremo quantas reorganizações corporais é possivel ter diante desse cristal de imagens ? nenhuma refeição,passeio,briga,elogio absolutamente nenhuma situação na vida foi a mesma depois de underground.Essa obra é uma convocação uma intimação aos verdadeiros espiritos artisticos a participarem da grande festa que é a geurra contra as construções familiares e historicas q petrificam o ser humano ao inves de potencializalo.
A questão é oq existe de underground na vida ? quais mentiras são mais convenientes para nós quais mentiras nos potencializa ? o pq nos fazemos de coitados ? tudo nãoé uma grande festa ?quais escolhas fazemos ? quais são nossos desejos ?
Assim como escrevi em um comentario do filme os idiotas escreverei aqui
é Necessario q olhemos para essa obra com olhos interplanetarios sem questões historicas,tecnicas ou de comparações quando forem assistir a esse cristal de imagens falem para os Platões,Cristos,velhos,pais e mães que existem em vcs q agora é hora de diversão hora de mudar de terra,hora de ser um Nobody assim livres desses olhares a ação dessa bomba de intensidade chamada underground pode ser maior...
o velho Kusturica utiliza os animais como a materialização do ego aquele q sempre tem o primeiro impulso e q deve ser acompanhado sempre de perto com uma parceria e não com eliminação e simplesmente genial uma bomba de intensidade que atinge o raio infinito de criação a ponto dele colocar q esse cristal de imagens não tem fim.
é esta coberto de razão pois é incrivel como seus olhos ficam alterados depois q vc sai do cinema ,é como se vc olhasse o mundo pela primeira vez cheio de possibilidades se um dia alguem me perguntar onde recomendo q faça uma cirurgia para um problema nos olhos responderei va ao cinema e assista undergroud.provalvemente esterei mais tarde escrendo mais sobre underground pois é o preço por se ter olhado um segredo universal q um artista nos contou então apenas ate breve bubamaras e bubamaros
Leonardo Danilo
O Grande Chefe
3.4 63 Assista AgoraAntes de qualquer coisa como é possivel fazer uma compação entre um pato e uma pedra ?
assim ouvi alguem la no fundo falar q são oq ? repita (voz no fundo)mas são diferentes !!!assim a mocinha do fundo disse q é diferente mas...são sim são de naturezas diferentes um pato é um pato e uma pedra é uma pedra uma voz no fundo me diz idiota então pq pergunta ?Hora pensei q podiamos comparar qualquer coisa jugando uma melhor q a outra mesmo sendo cada uma pra uma necessidade diferente (uma voz no fundo diz)como pode pensar isso q pensamento mais bobo.Ué eu vi mas estou vendo e na peginas de comentarios q comparam com jugamento de melhor e pior obras de artes com foram criadas em momentos diferentes com necessidades diferentes estão em tempos e espaços diferentes no universo criativo de um artista dai pensei q podia eu tbm fazer qualquer comparação.Ta bom mas agora entendi q é uma obra de arte e vou apenas falar de minhas sensações com relação a ela.
O grande chefe materializa os pensamentos de representação,platonismo,relações de poder (não do tipo de luta de classe uhuh camarada !!!ou do tipo coitadinho e dominante)mas sim relações de poder a q se refere Foucault que todas as relações tudo é relação de poder)Então na obra aparece muito bem essas relações de poder q não vemos com olhos petrificados.Temos o grande chefe q quer se isentar da responsibalidade de lidar com seus atos e q precisa de um representante alguem q sera seu laranja acefalo (talvez por isso ele escolheu a figura de um ator de teatro principalmente)por suas vez temos aqueles q trabalham com um "amor incondicional " por seu chefe acreditando q tudo vai muito bem e um dia vão chegar no paraiso ops !!! acho q mudei de historia sem querer so nada parece q estou falando de uma visão platonica/cristã/ateista mas enfim deixei retomar fio, esses por suas vez com um momento de ilunação questionam quem obedecemos ? quem é esse grande chefe e como cientistas furiosos com coisas de deus exigem algo fisico uma prova q o chefe existe e eis q surge o ator acreditando de fato q o q faz esta mudando alguma coisa acreditando q não reproduz tudo q ja existe acreditando q pensa hahahhahaha como me racho com essa obra só de lembrar.agora o acefalo pensa q esta no topo acredita no poder simbolico q ele tem acredita no personagem que esta interpretando.
No meio de tantas peripecias humanas de personagens humanos eis q surge o mentor de tudo nada mais nada menos q o chefão ja sentido as consequências por mudar de posição revela tudo oq aconteceu e eis q o acefalo ator resolve agir hahahahha resolve tomar posse de tudo e ate faz umas brincadeirinhas tudo para aparecer e do outro lado tbm os outros empresarios de outra cultura so evidenciando as diferenças culturais e pra coroar Lars Von trier deixa claro nessa obra q é tudo uma grande palhaçada todos sabiam e sempre souberam qm não teria viajem alguma q não existia grande chefe algum etc mas a questão é o q é mais comodo ? mudar a brincadeira q ja brincamos ou continuar brincando disso ?
Nossa mas quanta coisa né em algumas horas de pensamentos materializados em imagens por um artista (uma voz no fundo diz)mas como vc conseguiu ver isso ? ah sim é pq tive contato com a obra assim como se faz sexo vc não faz sexo com uma pessoa comparando com outra pois assim não estara na imanencia do ato e com essa obra tive fiz sexo na imanencia do ato foi com a obra e simplesmente com a obra
Leonardo danilo
Os Idiotas
3.5 283 Assista AgoraBom vamos brincar de imaginar !!!
imagine q estamos na lua onde a gravidade é outra velocidades sãos outras intensidades e sensações são outras agora imagine q vc esta sentado com seres desse espaço não habitual a vc e q eles sirvam uma refeição diferente e coloque um filme lunar para q possam assistir nossa q diferente !!! constrangidos vcs falam para os anfitiões...10....100...1000 anos se passam e seus filhos ja cidadões lunares passam pela mesma experiencia de assistir um filme na lua com sua namorada lunar e amihos tbm lunares assistem o filme e saem pra fazerem outras coisas ou seja adiferença ja não é uma questão pois se tornou natural.
Pronto agora vamos descendo de nosso exemplo lunar para nossa condição atual de terraquios.
Nosso cinema nem chegou ainda a ter 1000 anos como o exemplo lunar mas ja esta totalmente arraigado na sociedade é logico q comentarios como tedioso,enfadonho,estetica diferente ele quis passar uma mensagem etc vão aparecer sempre aqui enquanto assistirmos com olhos terraquios não só essa mas como outras tantas obras.
Talvez a ultima coisa q um artista esteja pensando no ato da criação é se vai agradar a alguem ou vai ser bonito vai ser feio pra o outro (se ele pensar nisso provalvelmente não é pensando em agradar mas sim em potencializar sua obra)Assim como costumo chamar outras obras de cristal de imagens chamarei tbm os idiotas pois com imagens supremas tbm nos da infinitas possibilidades.insisto em falar q o artista não esta ligando exclusivamente para a tecnica talvez o artesão ou um professor academico de artes esteja ligando somente pra isso o artista não ele procura articular tudo a tecnica com a criatividade de modo q um potencialize o outro.algo q vejo com muita frequencia é a analise de uma obra com oculos escuros.talvez seja a hora de tirarmos esses oculos escuros terraquios e comerçarmos a ver não só com olhos lunares como disse no exemplo mas começarmos a ver o universo de cada criador qual universo lars Von trier nos propõe ? é aquele não outro antes de assistir a obra desses geniais criadores proponho q façamos um boneco q represente Platão,Cristo, nossos pais e nossas mães tiremos os olhos de cada um deles lavemos e colocamos novamente em cada um deles por ultimo devemos fazer o mesmo com nossos olhos e depois sim acomodados assistirmos a obra q o outro criador fez.
Assim apreciar os caminhos e imagens tão belas q nos presenteiam e depois cheios de potencia criativa ja com novos olhos criaremos obras com potencia de alterar nossa realidade pois um novo espaço para um novo universo criativo de cada um de nós aparecera.
Leonardo Danilo
O Mágico de Oz
4.2 1,3K Assista AgoraPrimeiro vou começar fazendo uma distinção entre cinema,literatura,pintura,teatro etc
todas são linguagens q podemos utilizar para dialogar com o universo e todas assim como tudo q existe possui uma parte em tudo ou seja a realidade é um cristal um rizoma onde não se tem um inicio nem um fim e sim infinitas conexões de diversas naturezas então agora pergunto o porque comparar uma obra cinematografica com uma obra literaria e assim pordiante ? são naturezas diferentes para aqueles q possuem um espirito cientifico vamos recorrer a matematica nesse exemplo: A letra B na matematica é diferente da letra B na gramatica possuem espaços,intensidades e velocidades diferentes e não devem ser comparadas.
Bom agora sim!!! Não falarei aqui de tecnicas pq acho q ela deve ser utilizada para potencializar o espirito criativo e atender as necessidades poeticas do artista se ele não utilizasse as tecnicas q usou nesse filme q eram as q tinha pra usar provalvelmente usaria outras e inventaria tantas outras por conta das necessidades de um artistas então não se trata do papo nossa q tecnologia pra epoca etc pois eles nem tinham essas questões estavam na imanência por isso conseguiram criar algo tão genial.O magico de Oz nos da a imagem de Toto sendo o ego animal de dorothy q deve ser mantido sempre em uma especie de coleira mas não com uma relação de aprisionamento mas de parceria de amizade por isso totó sempre se antecipava a dorothy ou seja o centro animal sempre se antecipa ao racional dorothy por sua vez tinha q retomar o controle e sempre ia atraz de totó e sempre se envolvia em outra experiencia em sua aventura no mundo onirico q era cheio de cores.esse filme dialoga com o q o velho Jodorowsky fala sobre a arvore genealogica pois se perceberem os personagens são materializações potencializadas por imagens e fantasias dos familiares e pessoas proximas a dorothy e q de alguma forma como ela não conseguia lidar com medos e situações da vida em estado de vigilia então recorreu ao mundo onirico e pra isso teve q passar por uma experiencia como a de um furacão invadindo sua vida.Assim o espantalho,homem de lata e o leão são os centros vitais do corpo de dorothy q devem ser desenvolvidos como o racional,o emocional,e fisico (kathy.Oth e Patch)Sim como alguns disseram eles ja tinham tudo q pediam mas não tinham ao mesmo tempo pois eles ja tinham ultrapassado o q entendemos como coração,cerebro e coragem eles queriam ir alem.O fato deles aparecerem com o aspecto dos familiares e proximos de dorothy é pq eram eles q dorothy tinha contato eram essas as referencias de dorothy do inconsciente dela.sendo assim a Bruxa por sua vez era a materialização do lado q acomodava dorothy q contia ela com medo de agir de se posicionar diante do mundo mas q ao mesmo tempo se tivermos nossos centro emocionais trabalhando conosco nos provoca ir alem para vencela para aprionar a bruxa de determinado lugar de nossa consciencia por isso é usado os termos bruxa do oeste e antes bruxa do leste (eu axo não me lembro bem )pq levendo em consideração q nosso corpo de sua propria geografia e q essa é inconstante mudando sempre os lugares de sensações temos muitas bruxas.
e Finalmente chagamos ao maravilhoso magico de oz q não é outro se não nos mesmos ou seja nossa parte universal conectada a um todo aquilo q nos move aquele q com certa malandragem articula as coisas para q possamos ver q somos capazes de vencer as bruxas viajando fazendo uma trajetória com disciplina em nos mesmos esse magico deve ser consutado e tbm deixado para q possa voar em seu balão a procura de novas solicitações para nós.uma vez q encontramos com todos esses em um mundo onirico q corresponde a um outro nivel nossa realidade q tbm é um cristal de possibilidades é hora de voltarmos a ela e para q dorothy pudesse voltar ela tinha q seguir seu fio de ariadne q não era outro senão a tia Em q o tempo tido era seu ponto de ligação entre o mundo onirico e o estado de vigilia.assim o magico de oz é uma experiencia q todos nós percorremos em determinados momentos da vida alias a todo momento e se encararmos isso com consciencia talvez depois de um megulho nessas experiencia podemos abrir a pagina de comentarios desse filme e ver algo mais do q questões tecnicas,lindo ou feito,bem ou mau etc questões q talvez fariam sentido para alguns programas de tv ou discussões academicas de filmes q dizem q querem mudar a arte ou esse tipo de coisa.
Leonardo Danilo
A Montanha Sagrada
4.3 467 Assista Agorahahahaha não tem jeito eu adoro ver esses comentarios pois me faz saber o pq John cage da tantas risadas em suas entrevistas pois fazer oq alem de rir ?
Bom mas vamos la falar de outro dos cristais de imagens do velho Jodo dessa vez temos the holy montain.Com quais olhos lemos a realidade ? Para Jodorowsky a realidade é uma dança inite rupta e isso ele mostra nesse cristal de imagens que ele nos da The holy montain é uma trajetoria arquetipica algo que exige certa coragem para mudar pois é isso q ele propõe nessa experiencia mudança ninguem q passsa pelo caminho de The holy montain sai ileso.insisto em falar q não são filmes q o velho Jodo faz não se deve olhar para esse cristal de imagens com olhos q olhamos para um filme pois ele não dara uma narrativa e sim narrativas ele não dara um tempo continuo e uniforme e sim velocidades e intensidades diferentes novamente digo assim como disse quando escrevi sobre El Topo são se trata de gostar ou não gostar belo ou feio bem ou mau esse cristal de imagem ja explodiu com todas essas dualidades binarias de nossa sociedade ele não fala sobre politica partidaria mas sobre politica poetica não permite comparações pois é unico de natureza diferente de qualquer um na verdade escrevo em um fluxo continuo pra falar de uma pequena parte do q é um cristal de imagens desse velho meninoque nos mostra o não vemos pq estamos com nossos olhos escuros mas sempre q for preciso escreverei sim pois acho q um cristal de imagens como esse é algo magico é como os presentes que o magico de oz da a dorothy e suas extensões materializadas em personagens (hahah isso escreverei no topico do magico de oz)então ou seja não é qualquer coisa acho q merece muito mais do que comentarios como gostei ou não gostei, poderia ser melhor ,foi bom,é cansativo ou não é cansativo ,comparações com outros filmes pra falar q é melhor ou pior q outro filme enfim tentemos ficar por um momento na imanência se não conseguirmos imitemos isso pois da imitação (com consciencia que é diferente da reprodução) conseguiremos chegar ao ato autentico.E dai quem sabe tambem conseguiremos escrever sobre as sensações que nosso corpo tem diante de um cristal de imagens como The holy montain e falarmos dele algo mais que opiniões dualistas binarias/platonicas/cartesianas.
Leonardo Danilo
Santa Sangre
4.2 150Hhahha Isano palavra q mais li em comentários desse filme,Bom mas assim como fiz quando escrevi sobre El Topo não chamarei essa obra de filme mas sim de cristal.Aquilo que chamam de insano é nada menos do que imagens refletidas de seres humanos extremamente conectados a sua arvore genealogica repetindo desejos frustrados de familiares que podem tomar proporções que vão desde um tike nervoso ou uma pequena mania até como o velho jodo usou como imagens uma serie de mortes,dominação do corpo etc.Se por um lado um unico ser esta ligado com toda sua arvore genealogica por sua vez uma arvore genealogica esta conectada ao universo.
O velho Jodo consegue materializar seus pensamentos de forma incrivel pois nesse cristal de imagens fica muito claro as construções sociais/mentais/corporais/familiares feitas por uma sociedade que de oculos escuros não veem o brilho INSANO que saem do reflexo de seus cristais de pensamentos.Bom mas assim como no cristal de imagens do velho Jodo temos primeiro nos libertar das amarras predisposições maldições familiares para que assim sim com consciencia desconstruirmos e nos libertarmos das construções sociais (não sociais do tipo partidaria UhUh camarada !!! não essa ja tivemos e ainda temos muitos bretons e "artistas/assistentes sociais pra apoialas mas construções sociais do tipo simplesmente daqueles como religião,"gostos pessoais" (hahahah esse é um dos ditados que acho mais engraçado o papo de que gosto não se descute)pensamentos petrificados etc)
E ainda bem que para a Arte alias para o Universo que Jodorowsky resolveu se ocupar com a revolução poetica e não com a revolução politica .
Leonardo Danilo
El Topo
4.0 219El Topo ...primeiro de tudo depois de ler alguns comentários fiquei com uma questão como um cristal pode ser dualista ? Pergunto isso pq não chamarei de filme o El Topo e sim de um cristal com infinitas possibilidades onde são criadas outras tantas de acordo com o olhar de quem ve.Desse cristal apenas podemos falar oq estamos de maneira grosseira bruta com muitas questões a serem lapidadas vendo e não o q o velho Jodo quis mostrar quanso olhamos pra um cristal não se trata de belo ou feio bem ou mau gosto ou não gosto pois isso fica pra aqueles q não são artistas ou aqueles que o cerebro binario não deixam ir alem do que a cultural racional/cartesiana/platonica permite.
mas como foi dito em alguns comentários sim El Topo é Sim um faroeste budista,um rizoma de simbolos um prato de imagens surreais um livro mitologico ilustrado em movimento pois se trata de de diversas imagens que um cristal reflete e como todos sabem um cristal é fonte de energisas diversas e que de alguma forma me alimentou para que eu pudesse escrever isso e ainda me permite escrever sobre outras pontas do rizoma que existe no universo Jodorowsky e acima de tudo na Vida.
Leonardo Danilo