inevitavel nao comparar com Mother; parece q ele tava ensaiando e se aperfeicoando para realizar o longa de 2009 q eh mto melhor.
Mas ai passa um pouquinho da metade, la pela 1h21m, com a brigalhada no restaurante, o filme muda de tom e fica angustiante ao escancarar a podridao societal e humana de maneira crua e sem comedia para aliviar.
Ali vemos q eh uma obra na vdd mto distinta de Mother e q uma nao eh um "plagio" nem zona de conforto do Bong, masq se complementam e adicionam na critica social e institucional q fazem.
tem o msm problema de a outra producao hollywoodiana do Bong, Expresso do amanha; q eh permitir q 1 ou 2 atores desempenhem caricaturas, baguncando a logica interna verossimil; e novamente um desses atores eh Tilda Swinton.
Bong eh conhecido por criticar tds as camadas sociais em suas criticas ao capitalismo, mas aqui ele retrata a garota e seu avo de maneira bem disneificada e sem falhas.
A forma como ele retrata a hipocrisia ou defeitos de carater dos membros da ALF eh bem infantil e teatral; nivel zorra total.
A resolucao do longa foi interessante e representa mto bem o q eh sao corporacoes, movidas a dinheiro, ponto.
Eu to escrevendo meu primeiro roteiro e to tentando fazer algo bem comercial em vez de mais "artistico", so q minha mente sempre quer descambar pro surreal e bem ludico;
este filme eh uma aula pra mim pois o diretor conseguiu contar uma estoria de murder mystery dramatica com dosagem realista de esquisitice e inventividade sem causar estranheza no espectador ou sem ultrapassar o limite em q seria acusado de virtuosista tecnico.
Gostei bastante e foi tao bem construido q eu nao esperava a reviravolta. Mas enfim, achei um Sio Sono mais palatavel e mais hollywood.
achei mto bom. as atuacoes sao quase todos otimas. Nao tem a originalidade do 1, mas eh mto eficiente e tem uma trama com leve tom de romance q da uma camada mais dramatica. Mto superior ao 2. gostei do personagem riverman, eh uma releitura do caronte o homem do barco q leva as almas dos vivos para o Hades na mitologia grega; e aki ele faz isso. E qdo ele acaba sendo morto e os vivos vao ao seu reino ( o do esgoto), so podem levar dali de voltar para "grecia" a morte.
no msm nivel, ou so um tiquinho abaixo, q o Demons, do lamberto bava, tb lancado em 1985.
As atuacoes sao excelentes, o roteiro eh inteligente, faz uma metalinguagem para com o Noite dos Mortos Vivos e reinventa os zumbis.
Os personagens sao mto bem aproveitados e so comecam a morrer depois da metade do filme; se fosse uma obra de menor qualidade, ja comecariam a matar desde o inicio.
os zumbis realmente dao medo e mais do q a maioria dos zumbis de filmes atuais; eles correm, falam, sao inteligentes; os efeitos visuais deles tb sao mto bons e eficientes.
e me da tesao q o filme foi todinho gravado aki pertinho de casa no finalzinho de Chinatown, q eh o bairro aki acima do Centro.
achei excelente. o roteiro e direcao sao comicos mas sem exageros. achei o elenco todo soberbo, dava ate pra terem recebido indicacoes ao oscar. os atores ficam no limiar do drama e humor de maneira mto realista e natural; trabalho de mestre!
Praticamente tds os personagens sao interessantes e possuem seu proprio arco. Romero fez um roteiro inteligente q da bastante tempo de tela para diversos personagens, nao tendo necessariamente um protagonista so.
Nao eh filosofico de critica social mordaz como o Diario dos Mortos (q tb eh um filme excelente, com diversas camadas, e vitrine de amadurecimento do Romero enqto realizador), mas tem seus momentos e a trama eh criativa.
Curioso q num documentario o Romero diz q os filmes dele sao caubois x indios, q eh sempre preto no branco, qm eh mocinho eh bonzinho, qm eh vilao, eh mau. Mas nesse filme aki ele faz diferente; praticamente tds os personagens sao meio cinzentos, os mocinhos nao sao de reputacao ilibada e os viloes nao sao pura maldade.
Nao entendo como a esmagadora maioria do publ, e dos fas do George, desprezam os 2 ultimos trabalhos dele.
Um tanto fraco, ainda mais dps de ja termos tido em 1982 o soberbo Demons do Lamberto Bava e atmosferico City of the LIving Dead do Lucio Fulci em 1980 ou 1981.
parece q o Romero fez este aqui so pela grana msm. Tudo meio q sem inspiracao e preguicoso; msm tendo um orcamento 5 x maior q o de Dawn e 35 x q o de Night.
Destaque para as atuacoes excelentes e o vilao lider da trupe eh bem carismatico e magnetico, roubando a cena.
Do ponto de vista do roteiro e direcao so foi interessante msm o fato de poder controlar os zumbis e o bub zumbi ainda meio q humano; aquilo ali trouxe algo de novo ao genero.
um dos meus 4 filmes fav de zumbis eh o refeito Dawn of the Dead de 2004 q eh roteirizado pelo james gunn e eh a estreia do zack snyder dirigindo. mas olha, hj vi este longa original e da de solapada no do snyder.
Q filme potente! envelheceu mto, mas mto bem e eh melhor q a maioria das coisas de zumbis lancadas de 2000 pra ca.
ontem eu vi o night of the living deade 1968 e gostei mto mas achei este daki superior; tem critica politica - coisa q nao consta no de 1968 - e social; achei as atuacoes excelentes, sobretudo a do ator preto.
a edicao e montagem soberba e esperta. Eu tava achando td meio q obra-prima ate a primeira hora, mas ali +- 1 h10m comeca a cansar e se repetir, mostrando novamente eles curtindo a vida adoidados e saqueando as lojas mais uma vez.
E isso se extende ate a morte de um personagem. Acho q poderiam ter usado este tempo extra pra introduzir algum(ns) personagem(ns) novos q, sei la, tavam escondidos em algum canto do shopping.
o terceiro ato tem uns 25 min de duracao (na versao de U.S. theatrical de 2h07m) e ja comeca com a introducao dos viloes da gangue de motos. da pra dizer talvez q o 3o ato na vdd eh com a morte de Stephen Flyboy.
A proposito, vi o filme hj no dia 26 de janeiro de 2024. O ator morreu no dia 20 e levei este baita susto googlando sobre o elenco.
Dawn of the Dead faz zombi 2 do Lucio Fulci ser coisa de crianca. Eu gosto bastante do city of the living dead, tb do Fulci; mas Dawn of the Dead eh mto superior; uma das obras definitivas do genero.
achei um arroubo de filme. excelente (possivelmente melhor q the piano teacher e melhor q funny games 1997). e o formato lento permite q vc se coloque ali como uma testemunha (mas nao como o personagem pq o haneke cansa de dizer q seus filmes nao sao para q o espectador se sinta representado, mas para q olhe como um de fora).
a cena do franco-arabe jovem no metro com a cuspida foi sensacional. qdo ele saiu e deu um grito assustando o homem de oculos e a binoche, eu ri alto; curioso q na cena eles se assustam e ela chora, mas eu fui ao contrario. Pior q achei aquilo tao veridico com o q passo no metro aki em los angeles.
falam tao bem do filme q finalmentes decadas apos tanto ouvir criando tantas expectativas, fui ver e queria ter curtido mais, porem parece q foi tao influente no genero de horror e de zumbis q foi replicado ah nauseum.
tentando isolar a minha mente a epoca, eh de cair o queixo. Eh bem hitchcockiniano e bem politicamente correto, com algumas subversoes silenciosas como o protagonista ser preto (e ainda por cima nao ser um esteriotipo de preto).
o filme nem palavrao nao tem; eu achava q seria bem sujo, bem evil dead. eu tb achava q seria um filme classico de mortos-vivos saindo das tumbas; mas nao, esse filme eh o blueprint do horror zumbi atual, algo mais em relacao a contagio e doenca e menos espiritual/metafisico.
tive dificuldade para com a cena final da morte pq foi mal feita e repentina; mas o filme eh z, orcamento micro.
o filme eh mais superficial do q essa profundidade toda alardeada. A huppert esta mto bem mas longe do arroubo em Elle. eh um otimo filme ainda assim, bebe da fonte de Persona do bergman.
queria ter gostado mais. estava fascinado ate mais ou menos os 50 minutos iniciais.
o titulo nacional eh tao cretico e rasteiro. Depois eu ja estava cansado. Mas eh um filmaco. Dos filmes de terror da decada de 60, bebe de rosemary eh o melhor e psicose eh o segundo.
terror corporal meio q Novo Extremo Frances. tem um estilo bem michael haneke, mais lugebre q nao deixa vc saber se akilo eh real ou nao; os personagens sabendo mais do q o especatador. nao ha respostas a serem entregues, apenas perguntas.
o filme comeca no meio e termina no meio, uma metafora meta-linguistica sobre a experiencia de ver um filme e sobre como eh a vida de encontros.
ja vi 8 filmes do Sio Sono, contando com o tokyo vampire hotel minisserie; este filme achei q nao atinge as expectativas q criem, mts dizem ser a obra-prima dele e fui com mta sede ao pote.
dos seus trabalhos originais - nao adaptacoes - eh o mais acessivel e convencional (depois de TAG) do Sono. Prefiro o estilo mais nao castrado dele como na trilogia do suicidio ou na carnavalesquice pitoresca do Tokyo Vampire Hotel.
Ainda assim eh um filme mto bom e com algumas camadas, nao trabalhadas, mas interessantes. Queria mto ter encontrado sem ter de comprar midia a versao minisserie de 6 horas.
Quase tao bom qto trauma (1993). Este eh o 2o. Filme do argento da decada de 1990 q tem qualidade. Claro q nao se compara ao seu auge 70-80.
A trilha do morricone esta otima.
A asia faz o q pode, no final ela esta otima, porem nao convence mas nao por culpa dela e sim pelo nepotismo em escalar uma garota de 18 anos com cara de 14 pra fazer papel de uma policial.
A grande reviravolta nao soou como deus ex machina q nem em Tenebrae mas o roteuro deu mts pista e o palnting/payoff ficou obvio e sem imlacto de surpresa. Especialmente pq ela usou a 9 mm pra matar o marie, ali ja deixando claro q ela estava matando.
eu do comeco ao film achando q era dirigido pelo argento. achei mto bom, manteve mais atmosfera com o fulci queria e menos gore. porem o maior trunfo aki eh o roteiro interessante e reviravolta.
se fosse um filme do argento como achei q era, teria sido mto bom, porem nada comparavel as maravilhas preciosas das decadas de 70 e 80.
sigo repetindo, Fulci nao tem o talento do Argento e nem dos 2 Bava. Ate aki neste filme tardio (1990 ja nao era novidade) ele nao consegue se superar. o inicio eh otimo e a cena do rapaz militar com a moca na cama sao otimas.
porem o fulci nunca foi bom nos roteiros e seus filmes costumam nao ter liga metalica neste sentido. Aki praticamente nao ha alegorias ou metaforas, eh td mto obvio; completamente o oposto do Tenebrae do Argento, q tb versa sobre o proprio diretor e seus conflitos, mas de maneira mais fabulesca e alegorica.
Mas eh um bom filme, bem violento e o Fulci eh melhor ator do q a maioria do povo q ele contratava.
gostei bastante e usa mto do expressionismo alemao ainda; mta geometria e jogo low-key iluminacao. Boris esta excelente, Bela tb. O rapaz q faz o esposo da jovem eh otimo tb.
Nao fica devendo aos longas do hitchcock. O roteiro eh agil e inteligente.
orcamento bem inchado se comparado com city of the living dead. Porem eh bem inferior. mas as cenas de violencia sao talvez as melhores de qlqr filme do fulci, bem demoradas e detalhadas. o inicio no passado e o final no inferno sao a melhor coisa da obra; a proposito, eh mto comum isso na filmografia do fulci, ter umas cenas iniciais meio q geniais e um final excelente, mas o recheio entre o pao eh fraco
falaram tao bem mas o resultado fica mto anemico. eh um david cronenberg do $1.99.
a direcao de arte foi pavorosa em inserir aquele shellular e alguns carros dos anos 90 pra fazer vc achar q akilo tinha logica de sonhos, mas a vdd q nada ali traz esta logica.
o trabalho de direcao de camera, entretanto, eh fenomenal, e a camera rodando pra la e pra ca da esta sensacao de corrente. Mas o uso escalafobetico da trilha musical cansa depois de um tempo e fica ruim no terceiro ato pq martela na cabeca e parece q eh a unica coisa q faz vc sentir o terror e a tensao.
o desfecho foi bem parabolesco cautionary tale, com licao de moral: faca sexo apenas com a pessoa q vc gosta e pretende ter um relacionamento com ela.
Memórias de um Assassino
4.2 366 Assista Agorainevitavel nao comparar com Mother; parece q ele tava ensaiando e se aperfeicoando para realizar o longa de 2009 q eh mto melhor.
Mas ai passa um pouquinho da metade, la pela 1h21m, com a brigalhada no restaurante, o filme muda de tom e fica angustiante ao escancarar a podridao societal e humana de maneira crua e sem comedia para aliviar.
Ali vemos q eh uma obra na vdd mto distinta de Mother e q uma nao eh um "plagio" nem zona de conforto do Bong, masq se complementam e adicionam na critica social e institucional q fazem.
Okja
4.0 1,3K Assista Agoratem o msm problema de a outra producao hollywoodiana do Bong, Expresso do amanha; q eh permitir q 1 ou 2 atores desempenhem caricaturas, baguncando a logica interna verossimil; e novamente um desses atores eh Tilda Swinton.
Bong eh conhecido por criticar tds as camadas sociais em suas criticas ao capitalismo, mas aqui ele retrata a garota e seu avo de maneira bem disneificada e sem falhas.
A forma como ele retrata a hipocrisia ou defeitos de carater dos membros da ALF eh bem infantil e teatral; nivel zorra total.
A resolucao do longa foi interessante e representa mto bem o q eh sao corporacoes, movidas a dinheiro, ponto.
Mother - A Busca Pela Verdade
4.1 279Eu to escrevendo meu primeiro roteiro e to tentando fazer algo bem comercial em vez de mais "artistico", so q minha mente sempre quer descambar pro surreal e bem ludico;
este filme eh uma aula pra mim pois o diretor conseguiu contar uma estoria de murder mystery dramatica com dosagem realista de esquisitice e inventividade sem causar estranheza no espectador ou sem ultrapassar o limite em q seria acusado de virtuosista tecnico.
Gostei bastante e foi tao bem construido q eu nao esperava a reviravolta. Mas enfim, achei um Sio Sono mais palatavel e mais hollywood.
A Volta dos Mortos Vivos 3
3.1 164achei mto bom. as atuacoes sao quase todos otimas.
Nao tem a originalidade do 1, mas eh mto eficiente e tem uma trama com leve tom de romance q da uma camada mais dramatica. Mto superior ao 2.
gostei do personagem riverman, eh uma releitura do caronte o homem do barco q leva as almas dos vivos para o Hades na mitologia grega; e aki ele faz isso. E qdo ele acaba sendo morto e os vivos vao ao seu reino ( o do esgoto), so podem levar dali de voltar para "grecia" a morte.
A Volta dos Mortos Vivos
3.6 537 Assista Agoraentre 4.5 e 5 estrelas. quase uma obra-prima.
no msm nivel, ou so um tiquinho abaixo, q o Demons, do lamberto bava, tb lancado em 1985.
As atuacoes sao excelentes, o roteiro eh inteligente, faz uma metalinguagem para com o Noite dos Mortos Vivos e reinventa os zumbis.
Os personagens sao mto bem aproveitados e so comecam a morrer depois da metade do filme; se fosse uma obra de menor qualidade, ja comecariam a matar desde o inicio.
os zumbis realmente dao medo e mais do q a maioria dos zumbis de filmes atuais; eles correm, falam, sao inteligentes; os efeitos visuais deles tb sao mto bons e eficientes.
e me da tesao q o filme foi todinho gravado aki pertinho de casa no finalzinho de Chinatown, q eh o bairro aki acima do Centro.
A Ilha dos Mortos
2.2 346achei excelente. o roteiro e direcao sao comicos mas sem exageros. achei o elenco todo soberbo, dava ate pra terem recebido indicacoes ao oscar. os atores ficam no limiar do drama e humor de maneira mto realista e natural; trabalho de mestre!
Praticamente tds os personagens sao interessantes e possuem seu proprio arco. Romero fez um roteiro inteligente q da bastante tempo de tela para diversos personagens, nao tendo necessariamente um protagonista so.
Nao eh filosofico de critica social mordaz como o Diario dos Mortos (q tb eh um filme excelente, com diversas camadas, e vitrine de amadurecimento do Romero enqto realizador), mas tem seus momentos e a trama eh criativa.
Curioso q num documentario o Romero diz q os filmes dele sao caubois x indios, q eh sempre preto no branco, qm eh mocinho eh bonzinho, qm eh vilao, eh mau. Mas nesse filme aki ele faz diferente; praticamente tds os personagens sao meio cinzentos, os mocinhos nao sao de reputacao ilibada e os viloes nao sao pura maldade.
Nao entendo como a esmagadora maioria do publ, e dos fas do George, desprezam os 2 ultimos trabalhos dele.
Dia dos Mortos
3.7 304 Assista AgoraUm tanto fraco, ainda mais dps de ja termos tido em 1982 o soberbo Demons do Lamberto Bava e atmosferico City of the LIving Dead do Lucio Fulci em 1980 ou 1981.
parece q o Romero fez este aqui so pela grana msm. Tudo meio q sem inspiracao e preguicoso; msm tendo um orcamento 5 x maior q o de Dawn e 35 x q o de Night.
Destaque para as atuacoes excelentes e o vilao lider da trupe eh bem carismatico e magnetico, roubando a cena.
Do ponto de vista do roteiro e direcao so foi interessante msm o fato de poder controlar os zumbis e o bub zumbi ainda meio q humano; aquilo ali trouxe algo de novo ao genero.
Despertar dos Mortos
3.9 319 Assista Agoraum dos meus 4 filmes fav de zumbis eh o refeito Dawn of the Dead de 2004 q eh roteirizado pelo james gunn e eh a estreia do zack snyder dirigindo. mas olha, hj vi este longa original e da de solapada no do snyder.
Q filme potente! envelheceu mto, mas mto bem e eh melhor q a maioria das coisas de zumbis lancadas de 2000 pra ca.
ontem eu vi o night of the living deade 1968 e gostei mto mas achei este daki superior; tem critica politica - coisa q nao consta no de 1968 - e social; achei as atuacoes excelentes, sobretudo a do ator preto.
a edicao e montagem soberba e esperta. Eu tava achando td meio q obra-prima ate a primeira hora, mas ali +- 1 h10m comeca a cansar e se repetir, mostrando novamente eles curtindo a vida adoidados e saqueando as lojas mais uma vez.
E isso se extende ate a morte de um personagem. Acho q poderiam ter usado este tempo extra pra introduzir algum(ns) personagem(ns) novos q, sei la, tavam escondidos em algum canto do shopping.
o terceiro ato tem uns 25 min de duracao (na versao de U.S. theatrical de 2h07m) e ja comeca com a introducao dos viloes da gangue de motos. da pra dizer talvez q o 3o ato na vdd eh com a morte de Stephen Flyboy.
A proposito, vi o filme hj no dia 26 de janeiro de 2024. O ator morreu no dia 20 e levei este baita susto googlando sobre o elenco.
Dawn of the Dead faz zombi 2 do Lucio Fulci ser coisa de crianca. Eu gosto bastante do city of the living dead, tb do Fulci; mas Dawn of the Dead eh mto superior; uma das obras definitivas do genero.
Código Desconhecido
3.7 79 Assista Agoraachei um arroubo de filme. excelente (possivelmente melhor q the piano teacher e melhor q funny games 1997). e o formato lento permite q vc se coloque ali como uma testemunha (mas nao como o personagem pq o haneke cansa de dizer q seus filmes nao sao para q o espectador se sinta representado, mas para q olhe como um de fora).
a cena do franco-arabe jovem no metro com a cuspida foi sensacional. qdo ele saiu e deu um grito assustando o homem de oculos e a binoche, eu ri alto; curioso q na cena eles se assustam e ela chora, mas eu fui ao contrario. Pior q achei aquilo tao veridico com o q passo no metro aki em los angeles.
A Noite dos Mortos-Vivos
4.0 549 Assista Agorafalam tao bem do filme q finalmentes decadas apos tanto ouvir criando tantas expectativas, fui ver e queria ter curtido mais, porem parece q foi tao influente no genero de horror e de zumbis q foi replicado ah nauseum.
tentando isolar a minha mente a epoca, eh de cair o queixo. Eh bem hitchcockiniano e bem politicamente correto, com algumas subversoes silenciosas como o protagonista ser preto (e ainda por cima nao ser um esteriotipo de preto).
o filme nem palavrao nao tem; eu achava q seria bem sujo, bem evil dead. eu tb achava q seria um filme classico de mortos-vivos saindo das tumbas; mas nao, esse filme eh o blueprint do horror zumbi atual, algo mais em relacao a contagio e doenca e menos espiritual/metafisico.
tive dificuldade para com a cena final da morte pq foi mal feita e repentina; mas o filme eh z, orcamento micro.
Os Demônios
3.9 153os ultimos 30 minutos (3o. ato) sao excelentes e deveras aflitivo. Lembrou-me mto o final do Homem de Palha (1970) so q extendido em meia-hora.
Jogador Misterioso
2.6 40Mantive mee entretido porem eh um csi roma. Um argento completamente sem estilo e ttodo no automatico
A Professora de Piano
4.0 686 Assista Agorao filme eh mais superficial do q essa profundidade toda alardeada. A huppert esta mto bem mas longe do arroubo em Elle.
eh um otimo filme ainda assim, bebe da fonte de Persona do bergman.
Quando Duas Mulheres Pecam
4.4 1,1K Assista Agoraqueria ter gostado mais. estava fascinado ate mais ou menos os 50 minutos iniciais.
o titulo nacional eh tao cretico e rasteiro.
Depois eu ja estava cansado.
Mas eh um filmaco. Dos filmes de terror da decada de 60, bebe de rosemary eh o melhor e psicose eh o segundo.
Desejo e Obsessão
3.3 73terror corporal meio q Novo Extremo Frances.
tem um estilo bem michael haneke, mais lugebre q nao deixa vc saber se akilo eh real ou nao; os personagens sabendo mais do q o especatador. nao ha respostas a serem entregues, apenas perguntas.
o filme comeca no meio e termina no meio, uma metafora meta-linguistica sobre a experiencia de ver um filme e sobre como eh a vida de encontros.
Love Exposure
4.2 93ja vi 8 filmes do Sio Sono, contando com o tokyo vampire hotel minisserie;
este filme achei q nao atinge as expectativas q criem, mts dizem ser a obra-prima dele e fui com mta sede ao pote.
dos seus trabalhos originais - nao adaptacoes - eh o mais acessivel e convencional (depois de TAG) do Sono. Prefiro o estilo mais nao castrado dele como na trilogia do suicidio ou na carnavalesquice pitoresca do Tokyo Vampire Hotel.
Ainda assim eh um filme mto bom e com algumas camadas, nao trabalhadas, mas interessantes. Queria mto ter encontrado sem ter de comprar midia a versao minisserie de 6 horas.
Síndrome Mortal
3.4 42Quase tao bom qto trauma (1993). Este eh o 2o. Filme do argento da decada de 1990 q tem qualidade. Claro q nao se compara ao seu auge 70-80.
A trilha do morricone esta otima.
A asia faz o q pode, no final ela esta otima, porem nao convence mas nao por culpa dela e sim pelo nepotismo em escalar uma garota de 18 anos com cara de 14 pra fazer papel de uma policial.
A grande reviravolta nao soou como deus ex machina q nem em Tenebrae mas o roteuro deu mts pista e o palnting/payoff ficou obvio e sem imlacto de surpresa. Especialmente pq ela usou a 9 mm pra matar o marie, ali ja deixando claro q ela estava matando.
Museu de Horrores
2.9 13eu do comeco ao film achando q era dirigido pelo argento. achei mto bom, manteve mais atmosfera com o fulci queria e menos gore. porem o maior trunfo aki eh o roteiro interessante e reviravolta.
se fosse um filme do argento como achei q era, teria sido mto bom, porem nada comparavel as maravilhas preciosas das decadas de 70 e 80.
Um gato no Cérebro
3.5 37sigo repetindo, Fulci nao tem o talento do Argento e nem dos 2 Bava.
Ate aki neste filme tardio (1990 ja nao era novidade) ele nao consegue se superar. o inicio eh otimo e a cena do rapaz militar com a moca na cama sao otimas.
porem o fulci nunca foi bom nos roteiros e seus filmes costumam nao ter liga metalica neste sentido. Aki praticamente nao ha alegorias ou metaforas, eh td mto obvio; completamente o oposto do Tenebrae do Argento, q tb versa sobre o proprio diretor e seus conflitos, mas de maneira mais fabulesca e alegorica.
Mas eh um bom filme, bem violento e o Fulci eh melhor ator do q a maioria do povo q ele contratava.
O Gato Preto
3.5 68 Assista Agoragostei bastante e usa mto do expressionismo alemao ainda; mta geometria e jogo low-key iluminacao. Boris esta excelente, Bela tb. O rapaz q faz o esposo da jovem eh otimo tb.
Nao fica devendo aos longas do hitchcock. O roteiro eh agil e inteligente.
Enigma do Pesadelo
2.8 23 Assista AgoraFulci nao tem o talennto do argento nem dos 2 Bava; porem esta fita esta entre seus 8 mmelhores trabalhos certamente.
Terror nas Trevas
3.6 133orcamento bem inchado se comparado com city of the living dead.
Porem eh bem inferior.
mas as cenas de violencia sao talvez as melhores de qlqr filme do fulci, bem demoradas e detalhadas.
o inicio no passado e o final no inferno sao a melhor coisa da obra; a proposito, eh mto comum isso na filmografia do fulci, ter umas cenas iniciais meio q geniais e um final excelente, mas o recheio entre o pao eh fraco
Corrente do Mal
3.2 1,8K Assista Agorafalaram tao bem mas o resultado fica mto anemico.
eh um david cronenberg do $1.99.
a direcao de arte foi pavorosa em inserir aquele shellular e alguns carros dos anos 90 pra fazer vc achar q akilo tinha logica de sonhos, mas a vdd q nada ali traz esta logica.
o trabalho de direcao de camera, entretanto, eh fenomenal, e a camera rodando pra la e pra ca da esta sensacao de corrente. Mas o uso escalafobetico da trilha musical cansa depois de um tempo e fica ruim no terceiro ato pq martela na cabeca e parece q eh a unica coisa q faz vc sentir o terror e a tensao.
o desfecho foi bem parabolesco cautionary tale, com licao de moral: faca sexo apenas com a pessoa q vc gosta e pretende ter um relacionamento com ela.
Pavor na Cidade dos Zumbis
3.5 105a cena da furadeira eh bastante politica, um denso comentario social. o ser humano vivo eh mais vil, insano e implacavel q os mortos-vivos!