Poxa, fazia tempo que Altered States estava na minha lista, mas por um motivo ou outro, deixava-o de lado... Hoje pude vê-lo, e que filmaço, ele é muito mais do que a sinopse dá a entender... Excelente roteiro, diálogos, além das ideias/teorias apresentadas, que são fodas...
Uma história que vai interessar a todos que não acreditam no mito de que o mundo foi criado em 6 dias (ou outros similares)... Pois quando o pensamento descarta estes mitos, surgem diversas questões : Como surgiu o universo? Como surgiu a vida? Como surgiu a consciência?
Filme espetacular, depois de mais de 30 anos, continua empolgante e relevante.
Assisti devido a uma "indicação indireta" da Elen, digamos assim (xD), e não me decepcionei... Um belo filme, gostei muito da fotografia em tons dourados, do tema levantado (A perda de identidade, a rejeição dos outros e a auto-rejeição, a aceitação de si mesmo, etc), fatores que tornam o desenrolar da história sempre interessante.
E claro, impossível não nos emocionarmos com o final...
Pra quem já conhece o trabalho do Shane Meadows, sabe que ele é especialista em mostrar personagens e situações totalmente humanas, sempre com muita sensibilidade... Sem esquecer do cuidado que se nota nas trilhas sonoras dos seus filmes, a deste casou simplesmente à perfeição, fora de série!
E claro, 'Somers Town' não foge às características citadas, 5 estrelas.
Gostei da mistura de drama, fotografia belíssima e trilha sonora no mesmo nível com imagens cruas e/ou violentas. Esse contraste é algo raro de se ver, e o considerei bastante interessante. E todo o filme se desenvolve com aquela atmosférica trágica, que deixa o espectador um pouco agoniado... Muito bom.
É um filme lento, realmente. Mas assisti com o estado de espírito adequado (Pelos comentários aqui da página eu já tinha uma base do que esperar) e apreciei o ritmo, a atmosfera, os silêncios...
E o final ainda te deixa a pensar, pois no meu modo de ver, as questões em aberto o tornam mais instigante. Afinal
pelo que entendi, a Vera não estava realmente grávida, então o que a levou a dizer ao Alex que estava grávida de outro homem? Seria um desequilíbrio mental, ou talvez a intenção de ser novamente notada pelo marido?
Fazia muito tempo que queria ver este filme, e consegui graças ao MKO, coisa linda.
Enfim, belíssimo filme, me lembrou o dinamarquês 'Pelle, O Conquistador', onde, guardadas as devidas proporções, também são retratadas as alegrias e tristezas, êxitos e fracassos das classes mais baixas.
Gostei muito mesmo, correspondeu às expectativas. Recomendá-lo-ei sempre que possível. =)
Interessante recriação dos costumes e tradições de um povo que pouco conhecemos por aqui, é sempre bom ver algo neste estilo.
E um pequeno spoiler agora: O cara matar um urso e depois disso o seu olhar, por três dias, matar quem o encarar, é algo que hoje nos parece muito ridículo mesmo. Ao ver estas cenas, acabei pensando que espero que a humanidade evolua e um dia encare as religiões da mesma forma que hoje vemos esta superstição. Mas ateísmos à parte, bom filme.
Me cativaram muito a atmosfera de filme mais alternativo, a trilha sonora e a fotografia, que é lindíssima. Demorou um pouco a engrenar, mas vale a pena. E eu tive a impressão que
Fazia um bom tempo que queria ver este filme, devido aos comentários bipolares na página. E gostei muito, concordo com os comentários positivos... hehehe Você nota que todo o filme foi muito bem pensado, com um conceito bem definido, o trabalho com os sons é muito interessante. E claro
Filmaço! Isto é cinema de verdade, realista, humano, e ao mesmo tempo muito envolvente... O cinema e os cineastas dinamarqueses/escandinavos estão entre os melhores do mundo na atualidade, não tenho dúvidas disso.
E Mads Mikkelsen na crista da onda, com grandes atuações em todos os filmes que participa... Tinha como ser ruim?
"A felicidade? A felicidade é quando Mifune sai do sótão." *-*
Cinema dinamarquês e Dogma 95, porque eu fiquei tanto tempo longe de vocês?
Mais um ótimo exemplar desta safra, com aquela pegada dos filmes escandinavos que eu aprecio por demais, sutil, sensível, sem moralismos ou julgamentos... Belo filme, sem sombra de dúvida.
Harold and Maude é uma ode à vida e à liberdade, que coisa linda... Acabei refletindo sobre o quanto somos presos pelo trabalho, estudos, dinheiro, leis e etc...
Este filme é uma obra de arte em todos os aspectos, e Maude é uma personagem extremamente cativante, todos deveriam conhecê-la e aprender com ela.
Mergulhei na atmosfera desse filme... Tudo nele é envolvente, as atuações, o roteiro, a fotografia, a trilha sonora... Belissimamente dirigido pela dona Tamar van den Dop, já estou na expectativa pela próxima película dela.
Só achei o final um pouco exagerado, mas nada que diminua esta ótima experiência.
A 'Wonderful New World' eu achei bem descartável, todo mundo já viu centenas de histórias de contaminações e zumbis.
Happy Birthday é muito boa, mas a melhor é a 'Creation of Heaven', com sua trama criativa e bem desenvolvida, ótima fotografia, além da discussão filosófica. Renderia um longa facilmente.
A crítica à TV mais genial, violenta e frontal que já vi. Cada diálogo/monólogo é melhor do que o outro, cada crítica é mais e mais verdadeira e corrosiva. Impossível negar a força e a relevância deste filme. Clássico.
" Eu costumava pensar que a pior coisa na vida era terminar sozinho. Não é. A pior coisa na vida é acabar com pessoas que o fazem se sentir sozinho."
Quantos comentários rasos nessa página... As pessoas esperam assistir uma comédia tão superficial quanto as suas percepções, aí não entendem a proposta e não gostam do filme, e dão nota baixa... Ótimo filme, o final me surpreendeu e emocionou, além de que a mensagem passada é totalmente válida. Vale a pena!
Esqueçam a causa da explosão, não é sobre isso que o filme trata. O foco, e mais interessante, é a degradação dos personagens, o clima claustrofóbico e opressivo, a violência crua...
É um filme extremamente tenso, até perturbador, e me fez pensar sobre o que o ser humano é capaz, quando as regras da sociedade não se aplicam mais. E apesar dos pequenos defeitos, é um filmaço, e considero-o como um 5 estrelas, dentro da sua proposta.
Durante o filme, considerei ele bastante arrastado, faltando dinamismo mesmo... Mas conforme fui analisando a história, a relação do Dodd e o Freddie, e as atuações monstruosas de ambos, comecei a gostar mais. Joaquin Phoenix arregaçou, deu profundidade a um personagem aparentemente raso.
Enfim, gostei bastante, apesar de não ser um filme com grandes impactos e reviravoltas. E ainda me ficou a sensação de que deixei algumas coisas passarem.
Mas esta sinopse é enganosa, dá uma impressão incorreta sobre o que se vai assistir.
Eu saí da sessão com uma impressão ótima, mas aí fui pensando e pensando sobre o filme, e cada vez mais ele foi caindo no meu conceito. Por diversos motivos:
1 - Final "super feliz", espiritismo tosco e beirando a auto-ajuda. Fiquei enjoado de tanta melação.
2 - As conexões entre as histórias deveriam ser mais relevantes, tendo consequências mais diretas. Assim, parece que simplesmente jogaram 6 histórias diferentes e criaram detalhes para ligá-las.
3 - Algumas histórias são irrelevantes, desnecessárias para o andamento do conjunto, principalmente a do Timothy Cavendish.
4 - A última história foi praticamente chupinhada d'A Máquina do Tempo, vergonhoso.
Enfim, é um bom entretenimento Hollywoodiano, desde que não se pare pra pensar.
Viagens Alucinantes
3.7 186Poxa, fazia tempo que Altered States estava na minha lista, mas por um motivo ou outro, deixava-o de lado... Hoje pude vê-lo, e que filmaço, ele é muito mais do que a sinopse dá a entender... Excelente roteiro, diálogos, além das ideias/teorias apresentadas, que são fodas...
Uma história que vai interessar a todos que não acreditam no mito de que o mundo foi criado em 6 dias (ou outros similares)... Pois quando o pensamento descarta estes mitos, surgem diversas questões : Como surgiu o universo? Como surgiu a vida? Como surgiu a consciência?
Filme espetacular, depois de mais de 30 anos, continua empolgante e relevante.
O Quarto dos Oficiais
4.2 5Assisti devido a uma "indicação indireta" da Elen, digamos assim (xD), e não me decepcionei... Um belo filme, gostei muito da fotografia em tons dourados, do tema levantado (A perda de identidade, a rejeição dos outros e a auto-rejeição, a aceitação de si mesmo, etc), fatores que tornam o desenrolar da história sempre interessante.
E claro, impossível não nos emocionarmos com o final...
Somers Town
3.6 8Pra quem já conhece o trabalho do Shane Meadows, sabe que ele é especialista em mostrar personagens e situações totalmente humanas, sempre com muita sensibilidade... Sem esquecer do cuidado que se nota nas trilhas sonoras dos seus filmes, a deste casou simplesmente à perfeição, fora de série!
E claro, 'Somers Town' não foge às características citadas, 5 estrelas.
Tudo o Que Importa é o Passado
3.5 13Gostei da mistura de drama, fotografia belíssima e trilha sonora no mesmo nível com imagens cruas e/ou violentas. Esse contraste é algo raro de se ver, e o considerei bastante interessante. E todo o filme se desenvolve com aquela atmosférica trágica, que deixa o espectador um pouco agoniado... Muito bom.
O Desterro
3.9 25É um filme lento, realmente. Mas assisti com o estado de espírito adequado (Pelos comentários aqui da página eu já tinha uma base do que esperar) e apreciei o ritmo, a atmosfera, os silêncios...
E o final ainda te deixa a pensar, pois no meu modo de ver, as questões em aberto o tornam mais instigante. Afinal
pelo que entendi, a Vera não estava realmente grávida, então o que a levou a dizer ao Alex que estava grávida de outro homem? Seria um desequilíbrio mental, ou talvez a intenção de ser novamente notada pelo marido?
Excelente, agora quero ver 'O Retorno'.
Um Lugar no Mundo
4.0 11Fazia muito tempo que queria ver este filme, e consegui graças ao MKO, coisa linda.
Enfim, belíssimo filme, me lembrou o dinamarquês 'Pelle, O Conquistador', onde, guardadas as devidas proporções, também são retratadas as alegrias e tristezas, êxitos e fracassos das classes mais baixas.
Gostei muito mesmo, correspondeu às expectativas. Recomendá-lo-ei sempre que possível. =)
Fugindo da Morte
3.4 10Interessante recriação dos costumes e tradições de um povo que pouco conhecemos por aqui, é sempre bom ver algo neste estilo.
E um pequeno spoiler agora: O cara matar um urso e depois disso o seu olhar, por três dias, matar quem o encarar, é algo que hoje nos parece muito ridículo mesmo. Ao ver estas cenas, acabei pensando que espero que a humanidade evolua e um dia encare as religiões da mesma forma que hoje vemos esta superstição. Mas ateísmos à parte, bom filme.
Caçada Selvagem
3.3 21Me cativaram muito a atmosfera de filme mais alternativo, a trilha sonora e a fotografia, que é lindíssima. Demorou um pouco a engrenar, mas vale a pena. E eu tive a impressão que
as cenas da 'vida real', digamos assim, tinham algo de onírico, pareciam menos reais do que as do acampamento.
Não sei se isto foi proposital, ou se foi só a minha imaginação mesmo(xD), mas é algo a se pensar. Um filme diferente, e muito bom.
O Som ao Redor
3.8 1,1K Assista AgoraFazia um bom tempo que queria ver este filme, devido aos comentários bipolares na página. E gostei muito, concordo com os comentários positivos... hehehe Você nota que todo o filme foi muito bem pensado, com um conceito bem definido, o trabalho com os sons é muito interessante. E claro
a rua, as grades, que são grandes personagens do filme também.
Mais um ótimo representante do cinema nacional, e tomara que surjam mais com este nível de qualidade.
Pura
4.0 33Belo drama, e ainda recheado de música clássica, referências filosóficas e literárias...
Preciso de um visto para a Noruega, alguém me arruma? xD
Minha Quase Verdadeira História
3.2 28 Assista AgoraPorra, Hitler
sendo encoxado por um cachorro
A Caça
4.2 2,0K Assista AgoraFilmaço! Isto é cinema de verdade, realista, humano, e ao mesmo tempo muito envolvente... O cinema e os cineastas dinamarqueses/escandinavos estão entre os melhores do mundo na atualidade, não tenho dúvidas disso.
E Mads Mikkelsen na crista da onda, com grandes atuações em todos os filmes que participa... Tinha como ser ruim?
Mifune
3.6 17"A felicidade? A felicidade é quando Mifune sai do sótão." *-*
Cinema dinamarquês e Dogma 95, porque eu fiquei tanto tempo longe de vocês?
Mais um ótimo exemplar desta safra, com aquela pegada dos filmes escandinavos que eu aprecio por demais, sutil, sensível, sem moralismos ou julgamentos... Belo filme, sem sombra de dúvida.
Ensina-me a Viver
4.3 874 Assista AgoraHarold and Maude é uma ode à vida e à liberdade, que coisa linda... Acabei refletindo sobre o quanto somos presos pelo trabalho, estudos, dinheiro, leis e etc...
Este filme é uma obra de arte em todos os aspectos, e Maude é uma personagem extremamente cativante, todos deveriam conhecê-la e aprender com ela.
Cegos
4.2 40Mergulhei na atmosfera desse filme... Tudo nele é envolvente, as atuações, o roteiro, a fotografia, a trilha sonora... Belissimamente dirigido pela dona Tamar van den Dop, já estou na expectativa pela próxima película dela.
Só achei o final um pouco exagerado, mas nada que diminua esta ótima experiência.
O Livro do Apocalipse
3.3 27A 'Wonderful New World' eu achei bem descartável, todo mundo já viu centenas de histórias de contaminações e zumbis.
Happy Birthday é muito boa, mas a melhor é a 'Creation of Heaven', com sua trama criativa e bem desenvolvida, ótima fotografia, além da discussão filosófica. Renderia um longa facilmente.
Rede de Intrigas
4.2 360 Assista AgoraA crítica à TV mais genial, violenta e frontal que já vi. Cada diálogo/monólogo é melhor do que o outro, cada crítica é mais e mais verdadeira e corrosiva. Impossível negar a força e a relevância deste filme. Clássico.
A Separação
4.2 726 Assista AgoraMe lembrou o dinamarquês 'Acusado', devido aos dilemas morais, a tensão em saber quem está falando a verdade, o roteiro inteligentíssimo.
Um filmaço, só não dou 5 estrelas porque
no fim das contas, as duas mulheres foram as grandes vilãs da história, algo que me pareceu meio tendencioso.
Eles Vivem
3.7 734 Assista AgoraDivertido, dentro do estilão de filme B, e com uma história muito legal. Taí um filme que merecia um remake, seria animal.
E realmente, como disseram mais abaixo, as frases de efeito ficaram muito deslocadas, aquela do chiclete foi foda... ariairiariairair
A Questão Humana
3.5 36Poxa, a premissa é muito interessante. E apesar da pegada quase documental, o filme prende a atenção. Porém, depois
da conversa do Simon com o Karl Rose, quando ele deveria dar uma parecer sobre a condição do Jüst,
O Melhor Pai do Mundo
3.2 107" Eu costumava pensar que a pior coisa na vida era terminar sozinho. Não é. A pior coisa na vida é acabar com pessoas que o fazem se sentir sozinho."
Quantos comentários rasos nessa página... As pessoas esperam assistir uma comédia tão superficial quanto as suas percepções, aí não entendem a proposta e não gostam do filme, e dão nota baixa... Ótimo filme, o final me surpreendeu e emocionou, além de que a mensagem passada é totalmente válida. Vale a pena!
O Abrigo
3.0 414Esqueçam a causa da explosão, não é sobre isso que o filme trata. O foco, e mais interessante, é a degradação dos personagens, o clima claustrofóbico e opressivo, a violência crua...
É um filme extremamente tenso, até perturbador, e me fez pensar sobre o que o ser humano é capaz, quando as regras da sociedade não se aplicam mais. E apesar dos pequenos defeitos, é um filmaço, e considero-o como um 5 estrelas, dentro da sua proposta.
O Mestre
3.7 1,0K Assista AgoraDurante o filme, considerei ele bastante arrastado, faltando dinamismo mesmo... Mas conforme fui analisando a história, a relação do Dodd e o Freddie, e as atuações monstruosas de ambos, comecei a gostar mais. Joaquin Phoenix arregaçou, deu profundidade a um personagem aparentemente raso.
Enfim, gostei bastante, apesar de não ser um filme com grandes impactos e reviravoltas. E ainda me ficou a sensação de que deixei algumas coisas passarem.
Mas esta sinopse é enganosa, dá uma impressão incorreta sobre o que se vai assistir.
A Viagem
3.7 2,5K Assista AgoraEu saí da sessão com uma impressão ótima, mas aí fui pensando e pensando sobre o filme, e cada vez mais ele foi caindo no meu conceito. Por diversos motivos:
1 - Final "super feliz", espiritismo tosco e beirando a auto-ajuda. Fiquei enjoado de tanta melação.
2 - As conexões entre as histórias deveriam ser mais relevantes, tendo consequências mais diretas. Assim, parece que simplesmente jogaram 6 histórias diferentes e criaram detalhes para ligá-las.
3 - Algumas histórias são irrelevantes, desnecessárias para o andamento do conjunto, principalmente a do Timothy Cavendish.
4 - A última história foi praticamente chupinhada d'A Máquina do Tempo, vergonhoso.
Enfim, é um bom entretenimento Hollywoodiano, desde que não se pare pra pensar.