Desde que comecei a assistir filmes "conceituados", foi mais comum seguir uma trajetória de diretores americanos, como Billy Wilder, Hitchcock, Welles, Frank Capra. Ladrões de Bicicleta é o primeiro filme europeu "antigo" que eu assisto, e a diferença nos termos técnicos é grande. A edição e montagem parece mais com filmes americanos da década de trinta. Ter assistidos os clássicos de hollywood primeiro foi importante pra que os aspectos de outros movimentos, como neo-realismo italiano, ficassem claros pra mim. O que mais cativa no filme é a simplicidade do Ricci e do filho. Todo o caos social do período pós guerra é retratado muito bem pelo Vitório de Sica aqui, se voltando mais especificamente, pela condição do proletariado. Confesso que lá pelo meio do filme, fiquei um pouco cansado. Só depois de ter visto o final, é que consegui refletir melhor sobre a situação toda, em que tantos Riccis por ali estavam submetidos. O filme envolve o espectador principalmente por se tratar de problemas e anseios de pessoas comuns, submetidas e moldadas pelo meio em que vivem.
O longa mostra toda versatilidade do Billy Wilder, que consegue realizar ótimos trabalhos de vários gêneros diferentes, nunca perdendo a linha. Confesso que acostumado com Snst. Boulevard, Ace in the Hole, Double Indemnity, eu esperava outro tipo de filme. Mas não fiquei decepcionado, de forma alguma. Realmente, é um filme muito descontraído e engraçado. Destaque pra Marilyn que rouba a cena sempre que aparece, e ,sim, o Jack Lemmon ficou muito gata kkkk
Uma abordagem fantástica de como as mídias distorcem, modificam e se aproveitam da realidade pra ganhar dinheiro em cima disso. Acho que o tema central do filme seria "Sensacionalismo". Ace in the Hole é uma profecia dos jornais nacionais e datenas que viriam nos anos dois mil. A trama é muito envolvente, pra falar a verdade não dá nem tempo pra o cara prestar atenção na direção, fotografia essas coisas. Acho que reflexão foi o foco principal aqui. Imprescindível pra o pessoal que trabalha com jornalismo, mídias, essas coisas
Uma aula de cinema noir, Double Indemnity mostra Billy Wilder afiadíssimo. O filme vai ficando cada vez mais tenso a medida que Walter Neff entra num beco sem saída. A narração em off "quase póstuma", que apareceria ,póstuma ,depois, em Sunset Boulevard vai deixando o espectador cada vez mais curioso em saber, onde foi que tudo deu errado. A "aparente" paixão incontrolada e súbita da "femme nem tão fatale assim" causa um incômodo enorme. A ânsia da personagem da Stanwyck em fazer tudo de forma impulsiva causa uma tensão enorme, em contraste com toda meticulosidade do Neff. O roteiro, com seus altos e baixos e fatos que vão se encaixando, não dá pausa pra gente respirar. As melhores sacadas são as cenas onde o Keyes, com toda sua sagacidade, desconstrói todo esquema, enquanto observamos as expressões do Neff, vendo seu plano cada vez mais indo por água abaixo.
Do ponto de vista da problematização e reflexão, o início do filme trás uma premissa muito interessante. Muitas vezes, quando se está num relacionamento sério, ou em outras palavras, quando você está junto com uma pessoa não exatamente por liberdade mas por que a "sociedade acha que você deveria estar", a sensação de obrigação sufoca outros sentimentos. Citando o Sylvio Ribeiro aqui embaixo, a discussão do casal no início nada é mais do que um "desejo extravasado de estar distante um do outro para experimentar, revendo suas necessidades como forma de pensar na importância da relação e, obviamente, conciliar a partir da aceitação de tudo isso como uma experiência necessária". É interessante observar como a nossa percepção vai mudando sobe o que pensamos a respeito de Ann, e ver que no final das contas, toda impulsividade, infantilidade, insegurança e ciúmes é apenas o jeito dela de chamar a atenção do David. Estando justificada ou não, sendo mulher, todo mundo acha bonitinho ela usar o cara pra fazer ciúme ao David rs Além de problematizar um assunto interessante, é uma comédia perfeita pra ver em casal. Acho impossível assistir com a sua namorada e não identificar pelo menos metade das loucuras.
Impossível assistir Cassino e não lembrar dos Goodfellas. O dinamismo e o jogo de interesses permeia a trama toda. O filme anda num ritmo muito acelerado, e não sei se faz parte da intenção do Scorsese trazer esse monte de informação a tona de uma vez só pra pirar quem tá assistindo. Como na série dos 12 homens e um segredo, pelo menos parece pra mim, que os esquemas e muitos acontecimentos não estão lá pra serem esclarecidos totalmente. Acho interessante essa visão do Scorsese do mundo podre que está por trás dos grandes milionários, Sharon Stone faz um papel decadente, pra mim, análogo a esposa do Ray Liotta no Goodfellas. Luxúria e muita baixaria, só isso.
Comentaram aqui, e eu vi que a semelhança com Um Estranho no Ninho é perceptível mesmo. Luke trás esperanças a todos. Ele dá outro sentido a permanência dos caras na prisão. O personagem passa um espírito de luta que expressa é quase um livro de 'auto-ajuda' pra quem está assistindo, não num sentido de ilusão ou falsa promessa, mas de que a luta continua e de que a beleza da vida está em seguir em frente enquanto todos dizem que você não deve ir. Mas o mais é importante é que isso não é algo racional, ou uma escolha que ele faz. Isso é a essência dele.
Aquele jeitão todo irreverente do Cary Grant deu um ar de aventura muito foda no filme. Só hitchcock mesmo pra conseguir encaixar a cena do avião no filme e não ficar deslocado. Depois que eu comecei a assistir o filme, eu lembrei da capa e fiquei me perguntando "Quando é que vai chegar aquela cena do avião?" Assisti The 39 Steps agora a pouco e ´é como tinha comentado : Tudo muda, mas a essência se mantém. Um aspecto muito importante abordado nesses thrillers dele que eu acho o máximo é o da sensação de que está havendo uma conspiração contra o personagem , MAS NINGUEM ACREDITA NELE ! Divertido e de tirar o fôlego.
A tensão criada pela presença do Uncle Charlie é irritante. Aquele tipo de trama em que a situação (seja por incerteza ou medo) impede que a verdade seja dita. Tudo é bem amarrada, os personagens são relevantes e as informações vão sendo disponibilizadas na medida certa. O principal problema dos filmes do hitchcock é a expectativa de quem o assiste. Você sempre vai dizer aqui que esperava mais. É claro, vindo dele, a gente sempre espera algo sensacional. O filme segue um ritmo lento e de tensão constante com poucos momentos realmente tensos. As crianças desenvolvem um papel muito interessante, algumas pequenas sacadas inteligentes e engraçadas vieram da menininha de óculos. A ideia da criança subestimada é um tema que eu gosto de ver sendo abordado, maior parte dos adultos ali é bem mais ignorante que os pequenos. Não está entre os meus favoritos dele, mas é um grande filme sim. Pra mim ficou um pouco ambíguo a intenção do diretor em dar uma lição de moral :
Eu vi moralismo no fato de que a chegada do Charlie teve a ver com as reclamações da sobrinha. Ela estava achando tudo parado e sem emoção? Esta reclamando que vive numa família antiquada, conservadora e que não faz nada de diferente? Vamos te dar algo que vem da cidade grande pra você ver como é bom.
Irreverente e inteligente como sempre, woody allen trata de assuntos que beiram ao existencial aqui. As subtramas que se conectam e a narração em off dos pensamentos deram um ar mais dinâmico e claro ao filme. Talvez entre todas as perspectivas mostradas a busca existencial do personagem do mickey foi uma das que mais me chamou atenção.
Ele faz uma abordagem muito interessante de uma "caída no real" que ele deu. Ao meio de tanta correria, preocupação, stress e problemas fúteis, ele percebe que tudo isso está prestes a ruir. O mais engraçado pra mim foi quando ele foi conversar com os pais que ia virar católico
Até agora esse é o filme mais velho que eu já assisti e surpreendentemente um dos melhores. Muito interessante ver como a estética nem está tão prejudicada, eu ,na minha ignorância, imaginei que devido a 'precariedade' da tecnologia disponível na época, várias falhas ficariam evidentes, engano meu. É também o primeiro que vi da fase britânica, e foi neste que eu percebi o quanto elementos do cinema mudo estão presentes nos filmes do hitchcock. E como o diretor não se deixou que as inovações tecnológicas atrapalhassem ou distorcessem a substância das suas obras. Este filme foi especial pra mim, além é claro das características bem conectadas entre o roteiro, os aspectos visuais e as atuações, também por que eu percebi a grandiosidade de um diretor, que em tanto tempo de trabalho, perdeu tão pouco a sua essência, obras de um mesmo autor que estão separadas por 30 anos e muitos avanços tecnológicos, mas que se mantêm com fidelidade na intenção de saber se comunicar de forma única com o espectador. Ótimo filme ! Engraçado como naquela época, a ideia do inocente confundido com um culpado já estava presente nos filmes dele. Outro aspecto que chamou muito a atenção é como o filme é bem humorado. Cheguei a rir bem alto em certas partes, acho que é provavelmente dos filmes que não se propõem a serem filmes de comédia que saem as maiores 'piadas' O mestre mostrando por que é o mestre. Assistam.
O filme não é exatamente um suspense ou terror, mas a atuação desse cara é muito doentia. Uma das coisas que me assusta mais é ver como é comum que existam pessoas que dão credibilidade tão fácil a esse tipo de gente, e como isso pode ser prejudicial. Logo de início eu achei que o que o diretor queria dar ênfase era no moralismo dele e essa ideia fixa de que as mulheres são culpadas por tudo (como se fosse uma forma dele se livrar do sentimento de desejo que sente, e achar isso um pecado). Mas com o tempo o filme se torna uma espécie de fábula, como falaram aqui, principalmente depois que
O filme toma um rumo bem diferente, até mesmo na forma de filmar. Talvez o diretor quisesse mostrar que agora é da perspectiva das crianças que as coisas estão sendo vistas. Também comentaram aqui do dualismo do filme, está muito presente mesmo. Gostei da atuação das crianças,
(DETALHE PRA CENA QUE A PEARL RECORTA BONEQUINHOS COM ODINHEIRO KKKKK )
Assistir esse filme hoje é ver como (grande parte d) a sociedade não mudou nada, e ainda não tem noção de quais são os parâmetros os quais você determina pra saber se algo tem algum fundo de verdade ou não. Talvez num futuro mais próximo onde o pensamento racional esteja mais difundido, os vários Roberts Mitchuns que existem por aí morram de fome !
Impossível não perceber o universo em comum que existe entre Scoop (2006) , Match Point (2005) e Crimes e Misdemeanors ('89). O diretor que até então eu pensei que só era bom com 'comédias reflexivas' como eu gosto de chamar, dá um show aqui no suspense e no thriller. Citei Scoop por causa do tom investigativo e de tensão que o filme tem. Match e Point e Crimes e Pecados são realmente bem parecidos, mas na minha opinião cada filme tem o seu mérito. Match Point trás um roteiro que a princípio parece que não vai dar em nada, e vai ser um filme bem paradão, o que nos prova o contrário mais adiante. Um aspecto abordado neste, que parece com o Scoop, é de como o diretor explora bem ambientes como mansões, teatros e locais de gente da alta sociedade. Um tema importante abordado também entre os três filmes é sobre a arte da "dissimulação" versus a investigação. Quem gosta de Sherlock Holmes, Agatha Christie e coisas do tipo vão gostar. Não faz jus ao estilo de filme do W. Allen que eu estava acostumado mas me agradaram muito todos os três.
O Preto e Branco foi fundamental pra (re)construir o ambiente obscuro da Inglaterra nessa era vitoriana. O filme trás uma reflexão muito grande a respeito da ignorância e da barbariedade humana. Me fez pensar várias "Do que já fomos capazes?". Outro ponto interessante é sobre o fato do sensacionalismo, o aproveitar-se da desgraça do outro para ganhar atenção, e de como o Doutor foi mente aberta em perceber que em dado momento ele estava agindo da mesma maneira que o dono do circo. David Lynch trás um longa cheio de sentimento aqui, é um drama muito profundo, existencial. Há um John Merrick em cada um quando nos sentimos menosprezados pela maneira como nos apresentamos diante da sociedade. É uma pena que a ignorância e a falta de conhecimento reinou por tanto tempo, quem sabe no futuro o bom senso e o humanismo sejam prioridades indiscutíveis. Favoritado!
Quando eu assisto um grande clássico e não encontro nada "demais" fico sempre achando que é ignorância minha em perceber o que realmente importa num longa. Eu nunca fui fã de filmes de romance, então pra mim os clichês românticos não soaram tão 'cansativos'. Interessante imaginar que o filme foi rodado realmente durante a ocupação francesa, numa época onde as pessoas não sabiam ainda o rumo que a Segunda Guerra tomaria ! A situação dos oficiais franceses que é trazida a tona é foda também, sempre divididos entre obedecer aos alemães e 'fazer o que é certo'. Talvez o principal pra mim foi sobre como abordou o fato de que nós não podemos escolher o que sentimos. Independente da situação, de todos os problemas envolvidos, se você gosta de alguém, você está fudido.
(Mesmo depois da mulher ter prometido o céu e a terra, e depois ter sumido sem mais nem menos, quando ela voltou, tudo que ele sentia por ela veio junto)
Morricone e seus assobios inesquecíveis e contagiantes. Eu comecei a ver essa trilogia pelo último (Il Bueno, cattivo etc ), e realmente, como disseram não parece seguir uma ordem cronológica. Sou novo dessa de western mas, acho que depois que eu assistir mais alguns outros filmes vou começar a captar melhor os aspectos mais importantes que um "Spaghetti" deve focar. De qualquer forma, achei o filme divertido e bem humorado. E assistindo vocÊ percebe o que o filme além de ter servido como fonte de inspiração para muitos outros de western, também inflenciou desenhos como Pica Pau, até o De volta pra o futuro 2 , quem assistiu tá ligado que o McFly usa uma parada parecida com aquela pra se proteger das balas. Enfim, MUST SEE pra os fãs de Western.
Não sei dizer o que faltou no filme. Tenho a impressão que os Irmãos Coen não conseguem produzir nada politicamente incorreto. Não tinha parado pra pensar nisso, mas é como se eles fossem especialistas em criar Anti-Heróis que no fundo no fundo estão fazendo a coisa certa ( Detalhe para o Jeff Bridge no Great Lebowski e no True Grit (Bravura Indômita) fazendo o papel de um canalha que no fundo é um cara legal, da mesma forma que o Tom neste filme, e o George Clooney no "O Brother Where art Thou ?" A fidelidade do protagonista com os seus ideais irrita um pouco. Como se mesmo dentro desse submundo de podridão, ele seguisse religiosamente aquilo que acredita. Faltou malícia, faltou más intenções e principalmente faltou covardia, por que é disso que o homem é feito. Faltou um mundo mais desregrado.
O Tom conseguiu resolver todos os rolos que quis e ainda saiu impune, achei "perfeito demais"
.Muito idealismo e honestidade pra um filme de mafia. Sim,o roteiro,fotografia e reviravoltas são muito bons. Mas eu não compararia com a trilogia do Coppola. Não estou desmerecendo o filme. No final das contas, é um bom filme, melhor que muitos por aí.
Um grande clássico sobre egoísmo, interesse e principalmente sobre a responsabilidade de se envolver emocionalmente com alguém. O filme está lotado de diálogos e situações muito peculiares e reflexivas. Também é trazido a tona a importância de 'tomar' uma atitude diante daquilo que não está lhe agradando. O quanto suportar uma situação que você não concorda por dinheiro ou por conforto pode iludir as pessoas ao seu redor e trazer problemas irremediáveis pra você.
Grande decisão do Max de deixar as duas mulheres pra la e viver a sua vida. Nem ficar com a noiva do cara ( mesmo que ela não o amasse mais), nem também continuar naquela vida por luxo. Um tapa na cara de pessoas indecisas e fracas, como eu, que não sabem lidar com situações onde você precisa abrir mão de confortos e magoar algumas pessoas para fazer aquilo que é certo.
Acima de tudo é também uma reflexão sobre a velha-guarda. Essa ideia fixa dos mais velhos que não se conformam com as novas tendências. Só la pelo meio do filme que eu entendi isso do "Crepúsculo dos Deuses". Seria esse esquecimento daqueles que um dia já brilharam, como a Norma, e ainda não se acostumaram com a ideia de que ficaram pra trás. Assisti com a minha namorada e passei o tempo todo pausando e enchendo o saco dela. Favoritado. Grande Clássico. 5 estrelas
Alguém aqui sabe dizer se aquelas fotos da Norma Desmond aparece em algum filme do Charlie Chaplin, achei bem familiar. Valeu
Confesso que até agora, dos filmes do Hitchcock esse foi o que eu achei mais fraco. Apesar de interessante, o roteiro não é muito concreto, e as coisas parecem se encaixar rapido demais. Personagens demais e muitos desnecessários e descartáveis (coisa que até hoje não tinha visto em nenhum filme dele. Acho que poderia ter sido bem melhor. Tenho a impressão de que com o passo que os filmes evoluem em aspectos visuais, muitas vezes perdem no sentido da estória em si. Pra ser mais específico, o roteiro é um pouco infantil e faz com que você só continue vendo o filme por no máximo curiosidade. Como já foi citado aqui, "Para os padrões de filmes, a cima da média, para o padrão Hitchcock normal.."
Não sei se é correto ficar "comparando" filmes. Mas não se pode negar as semelhanças no roteiro e na ambientação desse filme com o Bebê de Rosemary. Um expectador mais atento pode perceber que existem muitos aspectos bem parecidos, e até gostaria de pensar que a profecia é uma continuação da obra do Polanski. Ambos os filmes se tratam de um casal feliz e próspero que está em ascensão profissional e se mudando para uma casa nova onde coisas horríveis vão acontecendo. Em muitos aspectos o Polanski retrata muito melhor o terror psicológico e se expressa de maneira mais bem precisa, e consegue te sufocar bem mais. A profecia flui com uma velocidade maior, o filme tem vários personagens, e não dá muito tempo de você se envolver emocionalmente 'direito' com um só pra ter pena dele. Eu esperava mais do filme no sentido de que "ele deveria ter me deixado mais apavorado", mas de qualquer forma é um filme bem construído, mas na minha opinião é uma obra incompleta. Digo que A profecia poderia ser uma continuação do Polanski porque seria justamente o que aconteceu com o bebê depois que ele nasceu, foi levado para ser adotado por um político influente, que segundo "A Profecia", esse é o meio pelo qual o satanás iria se infiltrar na sociedade e tudo.
O filme tem um quê de Noir gravado em cassinos, bares e sub-mundos de Los Angeles dos anos 30 e 40, só que é feito com adolescentes e dentro de uma escola. O filme tem um rumo investigativo bem construído. O roteiro é bem conduzido, mas não tem nada de extraordinário. É um pouco raro achar filmes com adolescentes dessa idade que seja tão sério. A femme fatale está presente, só faltou um vestido vermelho. É um trabalho bem interessante.
Só percebi depois que li os comentários aqui, que o filme realmente se passa todo praticamente dentro daquele quarto. E posso ser sincero em dizer que não senti falta de nada mais. A trama vai ficando cada vez mais complicada ao passo que as invenções vão se misturando com o que realmente aconteceu. Depois que a mulher não morre, a história vira ao avesso. Favorito, sem dúvida.
Ladrões de Bicicleta
4.4 534 Assista AgoraDesde que comecei a assistir filmes "conceituados", foi mais comum seguir uma trajetória de diretores americanos, como Billy Wilder, Hitchcock, Welles, Frank Capra. Ladrões de Bicicleta é o primeiro filme europeu "antigo" que eu assisto, e a diferença nos termos técnicos é grande. A edição e montagem parece mais com filmes americanos da década de trinta. Ter assistidos os clássicos de hollywood primeiro foi importante pra que os aspectos de outros movimentos, como neo-realismo italiano, ficassem claros pra mim. O que mais cativa no filme é a simplicidade do Ricci e do filho. Todo o caos social do período pós guerra é retratado muito bem pelo Vitório de Sica aqui, se voltando mais especificamente, pela condição do proletariado. Confesso que lá pelo meio do filme, fiquei um pouco cansado. Só depois de ter visto o final, é que consegui refletir melhor sobre a situação toda, em que tantos Riccis por ali estavam submetidos. O filme envolve o espectador principalmente por se tratar de problemas e anseios de pessoas comuns, submetidas e moldadas pelo meio em que vivem.
Quanto Mais Quente Melhor
4.3 853 Assista AgoraO longa mostra toda versatilidade do Billy Wilder, que consegue realizar ótimos trabalhos de vários gêneros diferentes, nunca perdendo a linha. Confesso que acostumado com Snst. Boulevard, Ace in the Hole, Double Indemnity, eu esperava outro tipo de filme. Mas não fiquei decepcionado, de forma alguma. Realmente, é um filme muito descontraído e engraçado. Destaque pra Marilyn que rouba a cena sempre que aparece, e ,sim, o Jack Lemmon ficou muito gata kkkk
A Montanha dos Sete Abutres
4.4 246 Assista AgoraUma abordagem fantástica de como as mídias distorcem, modificam e se aproveitam da realidade pra ganhar dinheiro em cima disso. Acho que o tema central do filme seria "Sensacionalismo". Ace in the Hole é uma profecia dos jornais nacionais e datenas que viriam nos anos dois mil. A trama é muito envolvente, pra falar a verdade não dá nem tempo pra o cara prestar atenção na direção, fotografia essas coisas. Acho que reflexão foi o foco principal aqui. Imprescindível pra o pessoal que trabalha com jornalismo, mídias, essas coisas
Pacto de Sangue
4.3 247 Assista AgoraUma aula de cinema noir, Double Indemnity mostra Billy Wilder afiadíssimo. O filme vai ficando cada vez mais tenso a medida que Walter Neff entra num beco sem saída. A narração em off "quase póstuma", que apareceria ,póstuma ,depois, em Sunset Boulevard vai deixando o espectador cada vez mais curioso em saber, onde foi que tudo deu errado. A "aparente" paixão incontrolada e súbita da "femme nem tão fatale assim" causa um incômodo enorme. A ânsia da personagem da Stanwyck em fazer tudo de forma impulsiva causa uma tensão enorme, em contraste com toda meticulosidade do Neff. O roteiro, com seus altos e baixos e fatos que vão se encaixando, não dá pausa pra gente respirar. As melhores sacadas são as cenas onde o Keyes, com toda sua sagacidade, desconstrói todo esquema, enquanto observamos as expressões do Neff, vendo seu plano cada vez mais indo por água abaixo.
Sr. & Sra. Smith - Um Casal do Barulho
3.3 36Do ponto de vista da problematização e reflexão, o início do filme trás uma premissa muito interessante. Muitas vezes, quando se está num relacionamento sério, ou em outras palavras, quando você está junto com uma pessoa não exatamente por liberdade mas por que a "sociedade acha que você deveria estar", a sensação de obrigação sufoca outros sentimentos. Citando o Sylvio Ribeiro aqui embaixo, a discussão do casal no início nada é mais do que um "desejo extravasado de estar distante um do outro para experimentar, revendo suas necessidades como forma de pensar na importância da relação e, obviamente, conciliar a partir da aceitação de tudo isso como uma experiência necessária". É interessante observar como a nossa percepção vai mudando sobe o que pensamos a respeito de Ann, e ver que no final das contas, toda impulsividade, infantilidade, insegurança e ciúmes é apenas o jeito dela de chamar a atenção do David. Estando justificada ou não, sendo mulher, todo mundo acha bonitinho ela usar o cara pra fazer ciúme ao David rs Além de problematizar um assunto interessante, é uma comédia perfeita pra ver em casal. Acho impossível assistir com a sua namorada e não identificar pelo menos metade das loucuras.
Cassino
4.2 650 Assista AgoraImpossível assistir Cassino e não lembrar dos Goodfellas. O dinamismo e o jogo de interesses permeia a trama toda. O filme anda num ritmo muito acelerado, e não sei se faz parte da intenção do Scorsese trazer esse monte de informação a tona de uma vez só pra pirar quem tá assistindo. Como na série dos 12 homens e um segredo, pelo menos parece pra mim, que os esquemas e muitos acontecimentos não estão lá pra serem esclarecidos totalmente. Acho interessante essa visão do Scorsese do mundo podre que está por trás dos grandes milionários, Sharon Stone faz um papel decadente, pra mim, análogo a esposa do Ray Liotta no Goodfellas. Luxúria e muita baixaria, só isso.
Rebeldia Indomável
4.1 106 Assista AgoraComentaram aqui, e eu vi que a semelhança com Um Estranho no Ninho é perceptível mesmo. Luke trás esperanças a todos. Ele dá outro sentido a permanência dos caras na prisão. O personagem passa um espírito de luta que expressa é quase um livro de 'auto-ajuda' pra quem está assistindo, não num sentido de ilusão ou falsa promessa, mas de que a luta continua e de que a beleza da vida está em seguir em frente enquanto todos dizem que você não deve ir. Mas o mais é importante é que isso não é algo racional, ou uma escolha que ele faz. Isso é a essência dele.
Intriga Internacional
4.1 348 Assista AgoraAquele jeitão todo irreverente do Cary Grant deu um ar de aventura muito foda no filme. Só hitchcock mesmo pra conseguir encaixar a cena do avião no filme e não ficar deslocado. Depois que eu comecei a assistir o filme, eu lembrei da capa e fiquei me perguntando "Quando é que vai chegar aquela cena do avião?" Assisti The 39 Steps agora a pouco e ´é como tinha comentado : Tudo muda, mas a essência se mantém. Um aspecto muito importante abordado nesses thrillers dele que eu acho o máximo é o da sensação de que está havendo uma conspiração contra o personagem , MAS NINGUEM ACREDITA NELE ! Divertido e de tirar o fôlego.
A Sombra de uma Dúvida
4.0 195 Assista AgoraA tensão criada pela presença do Uncle Charlie é irritante. Aquele tipo de trama em que a situação (seja por incerteza ou medo) impede que a verdade seja dita. Tudo é bem amarrada, os personagens são relevantes e as informações vão sendo disponibilizadas na medida certa. O principal problema dos filmes do hitchcock é a expectativa de quem o assiste. Você sempre vai dizer aqui que esperava mais. É claro, vindo dele, a gente sempre espera algo sensacional. O filme segue um ritmo lento e de tensão constante com poucos momentos realmente tensos. As crianças desenvolvem um papel muito interessante, algumas pequenas sacadas inteligentes e engraçadas vieram da menininha de óculos. A ideia da criança subestimada é um tema que eu gosto de ver sendo abordado, maior parte dos adultos ali é bem mais ignorante que os pequenos. Não está entre os meus favoritos dele, mas é um grande filme sim. Pra mim ficou um pouco ambíguo a intenção do diretor em dar uma lição de moral :
Eu vi moralismo no fato de que a chegada do Charlie teve a ver com as reclamações da sobrinha. Ela estava achando tudo parado e sem emoção? Esta reclamando que vive numa família antiquada, conservadora e que não faz nada de diferente? Vamos te dar algo que vem da cidade grande pra você ver como é bom.
Hannah e Suas Irmãs
4.0 293Irreverente e inteligente como sempre, woody allen trata de assuntos que beiram ao existencial aqui. As subtramas que se conectam e a narração em off dos pensamentos deram um ar mais dinâmico e claro ao filme. Talvez entre todas as perspectivas mostradas a busca existencial do personagem do mickey foi uma das que mais me chamou atenção.
Ele faz uma abordagem muito interessante de uma "caída no real" que ele deu. Ao meio de tanta correria, preocupação, stress e problemas fúteis, ele percebe que tudo isso está prestes a ruir. O mais engraçado pra mim foi quando ele foi conversar com os pais que ia virar católico
Os 39 Degraus
3.7 120 Assista AgoraAté agora esse é o filme mais velho que eu já assisti e surpreendentemente um dos melhores. Muito interessante ver como a estética nem está tão prejudicada, eu ,na minha ignorância, imaginei que devido a 'precariedade' da tecnologia disponível na época, várias falhas ficariam evidentes, engano meu. É também o primeiro que vi da fase britânica, e foi neste que eu percebi o quanto elementos do cinema mudo estão presentes nos filmes do hitchcock. E como o diretor não se deixou que as inovações tecnológicas atrapalhassem ou distorcessem a substância das suas obras. Este filme foi especial pra mim, além é claro das características bem conectadas entre o roteiro, os aspectos visuais e as atuações, também por que eu percebi a grandiosidade de um diretor, que em tanto tempo de trabalho, perdeu tão pouco a sua essência, obras de um mesmo autor que estão separadas por 30 anos e muitos avanços tecnológicos, mas que se mantêm com fidelidade na intenção de saber se comunicar de forma única com o espectador. Ótimo filme ! Engraçado como naquela época, a ideia do inocente confundido com um culpado já estava presente nos filmes dele. Outro aspecto que chamou muito a atenção é como o filme é bem humorado. Cheguei a rir bem alto em certas partes, acho que é provavelmente dos filmes que não se propõem a serem filmes de comédia que saem as maiores 'piadas' O mestre mostrando por que é o mestre. Assistam.
O Mensageiro do Diabo
4.1 262 Assista AgoraO filme não é exatamente um suspense ou terror, mas a atuação desse cara é muito doentia. Uma das coisas que me assusta mais é ver como é comum que existam pessoas que dão credibilidade tão fácil a esse tipo de gente, e como isso pode ser prejudicial. Logo de início eu achei que o que o diretor queria dar ênfase era no moralismo dele e essa ideia fixa de que as mulheres são culpadas por tudo (como se fosse uma forma dele se livrar do sentimento de desejo que sente, e achar isso um pecado). Mas com o tempo o filme se torna uma espécie de fábula, como falaram aqui, principalmente depois que
a mão dos garotos morre
(DETALHE PRA CENA QUE A PEARL RECORTA BONEQUINHOS COM ODINHEIRO KKKKK )
Ponto Final: Match Point
3.9 1,4K Assista AgoraImpossível não perceber o universo em comum que existe entre Scoop (2006) , Match Point (2005) e Crimes e Misdemeanors ('89). O diretor que até então eu pensei que só era bom com 'comédias reflexivas' como eu gosto de chamar, dá um show aqui no suspense e no thriller. Citei Scoop por causa do tom investigativo e de tensão que o filme tem. Match e Point e Crimes e Pecados são realmente bem parecidos, mas na minha opinião cada filme tem o seu mérito. Match Point trás um roteiro que a princípio parece que não vai dar em nada, e vai ser um filme bem paradão, o que nos prova o contrário mais adiante. Um aspecto abordado neste, que parece com o Scoop, é de como o diretor explora bem ambientes como mansões, teatros e locais de gente da alta sociedade. Um tema importante abordado também entre os três filmes é sobre a arte da "dissimulação" versus a investigação. Quem gosta de Sherlock Holmes, Agatha Christie e coisas do tipo vão gostar. Não faz jus ao estilo de filme do W. Allen que eu estava acostumado mas me agradaram muito todos os três.
O Homem Elefante
4.4 1,0K Assista AgoraO Preto e Branco foi fundamental pra (re)construir o ambiente obscuro da Inglaterra nessa era vitoriana. O filme trás uma reflexão muito grande a respeito da ignorância e da barbariedade humana. Me fez pensar várias "Do que já fomos capazes?". Outro ponto interessante é sobre o fato do sensacionalismo, o aproveitar-se da desgraça do outro para ganhar atenção, e de como o Doutor foi mente aberta em perceber que em dado momento ele estava agindo da mesma maneira que o dono do circo. David Lynch trás um longa cheio de sentimento aqui, é um drama muito profundo, existencial. Há um John Merrick em cada um quando nos sentimos menosprezados pela maneira como nos apresentamos diante da sociedade. É uma pena que a ignorância e a falta de conhecimento reinou por tanto tempo, quem sabe no futuro o bom senso e o humanismo sejam prioridades indiscutíveis. Favoritado!
Casablanca
4.3 1,0K Assista AgoraQuando eu assisto um grande clássico e não encontro nada "demais" fico sempre achando que é ignorância minha em perceber o que realmente importa num longa. Eu nunca fui fã de filmes de romance, então pra mim os clichês românticos não soaram tão 'cansativos'. Interessante imaginar que o filme foi rodado realmente durante a ocupação francesa, numa época onde as pessoas não sabiam ainda o rumo que a Segunda Guerra tomaria ! A situação dos oficiais franceses que é trazida a tona é foda também, sempre divididos entre obedecer aos alemães e 'fazer o que é certo'. Talvez o principal pra mim foi sobre como abordou o fato de que nós não podemos escolher o que sentimos. Independente da situação, de todos os problemas envolvidos, se você gosta de alguém, você está fudido.
(Mesmo depois da mulher ter prometido o céu e a terra, e depois ter sumido sem mais nem menos, quando ela voltou, tudo que ele sentia por ela veio junto)
Por um Punhado de Dólares
4.2 421 Assista AgoraMorricone e seus assobios inesquecíveis e contagiantes. Eu comecei a ver essa trilogia pelo último (Il Bueno, cattivo etc ), e realmente, como disseram não parece seguir uma ordem cronológica. Sou novo dessa de western mas, acho que depois que eu assistir mais alguns outros filmes vou começar a captar melhor os aspectos mais importantes que um "Spaghetti" deve focar. De qualquer forma, achei o filme divertido e bem humorado. E assistindo vocÊ percebe o que o filme além de ter servido como fonte de inspiração para muitos outros de western, também inflenciou desenhos como Pica Pau, até o De volta pra o futuro 2 , quem assistiu tá ligado que o McFly usa uma parada parecida com aquela pra se proteger das balas. Enfim, MUST SEE pra os fãs de Western.
Ajuste Final
3.9 116 Assista AgoraNão sei dizer o que faltou no filme. Tenho a impressão que os Irmãos Coen não conseguem produzir nada politicamente incorreto. Não tinha parado pra pensar nisso, mas é como se eles fossem especialistas em criar Anti-Heróis que no fundo no fundo estão fazendo a coisa certa ( Detalhe para o Jeff Bridge no Great Lebowski e no True Grit (Bravura Indômita) fazendo o papel de um canalha que no fundo é um cara legal, da mesma forma que o Tom neste filme, e o George Clooney no "O Brother Where art Thou ?" A fidelidade do protagonista com os seus ideais irrita um pouco. Como se mesmo dentro desse submundo de podridão, ele seguisse religiosamente aquilo que acredita. Faltou malícia, faltou más intenções e principalmente faltou covardia, por que é disso que o homem é feito. Faltou um mundo mais desregrado.
O Tom conseguiu resolver todos os rolos que quis e ainda saiu impune, achei "perfeito demais"
Crepúsculo dos Deuses
4.5 794 Assista AgoraUm grande clássico sobre egoísmo, interesse e principalmente sobre a responsabilidade de se envolver emocionalmente com alguém. O filme está lotado de diálogos e situações muito peculiares e reflexivas. Também é trazido a tona a importância de 'tomar' uma atitude diante daquilo que não está lhe agradando. O quanto suportar uma situação que você não concorda por dinheiro ou por conforto pode iludir as pessoas ao seu redor e trazer problemas irremediáveis pra você.
Grande decisão do Max de deixar as duas mulheres pra la e viver a sua vida. Nem ficar com a noiva do cara ( mesmo que ela não o amasse mais), nem também continuar naquela vida por luxo. Um tapa na cara de pessoas indecisas e fracas, como eu, que não sabem lidar com situações onde você precisa abrir mão de confortos e magoar algumas pessoas para fazer aquilo que é certo.
Alguém aqui sabe dizer se aquelas fotos da Norma Desmond aparece em algum filme do Charlie Chaplin, achei bem familiar. Valeu
Os Pássaros
3.9 1,1KO filme poderia ter funcionado normalmente sem os ataques dos pássaros. Superestimado, na minha opinião.
A Morte do Demônio
3.2 3,9K Assista AgoraPra quem gosta de mutilação e afins, é um bom filme. Mas de resto não se aproveita nada. Roteiro e atuações muito ruins, na moral.
Frenesi
3.9 272 Assista AgoraConfesso que até agora, dos filmes do Hitchcock esse foi o que eu achei mais fraco. Apesar de interessante, o roteiro não é muito concreto, e as coisas parecem se encaixar rapido demais. Personagens demais e muitos desnecessários e descartáveis (coisa que até hoje não tinha visto em nenhum filme dele. Acho que poderia ter sido bem melhor. Tenho a impressão de que com o passo que os filmes evoluem em aspectos visuais, muitas vezes perdem no sentido da estória em si. Pra ser mais específico, o roteiro é um pouco infantil e faz com que você só continue vendo o filme por no máximo curiosidade. Como já foi citado aqui, "Para os padrões de filmes, a cima da média, para o padrão Hitchcock normal.."
A Profecia
3.9 591 Assista AgoraNão sei se é correto ficar "comparando" filmes. Mas não se pode negar as semelhanças no roteiro e na ambientação desse filme com o Bebê de Rosemary. Um expectador mais atento pode perceber que existem muitos aspectos bem parecidos, e até gostaria de pensar que a profecia é uma continuação da obra do Polanski. Ambos os filmes se tratam de um casal feliz e próspero que está em ascensão profissional e se mudando para uma casa nova onde coisas horríveis vão acontecendo. Em muitos aspectos o Polanski retrata muito melhor o terror psicológico e se expressa de maneira mais bem precisa, e consegue te sufocar bem mais. A profecia flui com uma velocidade maior, o filme tem vários personagens, e não dá muito tempo de você se envolver emocionalmente 'direito' com um só pra ter pena dele. Eu esperava mais do filme no sentido de que "ele deveria ter me deixado mais apavorado", mas de qualquer forma é um filme bem construído, mas na minha opinião é uma obra incompleta. Digo que A profecia poderia ser uma continuação do Polanski porque seria justamente o que aconteceu com o bebê depois que ele nasceu, foi levado para ser adotado por um político influente, que segundo "A Profecia", esse é o meio pelo qual o satanás iria se infiltrar na sociedade e tudo.
A Ponta de um Crime
3.5 132 Assista AgoraO filme tem um quê de Noir gravado em cassinos, bares e sub-mundos de Los Angeles dos anos 30 e 40, só que é feito com adolescentes e dentro de uma escola. O filme tem um rumo investigativo bem construído. O roteiro é bem conduzido, mas não tem nada de extraordinário. É um pouco raro achar filmes com adolescentes dessa idade que seja tão sério. A femme fatale está presente, só faltou um vestido vermelho. É um trabalho bem interessante.
Disque M Para Matar
4.4 680 Assista AgoraFãs de Sherlock Holmes e Ágatha Christies estão convocados para assistir esse clássico. O melhor filme investigativo que já assisti até hoje.
Só percebi depois que li os comentários aqui, que o filme realmente se passa todo praticamente dentro daquele quarto. E posso ser sincero em dizer que não senti falta de nada mais. A trama vai ficando cada vez mais complicada ao passo que as invenções vão se misturando com o que realmente aconteceu. Depois que a mulher não morre, a história vira ao avesso. Favorito, sem dúvida.