Se Iñárritu fosse músico, seria um daqueles virtuosos da guitarra ao estilo Yngwie Malmsteen ou Steve Vai, mais preocupados em mostrar para a plateia o quanto são bons no que fazem do que em entretê-la. Mas até que esse "exibicionismo técnico" (como alguém definiu perfeitamente aqui nos comentários) encaixou lindamente nesse filme, um épico de vingança passado em um ambiente inóspito. Iñárritu força a barra e exagera no gore de vez em quando, mas o filme é excelente, com destaque para a belíssima paisagem e aquele fucking urso extremamente assustador.
Que coisa bizarra! Mais um documentário para a lista "mais estranho do que a ficção". Aliás, qualquer roteiro de ficção com uma trama dessas seria logo descartado por ser implausível demais. Sobre o filme:
[/spoiler]Pelo que pude perceber, o pedófilo (carinhosamente alcunhado de "B.") à medida que foi conhecendo aquela família, notou uma enorme frustração sexual na vida do casal (inclusive uma homossexualidade reprimida do pai), bolou um plano de seduzir ambos para que se apaixonassem por ele e assim manipulá-los e garantir acesso livre à sua presa. Óbvio que os pais agiram de forma totalmente equivocada, mas era um casal já de meia-idade, vivendo em uma comunidade pequena, religiosa e fechada, de repente encontram uma pessoa nova, alegre, extrovertida e boa de lábia... o depoimento da mãe, semi-embevecida ao falar de seus encontros amorosos com o cara, mesmo depois de já passadas décadas, dá uma ideia de como aquele maluco os tinha nas mãos. Enfim, não estou tentando justificar as ações de ninguém, apenas tentando entender o que se passava na cabeça dos pais naquele momento, a ponto de serem praticamente coniventes com as ações do abusador. E esse cartaz, hein? Tudo é muito esquisito nesse filme.
Receita de tortura: pegue um amontoado de frases aleatórias de palestras ao estilo TED, adicione uma animação tão tremida a ponto de causar vertigem, misture bem e por fim junte tudo em um filme de 97 minutos.
A mais linda animação em stop motion que já vi. Wes Anderson caprichou demais, a arte é maravilhosa, vemos aqui uma obsessão quase doentia com a perfeição que salta aos olhos. Recomendo assistir na melhor resolução de imagem possível, porque o filme merece. Sobre a história... a narrativa é beem mais lenta do que as frenéticas animações contemporâneas (é bom que se tenha isso em mente), e mesmo que emocione em vários momentos, gostava mais quando estava centrada na gangue de cachorros, que foi praticamente esquecida assim que os humanos (longe do carisma dos dogs, na minha opinião) entraram em cena.
Legalzinho, apesar do elenco com James Stewart e Margaret Sullavan, é Felix Bressart (a cara do Groucho Marx) quem rouba as cenas com seu jeito dócil e engraçado.
Sensacional! Vice joga uma luz sobre a obscura e execrável figura de Dick Cheney, o mentor da "Guerra ao Terror" que os EUA promoveu no Afeganistão e Iraque, causou imenso sofrimento a milhares de pessoas, possibilitou o surgimento do Estado Islâmico e deixa seu rastro de destruição até hoje. Inocentes morreram aos montes, mas Satã descansa com seu coração novo em folha, enquanto as petrolíferas americanas vão muito bem, obrigado. E eu me pergunto se a relação Cheney/Bush serviu de inspiração para um certo "superministro da economia" chegar ao poder...
Vi pela primeira vez e achei sensacional. Mas após tanto ler sobre furos de roteiro e inconsistências na trama, resolvi rever com um olhar mais crítico e distante, e o resultado foi que gostei mais ainda. Filmaço!
Baseado em uma premissa totalmente falsa (a tal história dos 10%), cheio de bobagens pseudo científicas das mais cretinas, efeitos especiais toscos, atuações ridículas e completa desconsideração pelas leis mais elementares da física, esse filme renderia muito mais como um anime de fantasia ou franquia de super herói ao estilo x-men. Mas como ficção científica "séria", não rende nem umas risadas involuntárias.
Nossa, muito bom, atuações, fotografia e trilha sonora impecáveis, mas uma enxugada em algumas cenas e um desfecho melhor (mais próximo do livro, talvez) teriam feito desse filme uma obra-prima do cinema.
Fraco. Passa a nítida sensação de que tudo foi feito às pressas para se adequar sem problemas ao cronograma da marvel. Direção, roteiro, efeitos... tudo muito corrido, sem nenhum capricho ou cuidado especial por parte dos envolvidos na construção do filme, bem no estilo linha de montagem do universo MCU. Cenas que tinham potencial para se tornarem marcantes foram apenas jogadas ali e pronto. Uma pena, já que tinha potencial para causar um impacto semelhante ao de Pantera Negra. E o modo automático que dá o tom do filme fica evidente na trilha sonora mais preguiçosa de todos os tempos. Parece que pesquisaram no Google "best 90's songs" e simplesmente escolherem a primeira coisa que apareceu pela frente.
Fui ver assistir sem expectativa nenhuma (principalmente por ser todo cantado), esperava uma comédia romântica água com açúcar e fiquei chocado. Que obra-prima! Música, atuações, roteiro, fotografia, direção de arte... tudo nesse filme é de uma perfeição absoluta. E retrata o amor romântico da forma mais brutalmente realista que já pude acompanhar no cinema. Um clássico que merecia ser mais conhecido.
Que Godard é um diretor excepcional não dá pra negar (a estupenda cena do engarrafamento diz muito sobre o talento do cineasta), mas infelizmente seu ego é ainda maior e (novamente) põe tudo a perder. O filme vai ficando cada vez mais repetitivo, chato, prolixo, pretensioso e termina já nas raias do insuportável. Essa minha mania de nunca abandonar um filme que começo a assistir às vezes tráz um sofrimento...
Algumas coisas que me incomodaram muito nesse filme: Situações cômicas alongadas além do limite, o que era para ser engraçado acaba ficando cansativo, Louis Malle parece não saber a hora de terminar uma piada. Personagens caricaturizados de forma muito exagerada, parece que todo mundo no filme (exceção à garota) está prestes a ter um ataque nervoso a qualquer momento. Um personagem asqueroso claramente pedófilo e assediador de mulheres que o filme insiste em retratar de maneira leve e cômica (ainda estou tentando entender a graça em um pedófilo perseguindo insistentemente uma garotinha pelas ruas de Paris). O humor à looney tunes pode ter sido sensação na época, mas hoje soa extremamente bobo e datado (como os próprios desenhos, aliás). Enfim, estes elementos talvez funcionem bem no livro (que não li), mas no cinema achei um tremendo porre.
Espetacular, o melhor policial já feito por Hollywood (virou referência para o gênero a partir de então). Tudo nesse filme é soberbo, a fotografia urbana das cidades de Marselha e Nova Iorque é linda, a trilha sonora de Don Ellis, as espetaculares cenas de ação e perseguição pelas ruas, o roteiro que esmiúça o trabalho investigativo policial e a brilhante atuação de Gene Hackman (que ator!) como Jimmy 'Popeye' Doyle, um monstro. William Friedkin, o "enfant terrible de Hollywood", logo depois faria "O Exorcista," e só essas duas obras-primas já seriam o suficiente para colocar seu nome no panteão do cinema americano. E por favor, parem de birra com o filme porque ele supostamente "tirou o Oscar de Laranja Mecânica". Se não existisse "Operação França", o vencedor em 72 não seria o clássico de Kubrick, mas sim "The Last Picture Show". Acordem!
Revendo esse filme mais de vinte anos depois e ele continua ótimo. Ousado, mas comercial, inteligente, mas acessível, impressionante como transita entre vários gêneros (suspense, comédia, drama, romance) de forma tão natural. Envelheceu em alguns pontos (efeitos especiais, sobretudo) mas nada demais. E os Oscars para o roteiro e Whoopi Goldberg foram merecidíssmos, os pontos altos do filme, sem dúvida nenhuma.
Desejos Proibidos
3.9 27 Assista AgoraUm dos filmes mais elegantes da história do cinema. Madame de... é a Anna Karenina de Max Ophüls.
O Regresso
4.0 3,5K Assista AgoraSe Iñárritu fosse músico, seria um daqueles virtuosos da guitarra ao estilo Yngwie Malmsteen ou Steve Vai, mais preocupados em mostrar para a plateia o quanto são bons no que fazem do que em entretê-la. Mas até que esse "exibicionismo técnico" (como alguém definiu perfeitamente aqui nos comentários) encaixou lindamente nesse filme, um épico de vingança passado em um ambiente inóspito.
Iñárritu força a barra e exagera no gore de vez em quando, mas o filme é excelente, com destaque para a belíssima paisagem e aquele fucking urso extremamente assustador.
Sequestrada à Luz do Dia
3.4 226 Assista AgoraQue coisa bizarra! Mais um documentário para a lista "mais estranho do que a ficção".
Aliás, qualquer roteiro de ficção com uma trama dessas seria logo descartado por ser implausível demais. Sobre o filme:
[/spoiler]Pelo que pude perceber, o pedófilo (carinhosamente alcunhado de "B.") à medida que foi conhecendo aquela família, notou uma enorme frustração sexual na vida do casal (inclusive uma homossexualidade reprimida do pai), bolou um plano de seduzir ambos para que se apaixonassem por ele e assim manipulá-los e garantir acesso livre à sua presa.
Óbvio que os pais agiram de forma totalmente equivocada, mas era um casal já de meia-idade, vivendo em uma comunidade pequena, religiosa e fechada, de repente encontram uma pessoa nova, alegre, extrovertida e boa de lábia... o depoimento da mãe, semi-embevecida ao falar de seus encontros amorosos com o cara, mesmo depois de já passadas décadas, dá uma ideia de como aquele maluco os tinha nas mãos.
Enfim, não estou tentando justificar as ações de ninguém, apenas tentando entender o que se passava na cabeça dos pais naquele momento, a ponto de serem praticamente coniventes com as ações do abusador.
E esse cartaz, hein? Tudo é muito esquisito nesse filme.
[spoiler]
Lenny
4.0 45Excelente atuação de Dustin Hoffman.
Acordar para a Vida
4.3 789Receita de tortura: pegue um amontoado de frases aleatórias de palestras ao estilo TED, adicione uma animação tão tremida a ponto de causar vertigem, misture bem e por fim junte tudo em um filme de 97 minutos.
Ninotchka
4.1 113 Assista AgoraTão datado que já virou fóssil.
Se a Rua Beale Falasse
3.7 284 Assista AgoraBelo e reflexivo, mas muito lento e inconstante.
Ilha dos Cachorros
4.2 655 Assista AgoraA mais linda animação em stop motion que já vi. Wes Anderson caprichou demais, a arte é maravilhosa, vemos aqui uma obsessão quase doentia com a perfeição que salta aos olhos. Recomendo assistir na melhor resolução de imagem possível, porque o filme merece.
Sobre a história... a narrativa é beem mais lenta do que as frenéticas animações contemporâneas (é bom que se tenha isso em mente), e mesmo que emocione em vários momentos, gostava mais quando estava centrada na gangue de cachorros, que foi praticamente esquecida assim que os humanos (longe do carisma dos dogs, na minha opinião) entraram em cena.
A Loja da Esquina
4.2 70Legalzinho, apesar do elenco com James Stewart e Margaret Sullavan, é Felix Bressart (a cara do Groucho Marx) quem rouba as cenas com seu jeito dócil e engraçado.
Homem-Aranha: No Aranhaverso
4.4 1,5K Assista AgoraCaramba, que espetáculo visual! Não via uma animação tão impactante assim desde Akira.
Vice
3.5 488 Assista AgoraSensacional! Vice joga uma luz sobre a obscura e execrável figura de Dick Cheney, o mentor da "Guerra ao Terror" que os EUA promoveu no Afeganistão e Iraque, causou imenso sofrimento a milhares de pessoas, possibilitou o surgimento do Estado Islâmico e deixa seu rastro de destruição até hoje.
Inocentes morreram aos montes, mas Satã descansa com seu coração novo em folha, enquanto as petrolíferas americanas vão muito bem, obrigado.
E eu me pergunto se a relação Cheney/Bush serviu de inspiração para um certo "superministro da economia" chegar ao poder...
Vingadores: Ultimato
4.3 2,6K Assista AgoraVi pela primeira vez e achei sensacional. Mas após tanto ler sobre furos de roteiro e inconsistências na trama, resolvi rever com um olhar mais crítico e distante, e o resultado foi que gostei mais ainda. Filmaço!
Lucy
3.3 3,4K Assista AgoraBaseado em uma premissa totalmente falsa (a tal história dos 10%), cheio de bobagens pseudo científicas das mais cretinas, efeitos especiais toscos, atuações ridículas e completa desconsideração pelas leis mais elementares da física, esse filme renderia muito mais como um anime de fantasia ou franquia de super herói ao estilo x-men. Mas como ficção científica "séria", não rende nem umas risadas involuntárias.
O Amigo Americano
3.9 70 Assista AgoraNossa, muito bom, atuações, fotografia e trilha sonora impecáveis, mas uma enxugada em algumas cenas e um desfecho melhor (mais próximo do livro, talvez) teriam feito desse filme uma obra-prima do cinema.
Capitã Marvel
3.7 1,9K Assista AgoraFraco. Passa a nítida sensação de que tudo foi feito às pressas para se adequar sem problemas ao cronograma da marvel. Direção, roteiro, efeitos... tudo muito corrido, sem nenhum capricho ou cuidado especial por parte dos envolvidos na construção do filme, bem no estilo linha de montagem do universo MCU. Cenas que tinham potencial para se tornarem marcantes foram apenas jogadas ali e pronto. Uma pena, já que tinha potencial para causar um impacto semelhante ao de Pantera Negra. E o modo automático que dá o tom do filme fica evidente na trilha sonora mais preguiçosa de todos os tempos. Parece que pesquisaram no Google "best 90's songs" e simplesmente escolherem a primeira coisa que apareceu pela frente.
Os Guarda-Chuvas do Amor
3.9 158 Assista AgoraFui ver assistir sem expectativa nenhuma (principalmente por ser todo cantado), esperava uma comédia romântica água com açúcar e fiquei chocado. Que obra-prima! Música, atuações, roteiro, fotografia, direção de arte... tudo nesse filme é de uma perfeição absoluta. E retrata o amor romântico da forma mais brutalmente realista que já pude acompanhar no cinema. Um clássico que merecia ser mais conhecido.
Week-End à Francesa
3.8 108Que Godard é um diretor excepcional não dá pra negar (a estupenda cena do engarrafamento diz muito sobre o talento do cineasta), mas infelizmente seu ego é ainda maior e (novamente) põe tudo a perder. O filme vai ficando cada vez mais repetitivo, chato, prolixo, pretensioso e termina já nas raias do insuportável. Essa minha mania de nunca abandonar um filme que começo a assistir às vezes tráz um sofrimento...
Zazie no Metrô
3.8 85Algumas coisas que me incomodaram muito nesse filme:
Situações cômicas alongadas além do limite, o que era para ser engraçado acaba ficando cansativo, Louis Malle parece não saber a hora de terminar uma piada.
Personagens caricaturizados de forma muito exagerada, parece que todo mundo no filme (exceção à garota) está prestes a ter um ataque nervoso a qualquer momento.
Um personagem asqueroso claramente pedófilo e assediador de mulheres que o filme insiste em retratar de maneira leve e cômica (ainda estou tentando entender a graça em um pedófilo perseguindo insistentemente uma garotinha pelas ruas de Paris).
O humor à looney tunes pode ter sido sensação na época, mas hoje soa extremamente bobo e datado (como os próprios desenhos, aliás).
Enfim, estes elementos talvez funcionem bem no livro (que não li), mas no cinema achei um tremendo porre.
Green Book: O Guia
4.1 1,5K Assista AgoraÉ a frase "não sou racista, até tenho amigos negros" em superprodução hollywoodiana. Para ver em sessão dupla com "Conduzindo Miss Daisy". Ou não.
A Favorita
3.9 1,2K Assista AgoraIa muito bem, mas escorregou no terceiro ato. Ainda prefiro "Que Rei Sou Eu?".
Roma
4.1 1,4K Assista AgoraDá logo o Oscar para essa maravilha. Acho que o "cinema" não produzia algo tão bom assim desde Sangue Negro. Valeu Cuarón,você é foda.
Kick-Ass 2
3.6 1,8K Assista AgoraRasteiro demais. Sobrou sangue, mas faltou roteiro. As cenas da Mindy Macready na escola (e seu relacionamento com seu tutor) são patéticas.
Operação França
3.9 253 Assista AgoraEspetacular, o melhor policial já feito por Hollywood (virou referência para o gênero a partir de então). Tudo nesse filme é soberbo, a fotografia urbana das cidades de Marselha e Nova Iorque é linda, a trilha sonora de Don Ellis, as espetaculares cenas de ação e perseguição pelas ruas, o roteiro que esmiúça o trabalho investigativo policial e a brilhante atuação de Gene Hackman (que ator!) como Jimmy 'Popeye' Doyle, um monstro. William Friedkin, o "enfant terrible de Hollywood", logo depois faria "O Exorcista," e só essas duas obras-primas já seriam o suficiente para colocar seu nome no panteão do cinema americano.
E por favor, parem de birra com o filme porque ele supostamente "tirou o Oscar de Laranja Mecânica". Se não existisse "Operação França", o vencedor em 72 não seria o clássico de Kubrick, mas sim "The Last Picture Show". Acordem!
Ghost: Do Outro Lado da Vida
3.6 1,6K Assista AgoraRevendo esse filme mais de vinte anos depois e ele continua ótimo. Ousado, mas comercial, inteligente, mas acessível, impressionante como transita entre vários gêneros (suspense, comédia, drama, romance) de forma tão natural. Envelheceu em alguns pontos (efeitos especiais, sobretudo) mas nada demais. E os Oscars para o roteiro e Whoopi Goldberg foram merecidíssmos, os pontos altos do filme, sem dúvida nenhuma.