Uma grande mistura de Shakeaspeare e história japonesa. "Trono manchado de sangue" é um conto trágico sobre ganância, ambição humana e desejo de poder, ambientada no Japão Medieval. A trama aborda a ascenção ao trono de um valente samurai, (Toshiro Mifune), conivente com sua esposa que o manipula, com o próposito de chegar ao poder numa jornada marcada por assassinato e traição.
Kurosawa transpõe de forma notável elementos de Macbeth de pra cultura oriental, pra mim uma das obras-primas do diretor.
Uma história sobre o lado sombrio do sonho americano. Ambientado em Nova York no início dos anos 20, sobre Ewa, uma jovem enfermeira polonesa (Marion Cottilard), que chega aos Estados Unidos sem dinheiro, apenas com a esperança de uma vida melhor e que dá lugar ao início de um pesadelo, que inicia logo em sua chegada, com sua irmã doente com tuberculose, colocada em quarentena e quando é ameçada de deportação.
Ao conhecer o personagem de Joaquin Phoenix que à primeira vista parece ser o seu "salvador" e em um das visitas que faz a sua irmã, onde conhece o personagem de Jeremy Renner, passa a se tornar alvo de disputa e forma-se um triângulo amoroso (como em "amantes"). Porém o filme foca sobretudo na preservação da humanização do personagem interpretado Marion Cottilard, que em sua luta pela sobreviência, entra em um processo de degradação.
Há de se destacar também o bom aspecto visual de "A Imigrante", com uma belíssima fotografia em tons de sépia e uma ótima ambientação da época. No elenco destacam-se Joaquin Phoenix, que está bem como de costume e Marion Cottilard em uma atuação que impressiona. Esse novo filme de James Gray é um drama cheio de complexidade moral, que vale a pena ser conferido.
Se inspira levemente na história do conhecido semideus da mitologia grega, os 12 trabalhos são ignorados pela roteiro, e a única menção feita é através de uma cena com o leão de neméia (de aparência falsa), o enfoque se dá em uma história de amor desinteressante e previsível, há um abuso do slow motion no estilo matrix nas cenas de batalhas que embora sejam violentas, o sangue é evitado.
Nenhum atuação se salva, uma menção deve ser feita ao ator que fraquíssimo ator que faz o Hercules (Kellen Lutz). O veterano diretor Renny Harlin, segue em sua em uma espiral descendente que começou com o grande fracasso que foi "a ilha da garganta cortada" no já longíquo ano de 1995.
Um drama sombrio que aborda o holocausto do ponto de vista de um sobrevivente, feito em uma epóca que poucos filmes tinham lidado com o extermínio de judeus. Sidney Lumet constrói uma história sobre angústia, desespero e descrença na humanidade, que gira em torno de Nazerman (Rod Steiger) um judeu amargurado, sobrevivente do holocausto, que vive em Nova York onde é dono de uma loja de penhores, através de um bom uso de flashbacks, o pesadelo nos tempos dos campos de extermínio, são revividos ao longo do filme.
Essa é uma das melhores atuações de Steiger, a frieza a tensão que consegue transmitir através do seu personagem, lhe valeu uma merecida indicação ao Oscar de melhor ator, que foi de forma injusta pra Lee Marvin em "Cat Ballou".
Assisti novamente um dia desses, não está entre os mais aclamados de Chaplin, sobretudo porque foi feito em um intervalo de duas de sua maiores obras-primas, "em busca do ouro" (1925) e "luzes da cidade" (1931). "O Circo" tem uma história simples e espontaneamente engraçada. Após ser falsamente acusado de roubar uma carteira, o vagabundo de Chaplin é perseguido e consegue escapar correndo para um circo e sem querer se torna a maior atração do show que é comando por um arrogante proprietário e ainda se envolve em uma história de um amor fracassado.
Chaplin está em sua melhor forma e a rotina no ambiente circense rende alguns momentos mais memoráveis de sua carreira, como a fuga no labirinto de espelhos, ou ainda em seu encontro na jaula com um tigre e um leão adormecido e o clímax em que ele oscila na corda bamba, no mesmo momento que é atacado por macacos.
Mesmo raramente sendo lembrado como uma das grandes obras de Chaplin, é um filme que vale a pena ver.
A história trata do colapso mental de uma mulher (Susannah York em grande atuação), que juntamente com seu marido, passa alguns dias em uma casa de campo, em um local isolado onde sua instabilidade mental a faz começar a perder o contato com o mundo real e passa a ser assombrada por alucinações e visões de acontecimentos surreais.
Um filme inteligente e desafiador, onde Altman faz uma abordagem complexa e estranhamente fascinante de uma mente em um processo de colapso.
Dana Andrews é um psicólogo americano cético que vai a Inglaterra participar de uma conferência que se destina a desmascar superstições paranormais e se vê em meio a um plano macabro, onde o líder de uma seita de magia negra ( Niall McGinniss), coloca uma maldição sobre ele.
Um filme altamente recomendado pra quem gosta de terror no estilo antigo, com uma bela fotografia em preto e branco que faz um bom uso de sombras, a direção de Tourneur é excelente e constrói uma sensação crescente de medo e perigo,
Não é exatamente uma sequência de "300", a maioria dos eventos ocorrem simultaneamente ao filme de 2006, em um momento histórico em que a Grécia estava sob ataque de Xerxes. Agora em "300, a ascenção do Império", é retratado a batalha naval de Salamina, enquanto em 300 de Zack Snyder retratava a batalha de Termópilas. Alguns flashbacks são usados inicialmente pra mostrar a transformação de Xerxes, (Rodrigo Santoro) em um "Deus-Rei", o que faz o roteiro parecer um pouco confuso.
Os Espartanos são escassos no filme atual, a história centra-se na figura de Themistocles (interpretado pelo ator australiano Sullivan Stapleton) e sobre como os gregos tentaram forjar uma aliança com Esparta, apresenta ainda uma nova personagem, Artemísia, a diabólica comandante naval de raízes gregas, que luta ao lado dos Persas, Eva Green está perfeita no papel.
O filme não tem o mesmo impacto de "300" do Zack Snider, assim como Themístocles não apresenta o mesmo carisma de Leônidas, porém as várias sequência de ação, intensas e brutais, muitas delas envolvendo batalhas navais, fazem o filme se tornar ao uma boa diversão.
O final sugere que a história será alongada pra uma nova sequência.
"Dersu Uzala" é uma história bela e comovente sobre um um encontro de diferentes culturas na Russia pré-revolução. Contada em flashback por um oficial russo, sobre suas expedições de exploração e mapeamento pela Sibéria e seu encontro, amizade e respeito mútuo por Dersu Uzala, um sábio caçador,que coexiste em harmonia com a natureza.
A excelente fotografia e os cenários de montanhas, locais cobertos de neve e densas florestas acrescentam muito a esse filme inesquecível de Kurosawa, que foi merecidamente o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 1976.
Coração Louco é uma típica história que já foi contada, um cantor decadente em busca de redenção, mas é bem executado e funciona muito bem. Jeff Bridges é Bad Blake é um cantor country em um momento extremo de sua carreira, um grande astro da música em tempos passados e que agora lida com a perda de popularidade, problemas financeiros, solidão e abusos com álcool, e que se vê forçado a avaliar sua vida, a inspiração vem ao conhecer uma repórter de uma pequena cidade (Maggie Gyllenhaal) e seu filho de 4 anos. A escolha do final, fugindo da fórmula habitual de Hollywood, também é um dos acertos do filme.
Jeff Bridges foi premiado merecidamente com o Oscar de melhor ator, o elenco conta ainda com boas participações de Robert Duvall e Collin Farrel. Musicalmente o filme se destaca, as performances de Bridges e Farrel são muito boas e não precisar ser fã de country pra apreciar as músicas.
A história é sobre uma jovem imigrante sérvia que vive em Nova York (interpretado pela francesa Simone Simon), assombrada por suas memórias de infância, que tem medo do amor, porque acredita ser vítima de uma maldição.
"Sangue de Pantera" é um filme belo e eficiente de Jacques Tourneur e uma das suas qualidade mais admiráveis (até como forma de driblar o baixo orçamento) é o brilhante uso da escuridão e sombras pra criar uma atmosfera assustadora e enfatizar o medo do desconhecido.
O roteiro é adaptado de uma peça homônima de Tenesse Williams, um filme intenso desde o começo, que relata os acontecimentos durante o aniversário do patriarca de uma família rica (Burl Ives), onde crises familiares, mentiras e conflitos de toda ordem vem à tona. Vale destacar os brilhantes diálogos e as notáveis atuação de Elizabeth Taylor, Paul Newman e sobretudo Burl Ives. O filme é excelente e vale a pena assistir..
Uma história sobre lealdade e honra, que gira em torno de 47 Ronins tentando restaurar a honra do mestre morto. A Vingança dos 47 Ronins é um evento real ocorrido no Japão do século 18, acho que o filme poderia ter sido melhor se não tivesse adicionado elementos de fantasia a um evento histórico, a essência permanece, mas de qualquer forma ao escolher esse caminho, já mostra que a intenção não é se aprofundar e nem ser precisamente histórico e sim como um um filme de grande orçamento hollywoodiano geralmente se propõe a ser, com muitas cenas de ação, aventura e fantasia.
Keenu Reaves tem uma participação discreta como um personagem enigmático de etnia mista e a bela Rinko Kikushi se destaca como uma vilã perversa e cruel, achei o aspecto visual um dos pontos positivos, o CGI é perfeitamente satisfatório e o filme é repleto de belas imagens. Embora tenha sido mal recebido pela crítica, é um filme que está longe de ser memorável, mas também não é o desastre que se anunciava.
É um remake do excelente filme francês "O Apartamento", de 1996, um bom filme que deve funcionar melhor pra quem não viu o original. A história é intrigante e fala de amor e obsessão, apresenta duas linhas de tempo e é contada em flashbacks que ocorrem abruptamente, que faz inicialmente parecer bastante confuso, porém o que parece ser um grande quebra-cabeças no início, progressivamente vai ficando mais claro, até responder todas as perguntas em seu final.
A história inicia em um período pré-segunda guerra mundial, onde um professor decide se aposentar depois de muitos anos e sua relação de respeito e admiração de seus ex-alunos de várias gerações, que o reverencia através de uma série de festas de aniversário e o ajuda em momentos de crise.
Uma bela despedida de Kurosawa, que conseguiu lidar com assuntos, como a passagem do tempo, envelhecimento, com momentos bem humorados e sem ser depressivo.
A história gira em torno de duas pequenas irmãs que vivem em um vilarejo na Espanha dos anos 40, que após assistirem "Frankenstein" de James Whale em um cinema itinerante, a irmã mais nova (Ana Torrent, em excelente atuação) particularmente se impressiona com uma das sequências do filme, pra ela incompreensível (onde a menina faz a amizade com o monstro, à beira do lago) e transporta essa realidade pra sua vida.
Alusões políticas à parte ao momento político da Espanha do ditador Franco, do qual a história é ambientada, é um belo e melancólico retrato da inocência e imaginação infantil.
Um drama sombrio de Jean Renoir, adaptado de um livro de Émile Zola. A trama se passa em um ambiente ferroviário, onde um maquinista (Jean Gabin) é testemunha de um assassinato em seu trem, a partir daí se desenvolve uma dramática história de um triângulo amoroso que envolve manipulação, ciúme e traição.
Fritz Lang fez uma refilmagem em 1954, chamada "Desejo Humano", com Glenn Ford, Gloria Grahame e Broderick Crawford nos personagens centrais.
Um filme que se tornou ao longo dos anos um grande clássico romântico. A história faz um bela mistura de romance e fantasia, sobre um jovem (Christopher Reeve, no auge da sua carreira) que ao ver uma mulher em uma fotografia antiga (a belíssima Jane Seymour) faz uma viagem ao passado, a fim de conquistá-la. Embora o conceito da viagem no tempo ocorra de uma forma um tanto quanto peculiar, a forma envolvente em que o filme é conduzido, consegue fazer essa idéía parecer possível.
Vale destacar também a beleza do cenário e figurinos do início do século XX e a agradável trilha sonora de John Barry. No elenco além das grandes atuações de Reeve e Seymour, tem ainda uma boa presença de Christoph Plummer e uma pequena participação de Teresa Wright, atriz de grandes filmes, sobretudo nos anos 40.
A história é sobre um líder de uma gangue que após ser capturado (Glenn Ford), aguarda ser transportado até a prisão e um pobre fazendeiro (Van Heflin) em dificuldades financeiras, impulsionado mais pela necessidade do que propriamente pela coragem se vê coagido a escoltá-lo até a estação de trem em troca de um recompensa em dinheiro. A trama enfatiza essa relação tensa entre um bandido e um homem íntegro.
Destaque também pra excelente fotografia preto e branco e para as atuações. Heflin, um bom ator que nunca alcançou status de estrela está muito bem em seu personagem, que tem algumas semelhanças com o que fez em "Os Brutos também amam" e Glenn Ford também é ótimo como o fora da lei astuto e manipulador.
Um dos melhores westerns dos anos 50, com um remake de James Mangold de 2007, "os indomáveis", que tem Russell Crow e Christian Bale como os personagens principais.
"Quando os Homens são homens" é um retrato peculiar sobre o fim do velho oeste e o início da modernização. A atmosfera do final do século 19 é bastante realista e a história é sobre dois personagens que raramente são representados em filmes do gênero, McCabe (Warren Beatty) é um jogador oportunista e empresário em pequena cidade de mineração, que estabelece um bordel em parceria com Mrs. Miller (Julie Christie), uma prostituta de perfil empreendedor.
Visualmente é um filme bastante atrante, a fotografia consegue capturar maravilhosamente bem o cenário da desolada cidade coberta de neve, vale destacar ainda a melancólica trilha sonora de Leonard Coehn.
Um grande filme de Altman que rompe com alguns mitos do gênero e reconstrói a história, conforme sua visão.
Segundo filme de Fritz Lang em sua fase americana, um drama social que aborda os problemas de um ex-presidiário que tenta se reintegrar à socidade, e após ser novamento julgado e condenado, dessa vez`à pena de morte, por um crime não cometido, consegue fugir em companhia de sua mulher (Sylvia Sidney), disposta a fazer qualquer coisa pra ajudá-lo.
A fuga e perseguições que ocorrem na sequência, fazem lembrar a conhecida história de Bonnie & Clyde, ocorrida quase na mesma época e que deve ter servido de de inspiração. O filme é bem executado, tem um bom ritmo e ótimas atuações de Henry Fonda e Sylvia Sidney.
Um filme visualmente interessante, com técnicas de edição criativas onde Scorsese novamente faz uma descida ao submundo de Nova York. A história dessa vez ocorre no início dos anos 90 e sem uma trama muito definida, centra-se em um paramédico interpretado por Nicholas Cage, que diariamente testemunha incidentes terríveis em seu trabalho e que lentamente começa a perder a sanidade. Vale conferir essa visão sombria e complexa de Nova York, sem a glamourização com a qual costuma ser retratada.
Um grande filme que faz uma combinação perfeita de humor e ação. Assim como "Onde começa o Inferno" não há uma trama definida e a narrativa evolui em função dos personagens e Howard Hawks sabia como nenhum outro diretor, retratar a camaradagem entre homens que vivem em meio do perigo.
A história acompanha um grupo de caçadores profissionais, liderados pelo personagem de John Wayne, que capturam animais pra zoológicos, as cenas de perseguições de animais são impressionantes. Vale destacar também os belos cenários da planícies africanas e a sequência final ao som de "baby elephant walk" de Henry Mancini.
A história gira em torno de um misterioso samurai (Toshiro Mifune em uma grande atuação) de passagem por uma pequena cidade, onde dois clãs rivais vivem em luta constante e ao conseguir um emprego como guarda-costas, decide resolver o conflito de uma maneira incomum.
Um filme bem divertido que faz um bom equilíbrio de ação, humor e momentos dramáticos e que serviu de inspiração pra "Um punhado de dólares" (o primeiro filme da chamada "trilogia dos dólares" do Sergio Leone).
Trono Manchado de Sangue
4.4 121 Assista AgoraUma grande mistura de Shakeaspeare e história japonesa. "Trono manchado de sangue" é um conto trágico sobre ganância, ambição humana e desejo de poder, ambientada no Japão Medieval. A trama aborda a ascenção ao trono de um valente samurai, (Toshiro Mifune), conivente com sua esposa que o manipula, com o próposito de chegar ao poder numa jornada marcada por assassinato e traição.
Kurosawa transpõe de forma notável elementos de Macbeth de pra cultura oriental, pra mim uma das obras-primas do diretor.
Era Uma Vez em Nova York
3.5 296 Assista AgoraUma história sobre o lado sombrio do sonho americano. Ambientado em Nova York no início dos anos 20, sobre Ewa, uma jovem enfermeira polonesa (Marion Cottilard), que chega aos Estados Unidos sem dinheiro, apenas com a esperança de uma vida melhor e que dá lugar ao início de um pesadelo, que inicia logo em sua chegada, com sua irmã doente com tuberculose, colocada em quarentena e quando é ameçada de deportação.
Ao conhecer o personagem de Joaquin Phoenix que à primeira vista parece ser o seu "salvador" e em um das visitas que faz a sua irmã, onde conhece o personagem de Jeremy Renner, passa a se tornar alvo de disputa e forma-se um triângulo amoroso (como em "amantes"). Porém o filme foca sobretudo na preservação da humanização do personagem interpretado Marion Cottilard, que em sua luta pela sobreviência, entra em um processo de degradação.
Há de se destacar também o bom aspecto visual de "A Imigrante", com uma belíssima fotografia em tons de sépia e uma ótima ambientação da época. No elenco destacam-se Joaquin Phoenix, que está bem como de costume e Marion Cottilard em uma atuação que impressiona. Esse novo filme de James Gray é um drama cheio de complexidade moral, que vale a pena ser conferido.
Hércules
2.1 507 Assista AgoraSe inspira levemente na história do conhecido semideus da mitologia grega, os 12 trabalhos são ignorados pela roteiro, e a única menção feita é através de uma cena com o leão de neméia (de aparência falsa), o enfoque se dá em uma história de amor desinteressante e previsível, há um abuso do slow motion no estilo matrix nas cenas de batalhas que embora sejam violentas, o sangue é evitado.
Nenhum atuação se salva, uma menção deve ser feita ao ator que fraquíssimo ator que faz o Hercules (Kellen Lutz). O veterano diretor Renny Harlin, segue em sua em uma espiral descendente que começou com o grande fracasso que foi "a ilha da garganta cortada" no já longíquo ano de 1995.
O Homem do Prego
4.1 47Um drama sombrio que aborda o holocausto do ponto de vista de um sobrevivente, feito em uma epóca que poucos filmes tinham lidado com o extermínio de judeus. Sidney Lumet constrói uma história sobre angústia, desespero e descrença na humanidade, que gira em torno de Nazerman (Rod Steiger) um judeu amargurado, sobrevivente do holocausto, que vive em Nova York onde é dono de uma loja de penhores, através de um bom uso de flashbacks, o pesadelo nos tempos dos campos de extermínio, são revividos ao longo do filme.
Essa é uma das melhores atuações de Steiger, a frieza a tensão que consegue transmitir através do seu personagem, lhe valeu uma merecida indicação ao Oscar de melhor ator, que foi de forma injusta pra Lee Marvin em "Cat Ballou".
O Circo
4.4 227 Assista AgoraAssisti novamente um dia desses, não está entre os mais aclamados de Chaplin, sobretudo porque foi feito em um intervalo de duas de sua maiores obras-primas, "em busca do ouro" (1925) e "luzes da cidade" (1931). "O Circo" tem uma história simples e espontaneamente engraçada. Após ser falsamente acusado de roubar uma carteira, o vagabundo de Chaplin é perseguido e consegue escapar correndo para um circo e sem querer se torna a maior atração do show que é comando por um arrogante proprietário e ainda se envolve em uma história de um amor fracassado.
Chaplin está em sua melhor forma e a rotina no ambiente circense rende alguns momentos mais memoráveis de sua carreira, como a fuga no labirinto de espelhos, ou ainda em seu encontro na jaula com um tigre e um leão adormecido e o clímax em que ele oscila na corda bamba, no mesmo momento que é atacado por macacos.
Mesmo raramente sendo lembrado como uma das grandes obras de Chaplin, é um filme que vale a pena ver.
Imagens
3.8 29A história trata do colapso mental de uma mulher (Susannah York em grande atuação), que juntamente com seu marido, passa alguns dias em uma casa de campo, em um local isolado onde sua instabilidade mental a faz começar a perder o contato com o mundo real e passa a ser assombrada por alucinações e visões de acontecimentos surreais.
Um filme inteligente e desafiador, onde Altman faz uma abordagem complexa e estranhamente fascinante de uma mente em um processo de colapso.
A Noite do Demônio
3.8 57 Assista AgoraDana Andrews é um psicólogo americano cético que vai a Inglaterra participar de uma conferência que se destina a desmascar superstições paranormais e se vê em meio a um plano macabro, onde o líder de uma seita de magia negra ( Niall McGinniss), coloca uma maldição sobre ele.
Um filme altamente recomendado pra quem gosta de terror no estilo antigo, com uma bela fotografia em preto e branco que faz um bom uso de sombras, a direção de Tourneur é excelente e constrói uma sensação crescente de medo e perigo,
só acho que teria sido ainda melhor se a imagem do demônio tivesse sido revelada tão cedo.
300: A Ascensão do Império
3.2 1,6K Assista AgoraNão é exatamente uma sequência de "300", a maioria dos eventos ocorrem simultaneamente ao filme de 2006, em um momento histórico em que a Grécia estava sob ataque de Xerxes. Agora em "300, a ascenção do Império", é retratado a batalha naval de Salamina, enquanto em 300 de Zack Snyder retratava a batalha de Termópilas. Alguns flashbacks são usados inicialmente pra mostrar a transformação de Xerxes, (Rodrigo Santoro) em um "Deus-Rei", o que faz o roteiro parecer um pouco confuso.
Os Espartanos são escassos no filme atual, a história centra-se na figura de Themistocles (interpretado pelo ator australiano Sullivan Stapleton) e sobre como os gregos tentaram forjar uma aliança com Esparta, apresenta ainda uma nova personagem, Artemísia, a diabólica comandante naval de raízes gregas, que luta ao lado dos Persas, Eva Green está perfeita no papel.
O filme não tem o mesmo impacto de "300" do Zack Snider, assim como Themístocles não apresenta o mesmo carisma de Leônidas, porém as várias sequência de ação, intensas e brutais, muitas delas envolvendo batalhas navais, fazem o filme se tornar ao uma boa diversão.
O final sugere que a história será alongada pra uma nova sequência.
Dersu Uzala
4.4 153 Assista Agora"Dersu Uzala" é uma história bela e comovente sobre um um encontro de diferentes culturas na Russia pré-revolução. Contada em flashback por um oficial russo, sobre suas expedições de exploração e mapeamento pela Sibéria e seu encontro, amizade e respeito mútuo por Dersu Uzala, um sábio caçador,que coexiste em harmonia com a natureza.
A excelente fotografia e os cenários de montanhas, locais cobertos de neve e densas florestas acrescentam muito a esse filme inesquecível de Kurosawa, que foi merecidamente o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 1976.
Coração Louco
3.7 544 Assista AgoraCoração Louco é uma típica história que já foi contada, um cantor decadente em busca de redenção, mas é bem executado e funciona muito bem. Jeff Bridges é Bad Blake é um cantor country em um momento extremo de sua carreira, um grande astro da música em tempos passados e que agora lida com a perda de popularidade, problemas financeiros, solidão e abusos com álcool, e que se vê forçado a avaliar sua vida, a inspiração vem ao conhecer uma repórter de uma pequena cidade (Maggie Gyllenhaal) e seu filho de 4 anos. A escolha do final, fugindo da fórmula habitual de Hollywood, também é um dos acertos do filme.
Jeff Bridges foi premiado merecidamente com o Oscar de melhor ator, o elenco conta ainda com boas participações de Robert Duvall e Collin Farrel. Musicalmente o filme se destaca, as performances de Bridges e Farrel são muito boas e não precisar ser fã de country pra apreciar as músicas.
Sangue de Pantera
3.7 100A história é sobre uma jovem imigrante sérvia que vive em Nova York (interpretado pela francesa Simone Simon), assombrada por suas memórias de infância, que tem medo do amor, porque acredita ser vítima de uma maldição.
"Sangue de Pantera" é um filme belo e eficiente de Jacques Tourneur e uma das suas qualidade mais admiráveis (até como forma de driblar o baixo orçamento) é o brilhante uso da escuridão e sombras pra criar uma atmosfera assustadora e enfatizar o medo do desconhecido.
Gata em Teto de Zinco Quente
4.1 207 Assista AgoraO roteiro é adaptado de uma peça homônima de Tenesse Williams, um filme intenso desde o começo, que relata os acontecimentos durante o aniversário do patriarca de uma família rica (Burl Ives), onde crises familiares, mentiras e conflitos de toda ordem vem à tona. Vale destacar os brilhantes diálogos e as notáveis atuação de Elizabeth Taylor, Paul Newman e sobretudo Burl Ives. O filme é excelente e vale a pena assistir..
47 Ronins
3.2 1,1K Assista AgoraUma história sobre lealdade e honra, que gira em torno de 47 Ronins tentando restaurar a honra do mestre morto. A Vingança dos 47 Ronins é um evento real ocorrido no Japão do século 18, acho que o filme poderia ter sido melhor se não tivesse adicionado elementos de fantasia a um evento histórico, a essência permanece, mas de qualquer forma ao escolher esse caminho, já mostra que a intenção não é se aprofundar e nem ser precisamente histórico e sim como um um filme de grande orçamento hollywoodiano geralmente se propõe a ser, com muitas cenas de ação, aventura e fantasia.
Keenu Reaves tem uma participação discreta como um personagem enigmático de etnia mista e a bela Rinko Kikushi se destaca como uma vilã perversa e cruel, achei o aspecto visual um dos pontos positivos, o CGI é perfeitamente satisfatório e o filme é repleto de belas imagens. Embora tenha sido mal recebido pela crítica, é um filme que está longe de ser memorável, mas também não é o desastre que se anunciava.
Paixão à Flor da Pele
3.7 261É um remake do excelente filme francês "O Apartamento", de 1996, um bom filme que deve funcionar melhor pra quem não viu o original. A história é intrigante e fala de amor e obsessão, apresenta duas linhas de tempo e é contada em flashbacks que ocorrem abruptamente, que faz inicialmente parecer bastante confuso, porém o que parece ser um grande quebra-cabeças no início, progressivamente vai ficando mais claro, até responder todas as perguntas em seu final.
Madadayo
4.1 42A história inicia em um período pré-segunda guerra mundial, onde um professor decide se aposentar depois de muitos anos e sua relação de respeito e admiração de seus ex-alunos de várias gerações, que o reverencia através de uma série
de festas de aniversário e o ajuda em momentos de crise.
Uma bela despedida de Kurosawa, que conseguiu lidar com assuntos, como a passagem do tempo, envelhecimento, com momentos bem humorados e sem ser depressivo.
O Espírito da Colméia
4.2 145 Assista AgoraA história gira em torno de duas pequenas irmãs que vivem em um vilarejo na Espanha dos anos 40, que após assistirem "Frankenstein" de James Whale em um cinema itinerante, a irmã mais nova (Ana Torrent, em excelente atuação) particularmente se impressiona com uma das sequências do filme, pra ela incompreensível (onde a menina faz a amizade com o monstro, à beira do lago) e transporta essa realidade pra sua vida.
Alusões políticas à parte ao momento político da Espanha do ditador Franco, do qual a história é ambientada, é um belo e melancólico retrato da inocência e imaginação infantil.
A Besta Humana
3.9 27Um drama sombrio de Jean Renoir, adaptado de um livro de Émile Zola. A trama se passa em um ambiente ferroviário, onde um maquinista (Jean Gabin) é testemunha de um assassinato em seu trem, a partir daí se desenvolve uma dramática história de um triângulo amoroso que envolve manipulação, ciúme e traição.
Fritz Lang fez uma refilmagem em 1954, chamada "Desejo Humano", com Glenn Ford, Gloria Grahame e Broderick Crawford nos personagens centrais.
Em Algum Lugar do Passado
3.9 600 Assista AgoraUm filme que se tornou ao longo dos anos um grande clássico romântico. A história faz um bela mistura de romance e fantasia, sobre um jovem (Christopher Reeve, no auge da sua carreira) que ao ver uma mulher em uma fotografia antiga (a belíssima Jane Seymour) faz uma viagem ao passado, a fim de conquistá-la. Embora o conceito da viagem no tempo ocorra de uma forma um tanto quanto peculiar, a forma envolvente em que o filme é conduzido, consegue fazer essa idéía parecer possível.
Vale destacar também a beleza do cenário e figurinos do início do século XX e a agradável trilha sonora de John Barry. No elenco além das grandes atuações de Reeve e Seymour, tem ainda uma boa presença de Christoph Plummer e uma pequena participação de Teresa Wright, atriz de grandes filmes, sobretudo nos anos 40.
Galante e Sanguinário
3.9 28 Assista AgoraA história é sobre um líder de uma gangue que após ser capturado (Glenn Ford), aguarda ser transportado até a prisão e um pobre fazendeiro (Van Heflin) em dificuldades financeiras, impulsionado mais pela necessidade do que propriamente pela coragem se vê coagido a escoltá-lo até a estação de trem em troca de um recompensa em dinheiro. A trama enfatiza essa relação tensa entre um bandido e um homem íntegro.
Destaque também pra excelente fotografia preto e branco e para as atuações. Heflin, um bom ator que nunca alcançou status de estrela está muito bem em seu personagem, que tem algumas semelhanças com o que fez em "Os Brutos também amam" e Glenn Ford também é ótimo como o fora da lei astuto e manipulador.
Um dos melhores westerns dos anos 50, com um remake de James Mangold de 2007, "os indomáveis", que tem Russell Crow e Christian Bale como os personagens principais.
Onde os Homens São Homens
4.0 43 Assista Agora"Quando os Homens são homens" é um retrato peculiar sobre o fim do velho oeste e o início da modernização. A atmosfera do final do século 19 é bastante realista e a história é sobre dois personagens que raramente são representados em filmes do gênero, McCabe (Warren Beatty) é um jogador oportunista e empresário em pequena cidade de mineração, que estabelece um bordel em parceria com Mrs. Miller (Julie Christie), uma prostituta de perfil empreendedor.
Visualmente é um filme bastante atrante, a fotografia consegue capturar maravilhosamente bem o cenário da desolada cidade coberta de neve, vale destacar ainda a melancólica trilha sonora de Leonard Coehn.
Um grande filme de Altman que rompe com alguns mitos do gênero e reconstrói a história, conforme sua visão.
Vive-se uma Só Vez
4.0 27 Assista AgoraSegundo filme de Fritz Lang em sua fase americana, um drama social que aborda os problemas de um ex-presidiário que tenta se reintegrar à socidade, e após ser novamento julgado e condenado, dessa vez`à pena de morte, por um crime não cometido, consegue fugir em companhia de sua mulher (Sylvia Sidney), disposta a fazer qualquer coisa pra ajudá-lo.
A fuga e perseguições que ocorrem na sequência, fazem lembrar a conhecida história de Bonnie & Clyde, ocorrida quase na mesma época e que deve ter servido de de inspiração. O filme é bem executado, tem um bom ritmo e ótimas atuações de Henry Fonda e Sylvia Sidney.
Vivendo no Limite
3.4 163 Assista AgoraUm filme visualmente interessante, com técnicas de edição criativas onde Scorsese novamente faz uma descida ao submundo de Nova York. A história dessa vez ocorre no início dos anos 90 e sem uma trama muito definida, centra-se em um paramédico interpretado por Nicholas Cage, que diariamente testemunha incidentes terríveis em seu trabalho e que lentamente começa a perder a sanidade. Vale conferir essa visão sombria e complexa de Nova York, sem a glamourização com a qual costuma ser retratada.
Hatari!
3.9 38Um grande filme que faz uma combinação perfeita de humor e ação. Assim como "Onde começa o Inferno" não há uma trama definida e a narrativa evolui em função dos personagens e Howard Hawks sabia como nenhum outro diretor, retratar a camaradagem entre homens que vivem em meio do perigo.
A história acompanha um grupo de caçadores profissionais, liderados pelo personagem de John Wayne, que capturam animais pra zoológicos, as cenas de perseguições de animais são impressionantes. Vale destacar também os belos cenários da planícies africanas e a sequência final ao som de "baby elephant walk" de Henry Mancini.
Yojimbo, o Guarda-Costas
4.3 127A história gira em torno de um misterioso samurai (Toshiro Mifune em uma grande atuação) de passagem por uma pequena cidade, onde dois clãs rivais vivem em luta constante e ao conseguir um emprego como guarda-costas, decide resolver o conflito de uma maneira incomum.
Um filme bem divertido que faz um bom equilíbrio de ação, humor e momentos dramáticos e que serviu de inspiração pra "Um punhado de dólares" (o primeiro filme da chamada "trilogia dos dólares" do Sergio Leone).