O caráter instrutivo que a BBC quis dar pro filme (inclusive sendo semi-documental), como um alerta, mais o terror da época de uma guerra nuclear, tirou e muito o aspecto comercial do troço; quer dizer, a porra tava séria demais pra se brincar com isso, daí todas as imagens e cenários impactantes,
Tá um pouco longe, mas me lembrou bastante 'Stalingrado: a Batalha Final' de 1992. O filme todo é um descenso até um poço de desespero, sem beleza nenhuma, e também tinha esse caráter 'instrutivo' que o deixava tão real e forte.
Enfim, filme excelente. Bem podia ser resgatado e começar a passar de novo na tv ou até mesmo nas escolas.
Achei absurdamente incrível o filme também, extremamente psicológico. Fora a questão da infância, é bacana como tem grandes temas postos ao redor da história e da vida do menino, que não são tratados ou discorridos no filme ficando meio que como ~coadjuvantes~, como por exemplo
o caso de homo-afetividade do pai, a relação degradante dele e da mãe resultante do fato de terem de esconder e conviver com isso, a viúva solitária e a trágica vida dela a partir do suicídio do marido, o irmão mais velho quando volta da guerra decepcionado e desiludido com os EUA;
com tudo isso e todas as tragédias que iam acontecendo ao redor dele, a cena que mostra a inocência dele mesmo no meio de tudo aquilo é ele na cama pedindo conselhos ao bebê abortado que eles encontraram no celeiro, bem macabra a cena mas mostra bem a pureza(?) dele ainda em relação àquilo tudo. Acredito que ele só vem a perder isso na cena final, quando encontram o corpo da viúva na estrada. Parece um choque fortíssimo de uma realidade absurda que ele teve de enfrentar. Ali acabou a ludicidade e a infância
Precisa ganhar uma restauração urgente. Cheguei a pensar que havia saído em DVD, mas que nada. Os dvd's que se encontra na verdade são rip's de VHS.
Não há razão pra esse filme ser tão esquecido da atual geração, sendo que ele foi sucesso nacional e internacional na época. Sem nem contar a importância que esse filme tem pra história do cinema nacional e principalmente pro cinema gaúcho.
Tem o mérito de não ter vários e vários clichês que normalmente a maioria dos filmes de terror têm, mas no geral também não apresenta nada de novo, apesar do roteiro ser até bem original; só o final ali que o diretor parece não saber o que estava fazendo.
De toda forma tá difícil um filme de terror atualmente se consagrar como "um grande filme".
Alguém aí concorda que o Sam Neill é um ator muito medíocre? Ele fez grandes filmes de fato, O Piano, In the Mouth of Madness, mas no geral e mesmo nesses clássicos as atuações dele são tão comuns. Não justifica ser chamado pra papéis nesses filmes.
Só achei interessante a aura que jogaram em cima do protagonista como "um dos melhores escritores americanos de todos os tempos". Isso causou uma impressão e tanto pra várias ações e escolhas dele dentro do filme.
Documentário absolutamente incrível. Historicamente é muito esclarecedor quanto as questões de identidade judaicas que surgem no fim do séc. XIX e muitas se estendem até os dias de hoje, e fora isso ainda tem uma das melhores trilhas sonoras que eu já ouvi (óbvio que com o Zorn não poderia ser diferente). Apesar dos temas pesados que ele levanta a impressão final ainda é 'leve' e é também um combustível pra se pensar em muita coisa.
Fiquei com muita curiosidade de ler algum livro em ídiche, e por sorte a Grua Livros lançou mês passado um livro dele, creio que o primeiro no brasil, chamado 'Stempenyu: um romance judaico'.
O otimismo fatalista dos livros dele, algo como, se as coisas são do jeito que são, guerra, holocausto, assassinatos e extermínio do seu povo (pogrons), ou tu sucumbes num pessimismo em relação a tudo, ou encara as coisas de forma otimista, mas a questão é que ambas as posturas estão certas e a escolha de uma delas é um mero acaso, como fica exposta naquela fantástica expressão de uma das crianças personagens dele "Lucky me, I'am an orphan!"
Não sei qual era a ideia original do Dias Gomes, mas penso que uma delas era mostrar o processo praticamente obrigatório de sincretização de imagens católicas aos cultos de origem africana, uma forma de resistência cultural. Essa sincretização é discutida atualmente, mas duvido que o era na época.
Outra questão que creio eu, o Dias Gomes quis mostrar foi a distância que e igreja católica muitas e muitas vezes manteve (e mantêm) da população pobre, dos anseios desta.
O filme é impecável na adaptação da peça e na mostragem destes e de outros temas. Enfim, uma das melhores produções nacionais, sem dúvida.
o Cromwell nem estava presente na execução do Rei, quanto mais fazer aquela cena toda.
Acho que a tentativa do filme foi simplesmente associar o Cromwell, que durante o romantismo foi sempre tachado de ditador sanguinário (quando na verdade era muito coerente na maioria das vezes), com os governos 'ditatoriais' do séc. XX. Um jeito subliminar de dizer que qualquer governo que busque justiça e igualdade sempre cairá numa ditadura violenta, injusta, opressiva blablabla.
Não me parece nem um pouco certo passar por cima e distorcer fatos desta forma, sobre uma figura histórica tão importante, simplesmente para incutir no público uma ideia política que eu penso ser certa.
Mas tirando estas questões históricas, o filme é muito bom, vale a pena ser visto.
Catástrofe Nuclear
3.8 39O caráter instrutivo que a BBC quis dar pro filme (inclusive sendo semi-documental), como um alerta, mais o terror da época de uma guerra nuclear, tirou e muito o aspecto comercial do troço; quer dizer, a porra tava séria demais pra se brincar com isso, daí todas as imagens e cenários impactantes,
inclusive o final terrível sem otimismo nenhum.
Tá um pouco longe, mas me lembrou bastante 'Stalingrado: a Batalha Final' de 1992. O filme todo é um descenso até um poço de desespero, sem beleza nenhuma, e também tinha esse caráter 'instrutivo' que o deixava tão real e forte.
Enfim, filme excelente. Bem podia ser resgatado e começar a passar de novo na tv ou até mesmo nas escolas.
O Reflexo do Mal
3.6 74Achei absurdamente incrível o filme também, extremamente psicológico. Fora a questão da infância, é bacana como tem grandes temas postos ao redor da história e da vida do menino, que não são tratados ou discorridos no filme ficando meio que como ~coadjuvantes~, como por exemplo
o caso de homo-afetividade do pai, a relação degradante dele e da mãe resultante do fato de terem de esconder e conviver com isso, a viúva solitária e a trágica vida dela a partir do suicídio do marido, o irmão mais velho quando volta da guerra decepcionado e desiludido com os EUA;
com tudo isso e todas as tragédias que iam acontecendo ao redor dele, a cena que mostra a inocência dele mesmo no meio de tudo aquilo é ele na cama pedindo conselhos ao bebê abortado que eles encontraram no celeiro, bem macabra a cena mas mostra bem a pureza(?) dele ainda em relação àquilo tudo. Acredito que ele só vem a perder isso na cena final, quando encontram o corpo da viúva na estrada. Parece um choque fortíssimo de uma realidade absurda que ele teve de enfrentar. Ali acabou a ludicidade e a infância
E baita trilha sonora também, digasse de passagi.
Breaker Morant
3.6 7sou pagão tbm
Coração de Luto
3.5 12Precisa ganhar uma restauração urgente. Cheguei a pensar que havia saído em DVD, mas que nada. Os dvd's que se encontra na verdade são rip's de VHS.
Não há razão pra esse filme ser tão esquecido da atual geração, sendo que ele foi sucesso nacional e internacional na época. Sem nem contar a importância que esse filme tem pra história do cinema nacional e principalmente pro cinema gaúcho.
Uma Aventura na América Selvagem
3.1 43Lembrei desse filme hoje. Um dos que mais gostava na infância.
Fome Animal
3.9 877Esse filme é uma delícia, caras
Nekromantik
2.9 235Último segundo genial.
Os Lobos Nunca Choram
3.7 21Tanto o livro quanto o filme tiveram os títulos traduzidos de forma errada. Pelo filme ao menos, "Never cry wolf" é uma ordem, "Nunca grite lobo"
No mais, filme especial.
O Ato de Matar
4.3 135Comentar o quê.
O Babadook
3.5 2,0KTem o mérito de não ter vários e vários clichês que normalmente a maioria dos filmes de terror têm, mas no geral também não apresenta nada de novo, apesar do roteiro ser até bem original; só o final ali que o diretor parece não saber o que estava fazendo.
De toda forma tá difícil um filme de terror atualmente se consagrar como "um grande filme".
Na China Comem Cães
3.9 10Que filme meus senhores, que filme!
Praxis
4.0 1 Assista AgoraMuito Interessante.
Os Cisnes Feios
3.4 8Uma decepção se comparado com 'Cartas de um homem morto', mas a atmosfera do filme até que é interessante.
O Enigma do Horizonte
3.2 310 Assista AgoraAlguém aí concorda que o Sam Neill é um ator muito medíocre? Ele fez grandes filmes de fato, O Piano, In the Mouth of Madness, mas no geral e mesmo nesses clássicos as atuações dele são tão comuns. Não justifica ser chamado pra papéis nesses filmes.
Amigos Para Sempre
3.5 101 Assista AgoraAMAAAAAAREELLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
A Teoria de Tudo
4.1 3,4K Assista AgoraTem um documentário fantástico sobre o Hawking de 1991, vale muito a pena ser visto. tem completo no youtube.
http://filmow.com/uma-breve-historia-do-tempo-t19365/
Uma Breve História do Tempo
4.0 13Fascinante.
Os Quatro do Apocalipse
3.7 33 Assista AgoraEscutei muito que 'Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia' era violento, mas isto rapaiz, isto aqui...
Filmaço.
Kes
4.2 142Impressão final absurda. Lembrou muito 'Ratcatcher'.
Ruby Sparks - A Namorada Perfeita
3.8 1,4KSó achei interessante a aura que jogaram em cima do protagonista como "um dos melhores escritores americanos de todos os tempos". Isso causou uma impressão e tanto pra várias ações e escolhas dele dentro do filme.
Sem Pudor
2.6 38Não entendi sinceramente a nota tão baixa. Excelente filme.
Sholem Aleichem: Laughing in the Darkness
4.5 1Documentário absolutamente incrível. Historicamente é muito esclarecedor quanto as questões de identidade judaicas que surgem no fim do séc. XIX e muitas se estendem até os dias de hoje, e fora isso ainda tem uma das melhores trilhas sonoras que eu já ouvi (óbvio que com o Zorn não poderia ser diferente). Apesar dos temas pesados que ele levanta a impressão final ainda é 'leve' e é também um combustível pra se pensar em muita coisa.
Fiquei com muita curiosidade de ler algum livro em ídiche, e por sorte a Grua Livros lançou mês passado um livro dele, creio que o primeiro no brasil, chamado
'Stempenyu: um romance judaico'.
O otimismo fatalista dos livros dele, algo como, se as coisas são do jeito que são, guerra, holocausto, assassinatos e extermínio do seu povo (pogrons), ou tu sucumbes num pessimismo em relação a tudo, ou encara as coisas de forma otimista, mas a questão é que ambas as posturas estão certas e a escolha de uma delas é um mero acaso, como fica exposta naquela fantástica expressão de uma das crianças personagens dele
"Lucky me, I'am an orphan!"
O Pagador de Promessas
4.3 364 Assista AgoraNão sei qual era a ideia original do Dias Gomes, mas penso que uma delas era mostrar o processo praticamente obrigatório de sincretização de imagens católicas aos cultos de origem africana, uma forma de resistência cultural. Essa sincretização é discutida atualmente, mas duvido que o era na época.
Outra questão que creio eu, o Dias Gomes quis mostrar foi a distância que e igreja católica muitas e muitas vezes manteve (e mantêm) da população pobre, dos anseios desta.
O filme é impecável na adaptação da peça e na mostragem destes e de outros temas. Enfim, uma das melhores produções nacionais, sem dúvida.
Morte ao Rei
3.4 30Historicamente o filme passa muito longe da grande maioria dos fatos históricos. A começar que
o Cromwell nem estava presente na execução do Rei, quanto mais fazer aquela cena toda.
Acho que a tentativa do filme foi simplesmente associar o Cromwell, que durante o romantismo foi sempre tachado de ditador sanguinário (quando na verdade era muito coerente na maioria das vezes), com os governos 'ditatoriais' do séc. XX. Um jeito subliminar de dizer que qualquer governo que busque justiça e igualdade sempre cairá numa ditadura violenta, injusta, opressiva blablabla.
Não me parece nem um pouco certo passar por cima e distorcer fatos desta forma, sobre uma figura histórica tão importante, simplesmente para incutir no público uma ideia política que eu penso ser certa.
Mas tirando estas questões históricas, o filme é muito bom, vale a pena ser visto.