“Eu sinto como se estivesse procurando por você há muito tempo.”
TRAMA FANTASMA, de #PaulThomasAnderson #PhantomThread EUA,2017.
Como não se apaixonar pelos universos criados pelos gênios Paul Thomas Anderson e Daniel Day-Lewis. Desbunde total!!! #Oscar2018 Com: #LesleyManville #VickyKrieps #BrianGleeson
“A mulher perfeita seria como uma borboleta, viveria apenas por um dia.”
AS BRUXAS , de #MauroBolognini #VittorioDeSica #PierPaoloPasolini #FrancoRossi #LuchinoVisconti #LeStreghe Itália / França, 1967.
Dizem que o ator que sabe fazer muito bem comédia é um exelente ator em todos os gêneros. Nunca tinha pensado nisso dos diretores de cinema até ver esse clássico da comédia italiana dos anos 60 numa retrospectiva que o #Cinesesc exibe do genial Visconti.
Quando penso em Visconti, Pasolini, De Sica, penso no cinema político, dramático, de grandes filmes históricos e muito sérios. Aqui eles se reúnem, com também outros gênios do cinema para fazer um longa que na verdade é dividido em cinco segmentos, Cinco episódios com o protagonismo de #SilvanaMangano .
O melhor, é o de Pasolini, com #Totó e #NinettoDavoli. É hilária a história de um viúvo que já arruma uma nova mulher no próprio cemitério onde a mulher estava sendo enterrada. O de Visconti, apesar de cômico, é bem crítico, como tudo que Visconti fez. Mangano interpreta uma grande estrela de cinema cercada de frivolidades e falsidades, neurótica e paranoica, impossibilitada de amar verdadeiramente alguém. Visconti mostra muito claramente que a fama a aprisiona. São sempre mulheres intensas as tais “bruxas”que Mangano faz nos episódios, e de quebra tem um #ClintEastwood super galã. Um deleite!!!
"Eu sinto a presença deles. Eles estão aqui porque tem assuntos inacabados."
A MALDIÇÃO DA CASA WINCHESTER, de #MichaelSpierig #PeterSpierig #WinchesterTheHouseThatGhostsBuilt EUA,2018.
Quanto mais pompa, menos charme para o gênero do terror. São poucos os filmes de horror que conseguiram juntar as duas coisas e se tornaram obras primas, que eu me lembre: O Iluminado, O Exorcista e Drácula do Coppola. Mas citei gente genial que fazia a coisa acontecer em qualquer assunto.
Um elenco muito bom para uma direção preguiçosa e um roteiro pra lá de insosso deixam o sono vir tranquilamente durante a exibição desse filme que salva-se a direção de arte e figurinos, estes sim impecáveis.
Mas não é disso que um filme de terror precisa, então fica chovendo no molhado sobre a história real da família Winchester que é enfrentou fantasmas na mansão de mesmo nome.
“Doutor, acabo de saber aqui em Londres que sou soropositivo. Faça o exame de sangue na Joelle e na criança, e olha, Joelle não sabe de nada.”
EM NOITE DE LUA CHEIA , de #LinaWertmuller #Inunanottedichiarodiluna Itália/EUA,1989.
Com: #RutgerHauer #NatassjaKinski #FayeDunaway
Um filme lançado em 89 sobre a questão da AIDS entre heterossexuais já é algo a ser visto, pois quase toda a filmografia sobre a doença lançada nos anos 80 e 90 sempre liga o vírus aos guetos gays. Aqui um jornalista está se passando por um soropositivo para fazer uma matéria sobre a reação das pessoas quando sabem que alguém está infectado. O filme chega a ser didático para mostrar como o mundo não está preparado para lidar com a doença. O jornalista descobre que na verdade está com HIV e a partir daí o filme muda de tom e torna-se um melodrama histérico. Desconheço o trabalho da diretora e confesso que esse é o primeiro filme que vejo de uma vasta filmografia. Quero buscar seus outros filmes para entender um pouco sobre seu jeito de filmar por aqui ela está completamente afetada e traz para o filme uma artificialidade que prejudica o resultado. Porém é um roteiro corajoso de ter sido filmado ainda nos anos 80. Então merece atenção. #CinemaItaliano #Cine80 #VHS
“É muito difícil achar um gato preto num quarto escuro, principalmente quando ele não está lá.”
PENDULAR , de #JuliaMurat #Pendular Brasil,2017.
Com: #RaquelKarro #RodrigoBolzan #FelipeRocha
O significado da palavra pendular é: aquilo que oscila. Essa definição é o que vejo nesse trabalho da diretora Julia Murat. A oscilação aqui é sobre o relacionamento de um casal que divide um espaço no meio para que ambos possam nele trabalhar. Ele é artista plástico e ela, bailarina. A arte também é algo que oscila principalmente para o artista. Fica entre o sucesso e o esquecimento, entre o genial e o esquecível. O filme tem seus ótimos momentos, com atores bem dirigidos e um texto que sai da boca deles como se eles próprios tivessem criado, e isso é ótimo. Mas as vezes o filme vai embora, perdemos o interesse na relação do casal, talvez o roteiro tenha sido solto demais para criar certa naturalidade e aí se perde. Mas é um belo trabalho. #CinemaBrasileiro #Cinema
Era uma lenda esse filme, até que num sebo esbarro num VHS dele, corri pra ver, mas que decepção. Achei que assistiria algo subversivo, outsider, que nada! Filme erótico e machista que só ganhou fama porque Stallone logo em seguida ficou famoso com seu Rocky Balboa.
O filme é sobre esse garanhão que come todas de todas as maneiras. Mulheres submissas que aceitam até apanhar por uma boa dose de sexo. Stallone não tem sex appeal para bancar o filme então a coisa é morna.
A cena final, uma orgia, remete à Saló de Pasollini, mas só uma pincelada, pois tudo aqui é uma bobagem, a única cena memorável é a abertura com uma atriz explicando o que é o filme, hilário!!!
“Esse é o nosso destino, vamos morrer como os outros.”
ÚLTIMOS HOMENS EM ALEPPO , de #FirasFayyad #LastMenInAleppo Síria/Dinamarca,2017.
Esse é um filme que vai além do cinema. É a vida. Através de uma cena, o diretor resume as consequências das guerras: a equipe que está ajudando as vítimas dos bombardeios, retira um bebê de dentro dos escombros. Isso é a guerra, vitimar inocentes o tempo todo. No lugar de escrever sobre este maravilhoso e urgente documentário preferi colocar esta notícia do jornal #OGlobo :
O governo sírio se recusou a emitir os vistos de viagem para o produtor e um dos personagens de "Últimos homens em Aleppo" irem até Los Angeles para a cerimônia de entrega do Oscar, no dia 4 de março. #KareemAbeed, que assina a produção executiva do filme, e #MahmoudAlHattar, fundador da organização civil Os Capacetes Brancos, não poderão comparecer à festa.
Dirigido pelo sírio Firas Fayyad, "Últimos homens em Aleppo" venceu o prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance e é o primeiro longa de produção e direção sírias a ser indicado ao Oscar. No quinto ano da Guerra da Síria, o filme acompanha a organização civil e voluntária de defesa e salvamento Os Capacetes Brancos em uma ação para ajudar cidadãos sitiados.
Al-Hattar disse ao "Hollywood reporter" que está desapontado por não poder usar o Oscar como tribuna para condenar "a Rússia, (o presidente síro) #BasharAlAssad e todos que representam as autoridades e distribuem armas para suprimir o povo da Síria". Ele acrescentou: "Eu quero estar no palco do oscar para dizer: 'Está na hora de acabar com essa guerra e impedir aqueles que usam o seu poder para nos destruir."
Logo depois que a indicação ao Oscar de melhor documentário em longa-metragem foi anunciado, a equipe de produção do filme entrou com o pedido de visto para Abeed na embaixada da Síria na Turquia, onde o produtor mora. Mas funcionários sírios marcaram sua entrevista para o dia 2 de março, um dia antes da cerimônia, o que tornaria impossível a emissão do documento.
Além disso, mesmo que Abeed conseguisse o visto, seria pouco provável que tivesse o mesmo êxito com o visto americano. Uma ordem executiva do presidente americano #DonaldTrump impede que sejam aprovados novos pedidos de visto de cidadãos da Síria.
“Eu estava cansada da ganância. Da minha, não da deles.”
A GRANDE JOGADA , #AaronSorkin #MollysGame EUA/China,2017.
Com #JessicaChastain #IdrisElba #KevinCostner
Histórias reais costumam ser as mais absurdas quando viram roteiro de cinema. Molly Bloom foi uma esquiadora olímpica que devido a um acidente desiste do esporte e vira uma profissional do pôquer, não uma jogadora mas sim aquela que organiza jogos para os mais ricos do mundo. O filme é uma metralhadora rítmica de informações, o que dificulta um pouco nosso envolvimento com história, pois ficamos tentando acompanhar tudo e é quase impossível. A grande vantagem do filme é ter como protagonista Jessica Chastain e ela te fisga pra dentro da história toda vez que o roteiro te confunde. Os últimos 40 minutos do filme fazem valer a sessão pois ali temos Jessica em cenas que valem o filme todo.
“Eu tava transando com você quando mataram sua mulher.”
O CRIME DA GÁVEA , de #AndréWarwar #OCrimedaGavea Brasil,2016. Com: #RicardoDuque #SimoneSpoladore #AlineFanju
Já disse por aqui que amo filmes ruins, me divirto! Porém filmes ruins que são pretensiosos demais me irritam. Esse é o caso do independente e desastroso filme em questão. O protagonista chega em casa e encontra sua esposa morta, a partir daí ele e a policia buscam o culpado. Marcílio Moraes é autor do roteiro que foi baseado num livro também dele. Mas a coisa aqui vai além de um roteiro mal sucedido, é um conjunto de fatores que leva o filme ribanceira abaixo. A fotografia, que também é do diretor, a princípio me chamou a atenção, pois foge totalmente dos cartões postais do Rio de Janeiro e traz certa claustrofobia pra história, mas depois vi que é só um estilo que ele escolheu e acaba se sobressaindo ao que está sendo mostrado, ou seja, atrapalha. Enfim, o elenco também está à mercê de tudo isso então o resultado das interpretações é sofrível. Fica a tentativa de criticar o sistema policial e judiciário do Brasil, que é mérito do roteiro, porém isso não salva o filme.
“ Ao público: Para evitar qualquer mal entendido, gostaria de anunciar que não apareço neste filme. É o primeiro drama sério escrito e dirigido por mim. Charles Chaplin.”
CASAMENTO OU LUXO , de #CharlesChaplin #AWomanofParis #AdramaofFate EUA, 1923.
Com o anúncio que citei acima, Chaplin abre seu primeiro filme em que não atua, e acho genial ele explicar isso pra plateia que na época do lançamento corria pro cinema para ver mais uma aventura de Carlitos. Edna Purviance , uma das principais senão a principal atriz de Chaplin é a estrela desse belíssimo drama onde ele tem a autonomia total para inclusive fazer um filme com um final que não da margem à esperança, característica da grande maioria de seus filmes. O enredo é sobre Marie e Jean, que se apaixonam numa pequene cidade francesa, mas o destino os separa. Tempos depois, os dois se reencontram, em Paris, porém muitos obstáculos estarão no caminho dos apaixonados. Contando assim parece um tolo romance, mas não é. Chaplin faz um filme forte com temas tão a frente de seu tempo, como a independência da mulher, que o filme se torna atemporal com seus conflitos liberais e avançados. Filme perfeito. #Cinema #CinemaMudo
CEMITÉRIO MALDITO , de #MaryLambert #PetSematary EUA,1989.
O que me fascina nos filmes de horror é que por mais inverossímeis que sejam, sempre acredito no que está na tela e até me envolvo naquilo. Esse é o papel do cinema na verdade, né? E o papel de quem ama é crer, então creio.
Stephen King, mestre da literatura do gênero é a representação disso que falei sobre crer no inacreditável, aqui ele que também é roteirista, homenageia George Romero com seus zumbis.
Adoro ver e rever este filme é também sua sequência, (dirigida pela mesma Mary Lambert) pois são típicos filmes de horror , assumidamente feitos a moda antiga, onde elenco, roteiro, produção, efeitos conversam entre si no sentido tosco da coisa. Quer um protagonista mais canastrão do que esse pai de família interpretado por #DaleMidkiff ? E isso só ajuda o filme, pois é o clima instalado desde o início.
Na sequência de 1992 que se passa pouco tempo depois do ocorrido aqui, o roteiro faz uma ampla homenagem aos filmes de terror. É divertido identificá-las...estão lá: Sexta-Feira 13, O Massacre da Serra Elétrica, Halloween, Psicose entre outras pérolas! Não canso.
“Mãe, você vivia comigo antes. No silencio. Antes da noite ou do dia. Sozinhos na quietude, onde nada existia. Mãe, onde você está? Pra onde você foi? Tenho medo. O que é esse mundo? O touro ferido. A criança abandonada. Mãe, sua bondade nunca falha?”
VIAGEM DO TEMPO, de #TerrenceMalick #VoyageofTime Com: #CateBlanchett – narração.
Alguns filmes viram uma chave em nós. Simplesmente sem perceber mudamos após assistir um certo filme, ou ler um certo livro. Música, artes plásticas e outras expressões artísticas também mexem conosco permanentemente.
O cinema existencial de Terrence Malick mexe profundamente comigo. O primeiro filme que vi de Malick foi Além da Linha Vermelha, no final dos anos 90 e desde então contemplo seu cinema cada vez mais.
Esse documentário é sobre o universo, ponto. Tudo mais que eu disser aqui será em vão, pois a genialidade de Malick é fazer obras abertas, que serão descobertas diferentemente por cada um de nós. Tente explicar A Árvore da Vida pra alguém que já viu o filme, será em vão...será outro filme.
A única coisa que quero dizer: não deixe de ver esse filme nem toda a curta cinematografia de Terrence Malick. Um ser melhor acordará no dia seguinte dentro de você.
O RENASCER DE UMA MULHER , de #LuisMandoki #BornYesterday EUA,1993.
Com: #MelanieGriffith #JohnGoodman #DonJohnson
Foi-se o tempo das inocentes comédias. Filmes sem pretensão maior do que entreter com inteligência. Bons atores, um texto digno e uma direção segura. Assim é esse divertido e pensativo filme sobre uma mulher que descobre seu verdadeiro valor.
Melanie Griffith é uma atriz incrível que foi esquecida nos dias de hoje, como tantas outras. Nos anos 90 , com Uma Secretária de Futuro ou Uma Luz Na Escuridão , ela fez um enorme sucesso, com o tempo os bons papéis foram rareando e assim o seu espaço.Seu carisma é imediatamente notado assim que entra em cena e aqui, dividindo a cena com outro grande ator, John Goodman faz a mulher submissa de um empresário que está envolvido num escândalo político. Aos poucos ela "aprende" que é alguém melhor do que o namorado a faz crer que é.
O diretor mexicano Luis Mandoki que faz dois belos filmes na mesma época, Vozes Inocentes e Quando Um Homem Ama Uma Mulher, tece críticas ao governo de Bush pai, que recém tinha saído do comando, através de uma trama que o foco é sobre a valorização da mulher no mundo. Um filme leve, mas com um conteúdo sólido.
Me intriga bastante a indicação a melhor roteiro adaptado desse filme que justamente peca pelo roteiro. Mas acho super importante que através do Oscar esse filme ganhe um pouco mais de visibilidade, pois apesar do roteiro frágil, tem um elenco uníssono e uma bela história. O filme ainda faz história ao ter entre as indicações a primeira mulher indicada ao Oscar de melhor fotografia, #RachelMorrison essa sim uma justíssima indicação. É o primeiro filme que assisto da diretora Dee Rees que tem alguns títulos independentes e séries no currículo. Aqui a diretora ainda desliza um pouco, talvez por causa do roteiro, também adaptado por ela, mas o filme tem cenas emocionantes e memoráveis, trunfo do talento dela. Não é um grande filme, mas é sincero, belo.
Vou direto ao ponto: talvez esse seja o melhor filme das incansáveis, porém já desgastadas, adaptações dos quadrinhos da Marvel. Pantera Negra é cinema da melhor qualidade. Isso sem falar das questões políticas e sociológicas que o filme traz a tona. Quando falo talvez seja o melhor filme dessa turma de heróis, é porque o primeiro filme dos X-Men dirigido por Brian Singer em 2000 representa ainda uma forte ruptura nas aventuras para as massas. E creio que junta-se a ele esse novo e estrondoso filme sobre esse herói fortemente defendido por um elenco espetacular. A ruptura deve-se ao fato de tirar a aura infantilizada que esses filmes tem e continuam tendo. O diretor Ryan Coogler, com seu gosto pelas longas e belíssimas tomadas, coisa rara em filmes para adolescentes, consegue colocar seu filme num patamar acima desses outros filmes, assim como a incrível trilogia sobre o homem-morcego que #ChristopherNolan comandou. O filme enche os olhos, e o coração. Fazia tempo que eu não torcia desde o primeiro minuto para o herói. #Marvel #Cinema #PanteraNegra
Não fosse a fotografia bela de #WalterCarvalho eu teria desistido nos primeiros 30 minutos desse insosso filme. Temos aqui um ótimo exemplo de como uma direção pesada pode estragar todo um trabalho. O elenco é primoroso, gente de cinema talentosíssima engessada em personagens estereotipados. #JúlioAndrade é o que mais pena nas mãos do diretor, pois em nenhum momento temos um respiro para uma criação de ator. É frustrante quando vemos na tela atores interpretando suas personagens. No cinema quero ver as próprias personagens. Nesse drama sobre dois amigos que se reencontram depois de um longo período numa pequena cidade de Minas Gerais, onde um deles volta da cidade grande para passar o Natal com a mãe, o roteiro até tenta costurar algumas histórias que se entrelaçam assim como a tecelagem onde o protagonista trabalha, mas a direção realmente exagera e deixamos de acreditar em tudo o que está acontecendo. Um desperdício de elenco. #CinemaBrasileiro
Amo um filme ruim. Ruim mesmo, #trash . Os anos 80 foram uma mina de ouro para os filmes baratos que deram certo lucro aos produtores. O gênero #terror então nem se fala. #RogerCorman e #JohnCarpenter , gênios do cinema fantástico são os bons exemplos disso. Aqui, algumas pequenas criaturas peludas alienígenas com dentes pontiagudos, fogem de uma prisão num asteroide, roubando uma nave em direção à Terra. Eles aterrissam na área rural de uma pequena cidade americana e são perseguidos por dois caçadores de recompensas que possuem cabeças verdes sem feições, e que podem copiar o rosto de qualquer ser humano. É isso. Um fio de roteiro e muitas mortes bizarras. Na carona de #Gremlins , as criaturas desse filme e de suas sequências são carismáticas, o que responde o porque do sucesso da franquia, que apesar de não faturar milhões nas bilheterias, tem muitos faz espalhados pelo mundo, inclusive eu. Revendo hoje, o filme fica ainda mais charmoso, pois a criatividade dos artistas que fazem os bonecos e os efeitos visuais chegam a superar os resultados de muitos filmes digitais de hoje em dia. Claro que são “ultrapassados”, mas praticamente tudo o que você vê na tela foi filmado naquele momento com pouquíssimos recursos. Divertidíssimo! A sequência acompanha a história dos ovos deixados pelas criaturas no filme original. É ainda mais divertida, e um pouco melhor filmada, assumidamente satírica ao próprio filme, isso traz uma coisa típica dos filmes que sabem que são ruins, eles não se levam tão a sério. Já na terceira parte, que retorna ao clima do primeiro, a fórmula repetitiva dá sinais de cansaço, mesmo assim é um deleite aos trashmaníacos de plantão como eu. Um Leonardo DiCaprio adolescente dá as caras nesse terceiro capítulo, e nos créditos finais, as cenas que anunciam a quarta parte são imperdíveis, só que infelizmente a quarta e até então ultima parte é totalmente dispensável. O cenário agora é o espaço, mais especificamente uma nave espacial que carrega as criaturas. Inspirado em Alien, o filme não tem mais o ambiente que caracterizou a séria e torna-se enfadonho acompanhar o roteiro precário. Pena a série terminar assim. Quem sabe um dia surge um remake bem trash pra gente se deleitar!!! #BillyGreenBush #DeeWallaceStone #NadineVanDerVelde #ScottGrimes #DonOpper #LeonardoDiCaprio #Cine80 #Cine90 #AngelaBasset #Critters2 #Critters3 #Critters4 #MickGarris #KristinePeterson #RupertHarvey
Vem da Rússia esse gélido drama sobre o desamor. O diretor havia feito o maravilhoso Leviatã, de 2014 sobre pessoas colocadas em situações extremas. Nesse seu novo e forte filme mais uma vez ele coloca os seres humanos numa situação onde não existe mais a razão. São levados apenas pela emoção.
Um casal está se separando, ambos já tem novos amores, e no meio disso um filho de 12 anos, esquecido e até mesmo rejeitado. Ele some e a vida do casal desmorona nesse momento.
O que mais me comove na seca direção de Andrei Zvyagintsev é como ele transforma uma tragédia em algo cotidiano. Ele consegue trazer a fria sensação da indiferença vivida pelos protagonistas para a tela. Filme tristíssimo.
Muita gente gosta de chamar um filme com um roteiro abstrato de estranho. Li em alguns lugares a palavra “estranho” para este novo trabalho do grego Yorgos Lanthimos, aliás essa palavra também foi muito utilizada para definir seu longa anterior, O Lagosta, que por sinal é uma obra prima. Eu usaria a palavra estranho para personagens saídos desses filmes com inúmeros tons de cinza que fazem sexo escondidinhos debaixo dos lençóis e a plateia vibra dizendo ter assistido uma obra ousada. Pois é, estranho esse nosso mundinho. Mas falando do filme do grego, eu sou atraído por ele, ou por eles falando dos seus trabalhos anteriores. Aqui o fio narrativo é sobre um médico que tem uma relação de amizade com o filho de um antigo paciente que morreu na mesa de operação. Esse médico tem uma família e a história se desenrola, ou não, envolvendo essa família. É daqueles filmes que não existe explicação lógica, para cada um significará uma coisa, e isso é o que o torna incrível. O mundo real é esse em que vivemos ou existe uma segunda camada, camuflada onde somos outros e vivemos outras histórias? Até onde vai nossa mente? Doenças misteriosas começam a putrefar nessa família. É um filme de horror também. Enquanto assistia pensei muito sobre essa vacina da febre amarela distribuída enlouquecidamente pelo Brasil, esse caos humano que sacrifica macacos inocentes, sei que fui longe, mas o filme dele nos leva longe mesmo. E deve melhorar com o tempo, e com as revisões. Não tem nada de estranho aqui. É tudo muito real. #Cinema
“Eu sou um herói por estar lá e ter as minhas pernas explodidas?”
O QUE TE FAZ MAIS FORTE , de #DavidGordonGreen #Stronger EUA,2017. Com #JakeGyllenhall #TatianaMaslany #MirandaRichardson
O patriotismo me irrita profundamente, me aborrece na verdade a questão de defender e se orgulhar de uma pátria. Pra mim somos todos seres humanos e isso basta. O americano leva essa questão do patriota a sério, tanto que as guerras são infinitas por lá. Filmes sobre o patriotismo então chove aos baldes então fico sempre curioso em ver retratado na tela uma assunto que abomino. Quando é uma crítica feita pelos próprios americanos, geralmente sai coisa muito boa, pois existe uma boa parte da população que luta contra esses Donalds Trumps, e Georges Bushs da vida. Dois filmes recentes tratam do assunto e ambos são ótimos filmes. O melhor deles é O que te faz mais forte, que traz um personagem vítima de um atentado que foi planejado por dois irmão chechenos na maratona de Boston. O outro filme chama-se exatamente O Dia do Atentado, sobre o ocorrido na mesma maratona. O primeiro tem a frente um dos melhores atores da sua geração, Jake Gyllenhall , que está espetacular na construção desse personagem que tem sua vida modificada literalmente da noite pro dia. É tão intenso o trabalho dele que fica difícil não se emocionar em vários momentos do filme, além de ter Miranda Richardson fazendo a mãe do protagonista, também numa performance excepcional, tudo comandado por um diretor que me chamou muita atenção em 2004 com um filme maravilhoso chamado Contra Corrente, que fala de uma família também abalada por uma tragédia. Então o foco aqui é a questão desse heroísmo todo em que colocam essas vítimas de tragédias. Trabalho intenso e sério. Já o segundo filme é conduzido por Peter Berg que é perito no assunto herói americano. Seus filmes chegam a irritar de tanta menção ao patriotismo, porém aqui o seu trabalho funciona e mostra o lado dos que estão na correria atrás dos supostos terroristas. Ele defende tão bem o seu ponto de vista, que mesmo eu não concordando com seus ideais, me rendo ao filme e aos seus personagens. Isso prova que um filme é bom, pois vai além do que é mostrado, é o cinema acima de qualquer coisa, o bom cinema. O primeiro conquista pela emoção e elenco, vai ficar marcado, o segundo pelo exercer do grande profissional da sétima arte. #ODiadoAtentado #PatriotsDay #PeterBerg #MarkWahlberg #JKSimmons #JohnGoodman #Boston
Que delícia de filme! Que delícia de elenco...e que delícia de roteiro e direção!!! Na verdade é isso! Um filme delicioso de assistir. O simples trabalho realizado aqui é daqueles que não se esquece tão fácil, pois nossa heroína Lady Bird é uma personagem que esteve, está ou estará dentro de cada um de nós em algum momento da vida.
Todos os conflitos da personagem estão em nós de alguma forma, e isso nos aproxima do filme de uma maneira muito afetiva. Já que estamos em tempos de Oscar, falemos do prêmio: eles sempre tem vaga para um filme desse tipo. Quatro Casamentos e Um Funeral, Pequena Miss Sunshine, Adorável Professor e por aí vai...são filmes pra sair chorando, mas com uma luzinha no fim do túnel. As vezes é bom respirar aliviado nesse mundo cruel não é? Então vamos voar com Lady Bird.
Impressionante como algumas histórias reais são inacreditáveis. Provavelmente se fosse ficcional nós acharíamos absurdo um roteiro onde uma protagonista tivesse uma trajetória dessas.
Mas a história de Tonya é real e também incrível. O filme é trivial, porém tem nas duas atrizes, Tonya e sua mãe , uma fortaleza. Nada derruba as cenas onde elas estão. O diretor tem no currículo um filme interessantíssimo chamado A Garota Ideal, sobre um homem que compra uma boneca inflável e acredita que ela é sua namorada. Ele trata da solidão de um homem que absurdamente se afeiçoa à um ser de plástico. A solidão da mãe de Tonya é brutal, assim como é brutal o modo como elas se relacionam. Existe amor na relação das duas? E entre o homem e a boneca? Amar e ser amado de volta. É profunda a questão que o filme coloca. É triste, e belo.
RATOS DE PRAIA , de #ElizaHittman #BeachRats EUA,2017. Com: #HarrisDickinson #MadeleineWeistein #AntonSelyaninov #DavidIvanov
Vencedor do prêmio de Direção em Sundance 2017, foi escrito e dirigido por Eliza Hittman, e vejo aqui uma influencia em Gus Van Sant. O filme se passa exatamente no mesmo cenário do último filme de Woody Allen na região de Conney Island, em Nova York. E a diretora faz o que #GusVanSant sabe fazer com maestria, transformar o lugar onde a história se passa num lugar único, só dele. Para quem viu Roda Gigante, de Allen, ficou a imagem de uma Conney Island ensolarada, romântica e cheia de sonhos. No filme de Eliza esse lugar não existe, temos aqui Frankie, um adolescente que faz parte de uma gangue de delinquentes que bebem, roubam e paqueram garotas no parque da cidade. Ele mora com sua mãe e sua irmã: seu pai está com câncer terminal. Frankie leva uma via dupla: tem uma namorada e fica em sites caçando homens gays mais velhos para transar. O conflito desse jovem é retratado com muita crueza e sinceridade pelo roteiro o que faz do tal lugar ensolarado, um ambiente melancólico e sem perspectiva de dias felizes. Se a diretora se inspira ou não em Gus Van Sant eu não sei, mas que vejo aqui alguém com muita garra surgindo eu vejo! #CinemaIndependente #Sundance2017
Corra!
4.2 3,6K Assista Agora“Eles sabem que sou negro?”
CORRA! , de #JordanPeele #GetOut! EUA, 2017.
É inovador, inteligente, angustiante e vai deixar você com o coração na boca! Além de meter o pau nessa sociedade hipócrita e racista!
#DanielKaluuya #AllisonWilliams #BradleyWhitford #CatherineKeener #BettyGabriel
#Oscar2018 #HorrorMovies #Terror
Trama Fantasma
3.7 805 Assista Agora“Eu sinto como se estivesse procurando por você há muito tempo.”
TRAMA FANTASMA, de #PaulThomasAnderson #PhantomThread EUA,2017.
Como não se apaixonar pelos universos criados pelos gênios Paul Thomas Anderson e Daniel Day-Lewis. Desbunde total!!!
#Oscar2018
Com: #LesleyManville #VickyKrieps #BrianGleeson
As Bruxas
3.5 21“A mulher perfeita seria como uma borboleta, viveria apenas por um dia.”
AS BRUXAS , de #MauroBolognini #VittorioDeSica #PierPaoloPasolini #FrancoRossi #LuchinoVisconti #LeStreghe Itália / França, 1967.
Dizem que o ator que sabe fazer muito bem comédia é um exelente ator em todos os gêneros. Nunca tinha pensado nisso dos diretores de cinema até ver esse clássico da comédia italiana dos anos 60 numa retrospectiva que o #Cinesesc exibe do genial Visconti.
Quando penso em Visconti, Pasolini, De Sica, penso no cinema político, dramático, de grandes filmes históricos e muito sérios. Aqui eles se reúnem, com também outros gênios do cinema para fazer um longa que na verdade é dividido em cinco segmentos, Cinco episódios com o protagonismo de #SilvanaMangano .
O melhor, é o de Pasolini, com #Totó e #NinettoDavoli. É hilária a história de um viúvo que já arruma uma nova mulher no próprio cemitério onde a mulher estava sendo enterrada. O de Visconti, apesar de cômico, é bem crítico, como tudo que Visconti fez. Mangano interpreta uma grande estrela de cinema cercada de frivolidades e falsidades, neurótica e paranoica, impossibilitada de amar verdadeiramente alguém. Visconti mostra muito claramente que a fama a aprisiona.
São sempre mulheres intensas as tais “bruxas”que Mangano faz nos episódios, e de quebra tem um #ClintEastwood super galã. Um deleite!!!
#Cine60 #CinemaItaliano
A Maldição da Casa Winchester
2.6 460 Assista Agora"Eu sinto a presença deles. Eles estão aqui porque tem assuntos inacabados."
A MALDIÇÃO DA CASA WINCHESTER, de #MichaelSpierig #PeterSpierig #WinchesterTheHouseThatGhostsBuilt EUA,2018.
Quanto mais pompa, menos charme para o gênero do terror. São poucos os filmes de horror que conseguiram juntar as duas coisas e se tornaram obras primas, que eu me lembre: O Iluminado, O Exorcista e Drácula do Coppola. Mas citei gente genial que fazia a coisa acontecer em qualquer assunto.
Um elenco muito bom para uma direção preguiçosa e um roteiro pra lá de insosso deixam o sono vir tranquilamente durante a exibição desse filme que salva-se a direção de arte e figurinos, estes sim impecáveis.
Mas não é disso que um filme de terror precisa, então fica chovendo no molhado sobre a história real da família Winchester que é enfrentou fantasmas na mansão de mesmo nome.
Um filminho bem fraco.
Em Noite de Lua Cheia
2.7 4“Doutor, acabo de saber aqui em Londres que sou soropositivo. Faça o exame de sangue na Joelle e na criança, e olha, Joelle não sabe de nada.”
EM NOITE DE LUA CHEIA , de #LinaWertmuller #Inunanottedichiarodiluna Itália/EUA,1989.
Com: #RutgerHauer #NatassjaKinski #FayeDunaway
Um filme lançado em 89 sobre a questão da AIDS entre heterossexuais já é algo a ser visto, pois quase toda a filmografia sobre a doença lançada nos anos 80 e 90 sempre liga o vírus aos guetos gays.
Aqui um jornalista está se passando por um soropositivo para fazer uma matéria sobre a reação das pessoas quando sabem que alguém está infectado. O filme chega a ser didático para mostrar como o mundo não está preparado para lidar com a doença. O jornalista descobre que na verdade está com HIV e a partir daí o filme muda de tom e torna-se um melodrama histérico.
Desconheço o trabalho da diretora e confesso que esse é o primeiro filme que vejo de uma vasta filmografia. Quero buscar seus outros filmes para entender um pouco sobre seu jeito de filmar por aqui ela está completamente afetada e traz para o filme uma artificialidade que prejudica o resultado.
Porém é um roteiro corajoso de ter sido filmado ainda nos anos 80. Então merece atenção.
#CinemaItaliano #Cine80 #VHS
Pendular
3.6 54“É muito difícil achar um gato preto num quarto escuro, principalmente quando ele não está lá.”
PENDULAR , de #JuliaMurat #Pendular Brasil,2017.
Com: #RaquelKarro #RodrigoBolzan #FelipeRocha
O significado da palavra pendular é: aquilo que oscila. Essa definição é o que vejo nesse trabalho da diretora Julia Murat. A oscilação aqui é sobre o relacionamento de um casal que divide um espaço no meio para que ambos possam nele trabalhar. Ele é artista plástico e ela, bailarina. A arte também é algo que oscila principalmente para o artista. Fica entre o sucesso e o esquecimento, entre o genial e o esquecível. O filme tem seus ótimos momentos, com atores bem dirigidos e um texto que sai da boca deles como se eles próprios tivessem criado, e isso é ótimo. Mas as vezes o filme vai embora, perdemos o interesse na relação do casal, talvez o roteiro tenha sido solto demais para criar certa naturalidade e aí se perde. Mas é um belo trabalho.
#CinemaBrasileiro #Cinema
O Garanhão Italiano
1.9 42“Se a nudez ofende você, saia já desse cinema!”
O GARANHÃO ITALIANO, de #MortonLewis #ThePartyAtKittyAndStuds EUA,1970
Com: #SylvesterStallone #HenriettaHolm #JodiVanPrang
Era uma lenda esse filme, até que num sebo esbarro num VHS dele, corri pra ver, mas que decepção. Achei que assistiria algo subversivo, outsider, que nada! Filme erótico e machista que só ganhou fama porque Stallone logo em seguida ficou famoso com seu Rocky Balboa.
O filme é sobre esse garanhão que come todas de todas as maneiras. Mulheres submissas que aceitam até apanhar por uma boa dose de sexo. Stallone não tem sex appeal para bancar o filme então a coisa é morna.
A cena final, uma orgia, remete à Saló de Pasollini, mas só uma pincelada, pois tudo aqui é uma bobagem, a única cena memorável é a abertura com uma atriz explicando o que é o filme, hilário!!!
#Cine70 #CineErotico
Últimos Homens em Aleppo
4.0 33“Esse é o nosso destino, vamos morrer como os outros.”
ÚLTIMOS HOMENS EM ALEPPO , de #FirasFayyad #LastMenInAleppo Síria/Dinamarca,2017.
Esse é um filme que vai além do cinema. É a vida. Através de uma cena, o diretor resume as consequências das guerras: a equipe que está ajudando as vítimas dos bombardeios, retira um bebê de dentro dos escombros. Isso é a guerra, vitimar inocentes o tempo todo. No lugar de escrever sobre este maravilhoso e urgente documentário preferi colocar esta notícia do jornal #OGlobo :
O governo sírio se recusou a emitir os vistos de viagem para o produtor e um dos personagens de "Últimos homens em Aleppo" irem até Los Angeles para a cerimônia de entrega do Oscar, no dia 4 de março. #KareemAbeed, que assina a produção executiva do filme, e #MahmoudAlHattar, fundador da organização civil Os Capacetes Brancos, não poderão comparecer à festa.
Dirigido pelo sírio Firas Fayyad, "Últimos homens em Aleppo" venceu o prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance e é o primeiro longa de produção e direção sírias a ser indicado ao Oscar. No quinto ano da Guerra da Síria, o filme acompanha a organização civil e voluntária de defesa e salvamento Os Capacetes Brancos em uma ação para ajudar cidadãos sitiados.
Al-Hattar disse ao "Hollywood reporter" que está desapontado por não poder usar o Oscar como tribuna para condenar "a Rússia, (o presidente síro) #BasharAlAssad e todos que representam as autoridades e distribuem armas para suprimir o povo da Síria". Ele acrescentou: "Eu quero estar no palco do oscar para dizer: 'Está na hora de acabar com essa guerra e impedir aqueles que usam o seu poder para nos destruir."
Logo depois que a indicação ao Oscar de melhor documentário em longa-metragem foi anunciado, a equipe de produção do filme entrou com o pedido de visto para Abeed na embaixada da Síria na Turquia, onde o produtor mora. Mas funcionários sírios marcaram sua entrevista para o dia 2 de março, um dia antes da cerimônia, o que tornaria impossível a emissão do documento.
Além disso, mesmo que Abeed conseguisse o visto, seria pouco provável que tivesse o mesmo êxito com o visto americano. Uma ordem executiva do presidente americano #DonaldTrump impede que sejam aprovados novos pedidos de visto de cidadãos da Síria.
#Documentário #CinemaVerdade
A Grande Jogada
3.7 342 Assista Agora“Eu estava cansada da ganância. Da minha, não da deles.”
A GRANDE JOGADA , #AaronSorkin #MollysGame EUA/China,2017.
Com #JessicaChastain #IdrisElba #KevinCostner
Histórias reais costumam ser as mais absurdas quando viram roteiro de cinema. Molly Bloom foi uma esquiadora olímpica que devido a um acidente desiste do esporte e vira uma profissional do pôquer, não uma jogadora mas sim aquela que organiza jogos para os mais ricos do mundo.
O filme é uma metralhadora rítmica de informações, o que dificulta um pouco nosso envolvimento com história, pois ficamos tentando acompanhar tudo e é quase impossível. A grande vantagem do filme é ter como protagonista Jessica Chastain e ela te fisga pra dentro da história toda vez que o roteiro te confunde.
Os últimos 40 minutos do filme fazem valer a sessão pois ali temos Jessica em cenas que valem o filme todo.
#Oscar2018
O Crime da Gávea
1.6 12“Eu tava transando com você quando mataram sua mulher.”
O CRIME DA GÁVEA , de #AndréWarwar #OCrimedaGavea Brasil,2016.
Com: #RicardoDuque #SimoneSpoladore #AlineFanju
Já disse por aqui que amo filmes ruins, me divirto! Porém filmes ruins que são pretensiosos demais me irritam. Esse é o caso do independente e desastroso filme em questão.
O protagonista chega em casa e encontra sua esposa morta, a partir daí ele e a policia buscam o culpado.
Marcílio Moraes é autor do roteiro que foi baseado num livro também dele. Mas a coisa aqui vai além de um roteiro mal sucedido, é um conjunto de fatores que leva o filme ribanceira abaixo. A fotografia, que também é do diretor, a princípio me chamou a atenção, pois foge totalmente dos cartões postais do Rio de Janeiro e traz certa claustrofobia pra história, mas depois vi que é só um estilo que ele escolheu e acaba se sobressaindo ao que está sendo mostrado, ou seja, atrapalha.
Enfim, o elenco também está à mercê de tudo isso então o resultado das interpretações é sofrível.
Fica a tentativa de criticar o sistema policial e judiciário do Brasil, que é mérito do roteiro, porém isso não salva o filme.
#CinemaBrasileiro #Cinema
Casamento ou Luxo?
3.9 31 Assista Agora“ Ao público: Para evitar qualquer mal entendido, gostaria de anunciar que não apareço neste filme. É o primeiro drama sério escrito e dirigido por mim. Charles Chaplin.”
CASAMENTO OU LUXO , de #CharlesChaplin #AWomanofParis #AdramaofFate EUA, 1923.
Com: #EdnaPurviance #ClarenceGeldart #CarlMiller #LydiaKnott
Com o anúncio que citei acima, Chaplin abre seu primeiro filme em que não atua, e acho genial ele explicar isso pra plateia que na época do lançamento corria pro cinema para ver mais uma aventura de Carlitos.
Edna Purviance , uma das principais senão a principal atriz de Chaplin é a estrela desse belíssimo drama onde ele tem a autonomia total para inclusive fazer um filme com um final que não da margem à esperança, característica da grande maioria de seus filmes.
O enredo é sobre Marie e Jean, que se apaixonam numa pequene cidade francesa, mas o destino os separa. Tempos depois, os dois se reencontram, em Paris, porém muitos obstáculos estarão no caminho dos apaixonados. Contando assim parece um tolo romance, mas não é. Chaplin faz um filme forte com temas tão a frente de seu tempo, como a independência da mulher, que o filme se torna atemporal com seus conflitos liberais e avançados.
Filme perfeito.
#Cinema #CinemaMudo
Cemitério Maldito
3.7 1,1K Assista Agora"Existe uma outra maneira."
CEMITÉRIO MALDITO , de #MaryLambert #PetSematary EUA,1989.
O que me fascina nos filmes de horror é que por mais inverossímeis que sejam, sempre acredito no que está na tela e até me envolvo naquilo. Esse é o papel do cinema na verdade, né? E o papel de quem ama é crer, então creio.
Stephen King, mestre da literatura do gênero é a representação disso que falei sobre crer no inacreditável, aqui ele que também é roteirista, homenageia George Romero com seus zumbis.
Adoro ver e rever este filme é também sua sequência, (dirigida pela mesma Mary Lambert) pois são típicos filmes de horror , assumidamente feitos a moda antiga, onde elenco, roteiro, produção, efeitos conversam entre si no sentido tosco da coisa. Quer um protagonista mais canastrão do que esse pai de família interpretado por #DaleMidkiff ? E isso só ajuda o filme, pois é o clima instalado desde o início.
Na sequência de 1992 que se passa pouco tempo depois do ocorrido aqui, o roteiro faz uma ampla homenagem aos filmes de terror. É divertido identificá-las...estão lá: Sexta-Feira 13, O Massacre da Serra Elétrica, Halloween, Psicose entre outras pérolas! Não canso.
#EdwardFurlong #ClancyBrown #FredGwynne
Voyage of Time: Life's Journey
3.6 45“Mãe, você vivia comigo antes. No silencio. Antes da noite ou do dia. Sozinhos na quietude, onde nada existia. Mãe, onde você está? Pra onde você foi? Tenho medo. O que é esse mundo? O touro ferido. A criança abandonada. Mãe, sua bondade nunca falha?”
VIAGEM DO TEMPO, de #TerrenceMalick #VoyageofTime
Com: #CateBlanchett – narração.
Alguns filmes viram uma chave em nós. Simplesmente sem perceber mudamos após assistir um certo filme, ou ler um certo livro. Música, artes plásticas e outras expressões artísticas também mexem conosco permanentemente.
O cinema existencial de Terrence Malick mexe profundamente comigo. O primeiro filme que vi de Malick foi Além da Linha Vermelha, no final dos anos 90 e desde então contemplo seu cinema cada vez mais.
Esse documentário é sobre o universo, ponto. Tudo mais que eu disser aqui será em vão, pois a genialidade de Malick é fazer obras abertas, que serão descobertas diferentemente por cada um de nós. Tente explicar A Árvore da Vida pra alguém que já viu o filme, será em vão...será outro filme.
A única coisa que quero dizer: não deixe de ver esse filme nem toda a curta cinematografia de Terrence Malick. Um ser melhor acordará no dia seguinte dentro de você.
#Documentário #Cinema #Existencialismo
O Renascer de uma Mulher
3.0 22"Perdão se eu ocupo muito espaço no seu planeta."
O RENASCER DE UMA MULHER , de #LuisMandoki #BornYesterday EUA,1993.
Com: #MelanieGriffith #JohnGoodman #DonJohnson
Foi-se o tempo das inocentes comédias. Filmes sem pretensão maior do que entreter com inteligência. Bons atores, um texto digno e uma direção segura. Assim é esse divertido e pensativo filme sobre uma mulher que descobre seu verdadeiro valor.
Melanie Griffith é uma atriz incrível que foi esquecida nos dias de hoje, como tantas outras. Nos anos 90 , com Uma Secretária de Futuro ou Uma Luz Na Escuridão , ela fez um enorme sucesso, com o tempo os bons papéis foram rareando e assim o seu espaço.Seu carisma é imediatamente notado assim que entra em cena e aqui, dividindo a cena com outro grande ator, John Goodman faz a mulher submissa de um empresário que está envolvido num escândalo político. Aos poucos ela "aprende" que é alguém melhor do que o namorado a faz crer que é.
O diretor mexicano Luis Mandoki que faz dois belos filmes na mesma época, Vozes Inocentes e Quando Um Homem Ama Uma Mulher, tece críticas ao governo de Bush pai, que recém tinha saído do comando, através de uma trama que o foco é sobre a valorização da mulher no mundo. Um filme leve, mas com um conteúdo sólido.
#Cine90 #Cinema
Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi
4.1 322 Assista Agora“Não faz sentido lutar, eles sempre vencerão.”
LÁGRIMAS SOBRE O MISSISSIPI , de #DeeRees #Mudbound EUA,2017.
Com: #CareyMulligan #GarrettHedlund #JasonClarke #MaryJBlige #RobMorgan #JonathanBanks #JasonMitchell
Me intriga bastante a indicação a melhor roteiro adaptado desse filme que justamente peca pelo roteiro.
Mas acho super importante que através do Oscar esse filme ganhe um pouco mais de visibilidade, pois apesar do roteiro frágil, tem um elenco uníssono e uma bela história.
O filme ainda faz história ao ter entre as indicações a primeira mulher indicada ao Oscar de melhor fotografia, #RachelMorrison essa sim uma justíssima indicação.
É o primeiro filme que assisto da diretora Dee Rees que tem alguns títulos independentes e séries no currículo. Aqui a diretora ainda desliza um pouco, talvez por causa do roteiro, também adaptado por ela, mas o filme tem cenas emocionantes e memoráveis, trunfo do talento dela.
Não é um grande filme, mas é sincero, belo.
Pantera Negra
4.2 2,3K Assista Agora“É árduo para um grande homem ser um grande Rei.”
PANTERA NEGRA , de #RyanCoogler #BlackPanther EUA,2018
Com: #ChadwickBoseman #MichaelBJordan #LupitaNyongo #DanaiGurira #AngelaBasset #AndySerkis
Vou direto ao ponto: talvez esse seja o melhor filme das incansáveis, porém já desgastadas, adaptações dos quadrinhos da Marvel.
Pantera Negra é cinema da melhor qualidade. Isso sem falar das questões políticas e sociológicas que o filme traz a tona. Quando falo talvez seja o melhor filme dessa turma de heróis, é porque o primeiro filme dos X-Men dirigido por Brian Singer em 2000 representa ainda uma forte ruptura nas aventuras para as massas. E creio que junta-se a ele esse novo e estrondoso filme sobre esse herói fortemente defendido por um elenco espetacular. A ruptura deve-se ao fato de tirar a aura infantilizada que esses filmes tem e continuam tendo.
O diretor Ryan Coogler, com seu gosto pelas longas e belíssimas tomadas, coisa rara em filmes para adolescentes, consegue colocar seu filme num patamar acima desses outros filmes, assim como a incrível trilogia sobre o homem-morcego que #ChristopherNolan comandou.
O filme enche os olhos, e o coração. Fazia tempo que eu não torcia desde o primeiro minuto para o herói.
#Marvel #Cinema #PanteraNegra
Redemoinho
3.5 71"Não espera não, viu? O tempo não anda, o tempo voa rasteiro."
REDEMOINHO , de #JoséLuizVillamarim BRASIL,2016
Com: #IrandhirSantos #CássiaKiss #DiraPaes #CamilaAmado #CyriaCoentro #InêsPeixoto
Não fosse a fotografia bela de #WalterCarvalho eu teria desistido nos primeiros 30 minutos desse insosso filme. Temos aqui um ótimo exemplo de como uma direção pesada pode estragar todo um trabalho. O elenco é primoroso, gente de cinema talentosíssima engessada em personagens estereotipados. #JúlioAndrade é o que mais pena nas mãos do diretor, pois em nenhum momento temos um respiro para uma criação de ator.
É frustrante quando vemos na tela atores interpretando suas personagens. No cinema quero ver as próprias personagens. Nesse drama sobre dois amigos que se reencontram depois de um longo período numa pequena cidade de Minas Gerais, onde um deles volta da cidade grande para passar o Natal com a mãe, o roteiro até tenta costurar algumas histórias que se entrelaçam assim como a tecelagem onde o protagonista trabalha, mas a direção realmente exagera e deixamos de acreditar em tudo o que está acontecendo. Um desperdício de elenco. #CinemaBrasileiro
Criaturas
2.9 141 Assista Agora“Estão ficando maiores!!!”
CRIATURAS, de #StephenHerek #Critters EUA/1986.
Amo um filme ruim. Ruim mesmo, #trash . Os anos 80 foram uma mina de ouro para os filmes baratos que deram certo lucro aos produtores. O gênero #terror então nem se fala. #RogerCorman e #JohnCarpenter , gênios do cinema fantástico são os bons exemplos disso. Aqui, algumas pequenas criaturas peludas alienígenas com dentes pontiagudos, fogem de uma prisão num asteroide, roubando uma nave em direção à Terra. Eles aterrissam na área rural de uma pequena cidade americana e são perseguidos por dois caçadores de recompensas que possuem cabeças verdes sem feições, e que podem copiar o rosto de qualquer ser humano. É isso. Um fio de roteiro e muitas mortes bizarras. Na carona de #Gremlins , as criaturas desse filme e de suas sequências são carismáticas, o que responde o porque do sucesso da franquia, que apesar de não faturar milhões nas bilheterias, tem muitos faz espalhados pelo mundo, inclusive eu. Revendo hoje, o filme fica ainda mais charmoso, pois a criatividade dos artistas que fazem os bonecos e os efeitos visuais chegam a superar os resultados de muitos filmes digitais de hoje em dia. Claro que são “ultrapassados”, mas praticamente tudo o que você vê na tela foi filmado naquele momento com pouquíssimos recursos. Divertidíssimo! A sequência acompanha a história dos ovos deixados pelas criaturas no filme original. É ainda mais divertida, e um pouco melhor filmada, assumidamente satírica ao próprio filme, isso traz uma coisa típica dos filmes que sabem que são ruins, eles não se levam tão a sério. Já na terceira parte, que retorna ao clima do primeiro, a fórmula repetitiva dá sinais de cansaço, mesmo assim é um deleite aos trashmaníacos de plantão como eu. Um Leonardo DiCaprio adolescente dá as caras nesse terceiro capítulo, e nos créditos finais, as cenas que anunciam a quarta parte são imperdíveis, só que infelizmente a quarta e até então ultima parte é totalmente dispensável. O cenário agora é o espaço, mais especificamente uma nave espacial que carrega as criaturas. Inspirado em Alien, o filme não tem mais o ambiente que caracterizou a séria e torna-se enfadonho acompanhar o roteiro precário. Pena a série terminar assim. Quem sabe um dia surge um remake bem trash pra gente se deleitar!!!
#BillyGreenBush #DeeWallaceStone #NadineVanDerVelde #ScottGrimes #DonOpper #LeonardoDiCaprio #Cine80 #Cine90 #AngelaBasset #Critters2 #Critters3 #Critters4 #MickGarris #KristinePeterson #RupertHarvey
Sem Amor
3.8 319 Assista Agora"Engravidei por descuido. No parto quando me trouxeram ele e não quis olhar. Tive nojo."
SEM AMOR , de #AndreiZvyagintsev #Nelyubov Rússia/Bélgica/Alemanha,2017.
Com: #AlekseyRozin #MaryanaSpivak #MatveyNovikov #VladimirVdovichenkov
Vem da Rússia esse gélido drama sobre o desamor. O diretor havia feito o maravilhoso Leviatã, de 2014 sobre pessoas colocadas em situações extremas. Nesse seu novo e forte filme mais uma vez ele coloca os seres humanos numa situação onde não existe mais a razão. São levados apenas pela emoção.
Um casal está se separando, ambos já tem novos amores, e no meio disso um filho de 12 anos, esquecido e até mesmo rejeitado. Ele some e a vida do casal desmorona nesse momento.
O que mais me comove na seca direção de Andrei Zvyagintsev é como ele transforma uma tragédia em algo cotidiano. Ele consegue trazer a fria sensação da indiferença vivida pelos protagonistas para a tela. Filme tristíssimo.
O Sacrifício do Cervo Sagrado
3.7 1,2K Assista Agora“Os olhos de Bob estão sangrando, venha para a sala.”
O SACRIFÍCIO DO SERVO SAGRADO , de #YorgosLanthimos #TheKillingofaSacredDeer Inglaterra/Irlanda/Estados Unidos, 2017
Com: #ColinFarrell #NicoleKidman #BarryKeoghan #RaffeyCassidy #SunnySuljic #BillCamp #AliciaSilverstone
Muita gente gosta de chamar um filme com um roteiro abstrato de estranho. Li em alguns lugares a palavra “estranho” para este novo trabalho do grego Yorgos Lanthimos, aliás essa palavra também foi muito utilizada para definir seu longa anterior, O Lagosta, que por sinal é uma obra prima. Eu usaria a palavra estranho para personagens saídos desses filmes com inúmeros tons de cinza que fazem sexo escondidinhos debaixo dos lençóis e a plateia vibra dizendo ter assistido uma obra ousada. Pois é, estranho esse nosso mundinho. Mas falando do filme do grego, eu sou atraído por ele, ou por eles falando dos seus trabalhos anteriores. Aqui o fio narrativo é sobre um médico que tem uma relação de amizade com o filho de um antigo paciente que morreu na mesa de operação. Esse médico tem uma família e a história se desenrola, ou não, envolvendo essa família. É daqueles filmes que não existe explicação lógica, para cada um significará uma coisa, e isso é o que o torna incrível. O mundo real é esse em que vivemos ou existe uma segunda camada, camuflada onde somos outros e vivemos outras histórias? Até onde vai nossa mente? Doenças misteriosas começam a putrefar nessa família. É um filme de horror também. Enquanto assistia pensei muito sobre essa vacina da febre amarela distribuída enlouquecidamente pelo Brasil, esse caos humano que sacrifica macacos inocentes, sei que fui longe, mas o filme dele nos leva longe mesmo. E deve melhorar com o tempo, e com as revisões. Não tem nada de estranho aqui. É tudo muito real.
#Cinema
O Que te Faz Mais Forte
3.3 221 Assista Agora“Eu sou um herói por estar lá e ter as minhas pernas explodidas?”
O QUE TE FAZ MAIS FORTE , de #DavidGordonGreen #Stronger EUA,2017.
Com #JakeGyllenhall #TatianaMaslany #MirandaRichardson
O patriotismo me irrita profundamente, me aborrece na verdade a questão de defender e se orgulhar de uma pátria. Pra mim somos todos seres humanos e isso basta. O americano leva essa questão do patriota a sério, tanto que as guerras são infinitas por lá. Filmes sobre o patriotismo então chove aos baldes então fico sempre curioso em ver retratado na tela uma assunto que abomino. Quando é uma crítica feita pelos próprios americanos, geralmente sai coisa muito boa, pois existe uma boa parte da população que luta contra esses Donalds Trumps, e Georges Bushs da vida. Dois filmes recentes tratam do assunto e ambos são ótimos filmes. O melhor deles é O que te faz mais forte, que traz um personagem vítima de um atentado que foi planejado por dois irmão chechenos na maratona de Boston. O outro filme chama-se exatamente O Dia do Atentado, sobre o ocorrido na mesma maratona. O primeiro tem a frente um dos melhores atores da sua geração, Jake Gyllenhall , que está espetacular na construção desse personagem que tem sua vida modificada literalmente da noite pro dia. É tão intenso o trabalho dele que fica difícil não se emocionar em vários momentos do filme, além de ter Miranda Richardson fazendo a mãe do protagonista, também numa performance excepcional, tudo comandado por um diretor que me chamou muita atenção em 2004 com um filme maravilhoso chamado Contra Corrente, que fala de uma família também abalada por uma tragédia. Então o foco aqui é a questão desse heroísmo todo em que colocam essas vítimas de tragédias. Trabalho intenso e sério. Já o segundo filme é conduzido por Peter Berg que é perito no assunto herói americano. Seus filmes chegam a irritar de tanta menção ao patriotismo, porém aqui o seu trabalho funciona e mostra o lado dos que estão na correria atrás dos supostos terroristas. Ele defende tão bem o seu ponto de vista, que mesmo eu não concordando com seus ideais, me rendo ao filme e aos seus personagens. Isso prova que um filme é bom, pois vai além do que é mostrado, é o cinema acima de qualquer coisa, o bom cinema. O primeiro conquista pela emoção e elenco, vai ficar marcado, o segundo pelo exercer do grande profissional da sétima arte.
#ODiadoAtentado #PatriotsDay #PeterBerg #MarkWahlberg #JKSimmons #JohnGoodman #Boston
Lady Bird: A Hora de Voar
3.8 2,1K Assista Agora"Eu só estou chorando! Algumas pessoas não nasceram felizes sabia?"
LADY BIRD - A HORA DE VOAR, de #GretaGerwig #LadyBird EUA,2017.
Com: #SaoirseRonan #TimotheeChalamet #LucasHedges #LaurieMetcalf #LoisSmith
Que delícia de filme! Que delícia de elenco...e que delícia de roteiro e direção!!! Na verdade é isso! Um filme delicioso de assistir. O simples trabalho realizado aqui é daqueles que não se esquece tão fácil, pois nossa heroína Lady Bird é uma personagem que esteve, está ou estará dentro de cada um de nós em algum momento da vida.
Todos os conflitos da personagem estão em nós de alguma forma, e isso nos aproxima do filme de uma maneira muito afetiva. Já que estamos em tempos de Oscar, falemos do prêmio: eles sempre tem vaga para um filme desse tipo. Quatro Casamentos e Um Funeral, Pequena Miss Sunshine, Adorável Professor e por aí vai...são filmes pra sair chorando, mas com uma luzinha no fim do túnel. As vezes é bom respirar aliviado nesse mundo cruel não é? Então vamos voar com Lady Bird.
Eu, Tonya
4.1 1,4K Assista Agora"Estados Unidos, você sabe, eles querem alguém para amar, eles querem alguém para odiar."
EU, TONYA , de #CraigGillespie #ITonya EUA, 2017
Com: #MargotRobbie #AllisonJanney #SebastianStan #CaraMantella
Impressionante como algumas histórias reais são inacreditáveis. Provavelmente se fosse ficcional nós acharíamos absurdo um roteiro onde uma protagonista tivesse uma trajetória dessas.
Mas a história de Tonya é real e também incrível.
O filme é trivial, porém tem nas duas atrizes, Tonya e sua mãe , uma fortaleza. Nada derruba as cenas onde elas estão. O diretor tem no currículo um filme interessantíssimo chamado A Garota Ideal, sobre um homem que compra uma boneca inflável e acredita que ela é sua namorada. Ele trata da solidão de um homem que absurdamente se afeiçoa à um ser de plástico.
A solidão da mãe de Tonya é brutal, assim como é brutal o modo como elas se relacionam. Existe amor na relação das duas? E entre o homem e a boneca? Amar e ser amado de volta. É profunda a questão que o filme coloca. É triste, e belo.
#Cinema #Oscar2018
Ratos de Praia
3.0 236“Na verdade eu não sei o que eu quero.”
RATOS DE PRAIA , de #ElizaHittman #BeachRats EUA,2017.
Com: #HarrisDickinson #MadeleineWeistein #AntonSelyaninov #DavidIvanov
Vencedor do prêmio de Direção em Sundance 2017, foi escrito e dirigido por Eliza Hittman, e vejo aqui uma influencia em Gus Van Sant. O filme se passa exatamente no mesmo cenário do último filme de Woody Allen na região de Conney Island, em Nova York. E a diretora faz o que #GusVanSant sabe fazer com maestria, transformar o lugar onde a história se passa num lugar único, só dele. Para quem viu Roda Gigante, de Allen, ficou a imagem de uma Conney Island ensolarada, romântica e cheia de sonhos. No filme de Eliza esse lugar não existe, temos aqui Frankie, um adolescente que faz parte de uma gangue de delinquentes que bebem, roubam e paqueram garotas no parque da cidade. Ele mora com sua mãe e sua irmã: seu pai está com câncer terminal. Frankie leva uma via dupla: tem uma namorada e fica em sites caçando homens gays mais velhos para transar. O conflito desse jovem é retratado com muita crueza e sinceridade pelo roteiro o que faz do tal lugar ensolarado, um ambiente melancólico e sem perspectiva de dias felizes. Se a diretora se inspira ou não em Gus Van Sant eu não sei, mas que vejo aqui alguém com muita garra surgindo eu vejo! #CinemaIndependente #Sundance2017