Bom filme de ação, mas perde por ser mais do mesmo da franquia Missão Impossível, que virou já quase uma série de tv; perde também pela falha dos alívios cômicos em algumas cenas e pelo aumento de suspensão de descrença que o fã tem que ter cada vez mais a cada novo filme.
Muito legal, muito interessante, apesar de não oferecer nenhuma surpresa.
Além de ser um filme da Disney, que em si já faz a gente prever o plot e alguns detalhes, o mistério mais supremo anunciado pelo filme na verdade foi um anticlímax.
Por que diabos aquela menina, a gênia suprema que resolveria todos os problemas da humanidade e daquela realidade paralela futurista, no final das contas só teve que explodir a máquina dos táquions? Não precisa ter uma mente tão explosivamente genial pra cogitar a ideia de que a própria existência de uma previsão do futuro alteraria esse futuro, e é preciso ainda menos genialidade pra explodir a coisa. haha
Enfim, apesar desses pesares, o filme é bem interessante e bem feito, com um roteiro razoável.
É um filme super simples, até um tanto previsível, mas essa ideia de trabalhar um personagem que aparentemente tem uma bênção, que na verdade é mais uma maldição, funcionou muito bem.
Jurassic Park é uma ficção científica bem família. Sempre foi. E eu gosto disso! Mas acho que esse filme perdeu um pouco porque parece ter querido ser atrativo até para famílias de raptores e T-Rex. Aí ficou PAIA.
Não achei o filme tãaao assustador não. Certamente cria um clima de tensão, afinal, são 8 pessoas contando suas experiências fantasmagóricas (na ausência de uma palavra melhor), seus pesadelos e experiências absolutamente reais (claro, qualquer "experiência" é sentida como real, independente de o que a gerou).
No entanto, o mérito do documentário é o seu formato - que para mim é inédito - e a abordagem que acaba levando para o público a semelhança que existem nesses quadros de paralisia do sono. A experiência parece variar pouco, mesmo considerando diferentes culturas, e é possível observar, através de relatos e pinturas, que muitas pessoas já passam pelo quadro há séculos. Geralmente o que se mostra diferente é a interpretação dada: alguns entendem como a aparição de uma sombra, outros, de demônios, ainda outros, de aliens.
Acho que fiquei especialmente sensibilizado por esse filme porque é uma reedição dos faroestes - tanto em estética quanto em plot - e porque recentemente li Kenobi, livro sobre o início da vida do Obi Wan Kenobi em Tatooine, um planetinha desértico sem vergonha que também lembra muito o oeste americano, só que com robôs.
Young Ones é muito isso, e com uma trama que tenta alavancar um lado emocional que acho que não tem sucesso em suscitar o suficiente.
Mas acho que vale uma boa nota pela criatividade, pelas atuações e pela intenção do roteiro - e pelo saudosismo.
Primeiro assisti à série de mesmo nome, e aí me senti inspirado para ver o filme.
Ambos são comédias, mas o tom da série é bem mais sutil, talvez porque o serial killer seja mais horripilante, com suas lições intelectuais cínicas sobre a lógica sob a qual opera a mente de um psicopata frio e calculista.
É um daqueles roteiros redondos, que vão até onde a mão alcança, sem deixar pontas soltas ou explicações rocambólicas. Ainda se utiliza de elementos presentes atualmente na IA - como o Teste de Turing - e alguns dos enigmas mais instigantes da Filosofia da Mente. Favoritei.
To meio sem palavras pra explicar esse filme. É edificante na exposição realista que fez sobre Roger Ebert, com seus altos e baixos. Nunca vi um cara tão consciente, mesmo sobre a morte - tabu que acaba sendo excluído da vida, quando na verdade está incluído nela. Me lembrou muito a postura lúcida do Oliver Sacks, escritor e neurologista que padece de câncer terminal.
Não entendi a média baixa do filme. Merecia pelo menos um 4.
A história é meio enigmática, pois quase não tem diálogos e tudo fica no plano visual. O diretor tentou passar a tensão da trama através da trilha sonora e da direção de câmera feita como se quisesse retratar a visão da alienígena, conhecendo esse lugar misterioso (pra ela), com formas de vida que ela com certeza nunca viu, com as quais nunca interagiu.
Nesse sentido, a atuação da Scarlett é impecável. A poker face dela atesta bem que ela não é humana, mas que ao mesmo tempo tenta simular emoções humanas, diálogos humanos.
A trama em si foi realmente misterioso, dependendo muito da interpretação das pistas sugestivas.
Pelo que entendi, Scarlett parecia estar em missão, que talvez fosse capturar espécimes humanos para serem cobaias de pesquisas. Também pensei na hipótese de os capturados serem usados como uma espécie de fonte de vestuário, sendo suas peles a roupa que depois aliens vestiriam pra andar pela Terra - como a própria estava fazendo.
Esse plot mais geral serve de pano de fundo pra relação da alienígena com a condição dela de intrusa naquele lugar, conhecendo o mundo humano e as relações humanas, conhecendo a si mesma.
Não vi o filme, mas pelo que ouvi dizer, é cheio de falácias superficiais e maniqueístas sobre ateus serem maus, imorais, e cristãos serem os guardiões da moral, da bondade e da paz.
Enfim, um filme para coçar o ego de cristãos que querem sentir que o que fazem é o certo e que todo o resto está errado. Afinal, o Cristianismo foi sempre sobre isso, demonizar o que não é cristão, excluir aquilo que não está dentro de seu campo de realidade.
Esse filme merece duas estrelas: uma pelas atuações excelentes e outra pela história que é potencialmente muito boa.
Digo "potencialmente" porque além de terem modificado grosseiramente o que aconteceu originalmente, o filme foi tão arrastado e o roteiro tão fora do foco que foi difícil entender do que o filme se tratava até certa parte já depois da metade.
Essas críticas de esquerda acabam sendo tão reducionistas (no sentido pejorativo mesmo) quanto as que fizeram contra os filmes Tropa de Elite. O que American Sniper fez foi contar a história de mais um ingênuo redneck americano, com uma visão maniqueísta, que vai para a guerra achando que está do lado do bem, defendendo o mundo de um grande mal. Isso não é novidade, sendo um repeteco do espírito da propaganda dos Aliados na Segunda Guerra Mundial (apesar dos pesares, tenho certeza de que ninguém queria que Hitler ganhasse a guerra).
Clint Eastwood pode ser bitch do american dream, do americanismo, mas ainda assim é um ótimo diretor e o filme é perfeito tecnicamente, mesmo com um pano de fundo ideológico implícito, voluntário ou não.
E apesar disso ainda consegue ser bem diferente de outros filmes como White Down House, que é uma ação barata com propaganda tão idealizada do Tio que Sam que chega a ser grotescamente ingênua.
Achei que fosse mais um dos filmes do retorno do Robert Downey Jr. às telonas como...hã...Robert Downey Jr. Não é culpa do ator, pois o cara é reconhecidamente muito competente, mas existe uma maldição que paira sobre a vida de muitos atores, em que diretores passam a escalá-los sempre para fazer o mesmo tipo de personagem.
Mas depois de meia hora de filme já fica claro que não é esse o caso. Apesar de algumas cenas cômicas desnecessárias, o filme conta uma história super emocionante sobre pai e filho, sobre pragmatismo e as raízes da verdadeira ética.
OSCAR DE MELHOR ATOR PRA ROBERT DUVALL, por favor!
Selma é um forte candidato ao Oscar de melhor filme.
Acho que seria injusto julgar a pertinência do prêmio só pelo tema que o filme aborda, que é o o racismo, da intolerância de uma supremacia branca velada contra uma minoria social negra, nos EUA, anos 60. Falo da pertinência do tema porque ainda hoje existe muito preconceito a ser combatido, ainda que o que o filme retrata seja muito mais intenso, visceral e explícito.
Adorei o filme também pela qualidade ada atuação, principalmente do David Oyelowo, que pareceu ter encarnado o Martin Luther King que vemos nos vídeos em preto e branco, fazendo discursos no melhor estilo "I have a dream...".
Algumas pessoas acharam lento, mas a história me envolveu tanto que permaneci interessado em cada momento, não sobrando espaço pra reparar na suposta lentidão.
É um filme feito pra emocionar e pensar restrospectivamente, mas também pra puxar a crítica pra nossa realidade um pouco também.
Gosto desses atores. Eles tem carisma, mas não sei se é algo nesse filme ou nos filmes de ação como um todo, mas achei meio sem graça. Talvez filmes de pura ação estejam me cansando. Ver aquele puro entretenimento, como ir pra uma arena ver gladiadores brigar por nada, tem me cansado ultimamente.
Crítica foda aos limites da mídia e da busca pela história perfeita, mesmo que a tal "história perfeita" não passe de um monte de imagens fúteis pingando sangue.
Achei sensacional aquela câmera rodando o cenário, que dá um tom frenético e original.
Também achei legal terem personificado como Birdman aqueles pensamentos que ficam emitindo julgamentos, falando coisas boas e ruins, como se fosse uma versão mais atual do diabinho e do anjinho soprando coisas nos nossos ouvidos.
E as atuações estão fodas. Mas vou confessar que não consegui entender plenamente o roteiro do filme. Ou foi algo muito simples e executado de maneira confusa, ou é algo tão complexo que não consegui pegar vendo o filme uma única vez.
Aquele filme que vc nem consegue terminar de assistir porque é tanto ufanismo americanoide, tanta divinização do presidente e tanta amostra de fuderagem dos "homens do presidente" que...que...aff....esqueçam esse filme.
Missão: Impossível - Nação Secreta
3.7 805 Assista AgoraBom filme de ação, mas perde por ser mais do mesmo da franquia Missão Impossível, que virou já quase uma série de tv; perde também pela falha dos alívios cômicos em algumas cenas e pelo aumento de suspensão de descrença que o fã tem que ter cada vez mais a cada novo filme.
Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível
3.2 738 Assista AgoraMuito legal, muito interessante, apesar de não oferecer nenhuma surpresa.
Além de ser um filme da Disney, que em si já faz a gente prever o plot e alguns detalhes, o mistério mais supremo anunciado pelo filme na verdade foi um anticlímax.
Por que diabos aquela menina, a gênia suprema que resolveria todos os problemas da humanidade e daquela realidade paralela futurista, no final das contas só teve que explodir a máquina dos táquions? Não precisa ter uma mente tão explosivamente genial pra cogitar a ideia de que a própria existência de uma previsão do futuro alteraria esse futuro, e é preciso ainda menos genialidade pra explodir a coisa. haha
Enfim, apesar desses pesares, o filme é bem interessante e bem feito, com um roteiro razoável.
A Incrível História de Adaline
3.7 1,5K Assista AgoraÉ um filme super simples, até um tanto previsível, mas essa ideia de trabalhar um personagem que aparentemente tem uma bênção, que na verdade é mais uma maldição, funcionou muito bem.
Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros
3.6 3,0K Assista AgoraJurassic Park é uma ficção científica bem família. Sempre foi. E eu gosto disso! Mas acho que esse filme perdeu um pouco porque parece ter querido ser atrativo até para famílias de raptores e T-Rex. Aí ficou PAIA.
The Nightmare
2.9 126Não achei o filme tãaao assustador não. Certamente cria um clima de tensão, afinal, são 8 pessoas contando suas experiências fantasmagóricas (na ausência de uma palavra melhor), seus pesadelos e experiências absolutamente reais (claro, qualquer "experiência" é sentida como real, independente de o que a gerou).
No entanto, o mérito do documentário é o seu formato - que para mim é inédito - e a abordagem que acaba levando para o público a semelhança que existem nesses quadros de paralisia do sono. A experiência parece variar pouco, mesmo considerando diferentes culturas, e é possível observar, através de relatos e pinturas, que muitas pessoas já passam pelo quadro há séculos. Geralmente o que se mostra diferente é a interpretação dada: alguns entendem como a aparição de uma sombra, outros, de demônios, ainda outros, de aliens.
Enfim, acho que vale a pena assistir.
Um Amor Sem Limites
2.9 5Matthew Broderick, do Curtindo a Vida a Doidado, já foi ninguém menos que Richard Feynman! oO
Os Mais Jovens
2.9 110 Assista AgoraAcho que fiquei especialmente sensibilizado por esse filme porque é uma reedição dos faroestes - tanto em estética quanto em plot - e porque recentemente li Kenobi, livro sobre o início da vida do Obi Wan Kenobi em Tatooine, um planetinha desértico sem vergonha que também lembra muito o oeste americano, só que com robôs.
Young Ones é muito isso, e com uma trama que tenta alavancar um lado emocional que acho que não tem sucesso em suscitar o suficiente.
Mas acho que vale uma boa nota pela criatividade, pelas atuações e pela intenção do roteiro - e pelo saudosismo.
Fargo: Uma Comédia de Erros
3.9 920 Assista AgoraPrimeiro assisti à série de mesmo nome, e aí me senti inspirado para ver o filme.
Ambos são comédias, mas o tom da série é bem mais sutil, talvez porque o serial killer seja mais horripilante, com suas lições intelectuais cínicas sobre a lógica sob a qual opera a mente de um psicopata frio e calculista.
Mas esse filme é excelente, com ótimas atuações.
Ex Machina: Instinto Artificial
3.9 2,0K Assista AgoraDefinitivamente não é só mais um filme de IA.
É um daqueles roteiros redondos, que vão até onde a mão alcança, sem deixar pontas soltas ou explicações rocambólicas. Ainda se utiliza de elementos presentes atualmente na IA - como o Teste de Turing - e alguns dos enigmas mais instigantes da Filosofia da Mente. Favoritei.
O Universo No Olhar
4.2 1,3KSempre acho esse tema
(do cientista cético que tem uma evidência de algo pós-morte)
Life Itself - A Vida de Roger Ebert
4.2 40To meio sem palavras pra explicar esse filme. É edificante na exposição realista que fez sobre Roger Ebert, com seus altos e baixos. Nunca vi um cara tão consciente, mesmo sobre a morte - tabu que acaba sendo excluído da vida, quando na verdade está incluído nela. Me lembrou muito a postura lúcida do Oliver Sacks, escritor e neurologista que padece de câncer terminal.
Sob a Pele
3.2 1,4K Assista AgoraNão entendi a média baixa do filme. Merecia pelo menos um 4.
A história é meio enigmática, pois quase não tem diálogos e tudo fica no plano visual. O diretor tentou passar a tensão da trama através da trilha sonora e da direção de câmera feita como se quisesse retratar a visão da alienígena, conhecendo esse lugar misterioso (pra ela), com formas de vida que ela com certeza nunca viu, com as quais nunca interagiu.
Nesse sentido, a atuação da Scarlett é impecável. A poker face dela atesta bem que ela não é humana, mas que ao mesmo tempo tenta simular emoções humanas, diálogos humanos.
A trama em si foi realmente misterioso, dependendo muito da interpretação das pistas sugestivas.
Pelo que entendi, Scarlett parecia estar em missão, que talvez fosse capturar espécimes humanos para serem cobaias de pesquisas. Também pensei na hipótese de os capturados serem usados como uma espécie de fonte de vestuário, sendo suas peles a roupa que depois aliens vestiriam pra andar pela Terra - como a própria estava fazendo.
Esse plot mais geral serve de pano de fundo pra relação da alienígena com a condição dela de intrusa naquele lugar, conhecendo o mundo humano e as relações humanas, conhecendo a si mesma.
E no final tem o "sob a pele" mais literal, quando ela tira a pele.
Deus Não Está Morto
2.8 1,4K Assista AgoraNão vi o filme, mas pelo que ouvi dizer, é cheio de falácias superficiais e maniqueístas sobre ateus serem maus, imorais, e cristãos serem os guardiões da moral, da bondade e da paz.
Enfim, um filme para coçar o ego de cristãos que querem sentir que o que fazem é o certo e que todo o resto está errado. Afinal, o Cristianismo foi sempre sobre isso, demonizar o que não é cristão, excluir aquilo que não está dentro de seu campo de realidade.
Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
3.3 809 Assista AgoraEsse filme merece duas estrelas: uma pelas atuações excelentes e outra pela história que é potencialmente muito boa.
Digo "potencialmente" porque além de terem modificado grosseiramente o que aconteceu originalmente, o filme foi tão arrastado e o roteiro tão fora do foco que foi difícil entender do que o filme se tratava até certa parte já depois da metade.
Sniper Americano
3.6 1,9K Assista AgoraEssas críticas de esquerda acabam sendo tão reducionistas (no sentido pejorativo mesmo) quanto as que fizeram contra os filmes Tropa de Elite. O que American Sniper fez foi contar a história de mais um ingênuo redneck americano, com uma visão maniqueísta, que vai para a guerra achando que está do lado do bem, defendendo o mundo de um grande mal. Isso não é novidade, sendo um repeteco do espírito da propaganda dos Aliados na Segunda Guerra Mundial (apesar dos pesares, tenho certeza de que ninguém queria que Hitler ganhasse a guerra).
Clint Eastwood pode ser bitch do american dream, do americanismo, mas ainda assim é um ótimo diretor e o filme é perfeito tecnicamente, mesmo com um pano de fundo ideológico implícito, voluntário ou não.
E apesar disso ainda consegue ser bem diferente de outros filmes como White Down House, que é uma ação barata com propaganda tão idealizada do Tio que Sam que chega a ser grotescamente ingênua.
O Juiz
3.8 783 Assista AgoraAchei que fosse mais um dos filmes do retorno do Robert Downey Jr. às telonas como...hã...Robert Downey Jr. Não é culpa do ator, pois o cara é reconhecidamente muito competente, mas existe uma maldição que paira sobre a vida de muitos atores, em que diretores passam a escalá-los sempre para fazer o mesmo tipo de personagem.
Mas depois de meia hora de filme já fica claro que não é esse o caso. Apesar de algumas cenas cômicas desnecessárias, o filme conta uma história super emocionante sobre pai e filho, sobre pragmatismo e as raízes da verdadeira ética.
OSCAR DE MELHOR ATOR PRA ROBERT DUVALL, por favor!
Selma: Uma Luta Pela Igualdade
4.2 794Selma é um forte candidato ao Oscar de melhor filme.
Acho que seria injusto julgar a pertinência do prêmio só pelo tema que o filme aborda, que é o o racismo, da intolerância de uma supremacia branca velada contra uma minoria social negra, nos EUA, anos 60. Falo da pertinência do tema porque ainda hoje existe muito preconceito a ser combatido, ainda que o que o filme retrata seja muito mais intenso, visceral e explícito.
Adorei o filme também pela qualidade ada atuação, principalmente do David Oyelowo, que pareceu ter encarnado o Martin Luther King que vemos nos vídeos em preto e branco, fazendo discursos no melhor estilo "I have a dream...".
Algumas pessoas acharam lento, mas a história me envolveu tanto que permaneci interessado em cada momento, não sobrando espaço pra reparar na suposta lentidão.
É um filme feito pra emocionar e pensar restrospectivamente, mas também pra puxar a crítica pra nossa realidade um pouco também.
Dose Dupla
3.3 395 Assista AgoraGosto desses atores. Eles tem carisma, mas não sei se é algo nesse filme ou nos filmes de ação como um todo, mas achei meio sem graça. Talvez filmes de pura ação estejam me cansando. Ver aquele puro entretenimento, como ir pra uma arena ver gladiadores brigar por nada, tem me cansado ultimamente.
O Abutre
4.0 2,5K Assista AgoraCrítica foda aos limites da mídia e da busca pela história perfeita, mesmo que a tal "história perfeita" não passe de um monte de imagens fúteis pingando sangue.
Sniper Americano
3.6 1,9K Assista AgoraTHIS IS CLINT EASTWOOD! Favoritei convicto.
O Grande Hotel Budapeste
4.2 3,0KArtisticamente o filme é impecável. A fotografia é ótima.
Mas ô roteiro chato.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
3.8 3,4K Assista AgoraAchei sensacional aquela câmera rodando o cenário, que dá um tom frenético e original.
Também achei legal terem personificado como Birdman aqueles pensamentos que ficam emitindo julgamentos, falando coisas boas e ruins, como se fosse uma versão mais atual do diabinho e do anjinho soprando coisas nos nossos ouvidos.
E as atuações estão fodas. Mas vou confessar que não consegui entender plenamente o roteiro do filme. Ou foi algo muito simples e executado de maneira confusa, ou é algo tão complexo que não consegui pegar vendo o filme uma única vez.
O Ataque
3.4 739 Assista AgoraAquele filme que vc nem consegue terminar de assistir porque é tanto ufanismo americanoide, tanta divinização do presidente e tanta amostra de fuderagem dos "homens do presidente" que...que...aff....esqueçam esse filme.
Caçadores de Emoção
3.7 471 Assista AgoraEsse é só o melhor filme de ação policial dos anos 90, e talvez um dos melhores de todos os tempos.
É tudo sobre o "tira" badass controlador contra um bandido que representa seu nêmesis, que simboliza o caos contra o qual lutamos diariamente.