Um belo estudo de personagem. Joaquin Phoenix está absolutamente brilhante. Um dos melhores atores da atualidade - e que há tempos vem merecendo um Oscar. A direção de Lynne Ramsay possui um senso estético bem particular. A trilha sonora do incrível Johnny Greenwood casa perfeitamente bem com o tom lúdico e angustiante que permeia à obra em alguns momentos. O roteiro foge de convenções do gênero. Recomendadíssimo!
Escrito, produzido, montado, fotografado e dirigido por Gaspar Noé, "Irreversível" é uma experiência sensorial ímpar. Extremamente desconfortável e nauseante, a história é narrada em cronologia inversa. Mônica Bellucci está excepcional, assim como os outros dois protagonistas. Possui cenas de violência gráfica que fatalmente causará repulsa em espectadores mais sensíveis. Contém planos sequências muito bem executados. Noé dá uma aula de direção. No fim, a felicidade crescente na narrativa inversa é sucinta: "o tempo destrói tudo."
Uma aula de cinema. Direção impecável. Fotografia excepcional do Charlone - que acentua brilhantemente três épocas distintas. Montagem sublime do Daniel Rezende. As atuações do filme majoritariamente compostas por atores amadores são assustadoramente reais e impactantes. Trilha sonora magistral. Tudo em "Cidade de Deus" beira à perfeição. Tecnicamente, é, muito provavelmente, o melhor longa que o cinema nacional já produziu.
Extremamente instigante, tenso, cru e visceral, com referências à Scorcese e Tarantino, Meirelles cria uma obra grandiosa e atemporal.
Um retrato fidedigno de nosso país. Diferenciação de classes, continuidade da escravidão através do servilismo doméstico, a hipócrita sensação de "quase família" proferido pelas nossas elites desde que empregados não "ousem" ir além de sua estratificação social, a invisibilidade de classes subalternas, a futilidade de uma parcela da classe média, o rancor de uma burguesia que nunca aceitou o fim da escravidão..
Um grande filme que mostra um Brasil em transformação que a Casa Grande insiste em não aceitar. Seja através de golpe, criminalização de partido político ou apoio à figuras abjetas saídas do esgoto que certamente habitarão a lata do lixo da história.
Belíssimas atuações, destaque para Regina Casé, que, certamente, tem a atuação de sua vida. Possui alguns planos contemplativos que deixariam Alfonso Cuarón orgulhoso. Diferente de "Casa Grande", outro longa brasileiro que aborda tensões sociais, aqui, os diálogos são fluídos e construídos de maneira orgânica.
Um filme necessário em tempos de barbárie, mas que faz um ode à esperança. Afinal, se ainda nos enxergam como ratos, cada vez mais surgirão novas Vals dispostas à romper os limites da "piscina" e novas Jéssicas para protagonizar um novo Brasil.
Um bom drama. Rodrigo Santoro é outro nível de cinema. Um dos maiores talentos de nossa geração, leva o filme nas costas. É praticamente impossível perceber que aprendeu russo em menos de um mês. Há tempos vem merecendo uma indicação ao Oscar. Belíssima fotografia e uma boa ambientação do início do período especial cubano. Tecnicamente, os irmãos Barriuso criam um belíssimo filme baseado na história do próprio pai. Mesmo não sendo a proposta do argumento, acabei sentindo falta de uma contextualização da época pré-queda da União Soviética. Não há nenhuma linha comentando sobre o embargo econômico promovido pelos EUA à Cuba e, tampouco, das novas sanções impostas pelo governo estadunidense à ilha caribenha no período mais crítico de sua história com o único intuito de sabotá-la ainda mais. Quem vê sem alguns destes subsídios históricos, acaba corroborando a ideia dominante do senso comum sobre o país. Por ser um filme escrito e dirigido por dois irmãos cubanos, fica a indagação sobre a omissão no roteiro em relação a estes pontos. Todavia, a película contém diálogos emocionantes e consegue construir uma sensação de angústia genuína a partir do segundo ato. Embora a questão do desabastecimento soe caricata e pedante em alguns momentos - inclusive em certos diálogos expositivos - consegue com eficácia servir à narrativa de sufocamento e isolamento de forma progressiva junto ao arco principal.
É um filme liricamente belíssimo. Possui uma fotografia riquíssima. Walter Carvalho é um patrimônio histórico da cultura nacional. A cinematografia - principalmente durante à primeira metade - me remeteu ao também sublime "Barry Lyndon" do Kubrick. A direção é tecnicamente impecável, temos aqui a obra prima de Luiz Fernando Carvalho e um dos maiores filmes já feitos em solo brasileiro. O texto é altamente poético. O subtexto é reflexivo, transcendental, dúbio e visceral. O elenco está muito bem, destaque para a atuação grandiloquente de Selton Mello. Apesar de um possível excesso narrativo, é uma obra que só cresce com o tempo.
Central do Brasil não é apenas um dos maiores filmes já feitos pelo cinema nacional, não obstante, certamente tem seu lugar no panteão dos momentos antológicos produzidos pela sétima arte. A direção do Walter Salles beira à perfeição. A fotografia do Walter Carvalho possui vida própria, é palpável e onipresente. A trilha sonora magnífica realça as atuações soberbas do elenco e presencia à monstruosa atuação de Fernanda Montenegro, talvez, a maior atriz brasileira de todos os tempos em seu ápice. A perda do Oscar foi uma das maiores injustiças na história do cinema nacional. Impecável tecnicamente e emocionante em todos os sentidos. Impossível controlar as lágrimas diante do avassalador epílogo escrito por Dora.
Uma verdadeira obra prima do cinema nacional. Poético, alegórico, nostálgico, emocionante. Cinema em estado puro. Fotografia, maquiagem, trilha sonora, montagem e edição impecáveis. Assim como "Feliz Natal" e "O Filme da minha Vida", Selton Mello nos entrega uma aula de direção.
Você Nunca Esteve Realmente Aqui
3.6 521 Assista AgoraUm belo estudo de personagem. Joaquin Phoenix está absolutamente brilhante. Um dos melhores atores da atualidade - e que há tempos vem merecendo um Oscar. A direção de Lynne Ramsay possui um senso estético bem particular. A trilha sonora do incrível Johnny Greenwood casa perfeitamente bem com o tom lúdico e angustiante que permeia à obra em alguns momentos. O roteiro foge de convenções do gênero. Recomendadíssimo!
17/04/2019
Irreversível
4.0 1,8K Assista AgoraEscrito, produzido, montado, fotografado e dirigido por Gaspar Noé, "Irreversível" é uma experiência sensorial ímpar. Extremamente desconfortável e nauseante, a história é narrada em cronologia inversa. Mônica Bellucci está excepcional, assim como os outros dois protagonistas. Possui cenas de violência gráfica que fatalmente causará repulsa em espectadores mais sensíveis. Contém planos sequências muito bem executados. Noé dá uma aula de direção. No fim, a felicidade crescente na narrativa inversa é sucinta: "o tempo destrói tudo."
17/04/2019
Cidade de Deus
4.2 1,8K Assista AgoraUma aula de cinema. Direção impecável. Fotografia excepcional do Charlone - que acentua brilhantemente três épocas distintas. Montagem sublime do Daniel Rezende. As atuações do filme majoritariamente compostas por atores amadores são assustadoramente reais e impactantes. Trilha sonora magistral. Tudo em "Cidade de Deus" beira à perfeição. Tecnicamente, é, muito provavelmente, o melhor longa que o cinema nacional já produziu.
Extremamente instigante, tenso, cru e visceral, com referências à Scorcese e Tarantino, Meirelles cria uma obra grandiosa e atemporal.
16/04/2019
Que Horas Ela Volta?
4.3 3,0K Assista AgoraUm retrato fidedigno de nosso país. Diferenciação de classes, continuidade da escravidão através do servilismo doméstico, a hipócrita sensação de "quase família" proferido pelas nossas elites desde que empregados não "ousem" ir além de sua estratificação social, a invisibilidade de classes subalternas, a futilidade de uma parcela da classe média, o rancor de uma burguesia que nunca aceitou o fim da escravidão..
Um grande filme que mostra um Brasil em transformação que a Casa Grande insiste em não aceitar. Seja através de golpe, criminalização de partido político ou apoio à figuras abjetas saídas do esgoto que certamente habitarão a lata do lixo da história.
Belíssimas atuações, destaque para Regina Casé, que, certamente, tem a atuação de sua vida. Possui alguns planos contemplativos que deixariam Alfonso Cuarón orgulhoso. Diferente de "Casa Grande", outro longa brasileiro que aborda tensões sociais, aqui, os diálogos são fluídos e construídos de maneira orgânica.
Um filme necessário em tempos de barbárie, mas que faz um ode à esperança. Afinal, se ainda nos enxergam como ratos, cada vez mais surgirão novas Vals dispostas à romper os limites da "piscina" e novas Jéssicas para protagonizar um novo Brasil.
O Tradutor
3.8 89 Assista AgoraUm bom drama. Rodrigo Santoro é outro nível de cinema. Um dos maiores talentos de nossa geração, leva o filme nas costas. É praticamente impossível perceber que aprendeu russo em menos de um mês. Há tempos vem merecendo uma indicação ao Oscar. Belíssima fotografia e uma boa ambientação do início do período especial cubano. Tecnicamente, os irmãos Barriuso criam um belíssimo filme baseado na história do próprio pai. Mesmo não sendo a proposta do argumento, acabei sentindo falta de uma contextualização da época pré-queda da União Soviética. Não há nenhuma linha comentando sobre o embargo econômico promovido pelos EUA à Cuba e, tampouco, das novas sanções impostas pelo governo estadunidense à ilha caribenha no período mais crítico de sua história com o único intuito de sabotá-la ainda mais. Quem vê sem alguns destes subsídios históricos, acaba corroborando a ideia dominante do senso comum sobre o país. Por ser um filme escrito e dirigido por dois irmãos cubanos, fica a indagação sobre a omissão no roteiro em relação a estes pontos. Todavia, a película contém diálogos emocionantes e consegue construir uma sensação de angústia genuína a partir do segundo ato. Embora a questão do desabastecimento soe caricata e pedante em alguns momentos - inclusive em certos diálogos expositivos - consegue com eficácia servir à narrativa de sufocamento e isolamento de forma progressiva junto ao arco principal.
13/04/2019
Lavoura Arcaica
4.2 381 Assista AgoraÉ um filme liricamente belíssimo. Possui uma fotografia riquíssima. Walter Carvalho é um patrimônio histórico da cultura nacional. A cinematografia - principalmente durante à primeira metade - me remeteu ao também sublime "Barry Lyndon" do Kubrick. A direção é tecnicamente impecável, temos aqui a obra prima de Luiz Fernando Carvalho e um dos maiores filmes já feitos em solo brasileiro. O texto é altamente poético. O subtexto é reflexivo, transcendental, dúbio e visceral. O elenco está muito bem, destaque para a atuação grandiloquente de Selton Mello. Apesar de um possível excesso narrativo, é uma obra que só cresce com o tempo.
12/04/2019
Central do Brasil
4.1 1,8K Assista AgoraCentral do Brasil não é apenas um dos maiores filmes já feitos pelo cinema nacional, não obstante, certamente tem seu lugar no panteão dos momentos antológicos produzidos pela sétima arte. A direção do Walter Salles beira à perfeição. A fotografia do Walter Carvalho possui vida própria, é palpável e onipresente. A trilha sonora magnífica realça as atuações soberbas do elenco e presencia à monstruosa atuação de Fernanda Montenegro, talvez, a maior atriz brasileira de todos os tempos em seu ápice. A perda do Oscar foi uma das maiores injustiças na história do cinema nacional. Impecável tecnicamente e emocionante em todos os sentidos. Impossível controlar as lágrimas diante do avassalador epílogo escrito por Dora.
O Palhaço
3.6 2,2K Assista AgoraUma verdadeira obra prima do cinema nacional. Poético, alegórico, nostálgico, emocionante. Cinema em estado puro. Fotografia, maquiagem, trilha sonora, montagem e edição impecáveis. Assim como "Feliz Natal" e "O Filme da minha Vida", Selton Mello nos entrega uma aula de direção.