Um belo resumo do século XX, com todas as evoluções, revoluções, contradições, dores, belezas e tristezas de ser humano naquele século. Lembro que, quando assisti a este filme pela primeira vez, ainda na faculdade, anos atrás, havia uma polêmica sobre se ele poderia ser ou não considerado um documentário, por conter alguns personagens fictícios. Mas este debate acadêmico é tão pequeno perto da beleza da obra, que se torna quase irrelevante. E a genial ironia final, que também é o título do filme, e que também não deixa de ser uma realidade inevitável da existência. Outra ironia, que talvez nem todos tenham notado, está nos créditos finais. "Consultoria Espiritual: Dr. Sigmund Freud e Dr. Erick J. Hobsbawm. Só há um pequeno erro na data de morte da poetisa estadunidense Edna St. Vincent Millay. Ela faleceu em 1950, e não em 1943 como consta no filme.
O olhar de Margo enquanto Eve recebia a premiação... Grande Bette Davis. Hoje temos cada vez menos atrizes com essa capacidade de dizer tudo sem ter que dar uma única palavra. Anne Baxter roubou a cena com uma das personagens mais cínicas e ardilosas do cinema. E Marilyn Monroe tão novinha como Miss Casswell.
A cena de Norma Desmond descendo as escadas e indo em direção à câmera é das coisas mais maravilhosas do cinema. Sem falar que foi extremamente revolucionária essa quebra da quarta parede. Esse filme é uma obra de arte e assistir Gloria Swanson é um deleite. Uma atriz tão poderosa que é das poucas pessoas a ter duas estrelas na Calçada da Fama.
Uma trilha sonora impecável e um dos finais mais clássicos da história do cinema. Roteiro bem amarradinho, como está cada vez mais difícil de ver hoje em dia. Fotografia linda. Ingrid Bergman, sempre talentosa, no auge da beleza. Bogart, aquele canastrão que você respeita prá caramba. Enfim, como não amar esse filme?
Uma obra prima sobre a ascensão e queda de um homem e seu império. Uma obra atemporal. E eu vejo "rosebud", as misteriosas últimas palavras de Charles Foster Kane, como uma metáfora para tudo o que ele perdeu e nunca pode recuperar. E não falo de riqueza.
E sim da infância e da vida simples que lhe tiraram, a família do qual não pode desfrutar. Há uma parte em que isso fica claro para mim, que é quando Susan está contando a ele que sua mãe sempre desejou que fosse uma cantora. "Sabe como são as mães". A mãe de Susan queria que ela fosse uma cantora mesmo sem ter o dom para isso. A mãe de Charlie queria que ele fosse um homem rico, mesmo sem saber se era realmente isso o que o faria feliz. Claro, ela o livrou da pobreza, de uma vida miserável e de um pai violento e bêbado. Mas ele também acabou perdendo muitas coisas das às quais nunca pode recuperar e que afetaram sua vida e seu modo de ser para sempre. Por isso ele sempre lembrava de "rosebud" quando pegava o globo de neve. Ele se lembrava de sua terra natal e de todas as coisas que lhe foram tiradas em nome de ter uma "vida melhor". Ai eu pergunto: mesmo com toda a fortuna, ele teve realmente uma vida melhor?
- Vejo algumas pessoas considerando este o melhor filme da saga. Mas, para mim, ficou um pouco abaixo dos dois primeiros. As aventuras foram menos divertidas, o roteiro um pouco mais fraco, a mocinha/vilã não convence. Nem se compara ao jantar na mansão do Marajá ou as aventuras na mina dos meninos escravos. Mas o Sean Connery estava maravilhoso. - Há um erro importante de continuidade na cena em que eles estão dentro da tumba, em Veneza. Durante todo o tempo eles caminham por um líquido escuro (petróleo, que até por isso explodiu). No entanto, depois que o vilão coloca fogo no lugar e Indiana e Elsa se escondem debaixo do caixão virado, eles já estão em uma água bem mais clara, onde o herói até conseguiu enxergar quando mergulhou. - Alisson Doody é a mais bonita das Indie Girls, mas a atriz mais fraca e a personagem menos carismática. Saudades da Willie.
Um filme bem construído, com uma boa crítica social. Só não dei uma nota maior porque acho que a questão do racismo poderia ter sido tratada de uma forma mais rica.
Para mim o melhor filme da saga. Repleto de cenas icônicas: o jantar no palácio do Marajá com as cabeças de macaco sendo servidas, Willie e os insetos, o homem tendo o coração arrancado, a fuga dos meninos escravos... e tem o Round, que é puro carisma, e a Willie, a mais hilária das Indy Girls.
Indiana Jones é uma saga repleta de cenas icônicas. A geração de hoje talvez não venha a gostar tanto, porque o cinema mudou. Hoje adoram filmes no estilo Michael Bay. Mas eu digo, quem nasceu para Bay nunca fará uma aventura a lá Spielberg.
Amo muito esse filme. O roteiro, as interpretações, a trilha sonora, os diálogos, o uso perfeito dos silêncios... é tudo muito bem construído. Travis é um personagem tão complexo na corrosão provocada por suas culpas e medos. E ao mesmo tempo descobrimos como ele foi um ser odioso, péssimo marido e pai em seu passado. A cena do reencontro dele com Jane é muito tocante. Um dos melhores diálogos da história do cinema. Da mesma forma o reencontro de Jane com o filho, ai sem precisar que fosse dita uma única palavra. Filmaço, merecidamente vencedor da Palma de Ouro. Daquele tipo de produção cada vez mais escassa neste cinema atual onde tudo tem que ser corrido demais e não há espaço para reflexão do público. Se é que o público de hoje quer refletir sobre algo.
O final surpreende mas, como um todo, não acrescenta em nada à saga original. Apenas mais um filme de ação, mas tentando surfar no sucesso de Star Wars. Em resumo, desnecessário. A não ser para os produtores, que embolsaram alguns milhões.
A troca da atriz que interpreta a Tara de uma temporada para a outra e a Lori simplesmente sumir da série sem maiores explicações foram pontos bem negativos. Mas, no geral, a série cresceu em relação à primeira temporada e ainda fechou muito bem, com a dúvida sobre porque Sam não apareceu no festival.
Quem assiste o primeiro filme com certeza vai se decepcionar muito com o segundo. O elenco é fraco (nem a Amy Adams se salva) e o roteiro é tosco e cheio de furos em relação ao anterior.
Começamos pelo fato de Kathryn ser morena em um filme e loira em outro. No primeiro uma das principais premissas daquela história, e que levaao desfecho fatal, é que Annete seria o primeiro amor de Sebastian, a primeira mulher que mexe com ele. Agora descobrimos que ele teve um outro amor anterior. E outra premissa do primeiro que se quebra é o fato dos irmãos nunca terem transado, o que levou Katrhyn a apostar dar ao irmão, nas palavras dela, aquilo que ele sempre desejou e nunca teve. No segundo rola um menáge. E por ai vai... Ah, e tem uma coisa que eu queria que alguém me explicasse: a menina cospe o chiclete e ele gruda na parte de trás do cabelo de alguém que está de frente para ela? Como? Deu a volta? Nem vou falar da força necessária para lançar um chiclete do meio do auditório, onde ela estava, até o centro do palco. E só no cuspe..
O final ao som de Bittersweet Symphony... essa música é maravilhosa. Aliás a trilha sonora toda desse filme é muito boa. E achei uma pena que o elenco principal não tenha voltado para a parte 2. Um embate entre Kathryn e Annete daria uma história bem melhor que aquela tosquice que fizeram. O roteiro do segundo filme é um lixo e o elenco é muito fraco.
Um filme corajoso, fazendo uma forte crítica social e política em pleno Regime Militar. Além disso, trata-se de uma produção extremamente atual no que diz respeito à corrupção e à luta desenfreada pelo poder. Destaque para as atuações soberbas de Jardel Filho e Paulo Autran. O duelo verbal entre eles no palácio, que desemboca em um duelo físico, foi sensacional.
Achei meio sem nexo a besta do Jar Jar Binks ser o suplente de Amidala no Senado. Parece uma ideia bem forçada dos roteiristas, porque precisavam de alguém que sabidamente faria uma grande burrada. Mas não creio que Amidala, tão inteligente, escolheria por ele.
Nós que Aqui Estamos Por Vós Esperamos
4.3 416Um belo resumo do século XX, com todas as evoluções, revoluções, contradições, dores, belezas e tristezas de ser humano naquele século. Lembro que, quando assisti a este filme pela primeira vez, ainda na faculdade, anos atrás, havia uma polêmica sobre se ele poderia ser ou não considerado um documentário, por conter alguns personagens fictícios. Mas este debate acadêmico é tão pequeno perto da beleza da obra, que se torna quase irrelevante. E a genial ironia final, que também é o título do filme, e que também não deixa de ser uma realidade inevitável da existência. Outra ironia, que talvez nem todos tenham notado, está nos créditos finais. "Consultoria Espiritual: Dr. Sigmund Freud e Dr. Erick J. Hobsbawm. Só há um pequeno erro na data de morte da poetisa estadunidense Edna St. Vincent Millay. Ela faleceu em 1950, e não em 1943 como consta no filme.
A Malvada
4.4 660 Assista AgoraO olhar de Margo enquanto Eve recebia a premiação... Grande Bette Davis. Hoje temos cada vez menos atrizes com essa capacidade de dizer tudo sem ter que dar uma única palavra. Anne Baxter roubou a cena com uma das personagens mais cínicas e ardilosas do cinema. E Marilyn Monroe tão novinha como Miss Casswell.
Crepúsculo dos Deuses
4.5 794 Assista AgoraA cena de Norma Desmond descendo as escadas e indo em direção à câmera é das coisas mais maravilhosas do cinema. Sem falar que foi extremamente revolucionária essa quebra da quarta parede. Esse filme é uma obra de arte e assistir Gloria Swanson é um deleite. Uma atriz tão poderosa que é das poucas pessoas a ter duas estrelas na Calçada da Fama.
Casablanca
4.3 1,0K Assista AgoraUma trilha sonora impecável e um dos finais mais clássicos da história do cinema. Roteiro bem amarradinho, como está cada vez mais difícil de ver hoje em dia. Fotografia linda. Ingrid Bergman, sempre talentosa, no auge da beleza. Bogart, aquele canastrão que você respeita prá caramba. Enfim, como não amar esse filme?
Cidadão Kane
4.3 992 Assista AgoraUma obra prima sobre a ascensão e queda de um homem e seu império. Uma obra atemporal. E eu vejo "rosebud", as misteriosas últimas palavras de Charles Foster Kane, como uma metáfora para tudo o que ele perdeu e nunca pode recuperar. E não falo de riqueza.
E sim da infância e da vida simples que lhe tiraram, a família do qual não pode desfrutar. Há uma parte em que isso fica claro para mim, que é quando Susan está contando a ele que sua mãe sempre desejou que fosse uma cantora. "Sabe como são as mães". A mãe de Susan queria que ela fosse uma cantora mesmo sem ter o dom para isso. A mãe de Charlie queria que ele fosse um homem rico, mesmo sem saber se era realmente isso o que o faria feliz. Claro, ela o livrou da pobreza, de uma vida miserável e de um pai violento e bêbado. Mas ele também acabou perdendo muitas coisas das às quais nunca pode recuperar e que afetaram sua vida e seu modo de ser para sempre. Por isso ele sempre lembrava de "rosebud" quando pegava o globo de neve. Ele se lembrava de sua terra natal e de todas as coisas que lhe foram tiradas em nome de ter uma "vida melhor". Ai eu pergunto: mesmo com toda a fortuna, ele teve realmente uma vida melhor?
Indiana Jones e a Última Cruzada
4.0 486 Assista AgoraAlgumas considerações
- Vejo algumas pessoas considerando este o melhor filme da saga. Mas, para mim, ficou um pouco abaixo dos dois primeiros. As aventuras foram menos divertidas, o roteiro um pouco mais fraco, a mocinha/vilã não convence. Nem se compara ao jantar na mansão do Marajá ou as aventuras na mina dos meninos escravos. Mas o Sean Connery estava maravilhoso.
- Há um erro importante de continuidade na cena em que eles estão dentro da tumba, em Veneza. Durante todo o tempo eles caminham por um líquido escuro (petróleo, que até por isso explodiu). No entanto, depois que o vilão coloca fogo no lugar e Indiana e Elsa se escondem debaixo do caixão virado, eles já estão em uma água bem mais clara, onde o herói até conseguiu enxergar quando mergulhou.
- Alisson Doody é a mais bonita das Indie Girls, mas a atriz mais fraca e a personagem menos carismática. Saudades da Willie.
Garotas do ABC
3.3 31Um filme bem construído, com uma boa crítica social. Só não dei uma nota maior porque acho que a questão do racismo poderia ter sido tratada de uma forma mais rica.
Indiana Jones e o Templo da Perdição
3.9 507 Assista AgoraPara mim o melhor filme da saga. Repleto de cenas icônicas: o jantar no palácio do Marajá com as cabeças de macaco sendo servidas, Willie e os insetos, o homem tendo o coração arrancado, a fuga dos meninos escravos... e tem o Round, que é puro carisma, e a Willie, a mais hilária das Indy Girls.
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida
4.0 668 Assista AgoraIndiana Jones é uma saga repleta de cenas icônicas. A geração de hoje talvez não venha a gostar tanto, porque o cinema mudou. Hoje adoram filmes no estilo Michael Bay. Mas eu digo, quem nasceu para Bay nunca fará uma aventura a lá Spielberg.
Paris, Texas
4.3 698 Assista AgoraAmo muito esse filme. O roteiro, as interpretações, a trilha sonora, os diálogos, o uso perfeito dos silêncios... é tudo muito bem construído. Travis é um personagem tão complexo na corrosão provocada por suas culpas e medos. E ao mesmo tempo descobrimos como ele foi um ser odioso, péssimo marido e pai em seu passado. A cena do reencontro dele com Jane é muito tocante. Um dos melhores diálogos da história do cinema. Da mesma forma o reencontro de Jane com o filho, ai sem precisar que fosse dita uma única palavra. Filmaço, merecidamente vencedor da Palma de Ouro. Daquele tipo de produção cada vez mais escassa neste cinema atual onde tudo tem que ser corrido demais e não há espaço para reflexão do público. Se é que o público de hoje quer refletir sobre algo.
Tess: Uma Lição de Vida
3.7 125 Assista AgoraO retrato de uma sociedade hipócrita e misógina.
O Expresso da Meia-Noite
4.1 476 Assista AgoraUm filme bruto, cruel, doloroso. Um clássico de Alan Parker. E o Brad Davis teve uma atuação incrível. Pena ter morrido tão jovem.
Fama
3.7 75 Assista AgoraA trilha sonora impecável torna este filme uma obra prima.
Rogue One: Uma História Star Wars
4.2 1,7K Assista AgoraO final surpreende mas, como um todo, não acrescenta em nada à saga original. Apenas mais um filme de ação, mas tentando surfar no sucesso de Star Wars. Em resumo, desnecessário. A não ser para os produtores, que embolsaram alguns milhões.
A Bruxa do Bem (2ª Temporada)
3.8 18 Assista AgoraA troca da atriz que interpreta a Tara de uma temporada para a outra e a Lori simplesmente sumir da série sem maiores explicações foram pontos bem negativos. Mas, no geral, a série cresceu em relação à primeira temporada e ainda fechou muito bem, com a dúvida sobre porque Sam não apareceu no festival.
Segundas Intenções 2
2.5 235 Assista AgoraQuem assiste o primeiro filme com certeza vai se decepcionar muito com o segundo. O elenco é fraco (nem a Amy Adams se salva) e o roteiro é tosco e cheio de furos em relação ao anterior.
Começamos pelo fato de Kathryn ser morena em um filme e loira em outro. No primeiro uma das principais premissas daquela história, e que levaao desfecho fatal, é que Annete seria o primeiro amor de Sebastian, a primeira mulher que mexe com ele. Agora descobrimos que ele teve um outro amor anterior. E outra premissa do primeiro que se quebra é o fato dos irmãos nunca terem transado, o que levou Katrhyn a apostar dar ao irmão, nas palavras dela, aquilo que ele sempre desejou e nunca teve. No segundo rola um menáge. E por ai vai... Ah, e tem uma coisa que eu queria que alguém me explicasse: a menina cospe o chiclete e ele gruda na parte de trás do cabelo de alguém que está de frente para ela? Como? Deu a volta? Nem vou falar da força necessária para lançar um chiclete do meio do auditório, onde ela estava, até o centro do palco. E só no cuspe..
Segundas Intenções
3.6 1,1KO final ao som de Bittersweet Symphony... essa música é maravilhosa. Aliás a trilha sonora toda desse filme é muito boa. E achei uma pena que o elenco principal não tenha voltado para a parte 2. Um embate entre Kathryn e Annete daria uma história bem melhor que aquela tosquice que fizeram. O roteiro do segundo filme é um lixo e o elenco é muito fraco.
Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith
4.1 1,1K Assista AgoraUm robô com tosse e falta de ar? Porque um robô teria pulmões?
Pequenos Animais sem Dono
4.1 2Uma história delicada sobre violência familiar.
Terra em Transe
4.1 286 Assista AgoraE vi ali embaixo alguém dando uma estrela para este filme. Só pode ser piada.
Terra em Transe
4.1 286 Assista AgoraUm filme corajoso, fazendo uma forte crítica social e política em pleno Regime Militar. Além disso, trata-se de uma produção extremamente atual no que diz respeito à corrupção e à luta desenfreada pelo poder. Destaque para as atuações soberbas de Jardel Filho e Paulo Autran. O duelo verbal entre eles no palácio, que desemboca em um duelo físico, foi sensacional.
Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones
3.7 775 Assista AgoraAchei meio sem nexo a besta do Jar Jar Binks ser o suplente de Amidala no Senado. Parece uma ideia bem forçada dos roteiristas, porque precisavam de alguém que sabidamente faria uma grande burrada. Mas não creio que Amidala, tão inteligente, escolheria por ele.
Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi
4.3 915 Assista AgoraNão sei se é pela maquiagem mas, nestes três primeiros filmes da saga, a Carrie Fisher parece bem mais velha do que a idade que de fato tinha.
Aquarius
4.2 1,9K Assista AgoraA cena final é simplesmente genial. Quem achou a cena incompleta simplesmente não entendeu o filme.