Puta crítica social à todas instituições que manipulam, exploram e oprimem o povo. Entres elas, a igreja, os militares, a mídia, a política e até o empresariado.
A principal crítica é: A vida de quem vai ao front de batalha não vale nada, soldados são descartáveis, são meras peças de xadrez na mão dos poderosos.
"You must remember this A kiss is just a kiss A sigh is just a sigh The fundamental things apply As time goes by And when two lovers woo They still say, I love you On that you can rely No matter what the future brings As time goes by"
Nunca dei muita bola para filmes de zumbis. Mas devido a morte do diretor George A. Romero nesta semana, eu resolvi conferir esse que é apontado por muitos como um dos principais clássicos do diretor e do sub-gênero.
Achei bem divertido e gostei muito das críticas feitas ao consumismo. Certeza que a próxima vez que for ao shopping vou lembrar do filme. Existe diferença entre os zumbis do filme e os zumbis/alienados/consumistas da vida real??
Os outros dois filmes da trilogia já estão na minha lista.
Embora o caminho do personagem tenha um ponto de partida, um veículo, uma estrada, passageiros e um destino principal.
A principal jornada dele se passa em sua psique. Autoconhecimento, sonhos, pesadelos, desejos, memorias, nostalgia, remorsos, culpa, medos, fé, razão... Tudo isso faz parte de seu trajeto interior em busca da redenção final.
Melhor filme que vi este ano (e olha que vi muita coisa boa) e um dos melhores da vida, do tipo que pode mudar vidas (exagero?)...
Cheio de significados e poético em cada frase, cada imagem, cada detalhe...
Um dos que melhor representa o embate entre razão (ciência) e emoção (arte) mediando o caminho pela eterna perseguição (stalker) da felicidade ou do sentido da vida... E esse é apenas um dos conceitos abordados no filme e pode ser somente uma interpretação pessoal...
Só o segundo filme que vejo de Andrei Tarkóvski... Mas já está entre meus diretores favoritos...
está planejando o seu suicídio por não suportar mais a dor de sua perda.
Tom Ford usa uma paleta mais voltada para o marrom, que na cultura oriental significa dor por perda e luto.
Outro exemplo é sempre que a personagem da Juliane Moore surge em tela, temos tons mais quentes, o que sugere uma mulher cheia de vida e energia, que quer dividir isso com o protagonista, embora sem sucesso.
Também quando acontecem coisas agradáveis e sutis com o personagem a paleta tende para tons mais quentes e coloridos, representando instantes em que a sua dor é momentaneamente superada, porém estes momentos rapidamente acabam e o personagem volta a ficar depressivo e a imagem regressa para uma paleta com tons mais frios.
Exemplos desses momentos agradáveis são, quando ele conversa com uma menina com vestido azul (representando inocência) e sua mãe de vermelho, quando ele faz carinho em um cachorro (o que lhe traz boas lembranças), conversa com um rapaz na frente de uma loja de conveniência e por fim quando se encontra com o aluno dele em um bar. Em quase todos estes bons momentos tem alguém querendo ajudar o personagem por perceber que há algo errado com ele, que por sua vez, sempre se nega a receber a ajuda e volta para seu estado de depressão, embora tente não demonstrar.
Por fim, o encontro com o seu aluno resume bem a mensagem do filme. Com bastante niilismo eles questionam o passado, o presente e o futuro buscando um sentido para o mundo, para a vida, para tudo.
E somente ao final da película, com uma paleta já quente há algum tempo, que o protagonista entende que talvez o que dê sentido para tudo sejam estes singelos momentos agradáveis. Ao perceber isso, é como se ele tivesse cumprido sua "missão", tem um ataque do coração, morre e a paleta é claro, novamente torna ao tom frio.
Eu tinha um certo preconceito com westerns, até assistir essa obra prima do Sergio Leone...
O filme não só se tornou instantaneamente um dos meus favoritos, como me proporcionou um dos momentos mais catárticos na sétima arte (que final é aquele???) e me ensinou que nunca se deve ter preconceitos com gênero nenhum.
Sergio Leone era foda! Ennio Morricone é foda! Clint Eastwood é foda!
Confesso que demorei um tanto pra entrar no ritmo da história em ambas versões.
Eu lia duas páginas do livro e "ai que preguiça". Via 10 minutos de filme e "ai que preguiça". Lia mais três páginas, "ai que preguiça". Mais 15 minutos de filme e de novo "ai que preguiça".
E assim foi até o fim, demorei um bocado para terminar as duas obras.
O filme é bom sim... Mas fiquei com a impressão que faltou alguma coisa... O livro tem como uma das principais características um tom altamente irônico... E essa ironia até está presente na película... Porém não com a mesma intensidade... E nem sei se é possível reproduzir esse clima na tela com a mesma veemência...
É importante avaliar esta obra segundo o contexto da época...
Creio que em 1955, um filme protagonizado por um cara com uma jaqueta vermelha, que fuma cigarros, se embriaga, tira rachas e briga com facas representava o máximo em termos de rebeldia...
Hoje, por estarmos acostumados com Velozes e Furiosos da vida, o filme pode soar um tanto banal...
Acredito que esta película, junto do livro "O Apanhador no Campo de Centeio" representam bem todo o contexto cultural dos anos 50, onde a juventude, cada vez mais angustiada começava a ter questionamentos a cerca do mundo e da vida.
As vezes (bem raramente) acontece estes dois fatos comigo:
Fato 1 - O filme é aclamado pela crítica, considerado clássico absoluto, todo mundo dando 5 estrelas no Filmow.... Ai vou assistir na expectativa e me decepciono, acho uma grande porcaria.
Fato 2 - O filme é escrachado pela crítica, totalmente execrado, todo mundo xinga muito no Twitter... Ai assisto e curto muito o filme ao ponto de favoritar no Filmow.
Foi exatamente o que me ocorreu com esta película... Na época que saiu, o filme simplesmente me prendeu. Curti todo o ar de mistério do enredo e toda a viajada da história que inicialmente parecia algo simples (apertar um botão) e depois se tornou algo de proporções gigantescas
Considero tão bom quanto o livro. Poucos filmes conseguem ser tão marcantes ao ponto de se igualar ao livro.
Abaixo uma lista de outros filmes que coloco nesta categoria de "tão bons quanto os livros" e seus respectivos autores e diretores.
- Laranja Mecânica - Livro de Anthony Burgess e filme de Stanley Kubrick; - O Poderoso Chefão - Livro de Mario Puzo e filme de Francis Ford Coppola; - Clube da Luta - Livro de Chuck Palahniuk e filme de David Fincher; - Ensaio Sobre a Cegueira - Livro de Jose Saramago e filme de Fernando Meirelles; - Blade Runner/Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? - Livro de Philip K Dick e filme de Ridley Scott; - O Senhor dos Anéis - Livro de J. R. R. Tolkien e filme de Peter Jackson.
Interessante notar que em todos os casos, tanto os escritores, quanto os diretores são muito talentosos...
Sim, o filme é muito foda! Leva nota 10 na direção, roteiro, atuações... Mas o Al Pacino é o cara do filme, ele rouba a cena com uma atuação espetacular...
O filme tem 3 horas de duração, pelo menos 10 personagens importantes, várias tramas, alguns "enigmas" e mesmo assim prende a atenção do começo ao fim.
Tudo graças a um roteiro bem amarrado, grandes atuações e uma direção extremamente competente.
Um filme para ser "degustado" mais de uma vez, ainda mais com todo o significado simbólico do que ocorre ao final da projeção.
Mulher-Maravilha
4.1 2,9K Assista AgoraUm filme digno da maior heroína das HQs!!!
DC Comics tá se acertando...
O Pagador de Promessas
4.3 363 Assista AgoraQue final foi aquele?? De arrepiar!!!
Puta crítica social à todas instituições que manipulam, exploram e oprimem o povo. Entres elas, a igreja, os militares, a mídia, a política e até o empresariado.
Infelizmente é muito atual.
Glória Feita de Sangue
4.4 448 Assista AgoraA primeira obra antibelicista de Kubrick.
A principal crítica é:
A vida de quem vai ao front de batalha não vale nada, soldados são descartáveis, são meras peças de xadrez na mão dos poderosos.
Casablanca
4.3 1,0K Assista Agora"You must remember this
A kiss is just a kiss
A sigh is just a sigh
The fundamental things apply
As time goes by
And when two lovers woo
They still say, I love you
On that you can rely
No matter what the future brings
As time goes by"
Despertar dos Mortos
3.9 318 Assista AgoraNunca dei muita bola para filmes de zumbis. Mas devido a morte do diretor George A. Romero nesta semana, eu resolvi conferir esse que é apontado por muitos como um dos principais clássicos do diretor e do sub-gênero.
Achei bem divertido e gostei muito das críticas feitas ao consumismo. Certeza que a próxima vez que for ao shopping vou lembrar do filme. Existe diferença entre os zumbis do filme e os zumbis/alienados/consumistas da vida real??
Os outros dois filmes da trilogia já estão na minha lista.
Morangos Silvestres
4.4 656Melhor Road Movie.
Embora o caminho do personagem tenha um ponto de partida, um veículo, uma estrada, passageiros e um destino principal.
A principal jornada dele se passa em sua psique. Autoconhecimento, sonhos, pesadelos, desejos, memorias, nostalgia, remorsos, culpa, medos, fé, razão... Tudo isso faz parte de seu trajeto interior em busca da redenção final.
Stalker
4.3 500 Assista AgoraMelhor filme que vi este ano (e olha que vi muita coisa boa) e um dos melhores da vida, do tipo que pode mudar vidas (exagero?)...
Cheio de significados e poético em cada frase, cada imagem, cada detalhe...
Um dos que melhor representa o embate entre razão (ciência) e emoção (arte) mediando o caminho pela eterna perseguição (stalker) da felicidade ou do sentido da vida... E esse é apenas um dos conceitos abordados no filme e pode ser somente uma interpretação pessoal...
Só o segundo filme que vejo de Andrei Tarkóvski... Mas já está entre meus diretores favoritos...
Direito de Amar
4.0 1,1K Assista AgoraInteressante como o diretor "brinca" com a paleta de cores.
Como por exemplo nos momentos em que o personagem do Colin Firth
está planejando o seu suicídio por não suportar mais a dor de sua perda.
Outro exemplo é sempre que a personagem da Juliane Moore surge em tela, temos tons mais quentes, o que sugere uma mulher cheia de vida e energia, que quer dividir isso com o protagonista, embora sem sucesso.
Também quando acontecem coisas agradáveis e sutis com o personagem a paleta tende para tons mais quentes e coloridos, representando instantes em que a sua dor é momentaneamente superada, porém estes momentos rapidamente acabam e o personagem volta a ficar depressivo e a imagem regressa para uma paleta com tons mais frios.
Exemplos desses momentos agradáveis são, quando ele conversa com uma menina com vestido azul (representando inocência) e sua mãe de vermelho, quando ele faz carinho em um cachorro (o que lhe traz boas lembranças), conversa com um rapaz na frente de uma loja de conveniência e por fim quando se encontra com o aluno dele em um bar. Em quase todos estes bons momentos tem alguém querendo ajudar o personagem por perceber que há algo errado com ele, que por sua vez, sempre se nega a receber a ajuda e volta para seu estado de depressão, embora tente não demonstrar.
Por fim, o encontro com o seu aluno resume bem a mensagem do filme. Com bastante niilismo eles questionam o passado, o presente e o futuro buscando um sentido para o mundo, para a vida, para tudo.
E somente ao final da película, com uma paleta já quente há algum tempo, que o protagonista entende que talvez o que dê sentido para tudo sejam estes singelos momentos agradáveis. Ao perceber isso, é como se ele tivesse cumprido sua "missão", tem um ataque do coração, morre e a paleta é claro, novamente torna ao tom frio.
Três Homens em Conflito
4.6 1,2K Assista AgoraEu tinha um certo preconceito com westerns, até assistir essa obra prima do Sergio Leone...
O filme não só se tornou instantaneamente um dos meus favoritos, como me proporcionou um dos momentos mais catárticos na sétima arte (que final é aquele???) e me ensinou que nunca se deve ter preconceitos com gênero nenhum.
Sergio Leone era foda!
Ennio Morricone é foda!
Clint Eastwood é foda!
Macunaíma
3.3 274 Assista AgoraLi o livro em 2016 e vi o filme em 2017.
Confesso que demorei um tanto pra entrar no ritmo da história em ambas versões.
Eu lia duas páginas do livro e "ai que preguiça".
Via 10 minutos de filme e "ai que preguiça".
Lia mais três páginas, "ai que preguiça".
Mais 15 minutos de filme e de novo "ai que preguiça".
E assim foi até o fim, demorei um bocado para terminar as duas obras.
O que não significa que sejam ruins.
Nosferatu
4.1 628 Assista Agora4 estrelas pelo incrível registro cinematográfico que é...
Memórias Póstumas
3.5 309 Assista AgoraO filme é bom sim...
Mas fiquei com a impressão que faltou alguma coisa...
O livro tem como uma das principais características um tom altamente irônico...
E essa ironia até está presente na película...
Porém não com a mesma intensidade...
E nem sei se é possível reproduzir esse clima na tela com a mesma veemência...
Juventude Transviada
3.9 546 Assista AgoraÉ importante avaliar esta obra segundo o contexto da época...
Creio que em 1955, um filme protagonizado por um cara com uma jaqueta vermelha, que fuma cigarros, se embriaga, tira rachas e briga com facas representava o máximo em termos de rebeldia...
Hoje, por estarmos acostumados com Velozes e Furiosos da vida, o filme pode soar um tanto banal...
Acredito que esta película, junto do livro "O Apanhador no Campo de Centeio" representam bem todo o contexto cultural dos anos 50, onde a juventude, cada vez mais angustiada começava a ter questionamentos a cerca do mundo e da vida.
12 Homens e Uma Sentença
4.6 1,2K Assista AgoraQue roteiro é esse???
E que aula de construção de personagens!
A Caixa
2.5 2,0KAs vezes (bem raramente) acontece estes dois fatos comigo:
Fato 1 - O filme é aclamado pela crítica, considerado clássico absoluto, todo mundo dando 5 estrelas no Filmow....
Ai vou assistir na expectativa e me decepciono, acho uma grande porcaria.
Fato 2 - O filme é escrachado pela crítica, totalmente execrado, todo mundo xinga muito no Twitter...
Ai assisto e curto muito o filme ao ponto de favoritar no Filmow.
Foi exatamente o que me ocorreu com esta película... Na época que saiu, o filme simplesmente me prendeu. Curti todo o ar de mistério do enredo e toda a viajada da história que inicialmente parecia algo simples (apertar um botão) e depois se tornou algo de proporções gigantescas
(aliens testando a humanidade?)
Talvez se eu ver hoje, com uma visão um pouco mais apurada eu possa mudar de opinião...
A Onda
4.2 1,9KMedo!
Esse filme me dá mais medo que qualquer terror!!!
Donnie Darko
4.2 3,8K Assista Agora“- Por que você usa essa fantasia idiota de coelho?
- Por que você está vestindo essa fantasia ridícula de homem?”
Laranja Mecânica
4.3 3,8K Assista AgoraConsidero tão bom quanto o livro. Poucos filmes conseguem ser tão marcantes ao ponto de se igualar ao livro.
Abaixo uma lista de outros filmes que coloco nesta categoria de "tão bons quanto os livros" e seus respectivos autores e diretores.
- Laranja Mecânica - Livro de Anthony Burgess e filme de Stanley Kubrick;
- O Poderoso Chefão - Livro de Mario Puzo e filme de Francis Ford Coppola;
- Clube da Luta - Livro de Chuck Palahniuk e filme de David Fincher;
- Ensaio Sobre a Cegueira - Livro de Jose Saramago e filme de Fernando Meirelles;
- Blade Runner/Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? - Livro de Philip K Dick e filme de Ridley Scott;
- O Senhor dos Anéis - Livro de J. R. R. Tolkien e filme de Peter Jackson.
Interessante notar que em todos os casos, tanto os escritores, quanto os diretores são muito talentosos...
Scarface
4.4 1,8K Assista AgoraSim, o filme é muito foda!
Leva nota 10 na direção, roteiro, atuações...
Mas o Al Pacino é o cara do filme, ele rouba a cena com uma atuação espetacular...
Sin City: A Cidade do Pecado
3.8 1,3K Assista AgoraToda a parte visual do filme é fantástica.
Desde os figurinos e maquiagens que são bem fieis, passando pelos efeitos visuais, até a fotografia bela e diferenciada.
O filme já nasceu como clássico da ação.
Magnólia
4.1 1,3K Assista AgoraMagnífico!
O filme tem 3 horas de duração, pelo menos 10 personagens importantes, várias tramas, alguns "enigmas" e mesmo assim prende a atenção do começo ao fim.
Tudo graças a um roteiro bem amarrado, grandes atuações e uma direção extremamente competente.
Um filme para ser "degustado" mais de uma vez, ainda mais com todo o significado simbólico do que ocorre ao final da projeção.
Psicose
4.4 2,5K Assista AgoraAinda sou iniciante na obra do mestre Hitchcock.
Psicose foi meu o último filme assistido do diretor e mais uma vez fiquei impressionado com sua genialidade.
Ele é mestre em criar climas de suspense e tecnicamente é sempre impecável.
Assisti também Um Corpo que Cai, Janela Indiscreta e Disque M para Matar. Dei 5 estrelas e favoritei todos...
Quando o cara é gênio não tem jeito, já é um dos meus diretores favoritos...
O Bebê de Rosemary
3.9 1,9K Assista AgoraPor que demorei tando pra ver esse filme?
A tensão criada no decorrer da história assusta mais que os filmes clichês de hoje que só servem para dar sustos...
Grande direção do Polanski...
Anticristo
3.5 2,2K Assista AgoraFiquei bem perturbado quando vi, tive até pesadelo...
...o que significa que o filme é muito foda!!!
Obra cheia de simbolismos e significados, tive que fazer uma pesquisa para entender algumas coisas...
Sensacional...