O filme é extremamente tenso, inteligente e imersivo. Algumas cenas são brilhantes e as atuações são surpreendentes.
[spoiler][/spoiler]
O problema pra mim são os inúmeros furos de roteiro. Um governo nunca ter pensado em algo tão óbvio pra se vencer seres movidos por som, no caso frequências sonoras, é meio senso de descrença demais. Além de uma escolhas idiotas como ter um filho naquele mundo ou o garoto correndo no milharal, sem contar que muitas vezes acontecem situações que seria impossível dos personagens saírem se não fosse necessidade do roteiro.
Ainda assim, os pontos altos do filme superam os baixos. Vale a pena.
Ta longe de ser meu terror favorito, mas acredito que foi o que mais me deu medo!
Trilha sonora, atuações e direção impecáveis! Além de bons subtextos e diálogos, em um roteiro angustiante e paranóico, que te mantém em dúvida o tempo todo... Exceto pelo final.
Que finalzinho tosco. Tira a ambiguidade da história, não parece fazer muito sentido, é exposto demais... Seria muito melhor deixar em aberto.
Apesar de ser provavelmente a melhor retratação do Bruce Wayne e suas motivações em um longa metragem, com ótimos diálogos e momentos comoventes, tudo é feito em volta de uma trama óbvia e simplista.
Claro que é a priore um filme para todos os públicos, então é difícil exigir algo perfeito. Mas sendo a parte de desenvolvimento de personagem tão forte, podiam ter feito uma história mais coerente.
Triste ver quanto potencial foi desperdiçado aqui. Um bom elenco, fotografia linda, ótima temática, coreografias de luta incríveis... E um roteiro terrível.
A história é extremamente incoerente, repleta de clichês jogados na trama sem qualquer senso de narrativa, inorgânico, personagens com péssimo desenvolvimento, o protagonista tem apenas umas 10 falas o filme todo, cenas cortadas ao meio, outras sem qualquer nexo...
Roteiro pobre, sem o mínimo de noção, inchado, inúmeros personagens aleatórios... É uma aula do que não fazer em um roteiro!
Animação belissima, fluída e com traços marcantes e expressivos, além de belas composições visuais e enquadramentos inteligentes. Um trabalho de dublagem perfeita e uma boa trilha sonora, além de uma história cativante e composta por excelemtes personagens.
O único problema que eu apontaria é a pressa que a narrativa aparenta em alguns seguimentos, mas isso é comum em animações e não atrapalha em nada a graça ou beleza dessa pequena pérola da animação moderna. Perder para o clichê e sem graça Frozen no Oscar só prova o quanto essa categoria da premiação é a mais banalizada e injusta de todas.
Sinceramente o filme não envelheceu muito bem como filme de terror, hoje em dia há poucas cenas que realmente dão medo.
Mas em compensação, continua um ótimo entretenimento na pegada de filmes fantásticos como "Os Fantasmas se Divertem", graças a grande Imaginação na criação de cenas grotescas, absurdas, bizarras ou insanas.
Um dos filmes mais assustadores e angustiantes que já vi! Tudo é brilhantemente conduzido, e além da superfície do filme, que é aterrorizante, existe espaço para muitas interpretações e análises, tanto de narrativa (O filme todo é pelo ponto de vista de Mia, então talvez ela estivesse mesmo sendo engolida pela loucura e esquizofrenia) quanto de intertextualidade (As passagens que abordam a sexualidade feminina, o papel da mulher na sociedade e a paranóia).
Roteiro tão óbvio que parece que pegaram uma estrutura básica de filme de suspense e foram só alterando os detalhes. Mas os problemas vão além.
O que tinha potencial para ser um bom suspense, contando inclusive com algumas boas atuações; tornou-se um genérico suspense mal dirigido e mal pensado.
Tudo aqui está errado. Uma direção terrível e amadora que parece um vídeo clipe ruim em algins momentos, além de reviravoltas de roteiro sem o menor sentido. Como por exemplo dar humanidade ao psicopata para depois fazer os protagonistas terem uma atitude completamente diferente de tudo que foi construído com os personagens até o momento.
Além de furos de roteiro ridículos, e cenas que são mais engraçadas que tensas. Só dou 2 estrelas porque tem alguns momentos mais ou menos e assisti com bom humor e boa companhia, então deu pra me divertir.
Os livros da Agatha Christie conseguem imergir o espectador no mistério de maneira fantástica, e realmente funcionam como um convite para que o leitor desvende o mistério junto com Hercule Poirot. Já neste filme, detalhes cruciais do mistérios são ofuscados do espectador, e a única coisa que o resta é esperar até que o assassino seja desvendado, sem nunca de fato participar do desdobramento das reviravoltas.
Por outro lado, tecnicamente o filme é muito bom, e as atuações também são ótimas, e vendo pelo lado que a ideia é uma nova série de filmes para Poirot, acho que foi um bom começo, e espero que os próximos filmes sejam melhores.
O caminho para o genero de terror atualmente é a simplicidade e criação de atmosfera. Com pouco, Hush conseguiu ser muito mais eficiente do que a maioria dos filmes de terror "blockbuster" atuais. Muito bom!!!
Mais um acerto da Marvel, mas caramba, fazia tempo que CGI não me incomodava tanto. Tem cenas que são 100% CGI, tira todo o peso da ação e o filme se torna plástico. Também acho que há momentos em que a trilha sonora não se encaixa muito bem, ela é mais estilosa que substancial.
Charlie Kaufman é o roteirista mais genial das últimas décadas, e um dos mais geniais do cinema; uma pena ter começado a dirigir tão tarde, se não também seria um dos meus diretores favoritos ("Sinedoque Nova York" e "Anomalisa" são perfeitos).
Então, tendo isso em vista, não conseguiria dar menos que 4 estrelas para mais um de seus brilhantes estudos do comportamento humano. Mas, Michel Gondry é notavelmente inferior a Spike Jonze.
Temos que ter em vista que os roteiros de Kaufman são um equilibrio entre sátira/humor negro e drama. Enquanto Jonze se sai bem nos dois sentidos, Gondry é notavelmente limitado quanto a parte dramática. Há momentos que seriam geniais nas mãos do Jonze ou do próprio Kaufman, mas com Gondry ficaram caricatos e quase vergonhosos.
Uma pena, mas ainda assim, Kaufman é um roteirista tão bom que o diretor precisa se esforçar bem mais se quiser estragar uma de suas obras.
Bob Fosse é um gênio do cinema, pena ter feito tão poucos filmes. O que ele consegue extrair de seus atores é inacreditável. Aqui em Star 80, ele usa o mesmo estilo de narrativa que mistura documentário com dramatizações que usou em Lenny (Pra mim, sua obra-prima). Mas, aqui ficou menos orgânico e até desnecessário, enquanto em Lenny tinha um propósito mais poético e original (Com exceção das entrevistas com Dorothy baseadas em entrevistas reais, que são parte essencial da composição da história).
Tirando isso, o filme consegue ser absolutamente tenso e pertubador, além de trazer criticas importantes a indústria pornográfica e aos relacionamentos abusivos, "Star 80" é mais um clássico subestimado desse maravilhoso diretor.
Meu primeiro contato com o cinema de Herzog. Extremamente visceral com uma certa atmosfera onírica, foi uma experiência extremamente fascinante. As movimentações de câmera e manipulação de espaço também é extremamente precisa, sem contar a história que é simples mas muito poderosa.
Tirei meio ponto porque não chega a ser um dos filmes da minha vida, e achei que o personagem Aguirre merecia um estudo mais profundo ou intimo, muitas vezes ele aparenta secundário na história.
Ótima comédia que apesar da superficie boba tem algumas piadas e sacadas geniais, como as relacionadas a psicanálise e interligações de tempo.
Meus problemas com o filme são, primeiramente a trilha sonora. E segundo que, mesmo eu não sendo nenhum problematizador de filmes antigos, fazer a Joana D'Arc ficar com a piada de ginástica e depois por ela lutando contra o fucking Ted foi triste.
Uma aleatoriedade extremamente criativa e despretenciosa. Me lembrou muito um episódio da série de sci-fi "The Outer Limits", em que as tramas eram extremamente surreais e desconexas.
Nessa salada de ideias e insanidades, há espaço para personagens bem carismáticos e uma direção genuinamente interessante. Os movimentos da câmera são bem legais, e os planos são bem montados.
O problema é que com o tempo se torna um pouco cansativo, diferente de outros grandes filmes do mesmo estilo como Rocky Horror Picture Show (Que por ser um musical, as músicas mantém a energia da loucura da história). Nota especial para os atores que estão se divertindo durante todo o filme, em especial o vilão.
A energia do Jack Black é insana. Tudo bem que ele ta assim louco na cocaína em todo filme, mas não deixa de ser impressionante. Grandes músicas, alguns momentos engraçadissimos, tem outros bem bobos e pastelões de baixo nível, mas ainda assim, ótima comédia!
Bizarro, fofo, assustador, arcaico, absurdo, estranho, belo, minimalista... Tudo isso e muito mais. Mas acho que as palavras que melhor definem é criatividade e originalidade.
Totalmente fora do convencional, essa animação é fascinante. Meu único problema com ela é que achei o final abrupto demais, mas não é suficiente pra tirar seus méritos.
Apesar das críticas relevantes e alguns momentos de puro estilo (Como a tela aproximando ao som de Bo Didley) o grande problema aqui está em timing.
O filme simplesmente é desinteressante e xoxo. As pequenas esquetes não conseguem fluir de maneira orgânica, parece mais 6 episódios de uma série animada um depois do outro. A história então fica sem consistência e os 78 minutos parecem quase 2 horas.
Além disso o trabalho de dublagem é fraco, falta caracteristica e carisma aos personagens, coisa essencial em uma animação.
Devo dizer que, até o final do filme, apesar de estar amando, achei que o bloco do filme focado no Woody Allen estava desconexo e fora de tom com a outra parte, que lembrava até alguns dos melhores trabalhos de Ingmar Bergman (Óbvia influência para o longa).
Mas, quando chegou ao final com aquele monólogo simplesmente maravilhoso e com as peças se encaixando, fiquei sem palavras. Mais uma obra-prima de Woody Allen. Não consigo me decidir qual é o meu favorito dele.
A cada filme que vejo do Woody Allen gosto mais de seu cinema. Aqui o tema explorado é justamente aquele que afasta muitas pessoas de sua obra. Arte X Artista, O que é mais importante? Pessoas horríveis e cheias de pecados podem gerar obras extremamente profundas, devemos descartar a arte por isso?
Além disso, temos o sútil mais extremamente afiado humor do Allen que não é para todos mas eu adoro. Creio que todos os críticos da persona Woody Allen deveriam ver esse filme e apreciarem sua arte acima de tudo.
Uma pequena crítica que tenho é a respeito do final. Extremamente parecido com o de Manhattan, só que aqui pareceu extremamente jogado. O romance entre o casal não foi desenvolvido durante todo o longa, não fez sentido ele ter sido o centro de tudo na conclusão.
Uma pequena obra-prima esquecida! Bem que em tempos de Stranger Things poderiam redescobrir esse filme para que ele tenha o reconhecimento merecido.
Fui assistir logo após ler a obra fonte "Algo Sinistro Está Para Acontecer" do grande Ray Bradbury, e tenho que dizer que foi uma das adaptações mais interessantes e corajosas que já vi. Todas as mudanças servem para objetivizar as passagens do livro, ao mesmo tempo em que sua essência é mantida, e talvez ainda até mais assustador que a obra literária.
O único problema é que o filme acabou por ficar um tanto quanto apressado e algumas coisas ficam tangenciais. Mas então há a presença de uma direção absolutamente primorosa de Jack Clayton, grande diretor com uma linguagem visual bem própria e que não perdoou o fato de estar na Disney e criou algumas das sequências mais perturbadoras que um filme do gênero teve.
Consideração final para a brilhante atuação de Jonathan Pryce, digna de indicação a Oscar.
Maravilhoso! Por que diabos esse diretor só fez 2 filmes? Ambos obras primas da animação.
Um dos maiores erros da história do cinema foi acreditar que animações 3D são superiores que as 2D, quando na real nem chegam perto. A beleza, encanto... Essas são as melhores animações.
Um Lugar Silencioso
4.0 3,0K Assista AgoraO filme é extremamente tenso, inteligente e imersivo. Algumas cenas são brilhantes e as atuações são surpreendentes.
[spoiler][/spoiler]
O problema pra mim são os inúmeros furos de roteiro. Um governo nunca ter pensado em algo tão óbvio pra se vencer seres movidos por som, no caso frequências sonoras, é meio senso de descrença demais. Além de uma escolhas idiotas como ter um filho naquele mundo ou o garoto correndo no milharal, sem contar que muitas vezes acontecem situações que seria impossível dos personagens saírem se não fosse necessidade do roteiro.
Ainda assim, os pontos altos do filme superam os baixos. Vale a pena.
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraTa longe de ser meu terror favorito, mas acredito que foi o que mais me deu medo!
Trilha sonora, atuações e direção impecáveis! Além de bons subtextos e diálogos, em um roteiro angustiante e paranóico, que te mantém em dúvida o tempo todo... Exceto pelo final.
Que finalzinho tosco. Tira a ambiguidade da história, não parece fazer muito sentido, é exposto demais... Seria muito melhor deixar em aberto.
Batman: A Máscara do Fantasma
3.7 144 Assista AgoraApesar de ser provavelmente a melhor retratação do Bruce Wayne e suas motivações em um longa metragem, com ótimos diálogos e momentos comoventes, tudo é feito em volta de uma trama óbvia e simplista.
Claro que é a priore um filme para todos os públicos, então é difícil exigir algo perfeito. Mas sendo a parte de desenvolvimento de personagem tão forte, podiam ter feito uma história mais coerente.
De qualquer forma, ótima animação.
Besouro
3.1 551Triste ver quanto potencial foi desperdiçado aqui. Um bom elenco, fotografia linda, ótima temática, coreografias de luta incríveis... E um roteiro terrível.
A história é extremamente incoerente, repleta de clichês jogados na trama sem qualquer senso de narrativa, inorgânico, personagens com péssimo desenvolvimento, o protagonista tem apenas umas 10 falas o filme todo, cenas cortadas ao meio, outras sem qualquer nexo...
Roteiro pobre, sem o mínimo de noção, inchado, inúmeros personagens aleatórios... É uma aula do que não fazer em um roteiro!
Triste.
Ernest e Célestine
4.4 319Animação belissima, fluída e com traços marcantes e expressivos, além de belas composições visuais e enquadramentos inteligentes. Um trabalho de dublagem perfeita e uma boa trilha sonora, além de uma história cativante e composta por excelemtes personagens.
O único problema que eu apontaria é a pressa que a narrativa aparenta em alguns seguimentos, mas isso é comum em animações e não atrapalha em nada a graça ou beleza dessa pequena pérola da animação moderna. Perder para o clichê e sem graça Frozen no Oscar só prova o quanto essa categoria da premiação é a mais banalizada e injusta de todas.
Poltergeist: O Fenômeno
3.5 1,1K Assista AgoraSinceramente o filme não envelheceu muito bem como filme de terror, hoje em dia há poucas cenas que realmente dão medo.
Mas em compensação, continua um ótimo entretenimento na pegada de filmes fantásticos como "Os Fantasmas se Divertem", graças a grande Imaginação na criação de cenas grotescas, absurdas, bizarras ou insanas.
O Bebê de Rosemary
3.9 1,9K Assista AgoraUm dos filmes mais assustadores e angustiantes que já vi! Tudo é brilhantemente conduzido, e além da superfície do filme, que é aterrorizante, existe espaço para muitas interpretações e análises, tanto de narrativa (O filme todo é pelo ponto de vista de Mia, então talvez ela estivesse mesmo sendo engolida pela loucura e esquizofrenia) quanto de intertextualidade (As passagens que abordam a sexualidade feminina, o papel da mulher na sociedade e a paranóia).
Chamada de Emergência
3.7 1,5K Assista AgoraRoteiro tão óbvio que parece que pegaram uma estrutura básica de filme de suspense e foram só alterando os detalhes. Mas os problemas vão além.
O que tinha potencial para ser um bom suspense, contando inclusive com algumas boas atuações; tornou-se um genérico suspense mal dirigido e mal pensado.
Tudo aqui está errado. Uma direção terrível e amadora que parece um vídeo clipe ruim em algins momentos, além de reviravoltas de roteiro sem o menor sentido. Como por exemplo dar humanidade ao psicopata para depois fazer os protagonistas terem uma atitude completamente diferente de tudo que foi construído com os personagens até o momento.
Além de furos de roteiro ridículos, e cenas que são mais engraçadas que tensas. Só dou 2 estrelas porque tem alguns momentos mais ou menos e assisti com bom humor e boa companhia, então deu pra me divertir.
Assassinato no Expresso do Oriente
3.4 938 Assista AgoraOs livros da Agatha Christie conseguem imergir o espectador no mistério de maneira fantástica, e realmente funcionam como um convite para que o leitor desvende o mistério junto com Hercule Poirot. Já neste filme, detalhes cruciais do mistérios são ofuscados do espectador, e a única coisa que o resta é esperar até que o assassino seja desvendado, sem nunca de fato participar do desdobramento das reviravoltas.
Por outro lado, tecnicamente o filme é muito bom, e as atuações também são ótimas, e vendo pelo lado que a ideia é uma nova série de filmes para Poirot, acho que foi um bom começo, e espero que os próximos filmes sejam melhores.
Hush: A Morte Ouve
3.5 1,5KO caminho para o genero de terror atualmente é a simplicidade e criação de atmosfera. Com pouco, Hush conseguiu ser muito mais eficiente do que a maioria dos filmes de terror "blockbuster" atuais. Muito bom!!!
Pantera Negra
4.2 2,3K Assista AgoraMais um acerto da Marvel, mas caramba, fazia tempo que CGI não me incomodava tanto. Tem cenas que são 100% CGI, tira todo o peso da ação e o filme se torna plástico. Também acho que há momentos em que a trilha sonora não se encaixa muito bem, ela é mais estilosa que substancial.
Ghost Dog: Matador Implacável
3.9 76Amei a premissa, o ator escolhido e a trilha sonora, mas que tom inconsistente!
Não vai nem pra ação mais escrachada de filmes como John Wick, nem pra filmes mais contemplativos como Os Imperdoáveis ou Taxi Driver.
Fica em um meio termo enfadonho e vazio. Uma pena, tinha tudo pra ser excelente.
A Natureza Quase Humana
3.7 98 Assista AgoraCharlie Kaufman é o roteirista mais genial das últimas décadas, e um dos mais geniais do cinema; uma pena ter começado a dirigir tão tarde, se não também seria um dos meus diretores favoritos ("Sinedoque Nova York" e "Anomalisa" são perfeitos).
Então, tendo isso em vista, não conseguiria dar menos que 4 estrelas para mais um de seus brilhantes estudos do comportamento humano. Mas, Michel Gondry é notavelmente
inferior a Spike Jonze.
Temos que ter em vista que os roteiros de Kaufman são um equilibrio entre sátira/humor negro e drama. Enquanto Jonze se sai bem nos dois sentidos, Gondry é notavelmente limitado quanto a parte dramática. Há momentos que seriam geniais nas mãos do Jonze ou do próprio Kaufman, mas com Gondry ficaram caricatos e quase vergonhosos.
Uma pena, mas ainda assim, Kaufman é um roteirista tão bom que o diretor precisa se esforçar bem mais se quiser estragar uma de suas obras.
Star 80
3.4 28Bob Fosse é um gênio do cinema, pena ter feito tão poucos filmes. O que ele consegue extrair de seus atores é inacreditável. Aqui em Star 80, ele usa o mesmo estilo de narrativa que mistura documentário com dramatizações que usou em Lenny (Pra mim, sua obra-prima). Mas, aqui ficou menos orgânico e até desnecessário, enquanto em Lenny tinha um propósito mais poético e original (Com exceção das entrevistas com Dorothy baseadas em entrevistas reais, que são parte essencial da composição da história).
Tirando isso, o filme consegue ser absolutamente tenso e pertubador, além de trazer criticas importantes a indústria pornográfica e aos relacionamentos abusivos, "Star 80" é mais um clássico subestimado desse maravilhoso diretor.
Aguirre, a Cólera dos Deuses
4.1 159Meu primeiro contato com o cinema de Herzog. Extremamente visceral com uma certa atmosfera onírica, foi uma experiência extremamente fascinante. As movimentações de câmera e manipulação de espaço também é extremamente precisa, sem contar a história que é simples mas muito poderosa.
Tirei meio ponto porque não chega a ser um dos filmes da minha vida, e achei que o personagem Aguirre merecia um estudo mais profundo ou intimo, muitas vezes ele aparenta secundário na história.
Bill & Ted: Uma Aventura Fantástica
3.4 198 Assista AgoraÓtima comédia que apesar da superficie boba tem algumas piadas e sacadas geniais, como as relacionadas a psicanálise e interligações de tempo.
Meus problemas com o filme são, primeiramente a trilha sonora. E segundo que, mesmo eu não sendo nenhum problematizador de filmes antigos, fazer a Joana D'Arc ficar com a piada de ginástica e depois por ela lutando contra o fucking Ted foi triste.
As Aventuras de Buckaroo Banzai
2.9 26 Assista AgoraUma aleatoriedade extremamente criativa e despretenciosa. Me lembrou muito um episódio da série de sci-fi "The Outer Limits", em que as tramas eram extremamente surreais e desconexas.
Nessa salada de ideias e insanidades, há espaço para personagens bem carismáticos e uma direção genuinamente interessante. Os movimentos da câmera são bem legais, e os planos são bem montados.
O problema é que com o tempo se torna um pouco cansativo, diferente de outros grandes filmes do mesmo estilo como Rocky Horror Picture Show (Que por ser um musical, as músicas mantém a energia da loucura da história). Nota especial para os atores que estão se divertindo durante todo o filme, em especial o vilão.
Tenacious D: Uma Dupla Infernal
3.7 522 Assista AgoraA energia do Jack Black é insana. Tudo bem que ele ta assim louco na cocaína em todo filme, mas não deixa de ser impressionante. Grandes músicas, alguns momentos engraçadissimos, tem outros bem bobos e pastelões de baixo nível, mas ainda assim, ótima comédia!
As Bicicletas de Belleville
4.2 340Bizarro, fofo, assustador, arcaico, absurdo, estranho, belo, minimalista... Tudo isso e muito mais. Mas acho que as palavras que melhor definem é criatividade e originalidade.
Totalmente fora do convencional, essa animação é fascinante. Meu único problema com ela é que achei o final abrupto demais, mas não é suficiente pra tirar seus méritos.
O Gato Fritz
3.4 52Apesar das críticas relevantes e alguns momentos de puro estilo (Como a tela aproximando ao som de Bo Didley) o grande problema aqui está em timing.
O filme simplesmente é desinteressante e xoxo. As pequenas esquetes não conseguem fluir de maneira orgânica, parece mais 6 episódios de uma série animada um depois do outro. A história então fica sem consistência e os 78 minutos parecem quase 2 horas.
Além disso o trabalho de dublagem é fraco, falta caracteristica e carisma aos personagens, coisa essencial em uma animação.
Crimes e Pecados
4.0 184Devo dizer que, até o final do filme, apesar de estar amando, achei que o bloco do filme focado no Woody Allen estava desconexo e fora de tom com a outra parte, que lembrava até alguns dos melhores trabalhos de Ingmar Bergman (Óbvia influência para o longa).
Mas, quando chegou ao final com aquele monólogo simplesmente maravilhoso e com as peças se encaixando, fiquei sem palavras. Mais uma obra-prima de Woody Allen. Não consigo me decidir qual é o meu favorito dele.
Tiros na Broadway
3.8 123 Assista AgoraA cada filme que vejo do Woody Allen gosto mais de seu cinema. Aqui o tema explorado é justamente aquele que afasta muitas pessoas de sua obra. Arte X Artista, O que é mais importante? Pessoas horríveis e cheias de pecados podem gerar obras extremamente profundas, devemos descartar a arte por isso?
Além disso, temos o sútil mais extremamente afiado humor do Allen que não é para todos mas eu adoro. Creio que todos os críticos da persona Woody Allen deveriam ver esse filme e apreciarem sua arte acima de tudo.
Uma pequena crítica que tenho é a respeito do final. Extremamente parecido com o de Manhattan, só que aqui pareceu extremamente jogado. O romance entre o casal não foi desenvolvido durante todo o longa, não fez sentido ele ter sido o centro de tudo na conclusão.
No Templo das Tentações
3.3 21Uma pequena obra-prima esquecida! Bem que em tempos de Stranger Things poderiam redescobrir esse filme para que ele tenha o reconhecimento merecido.
Fui assistir logo após ler a obra fonte "Algo Sinistro Está Para Acontecer" do grande Ray Bradbury, e tenho que dizer que foi uma das adaptações mais interessantes e corajosas que já vi. Todas as mudanças servem para objetivizar as passagens do livro, ao mesmo tempo em que sua essência é mantida, e talvez ainda até mais assustador que a obra literária.
O único problema é que o filme acabou por ficar um tanto quanto apressado e algumas coisas ficam tangenciais. Mas então há a presença de uma direção absolutamente primorosa de Jack Clayton, grande diretor com uma linguagem visual bem própria e que não perdoou o fato de estar na Disney e criou algumas das sequências mais perturbadoras que um filme do gênero teve.
Consideração final para a brilhante atuação de Jonathan Pryce, digna de indicação a Oscar.
Uma Grande Aventura
4.0 59Maravilhoso! Por que diabos esse diretor só fez 2 filmes? Ambos obras primas da animação.
Um dos maiores erros da história do cinema foi acreditar que animações 3D são superiores que as 2D, quando na real nem chegam perto. A beleza, encanto... Essas são as melhores animações.