Vou fugir dos textões aqui e dizer somente duas coisas: a atmosfera angustiante desse filme é magnética. A prima da protagonista com aquela faixa com cabelo preso é a cara da Grimes: https://www.youtube.com/watch?v=VvAaGgfN2CE&ab_channel=sunl0unger
Não entendi real o sentido do roteiro desse filme. A relação dos 2 não é bem trabalhada ao ponto de prender, o plot final é jogado e resolvido do jeito mais preguiçoso possível, e o filme não funciona como estudo de qualquer personagem. Nota vai para produção e direção de fotografia mesmo.
The Neon Demon é um filme que se assume como uma obra extramente alegórica já em seus créditos iniciais, com cada cena pensada e arquitetada meticulosamente a fim de cobrir uma estética perfeccionista e pretensiosa para chegar com êxito ao extremo dessa alegoria. Logo na cena de abertura com a Elle Fening, já temos outra pista do contra ponto que o filme vai assumir, toda essa perfeição estética coberta por uma violência gráfica e gore que começa envolvendo os demais personagens até ir de encontro a protagonista, e não se engane, essa violência gratuitamente também, assim como o ensaio glamouroso, alegórico, violento, porém vazio, que a própria protagonista utiliza para se vender para esse mundo da moda. E é exatamente nesse início da projeção que o expectador já vai começar a entender que propositalmente, esse vai ser um filme frio, vazio e sem empatia, que vai usar dos primores técnicos para envesar a mensagem que quer passar, uma que já foi retratada de inúmeras formas em mídias diferentes: o universo quase suicida, tendencioso, violento e superficial da moda e seu padrão universal de beleza que ultrapassa esse nicho para todo universo em que estamos inseridos.
Isso pode ser considerado cinema? Ainda mais com uma história que é usada como um fiapo narrativo por quase 2 horas apenas como um plano de fundo para todo seu conceito de signos e estética visual? Aí vai do conceito de cada expectador do que o cinema significa para si. Os personagens em si são quase que unidimensionais também (com exceção da protagonista) e completamente plásticos, superficiais, robóticos e padronizados, tudo em busca de uma perfeição física vista como imaculada em seu universo. Isso faz com que não tenhamos nenhuma identificação com qualquer um deles. Alguns diálogos são por várias vezes repetidos de diferentes formas, e acredito que aqui não é por subestimar seu público, mas sim para enfatizar uma visão do quanto as pessoas vão aceitando inconscientemente o que seu mundo ao redor vai sempre repetido, até ela mesma entrar nesse ciclo de condicionamento, afim de acreditar naquilo como uma verdade absoluta.
Meu principal problema com o filme entra após entender tudo isso. Todo o simbolismo e as metáforas do filme são extremamente óbvias e muita delas soam forçadas (mesmo que estando lá gratuitamente) para passar uma mensagem que, como eu disse anteriormente, é simples e já muito entendida pelo grande público. Eu quase que adivinhei muitos diálogos e sequencias posteriores de algum trecho com uma simbologia mais ressaltada em determinados momentos da trama, e não por me achar uma pessoa super inteligente ou qualquer coisa do tipo, mas por elas serem realmente óbvias. Um exemplo recente que posso citar como um caso totalmente contrário de simbologias e signos visuais não óbvios para enriquecer seu roteiro é The Lighthouse. O ritmo lento também pega depois da primeira hora de projeção, principalmente quando entramos na imersão mais surrealista do filme.
Toda essa abordagem pode ser considerado por alguns o esplendor da obra e para outras o seu extremo fracasso. Para mim, serviu com seu propósito para passar a visão do diretor, e não posso negar que como designer e ilustrador, sou facilmente imerso em apelos puramente visuais e arquitetados. É sim um filme pretensioso e superficial, mas acredito que seu diretor o fez propositalmente para abordar de forma diferenciada um tema já tão criticado desde sempre. Destaque para a ótima trilha sonora eletrônica mergulhada em synthwave.
Junte Gaspar Noé + Black Mirror + Meninas Malvadas. Agora bata num liquidificador com um monte de bosta e cenas avulsas desconexas que querem pagar de cult = THIS. Não vamos esquecer da trilha copy and paste do Scarface rs
Essas críticas sobre ser "tendencioso" e "raso"em alguns conteúdos em que nada agregaria ao assunto principal da história, a guerra de MKT Share entre SNES e Genesis, só mostra como as pessoas deveriam se familiarizar melhor com o tipo de narrativa e desenvolvimento de uma produção audiovisual documental. A obra deixa bem claro a ótica principal que será abordada ao apresentar o back ground e funcionarios da SEGA como seus personagens principais logo do início, e assim é pavimentado até o fechamento do ciclo destes mesmos na empresa ao final do DOC. E para todos os desavisados, isso não se trata do mesmo tipo de roteiro e apresentação de conteúdo que uma playlist de qualquer YouTuber, filme ficcional, livro, HQ, ou qualquer outra mídia rs
Nem vou perder meu tempo avacalhando esse filme em um comentário (já perdendo meu tempo comentando isso). Só me pergunto se os envolvidos achavam estar realizando um filme super metafórico e relavante sobre questões pós traumáticas...
Fiquei o filme todo pensando "que texto estranho, parece uma peça filmada". Termino o filme, é baseado em uma peça... Então na minha opinião essa transição de mídia aí não funcionou tão bem. Algumas situações e monólogos começam de forma bem abrupta e tomam escalas bizarras, forçadas e nada naturais. Pontos positivos pras atuações e cinematografia.
Vou fugir dos textões aqui e dizer somente duas coisas: a atmosfera angustiante desse filme é magnética. A prima da protagonista com aquela faixa com cabelo preso é a cara da Grimes.
E não é que a sequência foi melhor? Mas... Que plot twist bosta no final eim... O final do primeiro tb me incomodou bastante pelos exageros, mas acho que esse da sequência ainda é mais contido e menos firulento.
Entendo a subversão do gênero pra época e o grande sucesso que foi, não só de público, mas de crítica também. Sem apego emocional algum (assistindo pela primeira vez em 2021), achei toda a metalinguagem do filme exagerada de mais, praticamente uma metralhadora de referência a todo tempo que em grande parte me pareceu gratuito e como a única justificativa pro filme se provar em uma época que o gênero slasher era exageradamente saturado... Esse meio termo nebuloso da narrativa se levar a sério ou não pode ser visto como um ponto positivo ou negativo. No meu caso, foi negativo, pois ficou ainda mais artificial a narrativa por trás de todo o exagero metalinguístico.
Prêmio de casal insuportável do ano vai para... O filme me pareceu mais um desabafo pessoal histérico do roteirista/diretor, que deve ter remoido mil questões isolado na pandemia, do que qualquer outra coisa. No meio disso tudo, a Netflix achou uma boa oportunidade de Oscar Bait para sua plataforma
A mixagem de som desse filme é mais errada que a cabeça dos personagens... hahahaha. Achei a proposta como um todo interessante, e ao meu ver, prioriza mais a estilização e assinatura da diretora, do que uma preocupação em buscar algo tão fidedigno com um complexo desenvolvimento narrativo. Talvez o resultado final saísse melhor se o roteiro não fosse tão telegrafado a cada instante, e se a narrativa não se levasse tão a sério o tempo todo. Me parece que a espectativa das pessoas aoassitir um filme brasileiro precisa ser um pouco mais abrangente também. Me parece que sempre vão querendo um puta drama realista mega politizado pra achar ótimo, ou uma comédia besteirolenta pra sentar o pau..
Como um filme a parte, vale muito pela diversão escapista e as resoluções criativas audiovisuais pra representar as referências aos jogos e linguagens gráficas da HQ. Como adaptação da obra original e de seu rico universo surtadíssimo, ainda é mediano. Tá aqui um projeto que veria com gosto uma adaptação mais fiel em uma minissérie, e com os budges atuais das produções originais de streaming, podemos ter um resultado final bem mais ricos fiel a obra original.
PS.: Sempre achei Michael Cera um casting equivocado pra esse personagem...
Ma (間), é uma palavra japonesa que pode significar "intervalo", "espaço", "vazio". Este conceito espacial é aplicado em todas as manifestações artísticas, e é visto também pela cultura japonesa, como momentos essenciais para reflexões e manifestações sentimentais. Disto isso, o brilho dessa produção está nesses "vazios" que funcionam como janelas para sentimentos internalizados de duas personagens que eram praticamente infelizes em suas realidades angustiantes, antes de se conhecerem. A quem acredita que filmes "parados" são "chatos", poponho o exercício de começar a analizar, não só filmes, mas momentos de silêncio e "vazios" da vida com uma nova perspectiva. Reduzir esse filme à comparações simplistas e unilaterais com Retrato de Uma Jovem em Chamas, é um desperdício de valor, por se tratar de dois filmes que abordam um romance entre duas mulheres em produções de épocas...
Para mim o terceiro ato descamba um pouco pro clichê do lugar comum e umas breguices, mas o filme funciona e é engraçado na maioria do tempo, além de trabalhar muito bem as diferentes camadas de seus protagonistas, só com suas reações e evoluções pessoais diante daquela repetição de situação. Temos alguns elementos inovadores para esse "plot" já um pouco desgastado, o que tráß um diferencial pra produção também.
Para QUEM NÃO ENTENDEU o filme trás uma MENSAGEM CLARA e IMPORTANTE para os dias atuais: Filme (de herói ou do que for) feito a toque de caixa pra cumprir calendário, sai uma bosta. Até a próxima, pessoal.
Nomadland
3.9 896 Assista AgoraSe fosse pra ver um documentário ficcional, eu iria ver um documentário real oficial, rs.
Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre
4.0 215 Assista AgoraVou fugir dos textões aqui e dizer somente duas coisas: a atmosfera angustiante desse filme é magnética. A prima da protagonista com aquela faixa com cabelo preso é a cara da Grimes: https://www.youtube.com/watch?v=VvAaGgfN2CE&ab_channel=sunl0unger
Wolfwalkers
4.3 236 Assista AgoraÓbvio que se tem a Aurora envolvida, é no mínimo maravalhoso.
Encontro.com
1.5 58 Assista AgoraDei altas gargalhadas com essa tranqueira cheia de plot twist anulando o plot twist anterior
Agora Estamos Sozinhos
2.7 127 Assista AgoraNão entendi real o sentido do roteiro desse filme. A relação dos 2 não é bem trabalhada ao ponto de prender, o plot final é jogado e resolvido do jeito mais preguiçoso possível, e o filme não funciona como estudo de qualquer personagem. Nota vai para produção e direção de fotografia mesmo.
Demônio de Neon
3.2 1,2K Assista AgoraThe Neon Demon é um filme que se assume como uma obra extramente alegórica já em seus créditos iniciais, com cada cena pensada e arquitetada meticulosamente a fim de cobrir uma estética perfeccionista e pretensiosa para chegar com êxito ao extremo dessa alegoria. Logo na cena de abertura com a Elle Fening, já temos outra pista do contra ponto que o filme vai assumir, toda essa perfeição estética coberta por uma violência gráfica e gore que começa envolvendo os demais personagens até ir de encontro a protagonista, e não se engane, essa violência gratuitamente também, assim como o ensaio glamouroso, alegórico, violento, porém vazio, que a própria protagonista utiliza para se vender para esse mundo da moda. E é exatamente nesse início da projeção que o expectador já vai começar a entender que propositalmente, esse vai ser um filme frio, vazio e sem empatia, que vai usar dos primores técnicos para envesar a mensagem que quer passar, uma que já foi retratada de inúmeras formas em mídias diferentes: o universo quase suicida, tendencioso, violento e superficial da moda e seu padrão universal de beleza que ultrapassa esse nicho para todo universo em que estamos inseridos.
Isso pode ser considerado cinema? Ainda mais com uma história que é usada como um fiapo narrativo por quase 2 horas apenas como um plano de fundo para todo seu conceito de signos e estética visual? Aí vai do conceito de cada expectador do que o cinema significa para si. Os personagens em si são quase que unidimensionais também (com exceção da protagonista) e completamente plásticos, superficiais, robóticos e padronizados, tudo em busca de uma perfeição física vista como imaculada em seu universo. Isso faz com que não tenhamos nenhuma identificação com qualquer um deles. Alguns diálogos são por várias vezes repetidos de diferentes formas, e acredito que aqui não é por subestimar seu público, mas sim para enfatizar uma visão do quanto as pessoas vão aceitando inconscientemente o que seu mundo ao redor vai sempre repetido, até ela mesma entrar nesse ciclo de condicionamento, afim de acreditar naquilo como uma verdade absoluta.
Meu principal problema com o filme entra após entender tudo isso. Todo o simbolismo e as metáforas do filme são extremamente óbvias e muita delas soam forçadas (mesmo que estando lá gratuitamente) para passar uma mensagem que, como eu disse anteriormente, é simples e já muito entendida pelo grande público. Eu quase que adivinhei muitos diálogos e sequencias posteriores de algum trecho com uma simbologia mais ressaltada em determinados momentos da trama, e não por me achar uma pessoa super inteligente ou qualquer coisa do tipo, mas por elas serem realmente óbvias. Um exemplo recente que posso citar como um caso totalmente contrário de simbologias e signos visuais não óbvios para enriquecer seu roteiro é The Lighthouse. O ritmo lento também pega depois da primeira hora de projeção, principalmente quando entramos na imersão mais surrealista do filme.
Toda essa abordagem pode ser considerado por alguns o esplendor da obra e para outras o seu extremo fracasso. Para mim, serviu com seu propósito para passar a visão do diretor, e não posso negar que como designer e ilustrador, sou facilmente imerso em apelos puramente visuais e arquitetados. É sim um filme pretensioso e superficial, mas acredito que seu diretor o fez propositalmente para abordar de forma diferenciada um tema já tão criticado desde sempre. Destaque para a ótima trilha sonora eletrônica mergulhada em synthwave.
Mank
3.2 462 Assista Agora"chato pra caralho"
"Pipipi popopo"
" 'Fui obrigado a ver' pq tá no Oscar"
"Blablabla whiskas sachê"
#Horror
1.6 36 Assista AgoraJunte Gaspar Noé + Black Mirror + Meninas Malvadas. Agora bata num liquidificador com um monte de bosta e cenas avulsas desconexas que querem pagar de cult = THIS. Não vamos esquecer da trilha copy and paste do Scarface rs
A Guerra dos Consoles
3.8 29Essas críticas sobre ser "tendencioso" e "raso"em alguns conteúdos em que nada agregaria ao assunto principal da história, a guerra de MKT Share entre SNES e Genesis, só mostra como as pessoas deveriam se familiarizar melhor com o tipo de narrativa e desenvolvimento de uma produção audiovisual documental. A obra deixa bem claro a ótica principal que será abordada ao apresentar o back ground e funcionarios da SEGA como seus personagens principais logo do início, e assim é pavimentado até o fechamento do ciclo destes mesmos na empresa ao final do DOC. E para todos os desavisados, isso não se trata do mesmo tipo de roteiro e apresentação de conteúdo que uma playlist de qualquer YouTuber, filme ficcional, livro, HQ, ou qualquer outra mídia rs
Killer Sofa
2.0 47Há tempos não ria tanto com um filme
Siembamba: A Canção do Mal
1.7 27 Assista AgoraNem vou perder meu tempo avacalhando esse filme em um comentário (já perdendo meu tempo comentando isso). Só me pergunto se os envolvidos achavam estar realizando um filme super metafórico e relavante sobre questões pós traumáticas...
A Voz Suprema do Blues
3.5 540 Assista AgoraFiquei o filme todo pensando "que texto estranho, parece uma peça filmada". Termino o filme, é baseado em uma peça... Então na minha opinião essa transição de mídia aí não funcionou tão bem. Algumas situações e monólogos começam de forma bem abrupta e tomam escalas bizarras, forçadas e nada naturais. Pontos positivos pras atuações e cinematografia.
Druk: Mais Uma Rodada
3.9 798 Assista AgoraSensacional, sem mais.
Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre
4.0 215 Assista AgoraVou fugir dos textões aqui e dizer somente duas coisas: a atmosfera angustiante desse filme é magnética. A prima da protagonista com aquela faixa com cabelo preso é a cara da Grimes.
Pânico 2
3.2 818 Assista AgoraE não é que a sequência foi melhor? Mas...
Que plot twist bosta no final eim... O final do primeiro tb me incomodou bastante pelos exageros, mas acho que esse da sequência ainda é mais contido e menos firulento.
Pânico
3.6 1,6K Assista AgoraEntendo a subversão do gênero pra época e o grande sucesso que foi, não só de público, mas de crítica também. Sem apego emocional algum (assistindo pela primeira vez em 2021), achei toda a metalinguagem do filme exagerada de mais, praticamente uma metralhadora de referência a todo tempo que em grande parte me pareceu gratuito e como a única justificativa pro filme se provar em uma época que o gênero slasher era exageradamente saturado... Esse meio termo nebuloso da narrativa se levar a sério ou não pode ser visto como um ponto positivo ou negativo. No meu caso, foi negativo, pois ficou ainda mais artificial a narrativa por trás de todo o exagero metalinguístico.
A Noite Devorou o Mundo
3.2 362 Assista AgoraVer a nota do Filmow baixa em 75% dos casos é sinônimo de qualidade.
Malcolm & Marie
3.5 314 Assista AgoraPrêmio de casal insuportável do ano vai para... O filme me pareceu mais um desabafo pessoal histérico do roteirista/diretor, que deve ter remoido mil questões isolado na pandemia, do que qualquer outra coisa. No meio disso tudo, a Netflix achou uma boa oportunidade de Oscar Bait para sua plataforma
Duro de Matar: A Vingança
3.6 299 Assista AgoraEu comemorando Jeremy Irons como antogista, pra ele dar as caras e o filme descambar ladeira abaixo kkkkk
O Animal Cordial
3.4 618 Assista AgoraA mixagem de som desse filme é mais errada que a cabeça dos personagens... hahahaha. Achei a proposta como um todo interessante, e ao meu ver, prioriza mais a estilização e assinatura da diretora, do que uma preocupação em buscar algo tão fidedigno com um complexo desenvolvimento narrativo. Talvez o resultado final saísse melhor se o roteiro não fosse tão telegrafado a cada instante, e se a narrativa não se levasse tão a sério o tempo todo. Me parece que a espectativa das pessoas aoassitir um filme brasileiro precisa ser um pouco mais abrangente também. Me parece que sempre vão querendo um puta drama realista mega politizado pra achar ótimo, ou uma comédia besteirolenta pra sentar o pau..
Scott Pilgrim Contra o Mundo
3.9 3,2K Assista AgoraComo um filme a parte, vale muito pela diversão escapista e as resoluções criativas audiovisuais pra representar as referências aos jogos e linguagens gráficas da HQ. Como adaptação da obra original e de seu rico universo surtadíssimo, ainda é mediano. Tá aqui um projeto que veria com gosto uma adaptação mais fiel em uma minissérie, e com os budges atuais das produções originais de streaming, podemos ter um resultado final bem mais ricos fiel a obra original.
PS.: Sempre achei Michael Cera um casting equivocado pra esse personagem...
Ammonite
3.6 244 Assista AgoraMa (間), é uma palavra japonesa que pode significar "intervalo", "espaço", "vazio". Este conceito espacial é aplicado em todas as manifestações artísticas, e é visto também pela cultura japonesa, como momentos essenciais para reflexões e manifestações sentimentais. Disto isso, o brilho dessa produção está nesses "vazios" que funcionam como janelas para sentimentos internalizados de duas personagens que eram praticamente infelizes em suas realidades angustiantes, antes de se conhecerem. A quem acredita que filmes "parados" são "chatos", poponho o exercício de começar a analizar, não só filmes, mas momentos de silêncio e "vazios" da vida com uma nova perspectiva. Reduzir esse filme à comparações simplistas e unilaterais com Retrato de Uma Jovem em Chamas, é um desperdício de valor, por se tratar de dois filmes que abordam um romance entre duas mulheres em produções de épocas...
Palm Springs
3.7 468 Assista AgoraPara mim o terceiro ato descamba um pouco pro clichê do lugar comum e umas breguices, mas o filme funciona e é engraçado na maioria do tempo, além de trabalhar muito bem as diferentes camadas de seus protagonistas, só com suas reações e evoluções pessoais diante daquela repetição de situação. Temos alguns elementos inovadores para esse "plot" já um pouco desgastado, o que tráß um diferencial pra produção também.
Mulher-Maravilha 1984
3.0 1,4K Assista AgoraPara QUEM NÃO ENTENDEU o filme trás uma MENSAGEM CLARA e IMPORTANTE para os dias atuais:
Filme (de herói ou do que for) feito a toque de caixa pra cumprir calendário, sai uma bosta. Até a próxima, pessoal.