tava com medo desse White Material virar um White Guilt Material.Nao virou oq é bom,mas nao sei oq achei ainda totalmente desse filme pq tem uns trem na trama que eu fiquei meio ?????
O melhor filme que vi ate agora do Haneke que trata sobre um dos temas favoritos dele:a violencia.Acho que aqui ele diz muito sem precisar escrever muito dialogos, tudo é muito explicito pra quem tem noçao do que é violencia imperalista racista e xenofobica.Entretanto, diferente dos outros filmes que ele se ultiliza da violencia aqui eu nao acho que ela seja mero instrumento narrativo,ou cabo condutor de uma supostra critica social foda, porque aqui ela ta embricada com experiencias e outras realidades que dizem muito sobre o colonialismo(acho ate que ele poderia ter aprofundado mais nisso) e transcendem o proprio codigo narrativo filmico(mas sera que transcendem mesmo?)
o cara que fala " what is your function in life" e que é ingles é uma referenciua mt obvia ao "the meaning of life" do monty python(como se o filme em forma de esquetes ja nao fosse referencia sufieciente.A homenagem ao delicatessen ta nao so na fotografia e mas tambem naquele magico que sauda a frança.E eu tava achando a historia ddo pai pombo mttt triste desde que ele tinha virado pombo
Recomendo assistirem ao Je sui ordinaire da Fontaine, se nao acharem melhor que esse filme pelo menos acharao um bom complemento e so tem 2 minutos de qualquer forma https:// youtu.be/9sgSl_foYkM
Tem uns problemas de ritmo e as vezes trava na identificacao com o protagonista,.Alem disso eu n concordo nem um pouco com a suposta representatividade naobinaria que o filme quer construir,pra mim aquilo nao é naobinarismo nem fudendo,mas tem analogias legais exemplo
1- a cena do lago na qual Mat nada sozinho, se perde, nada contra a correnteza e quase se afoga nessa imensidao toda , e se alguem disser que n se pode dizer que ele quase se afoga, pode sim se afirmar com certeza todo o cansaco que é voltar pro solo seguro,conhecido 2-A recusa de Mat a fazer a cena do beijo demonstrando qur tipo de masculinidade o constitui,recusa essa mt mais intensa que a do max 3- primeiro tem uma cena do Max esperando no ponto,e um cara flerta com ele e ele recusa aquilo e demonstra certo asco.Depois briga c a mae e ela joga o controle no rosto dele(sabemos depois que esse memso controle quebrou),talvez aqui Max saia refletindo sobre a exposicao que é trazida com o topico 6.Entao depos,ha um flerte de Max com outro homem no onibus que acaba significando um sangramento,ou seja,aceitar o flerte daquele homem e flertar c ele de volta,significa aceitar uma perspectiva tal sobre si que abre uma ferida que ate entao estava escondida.é interessante reparar no uso dele do bone nessas cenas, que ferida ele esconde por baixo do bone?e de certa forma pode se dizer que foi uma ferida provocada pela mae dele que quis impor um controle nele? 3- a conversa do Mat com o chefe,quando o chefe diz as seguintes palavras:”duvidando de si mesmo e natueal nessa idade.Experimente, tente algo novo.Depois que acordar... ops.Voce vai entender que se perdeu num pantano.Acontece que em toda a minha cida alguem faz algo mas parece que ela quer algo completamente diferente”.E depois Xavier tenta desviar nossa atencao prentendendo informar que o chefe dizia sobre promocao quando sabemos que na verdade esse discurso serve mt bem para sexualidade e os sentimenros que Mat quer esconder 4- esqueci de falar mas n vou mudar a orsem pq to com preguica,mas e o seguinte a decupagem inicial e os inumeros close-up seguidos do dialogo metalinguistico que Mat diz a Max:”esta pronto para o close-up”ja aponta pra qual bai ser o panorama do filme:desvelar tambem Max, ver as coisas mais de perto.lembrando que ele contrasta a ideia do close-up em max com uma cena aberta na qual os amigos de Max e Mat estao longe,ou seja, essa aproximação da historia em direcao a Max reprensenta uma especie de distancia a aqueles amigos ou que aqueles amigos estarao distantes em relacao a essa aproximacao,a essa close-up a essa descoberta e so Mat de faro vai estar do lado dele quando isso rolar 5-Concordo com o cara q dz aqui em bbaixo q seria mais maduro se so a distancia ja provocasse a emersao dos sentimentos dos dois e de certa forma,o Dolan ate construi um roteiro que poderia sustentar isso como quando o Mat olha pra uma planta no escrito(seria a planta de algum pantano?) e em outra cena parecida olha de novo e planta nao esta mais la(Max esta indo embora,vai sumir assim como a planta) 6-a seguir um dos amigos dos dois toca e em determinado momento nenhuma dss presentes presta atencao e ele continua a tocar o piano,nesse momento eele se pergunta:”pra quem estou tocando?” Mesma pergunta que poderia ser feita a Mat e Max: pra quem eles esfao atuando?pra quem eles escondem o que sentem um pelo outro? pra quem eles estao tocando? 7-Mais tarde Max conversa com uma mulher e eles falam sobre ela ser subadministradora ou subrepresenrante (uma coisa assim) e ela fala “senhor,, a linguagem esta quebrada”é uma piada legal pra falad sobre linguagem nao binaria mas n sei la,acho que o mais importante dessa cena n é isso e sim como ela percebe a ferida dele e ele ja prontamente tenta esconde-la com uma atuacao de masculinidadedizendo pra ela perguntar pro outro cara sobre a briga deles e esboca um sorriso mt falso logo depois de falar isso. Acho que o que emerge aqui mais uma vez é aquilo apresentado no numero 6, pra quem se destina essa atuacao toda? a quem essa atuacao pretende enganar em relacao a ferida que existe? a masculinidade e fragil enquanto construcao pq ela sempre surge enquanto performance enquanto atuacao,e ao mesmo tempo que toda essa performance se faz imperativa tamvem se faz imperativo acreditad na mentira que se conta mesmo sabendo que ninguem acredita nessa mentira e o desejo nunca mente 8- a mesma coisa sobre a atuacao poderia se dizer quando Mat esquece da viagem do Max, mas aqui pode se dizer outr coisa tambem que na real a repressao de Mat em relacao aos senrimentos que sente por Max e ao que sua ida lhe provoca e tao intensa q ele de fato esqueceu sobre a ida do Max 9- agora vou falar a medida q eu lembro fodasse: tem o surto do Mat com a namorada dele sobre a viagem de Max dizendo” tudo isso é por causa da cena do beijo” e e aquilo ne que lacan falava isso diz mt mais sobre Mat do que sobre a namorada dele, ele tava daquele jeito por causa do beijo e da ida de Max 10- tem o fato de Mat n enviar a carta de recomendacao de seu pai pro max pq ele n queria q o max fosse 11- tem a cena que mostra os dois no sofa e a distamcia entre eles e o silencio entre eles 12- tem a perfomance do Mat no jogo com medo do que o q Max diz pra seu amigo no ouvido, medo de que Max pudesse estar expondo o segredo do desejo dos dois que ate entao teoricamente so os dois sabiam pra um terceiro e expondo assim a fragilidade da atuacao heterossexual do Mat para os amigos.lembrando q esse amigo que o max contou esse segredo foi o mesmo que depois da briga disse pro Mat ir ate o Max no sofa,ou seja, de certa forma ele sabia sobre a relacao dos dois 13-toda aquela briga q o Mat faz pra provar pra si e pros outros q ele era masculo 14- aqui tem se pa a minha maior duvida em relacao ao filme e um trem q eu n tenho certeza mas minha teoria e q o Mat nunca foi buscar o gerente q ele teoricamenre deveria ter ido buscar no aeroporto, na real aquele cara foi uma pessoa aleatoria(ele n tava na reuniao depois)q o Mat encontrou e os dois comecaram a fingir que aquela situacao(situacao de negocios) era a situacao quando na real oq tava em jogo ali era q eles so estavam procurando um ao outro pra ficar “na brotheragem” nessa situacao Mat n se sentiria exposto pq estar ali(como se fosse num encontro) n seria visro pelos outros com problema uma vez q era uma situacao se negocios.ao mesmo tempo apesar disso tudo da pra ver que ele n queria estar ali mas que esse é jeito q ele encontrou pra extravasad parte de seu desejo (desejo de se assumir ou pelo menos de n atuar tanto)pq extravasae seu real desejo(c o Max) é perigoso demais,sentimental demais, n é algo aceitavel 15- tem a situacoa q Max olha no espelho querendo fazer desaparscer a marca de nascença,ser ourra pessoa, de certo modo isso represera a culpa dele,esse desejo de sair de seu corpo e viver outra coisa, em um corpo q n fosse marcado
Enfim é isso.Apesar disso tudo tem uns cacoetes do Xavier q me incomodaram um cadin tp a relacao dele c a mae (entendo o significado mas nao sei n me pegou pareceu mais instrumentalizada do q qualquer outra coisa) e as gritarias dos amigos (achei as festas e todas essas coisas meio sem vida mas talvez esse seja o foco ne)
acho que nao senti tanto esse filme nao so pelo q eu disse abaixo mas tambme porque assisti no mesmo dia q revi dancando no escuro e ja tinha chorando tanto (enquanto revia dancando no escuro) q talvez eu tenha conseguido me afetar menos
o cometario do doutor no julgamento dela quando estao decidindo sobre o seu funeral e sobre como é mt facil a gnt so classificar ela enquanto psicotica(ela era psicotica e nao neurotica)
nos mostra o tanto que o filne é auto consciente. Real que me lembrei muito do Freud durante o filme todo nao so em relacao a
mas tambe o mal estar da civilizacao. Teve uma cena em particular no meio que me lembrou a famigerada frase do abismo do Nietzsche e é sabemos q ele é um referencia pro von trier. Apesar de tudo isso e do tema do filme nao consegui me envolver tanto c A Bess como eu me envolvi com a Selma ou com a Kidman (possivelmente meu superego nao me permitiu isso apesar de sabrr q esse filme afetou meu subconsciente., assim como eu sei que um determinado filme da Muylaert tambem o fez). Definitivamente vai entrar na lista de filmes pra se estudar quando se pensa em
em loucura e naquele role de fazer o telespectador acredita no delirio que a protagonista ve e nao saber oq é delirio oq e “realidade”.infelizmente a perda dessa ideia de questionamento do q é delirio me fez achar o filme mais fraco, em especifico por causa da cena final.porem eu entendo em qual sentido o lars von trier decidiu construir ela e porque e respeito s decisao dele
Na real nao sej mt que nota dar pra esse filme, gostei mt dele e em alguns momentos me lembro oq o joe grava mas tem mt uma personalidade própria mas eu tava c mt sono qnd vi pra conseguir juntar os pontos e ligar as narrativas
Confissões
4.2 855n é tao bom quanto o Lily chou chou ou os filmes do sion sono mas entretem
Confissões
4.2 855Roteiro: qualquer treta entre mae e filho
Roterista : Ah pq o CoMpLeXo de EdiPo
Nuestro Tiempo
3.6 12onde ces acharam pra ver??
Dirty Romance
4.4 2Onde eu acho pra ver??
Minha Terra, África
3.7 37Agora tenho mais certeza ainda que Raw se inspirou na Claire Denis,a cena na qual uma personagem cospe cabelo é identica aquele de Raw
Minha Terra, África
3.7 37tava com medo desse White Material virar um White Guilt Material.Nao virou oq é bom,mas nao sei oq achei ainda totalmente desse filme pq tem uns trem na trama que eu fiquei meio ?????
Código Desconhecido
3.7 79 Assista AgoraO melhor filme que vi ate agora do Haneke que trata sobre um dos temas favoritos dele:a violencia.Acho que aqui ele diz muito sem precisar escrever muito dialogos, tudo é muito explicito pra quem tem noçao do que é violencia imperalista racista e xenofobica.Entretanto, diferente dos outros filmes que ele se ultiliza da violencia aqui eu nao acho que ela seja mero instrumento narrativo,ou cabo condutor de uma supostra critica social foda, porque aqui ela ta embricada com experiencias e outras realidades que dizem muito sobre o colonialismo(acho ate que ele poderia ter aprofundado mais nisso) e transcendem o proprio codigo narrativo filmico(mas sera que transcendem mesmo?)
Swallowtail Butterfly
4.0 5assistiria facil mais 4 horas de filme nesse universo
Terra e Liberdade
4.1 45Essa sinopse me deixou c um leve sorriso no rosto.
Mascarados
3.3 4Eu nao gostei tanto assim do final mas tirando isso tava achando o filme perfeito
O Buraco
4.0 54os filmes do Tsai Ming-liang me deixam meio sei la e eu gosto disso apesar de nao entender mais nada alem desse sentimento
O Buraco
4.0 54absurdamente erótico
Modo de Sobrevivência 5
4.0 43Monty Python + Delicatessen
o cara que fala " what is your function in life" e que é ingles é uma referenciua mt obvia ao "the meaning of life" do monty python(como se o filme em forma de esquetes ja nao fosse referencia sufieciente.A homenagem ao delicatessen ta nao so na fotografia e mas tambem naquele magico que sauda a frança.E eu tava achando a historia ddo pai pombo mttt triste desde que ele tinha virado pombo
Por Uma Hora a Mais Com Você
4.5 13af nem sei o q dizer
Irreversível
4.0 1,8K Assista AgoraRecomendo assistirem ao Je sui ordinaire da Fontaine, se nao acharem melhor que esse filme pelo menos acharao um bom complemento e so tem 2 minutos de qualquer forma
https:// youtu.be/9sgSl_foYkM
Matthias & Maxime
3.4 132 Assista AgoraTem uns problemas de ritmo e as vezes trava na identificacao com o protagonista,.Alem disso eu n concordo
nem um pouco com a suposta representatividade naobinaria que o filme quer construir,pra mim aquilo nao é naobinarismo nem fudendo,mas tem analogias legais exemplo
1- a cena do lago na qual Mat nada sozinho, se perde, nada contra a correnteza e quase se afoga nessa imensidao toda , e se alguem disser que n se pode dizer que ele quase se afoga, pode sim se afirmar com certeza todo o cansaco que é voltar pro solo seguro,conhecido
2-A recusa de Mat a fazer a cena do beijo demonstrando qur tipo de masculinidade o constitui,recusa essa mt mais intensa que a do max
3- primeiro tem uma cena do Max esperando no ponto,e um cara flerta com ele e ele recusa aquilo e demonstra certo asco.Depois briga c a mae e ela joga o controle no rosto dele(sabemos depois que esse memso controle quebrou),talvez aqui Max saia refletindo sobre a exposicao que é trazida com o topico 6.Entao depos,ha um flerte de Max com outro homem no onibus que acaba significando um sangramento,ou seja,aceitar o flerte daquele homem e flertar c ele de volta,significa aceitar uma perspectiva tal sobre si que abre uma ferida que ate entao estava escondida.é interessante reparar no uso dele do bone nessas cenas, que ferida ele esconde por baixo do bone?e de certa forma pode se dizer que foi uma ferida provocada pela mae dele que quis impor um controle nele?
3- a conversa do Mat com o chefe,quando o chefe diz as seguintes palavras:”duvidando de si mesmo e natueal nessa idade.Experimente, tente algo novo.Depois que acordar... ops.Voce vai entender que se perdeu num pantano.Acontece que em toda a minha cida alguem faz algo mas parece que ela quer algo completamente diferente”.E depois Xavier tenta desviar nossa atencao prentendendo informar que o chefe dizia sobre promocao quando sabemos que na verdade esse discurso serve mt bem para sexualidade e os sentimenros que Mat quer esconder
4- esqueci de falar mas n vou mudar a orsem pq to com preguica,mas e o seguinte a decupagem inicial e os inumeros close-up seguidos do dialogo metalinguistico que Mat diz a Max:”esta pronto para o close-up”ja aponta pra qual bai ser o panorama do filme:desvelar tambem Max, ver as coisas mais de perto.lembrando que ele contrasta a ideia do close-up em max com uma cena aberta na qual os amigos de Max e Mat estao longe,ou seja, essa aproximação da historia em direcao a Max reprensenta uma especie de distancia a aqueles amigos ou que aqueles amigos estarao distantes em relacao a essa aproximacao,a essa close-up a essa descoberta e so Mat de faro vai estar do lado dele quando isso rolar
5-Concordo com o cara q dz aqui em bbaixo q seria mais maduro se so a distancia ja provocasse a emersao dos sentimentos dos dois e de certa forma,o Dolan ate construi um roteiro que poderia sustentar isso como quando o Mat olha pra uma planta no escrito(seria a planta de algum pantano?) e em outra cena parecida olha de novo e planta nao esta mais la(Max esta indo embora,vai sumir assim como a planta)
6-a seguir um dos amigos dos dois toca e em determinado momento nenhuma dss presentes presta atencao e ele continua a tocar o piano,nesse momento eele se pergunta:”pra quem estou tocando?” Mesma pergunta que poderia ser feita a Mat e Max: pra quem eles esfao atuando?pra quem eles escondem o que sentem um pelo outro? pra quem eles estao tocando?
7-Mais tarde Max conversa com uma mulher e eles falam sobre ela ser subadministradora ou subrepresenrante (uma coisa assim) e ela fala “senhor,, a linguagem esta quebrada”é uma piada legal pra falad sobre linguagem nao binaria mas n sei la,acho que o mais importante dessa cena n é isso e sim como ela percebe a ferida dele e ele ja prontamente tenta esconde-la com uma atuacao de masculinidadedizendo pra ela perguntar pro outro cara sobre a briga deles e esboca um sorriso mt falso logo depois de falar isso. Acho que o que emerge aqui mais uma vez é aquilo apresentado no numero 6, pra quem se destina essa atuacao toda? a quem essa atuacao pretende enganar em relacao a ferida que existe? a masculinidade e fragil enquanto construcao pq ela sempre surge enquanto performance enquanto atuacao,e ao mesmo tempo que toda essa performance se faz imperativa tamvem se faz imperativo acreditad na mentira que se conta mesmo sabendo que ninguem acredita nessa mentira e o desejo nunca mente
8- a mesma coisa sobre a atuacao poderia se dizer quando Mat esquece da viagem do Max, mas aqui pode se dizer outr coisa tambem que na real a repressao de Mat em relacao aos senrimentos que sente por Max e ao que sua ida lhe provoca e tao intensa q ele de fato esqueceu sobre a ida do Max
9- agora vou falar a medida q eu lembro fodasse: tem o surto do Mat com a namorada dele sobre a viagem de Max dizendo” tudo isso é por causa da cena do beijo” e e aquilo ne que lacan falava isso diz mt mais sobre Mat do que sobre a namorada dele, ele tava daquele jeito por causa do beijo e da ida de Max
10- tem o fato de Mat n enviar a carta de recomendacao de seu pai pro max pq ele n queria q o max fosse
11- tem a cena que mostra os dois no sofa e a distamcia entre eles e o silencio entre eles
12- tem a perfomance do Mat no jogo com medo do que o q Max diz pra seu amigo no ouvido, medo de que Max pudesse estar expondo o segredo do desejo dos dois que ate entao teoricamente so os dois sabiam pra um terceiro e expondo assim a fragilidade da atuacao heterossexual do Mat para os amigos.lembrando q esse amigo que o max contou esse segredo foi o mesmo que depois da briga disse pro Mat ir ate o Max no sofa,ou seja, de certa forma ele sabia sobre a relacao dos dois
13-toda aquela briga q o Mat faz pra provar pra si e pros outros q ele era masculo
14- aqui tem se pa a minha maior duvida em relacao ao filme e um trem q eu n tenho certeza mas minha teoria e q o Mat nunca foi buscar o gerente q ele teoricamenre deveria ter ido buscar no aeroporto, na real aquele cara foi uma pessoa aleatoria(ele n tava na reuniao depois)q o Mat encontrou e os dois comecaram a fingir que aquela situacao(situacao de negocios) era a situacao quando na real oq tava em jogo ali era q eles so estavam procurando um ao outro pra ficar “na brotheragem” nessa situacao Mat n se sentiria exposto pq estar ali(como se fosse num encontro) n seria visro pelos outros com problema uma vez q era uma situacao se negocios.ao mesmo tempo apesar disso tudo da pra ver que ele n queria estar ali mas que esse é jeito q ele encontrou pra extravasad parte de seu desejo (desejo de se assumir ou pelo menos de n atuar tanto)pq extravasae seu real desejo(c o Max) é perigoso demais,sentimental demais, n é algo aceitavel
15- tem a situacoa q Max olha no espelho querendo fazer desaparscer a marca de nascença,ser ourra pessoa, de certo modo isso represera a culpa dele,esse desejo de sair de seu corpo e viver outra coisa, em um corpo q n fosse marcado
Enfim é isso.Apesar disso tudo tem uns cacoetes do Xavier q me incomodaram um cadin tp a relacao dele c a mae (entendo o significado mas nao sei n me pegou pareceu mais instrumentalizada do q qualquer outra coisa) e as gritarias dos amigos (achei as festas e todas essas coisas meio sem vida mas talvez esse seja o foco ne)
Ondas do Destino
4.2 335 Assista Agoraacho que nao senti tanto esse filme nao so pelo q eu disse abaixo mas tambme porque assisti no mesmo dia q revi dancando no escuro e ja tinha chorando tanto (enquanto revia dancando no escuro) q talvez eu tenha conseguido me afetar menos
Ondas do Destino
4.2 335 Assista AgoraÉ engracado como
o cometario do doutor no julgamento dela quando estao decidindo sobre o seu funeral e sobre como é mt facil a gnt so classificar ela enquanto psicotica(ela era psicotica e nao neurotica)
a
a psicose e i caso Schere er
em loucura e naquele role de fazer o telespectador acredita no delirio que a protagonista ve e nao saber oq é delirio oq e “realidade”.infelizmente a perda dessa ideia de questionamento do q é delirio me fez achar o filme mais fraco, em especifico por causa da cena final.porem eu entendo em qual sentido o lars von trier decidiu construir ela e porque e respeito s decisao dele
2LDK
3.4 25Tarantino chora no banho quando lembra que nunca vai conseguir fazer um filme tao bom quanto esse
So Pretty
3.1 4O filme Empathy dessa diretora nao ta no lugar certo :(
So Pretty
3.1 4affff quero verrr
Belo Monte, Anúncio de uma Guerra
4.5 44É bom. Eventualmente vou ter que rever
História Mundana
3.7 8Na real nao sej mt que nota dar pra esse filme, gostei mt dele e em alguns momentos me lembro oq o joe grava mas tem mt uma personalidade própria mas eu tava c mt sono qnd vi pra conseguir juntar os pontos e ligar as narrativas
Domínios
3.3 4 Assista Agoraquero mttt ver esse filmeee