Me esforcei pra gostar. Tentei achar argumentos que me convencesse que eu estava curtindo o filme. Rolou até uma barganha minha, comigo mesmo. Pois é, mas saí derrotado. Vale pela ambientação, trilha, figurino. Agora, como narrativa, arcos dramáticos, etc., bah, passou longe pra mim. Inclusive, nem o drama causal dos protagonistas eu consegui me sensibilizar. Tanto faria se eles ficassem juntos, separados, ou terminassem numa micareta na Bahia.
2h13, precisava? Ainda mais no ritmo que o filme se propõe a navegar. Deixa a obra ainda mais enfadonha.
O que pareceu, foi que o PTA quis homenagear algum acontecimento de sua vida, ou uma época que lhe marcou. Algo nesse sentido.
Um filme elegante. Nem digo no sentido estético, mas na forma de condução da obra.
Uma jornada interior de descoberta e redescoberta dos protagonistas. E assim se faz uma vida plena, com histórias, infortúnios, recomeços e sempre indo adiante.
E essa sinopse? Completamente equivocada. Absurda.
Sobre o filme, tem seus momentos. Acho que se tivesse sido lançado na minha juventude, início da fase adulta, eu teria absorvido bem mais.
Sempre admiro pessoas que levam uma vida autêntica, assumem os ricos por serem o que são, e gosto de filmes que rompem, deixam sua mensagem mesmo eu discordando dela.
Aqui temos um pouco disto, mas o ritmo do filme, aquela longa introdução da vida dos dois irmãos, me cansou a beleza.
Um filme simples, onde o ponto forte é a identificação que criamos com as senhorinhas. Com certeza a maioria de nós vai lembrar de uma tia, uma avó ou da própria mãe.
E para quem já às perdeu, serve para ativar lembranças e aproveitar ainda os velhinhos que estão por aqui.
Muito gostoso de assistir.
Ps: ponto fraco que me incomodou um pouco foi a fotografia.
Nossa, que salada de frutas. É tanta mensagem que o Almodóvar quer passar, tantos temas que quer abordar, que acaba ficando um filme maçante, atrapalhado e, principalmente, novelesco (além da conta).
Além do mais, quando a Penélope fala sobre os desaparecidos, sobre esse período cruel da história espanhola, parece estar lendo para uma propaganda jornalística. Quebra totalmente a atuação.
Tenho alguns filmes do Almodóvar na prateleira mais alta da minha estante, mas esse, puta merda, desapontante.
Pessoal se leva muito a sério. Tem filmes que não estão aí pra ter coerência, personagens inteligentes e grandes soluções.
Imagina se os personagens fossem maneiros? Cada morte seria um tristeza pro público. Normalmente nesse gênero os personagens são insuportáveis, burros e mal desenvolvidos, para vibrarmos a cada morte.
O negócio são cabeças rolando, tripas voando e sangue jorrando.
Tudo mais do que isso é só pra preencher tempo de tela haha.
A fotografia, os enquadramentos, tudo muito acertado. Entretanto, o filme é uma longa apresentação de personagem e do universo circense. O protagonista é extremamente irritante, os alívios cômicos de cômico não tem nada, e sua jornada de redescoberta dura o quê? Cinco minutos? Todas as dúvidas que ele tinha são sanadas assim, vapt vupt?
Quando li a sinopse parecia muito interessante, mas realmente me desapontei.
Totalmente descartável o trecho das crianças reverenciando o Max. Chatíssimo. Torna o filme qualquer outra coisa, menos Mad Max.
Mas o que mais me incomoda é ter o Jedediah com basicamente todas características do Capitão Gyro, inclusive encenado pelo mesmo ator, mas simplesmente ser outro personagem. Sem que o Max faça qualquer menção a semelhança de ambos, ainda mais quando o Gyro foi responsável por salvar sua vida.
Figura, ainda hoje, no topo da lista dos filmes mais rentáveis do cinema. Baixo investimento e alto retorno financeiro.
Eu acho foda, pensando nos efeitos práticos, no orçamento baixíssimo, e como a direção o conduziu.
Porém, acho que peca num desenvolvimento exageradamente longo, tanto na apresentação do cenário em que se passa a trama, como dos personagens. Poderiam ter reduzido essa apresentação e deixado mais tempo de tela para a vingança, trabalhando um pouco melhor elas, satisfazendo melhor a ânsia do público.
Mas colocando no pacote tudo que envolveu a produção do filme, e o que veio a se tornar ao longo da história, tem meu total respeito.
A atuação do Tyrone Power é muito mais convincente do que a do Bradley Cooper na versão de 2021.
Mas deixando as comparações de lado, é um ótimo noir. Tem um foco narrativo mais claro, indo direto ao ponto, sem muitos rodeios. Nesta versão temos um final otimista. Imagino que seja mais fiel ao livro (não o li) do que na produção de 2021.
Realmente me incomoda filme "de época" com uma imagem tão lavada, sem granulado, basicamente. Me tira um pouco a imersão do período que o filme se passa.
Fora isso, pela ênfase que dão em certa figura do filme, o final não tinha muito pra onde correr. Não digo que se torna óbvio, mas dá pra conjecturar.
Também não gostei do desperdício de personagens, muita gente com função narrativa pequena, que poderia ser dado a um ou dois e era isso.
Mas num todo é um filme bem construindo, sem pressa, com boas discussões temáticas e uma jornada satisfatória.
Conflito central eu achei interessante. Meu problema é que é cheio de clichezinhos bobos, além de um roteiro com a estruturação pra lá de comercial. Muito óbvio. A gente sabe do começo ao fim o que vai rolar. E assiste só pra ter certeza haha. Enquanto as certezas vão se confirmando.
Mas tem cenas bem bonitas e com uma boa carga dramática. E aquele romance dela com o guri (que ator bosta), tanto faz se tivesse ou não no filme. De importância só serviu pra ela não tá no barco na hora que a supervisora tá lá. Se ela tivesse se escondido embaixo da cama ou ido ver o nascer do sol, teria dado na mesma.
Enfim... O filme tem sua importância, principalmente na comunidade surda, mas fora isso, acaba sendo genérico.
Esse filme, por meados de 2004, quase me influenciou a cortar o cabelo moicano, comprar anéis de caveira e fazer uma tatuagem sombria nas costas haha. Nunca se concretizou (ainda bem). Reassistindo o filme agora, continuo achando uma boa trama, mas não tão empolgante de quando vi a primeira vez.
Excêntrico, não achei palavra melhor pra definir o filme. Gosto muito dos personagens do Lynch, principalmente desta época, seguido por Twin Peaks e Coração Selvagem (meu preferido).
De uma investigação, quase inocente, abre-se as portas para um submundo fetichista, violento, corrupto e doentio. Características que poucos diretores conseguiriam abordar com tamanha segurança, sem passar do ponto, e ainda utilizando essas características em favor da narrativa, e não fazendo dela a narrativa.
Entretanto, no primeiro Blade Runner, Tyrell deixa claro que Rachael é uma replicante especial. Além de não ter limite de vida, carrega as memórias da filha dele. Sendo assim, deduzo que o fato de ela
Sério, que filmaço. É um noir cyberpunk existencial. Tem ação, introspecção, reflexão.
E aquele final, hein? Diálogo curto, mas de uma profundidade que nossa... emocionante.
O filme tem duas horas, mas estava tão imerso na experiência, que pareceu ter 60 minutos.
Já fui mais intolerante quanto a opiniões, mas com o tempo a gente aprende a tolerar mais o outro lado. Entretanto, tento entender quem dá duas ou três estrelas pra esse filme. Com certeza tão teve a mesma experiência do que eu. O que é uma pena... eu acho hehe.
PS: gostei mais da versão do diretor, sem aqueles Voice Over explicativos. Principalmente pela cena final com o Roy, e como o filme acaba, dando uma perspectiva totalmente diferente ao original. Inclusive com a cena do unicórnio nas lembranças do Deckard.
Tocante. Mesmo que o conto tenha sido escrito em 1943 e o filme lançado em 1946, a discussão temática é tão atual, tão atemporal.
Valorizar o que temos, ter consciência da nossa importância nesta vida, responsabilidade pelas nossas atitudes perante ao outro, etc. É um filme muito virtuoso, com um significado grandioso.
Licorice Pizza
3.5 598Me esforcei pra gostar. Tentei achar argumentos que me convencesse que eu estava curtindo o filme. Rolou até uma barganha minha, comigo mesmo. Pois é, mas saí derrotado. Vale pela ambientação, trilha, figurino. Agora, como narrativa, arcos dramáticos, etc., bah, passou longe pra mim. Inclusive, nem o drama causal dos protagonistas eu consegui me sensibilizar. Tanto faria se eles ficassem juntos, separados, ou terminassem numa micareta na Bahia.
2h13, precisava? Ainda mais no ritmo que o filme se propõe a navegar. Deixa a obra ainda mais enfadonha.
O que pareceu, foi que o PTA quis homenagear algum acontecimento de sua vida, ou uma época que lhe marcou. Algo nesse sentido.
Alice nas Cidades
4.3 96 Assista AgoraUm filme elegante. Nem digo no sentido estético, mas na forma de condução da obra.
Uma jornada interior de descoberta e redescoberta dos protagonistas. E assim se faz uma vida plena, com histórias, infortúnios, recomeços e sempre indo adiante.
A Grande Noite
3.2 25 Assista AgoraE essa sinopse? Completamente equivocada. Absurda.
Sobre o filme, tem seus momentos. Acho que se tivesse sido lançado na minha juventude, início da fase adulta, eu teria absorvido bem mais.
Sempre admiro pessoas que levam uma vida autêntica, assumem os ricos por serem o que são, e gosto de filmes que rompem, deixam sua mensagem mesmo eu discordando dela.
Aqui temos um pouco disto, mas o ritmo do filme, aquela longa introdução da vida dos dois irmãos, me cansou a beleza.
Almoço em Agosto
3.5 40Um filme simples, onde o ponto forte é a identificação que criamos com as senhorinhas. Com certeza a maioria de nós vai lembrar de uma tia, uma avó ou da própria mãe.
E para quem já às perdeu, serve para ativar lembranças e aproveitar ainda os velhinhos que estão por aqui.
Muito gostoso de assistir.
Ps: ponto fraco que me incomodou um pouco foi a fotografia.
Mães Paralelas
3.7 411Se o Almodóvar quis tirar todo o sex appeal da Penélope com aquelas calças jeans, acertou em cheio.
Mães Paralelas
3.7 411Nossa, que salada de frutas. É tanta mensagem que o Almodóvar quer passar, tantos temas que quer abordar, que acaba ficando um filme maçante, atrapalhado e, principalmente, novelesco (além da conta).
Além do mais, quando a Penélope fala sobre os desaparecidos, sobre esse período cruel da história espanhola, parece estar lendo para uma propaganda jornalística. Quebra totalmente a atuação.
Tenho alguns filmes do Almodóvar na prateleira mais alta da minha estante, mas esse, puta merda, desapontante.
O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface
2.2 697 Assista AgoraPessoal se leva muito a sério. Tem filmes que não estão aí pra ter coerência, personagens inteligentes e grandes soluções.
Imagina se os personagens fossem maneiros? Cada morte seria um tristeza pro público. Normalmente nesse gênero os personagens são insuportáveis, burros e mal desenvolvidos, para vibrarmos a cada morte.
O negócio são cabeças rolando, tripas voando e sangue jorrando.
Tudo mais do que isso é só pra preencher tempo de tela haha.
O Palhaço
3.6 2,2K Assista AgoraA fotografia, os enquadramentos, tudo muito acertado. Entretanto, o filme é uma longa apresentação de personagem e do universo circense. O protagonista é extremamente irritante, os alívios cômicos de cômico não tem nada, e sua jornada de redescoberta dura o quê? Cinco minutos? Todas as dúvidas que ele tinha são sanadas assim, vapt vupt?
Quando li a sinopse parecia muito interessante, mas realmente me desapontei.
Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão
3.4 485 Assista AgoraAcho o pior da franquia, sem nenhuma dúvida.
Totalmente descartável o trecho das crianças reverenciando o Max. Chatíssimo. Torna o filme qualquer outra coisa, menos Mad Max.
Mas o que mais me incomoda é ter o Jedediah com basicamente todas características do Capitão Gyro, inclusive encenado pelo mesmo ator, mas simplesmente ser outro personagem. Sem que o Max faça qualquer menção a semelhança de ambos, ainda mais quando o Gyro foi responsável por salvar sua vida.
Mad Max
3.6 729 Assista AgoraFigura, ainda hoje, no topo da lista dos filmes mais rentáveis do cinema. Baixo investimento e alto retorno financeiro.
Eu acho foda, pensando nos efeitos práticos, no orçamento baixíssimo, e como a direção o conduziu.
Porém, acho que peca num desenvolvimento exageradamente longo, tanto na apresentação do cenário em que se passa a trama, como dos personagens. Poderiam ter reduzido essa apresentação e deixado mais tempo de tela para a vingança, trabalhando um pouco melhor elas, satisfazendo melhor a ânsia do público.
Mas colocando no pacote tudo que envolveu a produção do filme, e o que veio a se tornar ao longo da história, tem meu total respeito.
O Beco das Almas Perdidas
4.0 33 Assista AgoraA atuação do Tyrone Power é muito mais convincente do que a do Bradley Cooper na versão de 2021.
Mas deixando as comparações de lado, é um ótimo noir. Tem um foco narrativo mais claro, indo direto ao ponto, sem muitos rodeios. Nesta versão temos um final otimista. Imagino que seja mais fiel ao livro (não o li) do que na produção de 2021.
O Beco do Pesadelo
3.5 496 Assista AgoraRealmente me incomoda filme "de época" com uma imagem tão lavada, sem granulado, basicamente. Me tira um pouco a imersão do período que o filme se passa.
Fora isso, pela ênfase que dão em certa figura do filme, o final não tinha muito pra onde correr. Não digo que se torna óbvio, mas dá pra conjecturar.
Também não gostei do desperdício de personagens, muita gente com função narrativa pequena, que poderia ser dado a um ou dois e era isso.
Mas num todo é um filme bem construindo, sem pressa, com boas discussões temáticas e uma jornada satisfatória.
No Ritmo do Coração
4.1 754 Assista AgoraConflito central eu achei interessante. Meu problema é que é cheio de clichezinhos bobos, além de um roteiro com a estruturação pra lá de comercial. Muito óbvio. A gente sabe do começo ao fim o que vai rolar. E assiste só pra ter certeza haha. Enquanto as certezas vão se confirmando.
Mas tem cenas bem bonitas e com uma boa carga dramática. E aquele romance dela com o guri (que ator bosta), tanto faz se tivesse ou não no filme. De importância só serviu pra ela não tá no barco na hora que a supervisora tá lá. Se ela tivesse se escondido embaixo da cama ou ido ver o nascer do sol, teria dado na mesma.
Enfim... O filme tem sua importância, principalmente na comunidade surda, mas fora isso, acaba sendo genérico.
Pandemia: A Guerra Final
1.6 17 Assista AgoraPorque a galhofa não tem limites.
Acabei pegando no sono. E filme de ação com vingança, machado, tiroteio etc, mas que não me mantém acordado, a nota despenca.
Um Tira da Pesada II
3.2 168 Assista AgoraVale mais pela memória afetiva de uma época. E que época. Hehe
O Homem Invisível
3.8 2,0K Assista AgoraPrimeira cena excelente. Depois disso, primeira uma hora bem sonolenta. Me cansou. Mas depois o filme ganha em ação.
Tem alguns exageros e o roteiro subestima a inteligência do espectador em uma ou outra cena. Mas vale assistir.
A Sombra de um Homem
3.4 49 Assista AgoraEsse filme, por meados de 2004, quase me influenciou a cortar o cabelo moicano, comprar anéis de caveira e fazer uma tatuagem sombria nas costas haha. Nunca se concretizou (ainda bem). Reassistindo o filme agora, continuo achando uma boa trama, mas não tão empolgante de quando vi a primeira vez.
Veludo Azul
3.9 776 Assista AgoraExcêntrico, não achei palavra melhor pra definir o filme. Gosto muito dos personagens do Lynch, principalmente desta época, seguido por Twin Peaks e Coração Selvagem (meu preferido).
De uma investigação, quase inocente, abre-se as portas para um submundo fetichista, violento, corrupto e doentio. Características que poucos diretores conseguiriam abordar com tamanha segurança, sem passar do ponto, e ainda utilizando essas características em favor da narrativa, e não fazendo dela a narrativa.
Blow-Up: Depois Daquele Beijo
3.9 370 Assista AgoraFaço das minhas as palavras de Glória Pires: Não sou capaz de opinar.
Era uma Vez na América
4.3 531 Assista AgoraÉ uma obra-prima. Procrastinei muitos anos por causa da duração do filme. Resolvi assiti-lo hoje, e realmente vale cada minuto do tempo de tela.
Já vi filmes com 90 min que me cansou muito mais hehe.
Trilha, fotografia, roteiro, direção... Nota-se um cuidado meticuloso em todos os aspectos do filme.
Apesar de ter a máfia, o crime organizado como plano de fundo, o filme é sobre os meandros de uma amizade, contada em três etapas da vida.
E a sinopse dá um puta spoiler. Por causa dela, já imaginava o final.
Blade Runner 2049
4.0 1,7K Assista AgoraUma experiência intimista, bastante válida, apesar de longo, pelo ritmo que se propõe.
No início, não engoli essa
gravidez replicante.
engravidar
Enfim... Obra muito bem conduzida, linda fotografia e boas discussões temáticas.
Vale a pipoca e o ingresso.
Blade Runner: O Caçador de Andróides
4.1 1,6K Assista AgoraSério, que filmaço. É um noir cyberpunk existencial. Tem ação, introspecção, reflexão.
E aquele final, hein? Diálogo curto, mas de uma profundidade que nossa... emocionante.
O filme tem duas horas, mas estava tão imerso na experiência, que pareceu ter 60 minutos.
Já fui mais intolerante quanto a opiniões, mas com o tempo a gente aprende a tolerar mais o outro lado. Entretanto, tento entender quem dá duas ou três estrelas pra esse filme. Com certeza tão teve a mesma experiência do que eu. O que é uma pena... eu acho hehe.
PS: gostei mais da versão do diretor, sem aqueles Voice Over explicativos. Principalmente pela cena final com o Roy, e como o filme acaba, dando uma perspectiva totalmente diferente ao original. Inclusive com a cena do unicórnio nas lembranças do Deckard.
Terapia do Medo
2.5 71Três estrelas porque fazer cinema no Brasil é difícil, ainda mais nesse gênero. E sem lacração ideológica.
Gostei da revelação final, me lembrou um pouco
A Pele que Habito, do Almodóvar.
A Felicidade Não Se Compra
4.5 1,2K Assista AgoraTocante. Mesmo que o conto tenha sido escrito em 1943 e o filme lançado em 1946, a discussão temática é tão atual, tão atemporal.
Valorizar o que temos, ter consciência da nossa importância nesta vida, responsabilidade pelas nossas atitudes perante ao outro, etc. É um filme muito virtuoso, com um significado grandioso.