Caracas Elke Maravilha mais uma vez me surpreendeu que atuação, de longe nem parece aquela mulher super bacana que é na vida real, nota 10. Bem Marília Pêra ganhou: 1980 – Prêmio Air France de Melhor Atriz por atuação em “Pixote” 1982 – Prêmio de Melhor Atriz pela Sociedade de Críticos de Cinema dos Estados Unidos (Society of Critics Awards - USA), pela atuação em “Pixote, a Lei dos Mais Fracos” 1982 – Prêmio de Melhor Atriz pela Sociedade de Críticos de Cinema de Boston (Society of Films Critics), Estados Unidos, pela atuação em “Pixote, a Lei dos Mais Fracos”; merecidamente, de longe no ano de 1981 ela era melhor que todas que disputaram o Oscar. Neste filme, Hector Babenco construiu um dos mais cruéis retratos da realidade nas ruas de São Paulo e do mundo, onde crianças têm sua inocência retirada ao entrarem em contato com um mundo de crimes, prostituição e violência. O crítico de cinema Roger Ebert, do Chicago Sun-Times, considera o filme um clássico, e escreveu: "Pixote predomina neste trabalho Babenco, que mostra um olhar áspero de uma vida que nenhum ser humano deveria ser obrigado a levar. A crítica Pauline Kael ficou impressionada com o filme pela sua qualidade como documentário da vida real com uma dose de realismo poético. Ela escreveu, "As imagens de Babenco são realistas, mas o seu ponto de vista é chocantemente lírico. Escritores sul-americanos como Gabriel Garcia Marquez, parecem ter um perfeito e poético controle da loucura, e Babenco também tem este dom. Artistas Sul-americanos tem que tê-lo, para poderem expressar a textura da loucura cotidiana. "
O filme é um dos favoritos de Martin Scorsese , que o chamou de "um dos maiores filmes épicos já feitos". Scorsese foi uma das principais forças por trás de uma restauração em 1993 e o re-lançamento de El Cid. Eu meu também.
Um Dia Muito Especial, que Ettore Scola fez em 1977, é uma obra-prima, um filme maior. É uma daquelas pérolas perfeitas, em que tudo, todos os componentes, estão no seu lugar exato, não sobra nada, não falta nada. A ideia básica da trama é brilhante – assim como o roteiro, os movimentos da câmara, a fotografia, os figurinos, a direção de arte, a trilha sonora, e a interpretação magistral dos dois atores, os monstros sagrados Sophia Loren e Marcello Mastroianni. Sophia e Mastroianni estão, aqui, em papéis bem diferentes dos que foram mais usuais em suas carreiras. Sophia fez muitas mulheres simples, mulheres do povo – mas sua beleza extraordinária sempre foi realçada, enriquecida, glamourizada. Aqui, é o contrário: ela passou, por um duro processo de desglamourização; está bem mais magra do que em outros filmes; está absolutamente diferente daquela Sophia voluptuosa (meu Deus do céu e também da terra, e põe voluptuosa nisso!) da cena do strip-tease de Ontem, Hoje, Amanhã. E Mastroianni, em outro caso de escolha de papel oposto ao mais comum, está a anos-luz do bonitão charmoso, conquistador irresistível, de A Doce Vida ou Oito e Meio, para citar apenas dois de seus muitos filmes. Estão brilhantes, Sophia e Mastroianni, como os pobres, solitários, sofridos, doídos personagens de Um Dia Muito Especial. E Scola, esperto, inteligente, aproveitou ao máximo o fato de estar contando uma história em que os dois são os protagonistas, e todos os demais atores aparecem pouquíssimo. Em quase todas as tomadas em que Antonietta e Gabriele estão juntos, a câmara de Scola focaliza os dois ao mesmo tempo. É um grande prazer, para qualquer pessoa que goste de cinema, ver, na mesma tomada, Sophia Loren e Marcello Mastroianni. Pauline Kael fala da beleza de Sophia: “Sophia Loren, sem cosméticos visíveis, usa um vestido caseiro desmazelado. Mas tendo como produtor o marido e Pasqualino de Santis como o cameraman iluminador, quem precisa de maquilagem e roupas bonitas? Ela nunca esteve mais deslumbrante ou deu uma interpretação tipo grande dama com tão completo domínio. Este filme é perfeitamente dosado para sua pontinha de coragem: grandes astros interpretando papéis não característicos.”
''Taxi Driver/Idem'' de (1976), foi particularmente importante para a carreira de De Niro: sua performance icónica como Travis Bickle atirou para o estrelato e para sempre ligado o nome de De Niro com o famoso Bickle " Você talkin 'to me? " monólogo, que De Niro em grande parte improvisou. O papel de Travis Bickle lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator. É regularmente citado pelos críticos, cineastas e público como um dos maiores filmes de todos os tempos . Nomeado para quatro Oscars , incluindo Melhor Filme e Trilha Sonora do lendário Bernard Herrmann (é particularmente conhecido por suas colaborações com o diretor Alfred Hitchcock, em verdadeiros clássicos), ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1976 de Melhor Filme do Ano. O filme foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente" significativos por os EUA Biblioteca do Congresso e foi selecionado para ser preservado no National Film Registry em 1994. Roger Ebert elogiou-o imediatamente como um dos melhores filmes que ele já tinha visto, dizendo: "Taxi Driver" é um inferno, a partir do tiro de um táxi saindo de nuvens carcomidas de vapor para a cena assassinato clímax em que a câmera finalmente olha para baixo de abertura. Scorsese queria desviar o olhar de rejeição de Travis, nós quase querer olhar para longe de sua vida. Mas ele está lá, tudo bem, e ele está sofrendo. Eu particularmente sou fã desse filme.
Para o crítico e diretor de cinema François Truffaut, Joan Fontaine foi a melhor de todas as musas do mestre do suspense Alfred Hitchcock, e aqui ela prova tudo. Grande filme o primeiro do mestre em Hollywood, e o único a ganhar um Oscar de Filme (grande injustiça, quando pensamos em filmes como ''Psicose''; ''Um Corpo Que Cai''; ''Os Pássaros''; ''Janela Indiscreta''; ''Os Trinta e Nove Degraus'', entre tantos outros).
Um diretor inexperiente, como Francis Ford Coppola, e um ator supostamente acabado, como Marlon Brando, atores iniciantes como Al Pacino, James Caan e Diane Keatoon aparecem como responsáveis por uma obra prima sem paliativos na história do cinema: "O Poderoso Chefão", que se transformou em um verdadeiro clássico e não perdeu seu vigor mesmo mais de 40 anos depois. Está na minha lista dos dez maiores filmes de todos os tempos.
Inspirado numa história de Alberto Moravia, o filme conta o drama de uma mãe que, em meio ao tumulto da guerra, luta com unhas e dentes para defender a integridade da filha. De Sica desenvolve o filme em função de Sophia, e ela corresponde de maneira brilhante, recuperando instintivamente a antiga e explosiva expressão popular da ''pizzaiola'' - o caráter que se revolta contra o destino, a natureza forte, cheia de desespero e angústia. Enfim, Sophia merece os 22 prêmios internacionais que lhe dão por esse filme. Entre outros, recebe o prêmio de MELHOR ATRIZ NO FESTIVAL DE CANNES - A PALMA DE OURO, O PRÊMIO DOS CRÍTICOS DE NOVA YORK DE MELHOR ATRIZ ; O OSCAR DE MELHOR ATRIZ. Grande dama, grande filme.
Pixote: A Lei do Mais Fraco
4.0 445Caracas Elke Maravilha mais uma vez me surpreendeu que atuação, de longe nem parece aquela mulher super bacana que é na vida real, nota 10.
Bem Marília Pêra ganhou:
1980 – Prêmio Air France de Melhor Atriz por atuação em “Pixote”
1982 – Prêmio de Melhor Atriz pela Sociedade de Críticos de Cinema dos Estados Unidos (Society of Critics Awards - USA), pela atuação em “Pixote, a Lei dos Mais Fracos”
1982 – Prêmio de Melhor Atriz pela Sociedade de Críticos de Cinema de Boston (Society of Films Critics), Estados Unidos, pela atuação em “Pixote, a Lei dos Mais Fracos”; merecidamente, de longe no ano de 1981 ela era melhor que todas que disputaram o Oscar.
Neste filme, Hector Babenco construiu um dos mais cruéis retratos da realidade nas ruas de São Paulo e do mundo, onde crianças têm sua inocência retirada ao entrarem em contato com um mundo de crimes, prostituição e violência.
O crítico de cinema Roger Ebert, do Chicago Sun-Times, considera o filme um clássico, e escreveu: "Pixote predomina neste trabalho Babenco, que mostra um olhar áspero de uma vida que nenhum ser humano deveria ser obrigado a levar.
A crítica Pauline Kael ficou impressionada com o filme pela sua qualidade como documentário da vida real com uma dose de realismo poético. Ela escreveu, "As imagens de Babenco são realistas, mas o seu ponto de vista é chocantemente lírico. Escritores sul-americanos como Gabriel Garcia Marquez, parecem ter um perfeito e poético controle da loucura, e Babenco também tem este dom. Artistas Sul-americanos tem que tê-lo, para poderem expressar a textura da loucura cotidiana. "
El Cid
4.1 74 Assista AgoraO filme é um dos favoritos de Martin Scorsese , que o chamou de "um dos maiores filmes épicos já feitos". Scorsese foi uma das principais forças por trás de uma restauração em 1993 e o re-lançamento de El Cid. Eu meu também.
Um Dia Muito Especial
4.4 91Um Dia Muito Especial, que Ettore Scola fez em 1977, é uma obra-prima, um filme maior. É uma daquelas pérolas perfeitas, em que tudo, todos os componentes, estão no seu lugar exato, não sobra nada, não falta nada.
A ideia básica da trama é brilhante – assim como o roteiro, os movimentos da câmara, a fotografia, os figurinos, a direção de arte, a trilha sonora, e a interpretação magistral dos dois atores, os monstros sagrados Sophia Loren e Marcello Mastroianni.
Sophia e Mastroianni estão, aqui, em papéis bem diferentes dos que foram mais usuais em suas carreiras. Sophia fez muitas mulheres simples, mulheres do povo – mas sua beleza extraordinária sempre foi realçada, enriquecida, glamourizada. Aqui, é o contrário: ela passou, por um duro processo de desglamourização; está bem mais magra do que em outros filmes; está absolutamente diferente daquela Sophia voluptuosa (meu Deus do céu e também da terra, e põe voluptuosa nisso!) da cena do strip-tease de Ontem, Hoje, Amanhã. E Mastroianni, em outro caso de escolha de papel oposto ao mais comum, está a anos-luz do bonitão charmoso, conquistador irresistível, de A Doce Vida ou Oito e Meio, para citar apenas dois de seus muitos filmes.
Estão brilhantes, Sophia e Mastroianni, como os pobres, solitários, sofridos, doídos personagens de Um Dia Muito Especial.
E Scola, esperto, inteligente, aproveitou ao máximo o fato de estar contando uma história em que os dois são os protagonistas, e todos os demais atores aparecem pouquíssimo. Em quase todas as tomadas em que Antonietta e Gabriele estão juntos, a câmara de Scola focaliza os dois ao mesmo tempo.
É um grande prazer, para qualquer pessoa que goste de cinema, ver, na mesma tomada, Sophia Loren e Marcello Mastroianni.
Pauline Kael fala da beleza de Sophia: “Sophia Loren, sem cosméticos visíveis, usa um vestido caseiro desmazelado. Mas tendo como produtor o marido e Pasqualino de Santis como o cameraman iluminador, quem precisa de maquilagem e roupas bonitas? Ela nunca esteve mais deslumbrante ou deu uma interpretação tipo grande dama com tão completo domínio. Este filme é perfeitamente dosado para sua pontinha de coragem: grandes astros interpretando papéis não característicos.”
Taxi Driver
4.2 2,5K Assista Agora''Taxi Driver/Idem'' de (1976), foi particularmente importante para a carreira de De Niro: sua performance icónica como Travis Bickle atirou para o estrelato e para sempre ligado o nome de De Niro com o famoso Bickle " Você talkin 'to me? " monólogo, que De Niro em grande parte improvisou. O papel de Travis Bickle lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator. É regularmente citado pelos críticos, cineastas e público como um dos maiores filmes de todos os tempos . Nomeado para quatro Oscars , incluindo Melhor Filme e Trilha Sonora do lendário Bernard Herrmann (é particularmente conhecido por suas colaborações com o diretor Alfred Hitchcock, em verdadeiros clássicos), ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1976 de Melhor Filme do Ano. O filme foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente" significativos por os EUA Biblioteca do Congresso e foi selecionado para ser preservado no National Film Registry em 1994. Roger Ebert elogiou-o imediatamente como um dos melhores filmes que ele já tinha visto, dizendo:
"Taxi Driver" é um inferno, a partir do tiro de um táxi saindo de nuvens carcomidas de vapor para a cena assassinato clímax em que a câmera finalmente olha para baixo de abertura. Scorsese queria desviar o olhar de rejeição de Travis, nós quase querer olhar para longe de sua vida. Mas ele está lá, tudo bem, e ele está sofrendo. Eu particularmente sou fã desse filme.
Rebecca, a Mulher Inesquecível
4.2 359 Assista AgoraPara o crítico e diretor de cinema François Truffaut, Joan Fontaine foi a melhor de todas as musas do mestre do suspense Alfred Hitchcock, e aqui ela prova tudo. Grande filme o primeiro do mestre em Hollywood, e o único a ganhar um Oscar de Filme (grande injustiça, quando pensamos em filmes como ''Psicose''; ''Um Corpo Que Cai''; ''Os Pássaros''; ''Janela Indiscreta''; ''Os Trinta e Nove Degraus'', entre tantos outros).
O Poderoso Chefão
4.7 2,9K Assista AgoraUm diretor inexperiente, como Francis Ford Coppola, e um ator supostamente acabado, como Marlon Brando, atores iniciantes como Al Pacino, James Caan e Diane Keatoon aparecem como responsáveis por uma obra prima sem paliativos na história do cinema: "O Poderoso Chefão", que se transformou em um verdadeiro clássico e não perdeu seu vigor mesmo mais de 40 anos depois. Está na minha lista dos dez maiores filmes de todos os tempos.
Duas Mulheres
4.3 69 Assista AgoraInspirado numa história de Alberto Moravia, o filme conta o drama de uma mãe que, em meio ao tumulto da guerra, luta com unhas e dentes para defender a integridade da filha. De Sica desenvolve o filme em função de Sophia, e ela corresponde de maneira brilhante, recuperando instintivamente a antiga e explosiva expressão popular da ''pizzaiola'' - o caráter que se revolta contra o destino, a natureza forte, cheia de desespero e angústia.
Enfim, Sophia merece os 22 prêmios internacionais que lhe dão por esse filme. Entre outros, recebe o prêmio de MELHOR ATRIZ NO FESTIVAL DE CANNES - A PALMA DE OURO, O PRÊMIO DOS CRÍTICOS DE NOVA YORK DE MELHOR ATRIZ ; O OSCAR DE MELHOR ATRIZ.
Grande dama, grande filme.