Um filme denso, que tem um pouco de tudo: contexto político, mostrado de forma sutil; é um filme melodramático ao estilo do diretor, ao mesmo tempo trágico, cômico, um filme que tem no roteiro intrigado e muito bem construído e realizado; um roteiro que mistura várias histórias secundárias que se entrelaçam e fazem conexões/relações com outras, que aparentemente não têm nada a ver umas com as outras; mas tem é muita! O erotismo, característica dos filmes de Pedro Almodóvar, é bem dosado e realizado com muito bom senso, aliás Almodóvar faz cenas de nudez como ninguém, abusando da beleza do pouco conhecido Liberto Rabal (que fascinou até o diretor americano John Waters); temos traições, amores momentâneos, puramente carnais (o título é muito oportuno), troca de parceiros, etc. O elenco como um todo está estupendo em especial Javier Bardem (em sua primeira grande atuação)!
Vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes e Oscar de Filme Estrangeiro, este filme se constitui num dos melhores exemplares do cinema político italiano. A brasileira, Florinda Bolkan (um pouco esquecida hoje), estava no auge da beleza e de sua carreira internacional e talvez foi atriz brasileira que mais longe chegou fora do Brasil, e o ator Gian Maria Volonté tem mais uma grande atuação.
Cidadão Kane está para o cinema moderno assim como as ''Sagradas Escrituras'' estão para o pensamento judaico-cristão do Ocidente. O cinema Ocidental deve tudo a Welles, confessou o diretor Jean Luc-Godard. A começar pela essência marcadamente autoral de Cidadão Kane. Em 1940, ser diretor era quase nada para os produtores. Quem mandava era o produtor . Welles contornou isso, assumindo parte da produção, cuidou de aprender os mistérios da fotografia do ótimo Gregg Tolland, com quem conseguiu excepcionais resultados de profundidade de campo que marcou o mundo do cinema. Eliminou tetos do cenário (algo incomum na época). Colocava a câmera ao nível do chão (ninguém fazia). A linguagem do cinema virou-se de pernas pro ar. Por isso dizem que a história do cinema existe antes e depois de Cidadão Kane. Cidadão Kane marcou sua época devido às inovações, sobretudo nas técnicas narrativas e nos enquadramentos cinematográficos. Citizen Kane evita o tradicional linear das histórias, narrativa cronológica, e conta a história de Kane inteiramente em flashback usando diferentes pontos de vista, muitos deles de associados com idade e esquecido de Kane. Welles também dispensa a ideia de um único contador de histórias e usa vários narradores para contar a vida de Kane. O uso de múltiplos narradores era inédito em filmes de Hollywood. Antes de Kane, ninguém em Hollywood sabia como definir a música corretamente em filmes, escreveu o cineasta François Truffaut em um ensaio de 1967. Kane foi o primeiro, de fato, o único, grande filme, que usa técnicas de rádio. A pontuação de Bernard Herrmann para Cidadão Kane foi um divisor de águas na composição trilha sonora do filme e mostrou-se tão influente como qualquer outras inovações do filme, estabelecendo-o como uma voz importante na composição da trilha sonora do filme, não à toa virou o preferido de Alfred Hitchcock. O cinema é dividido em duas partes "Antes de cidadão kane e depois de cidadão kane".
Glória Menezes e Leonardo Vilar como Rosa e Zé do Burro, estão perfeitos. Merecia mesmo ganhar a Palma de Ouro em Cannes, o primeiro filme brasileiro a concorrer ao Oscar, que infelizmente não levou.
Com muita dignidade e sem sensacionalismo barato (como a TV gosta de mostrar), um filme sobre estupro, Elizabeth Montgomery abandona seus papéis de ingênuas (até aquele momento), e mostra ao que veio, ela está ótima (aliás uma atriz muito subestimada, grande atriz), e está sensacional como a dona-de-casa de classe média que é atacada e violentada duas vezes pelo mesmo homem, quando o marido estava viajando. Ela denuncia o caso a justiça e aí começam as humilhações. A polícia, o pessoal médico, os tribunais, até seu marido (Cox), com problemas para acreditar nela, fazem com que se sinta mais ré do que vítima. Essa é a dura condição da mulher que é brutalizada e não encontra compreensão por parte da sociedade. Não pense que contém o filme, ele é muito mais que isso, ainda mais sabendo que o filme foi feito em 1974. Quem viu a série ''A Feiticeira'', e não viu esse filme vai ficar sabendo o quanto Elizabeth era talentosa, ela foi indicada ao Emmy (o Oscar da TV), mas pegou outra grande interpretação naquele ano , Cicely Tyson no também sensacional ''The Autobiography of Miss Jane Pittman''. Boa pedida, procurando um pouquinho você até encontra Tom Selleck, futuro ''Magnum'' numa ponta.
O sucesso de Dr. No criou um assombroso número de fãs, e certos aspectos do filme ficaram famosos para sempre, tais como a bebida favorita de James Bond - vodca-martíni, batido mas não misturado; a famosa frase de apresentação - "O meu nome é Bond... James Bond"; os incríveis engenhos e carros (normalmente Aston Martin) e as eternas bond girls, neste filme Ursula Andress (é até hoje a mais linda), numa famosa cena em que sai do mar. Os efeitos especiais e lutas à moda antiga, pode soar estranho, mas vale, vale mesmo.
Não é um dos melhores 007, mas Grace Jones roubando a cena da bondgirl Tanya Roberts (linda a ex-pantera, mas muito inexpressiva). Roger Moore um pouco fora de forma, Christopher Walken um ator que às vezes exagera (como nesse caso). Numa ponta Dolph Lundgren e Maud Adams (que já foi uma bond girl). Tem até a veterana Lois Maxwell. Exagerado, mas vale a pena.
Val Kilmer transforma Morrison para além da impressionante semelhança física, baseado justamente na personalidade forte do mito, em grande interpretação. Stone consegue, por vezes , abrir as portas da percepção, como almejava Morrison ao criar o grupo The Doors, mas fecha outras à luz do senso comum. Morrison aproveitou sua condição de ídolo para incendiar a moral americana. Grande Morrison, grande filme!
É tão inocente, ainda mais para os dias de hoje, O filme foi o segundo grande sucesso de Sophia em Hollywood, a química entre ela e Cary Grant foi tão perfeita, que nem parece que ele não queria fazer o filme, pois ainda era apaixonado por ela e porque clima ninguém tinha, mas atores de verdades são assim e Sophia mama mia, mais linda do que nunca e que corpo que cintura... Vale assistir...
Atores de primeira linha. Aliás, Kevin Bacon, o melhor de todos, nem sequer foi indicado ao Oscar. Uma crítica à banalização da violência e da ideia de se fazer justiça com as próprias mãos. O diretor Eastwood discorre sobre a violência e desnuda uma sociedade amarga. No final das contas, o diretor mostra que a ideia de se fazer justiça de qualquer maneira é tão torpe quanto o crime sem si.
Grande Leon Hirrzman diretor desbravador, a fina flor da Bahia em Roma, João Gilberto (um momento maior), Dorival Caymmi, Gil, Caetano, Naná Vasconcelos (uma escola de samba num corpo), Moraes Moreira, Batatinha, Armandinho... e Gal Costa (começa sua apresentação cantando Índia, guarânia brega que se transfigura em sua interpretação. Prossegue depois com Canta Brasil e Festa do Interior. A voz é privilegiada, a boca parece pintada por um artista da Renascença e o corpo vem esculpido em vestido de arrasar. A câmara parece adorá-la. Gal exala sensualidade pura. Uma apresentação mágica). Grande momento da música brasileira.
A atuação soberba de Brandão, a música de Bernstein (perfeita), a excelente fotografia de Kaufman, dando um toque documentário realista ao cenário do cais.
Minha homenagem aos filmes B. Este filme e um dos clássicos do cinema Trash, está aqui não como uma obra-prima, mais é um bom representante do cinema Trash.
Genial, take épico de Akira Kurosawa em Rei Lear deve ser exigido de visualização para os fãs de westerns, filmes de guerra, ou filmes de época em geral ou qualquer filme.
Vítimas da Tormenta é um filme muito importante para a história do cinema. Além de ser o primeiro vencedor do Oscar de melhor filme de língua estrangeira, também foi o primeiro longa de grande produção dirigido por Vittorio De Sica. Um dos primeiros casos do neorrealismo na grande tela, Sciuscià expõe o drama da juventude italiana no período da metade final da Segunda Guerra Mundial através da história de dois amigos, Giuseppe Filippucci (Rinaldo Smordoni) e Pasquale Maggi (Franco Interlenghi), que sonham em ter um cavalo branco para passear. Como o trabalho de engraxate apenas supre suas necessidades diárias, eles se envolvem em um esquema proposto por Attilio, irmão de Pasquale e conseguem arrecadar fundos para comprar o tão sonhado animal. Só que tudo dá errado para os amigos e a polícia prende os dois. Na verdade, Attilio havia roubado 700 mil liras da casa de uma vidente e os meninos foram considerados como culpados pelo crime. Os dois vão para um reformatório e criam novas amizades, ao mesmo tempo em que a união de Guiseppe e Pasquale sofre um grande golpe.
Dizem que foi o único filme baseado na obra de Agatha Christie, que ela gostou. O elenco é de arrepiar mas Marlene Dietrich e Charles Laughton roubam cada cena, todo o filme.
Carne Trêmula
4.0 582Um filme denso, que tem um pouco de tudo: contexto político, mostrado de forma sutil; é um filme melodramático ao estilo do diretor, ao mesmo tempo trágico, cômico, um filme que tem no roteiro intrigado e muito bem construído e realizado; um roteiro que mistura várias histórias secundárias que se entrelaçam e fazem conexões/relações com outras, que aparentemente não têm nada a ver umas com as outras; mas tem é muita! O erotismo, característica dos filmes de Pedro Almodóvar, é bem dosado e realizado com muito bom senso, aliás Almodóvar faz cenas de nudez como ninguém, abusando da beleza do pouco conhecido Liberto Rabal (que fascinou até o diretor americano John Waters); temos traições, amores momentâneos, puramente carnais (o título é muito oportuno), troca de parceiros, etc. O elenco como um todo está estupendo em especial Javier Bardem (em sua primeira grande atuação)!
Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita
4.2 45Vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes e Oscar de Filme Estrangeiro, este filme se constitui num dos melhores exemplares do cinema político italiano. A brasileira, Florinda Bolkan (um pouco esquecida hoje), estava no auge da beleza e de sua carreira internacional e talvez foi atriz brasileira que mais longe chegou fora do Brasil, e o ator Gian Maria Volonté tem mais uma grande atuação.
Cidadão Kane
4.3 990 Assista AgoraCidadão Kane está para o cinema moderno assim como as ''Sagradas Escrituras'' estão para o pensamento judaico-cristão do Ocidente. O cinema Ocidental deve tudo a Welles, confessou o diretor Jean Luc-Godard. A começar pela essência marcadamente autoral de Cidadão Kane. Em 1940, ser diretor era quase nada para os produtores. Quem mandava era o produtor . Welles contornou isso, assumindo parte da produção, cuidou de aprender os mistérios da fotografia do ótimo Gregg Tolland, com quem conseguiu excepcionais resultados de profundidade de campo que marcou o mundo do cinema. Eliminou tetos do cenário (algo incomum na época). Colocava a câmera ao nível do chão (ninguém fazia). A linguagem do cinema virou-se de pernas pro ar. Por isso dizem que a história do cinema existe antes e depois de Cidadão Kane. Cidadão Kane marcou sua época devido às inovações, sobretudo nas técnicas narrativas e nos enquadramentos cinematográficos. Citizen Kane evita o tradicional linear das histórias, narrativa cronológica, e conta a história de Kane inteiramente em flashback usando diferentes pontos de vista, muitos deles de associados com idade e esquecido de Kane. Welles também dispensa a ideia de um único contador de histórias e usa vários narradores para contar a vida de Kane. O uso de múltiplos narradores era inédito em filmes de Hollywood. Antes de Kane, ninguém em Hollywood sabia como definir a música corretamente em filmes, escreveu o cineasta François Truffaut em um ensaio de 1967. Kane foi o primeiro, de fato, o único, grande filme, que usa técnicas de rádio. A pontuação de Bernard Herrmann para Cidadão Kane foi um divisor de águas na composição trilha sonora do filme e mostrou-se tão influente como qualquer outras inovações do filme, estabelecendo-o como uma voz importante na composição da trilha sonora do filme, não à toa virou o preferido de Alfred Hitchcock. O cinema é dividido em duas partes "Antes de cidadão kane e depois de cidadão kane".
O Pagador de Promessas
4.3 364 Assista AgoraGlória Menezes e Leonardo Vilar como Rosa e Zé do Burro, estão perfeitos. Merecia mesmo ganhar a Palma de Ouro em Cannes, o primeiro filme brasileiro a concorrer ao Oscar, que infelizmente não levou.
Sedução
4.6 4Com muita dignidade e sem sensacionalismo barato (como a TV gosta de mostrar), um filme sobre estupro, Elizabeth Montgomery abandona seus papéis de ingênuas (até aquele momento), e mostra ao que veio, ela está ótima (aliás uma atriz muito subestimada, grande atriz), e está sensacional como a dona-de-casa de classe média que é atacada e violentada duas vezes pelo mesmo homem, quando o marido estava viajando. Ela denuncia o caso a justiça e aí começam as humilhações. A polícia, o pessoal médico, os tribunais, até seu marido (Cox), com problemas para acreditar nela, fazem com que se sinta mais ré do que vítima. Essa é a dura condição da mulher que é brutalizada e não encontra compreensão por parte da sociedade. Não pense que contém o filme, ele é muito mais que isso, ainda mais sabendo que o filme foi feito em 1974. Quem viu a série ''A Feiticeira'', e não viu esse filme vai ficar sabendo o quanto Elizabeth era talentosa, ela foi indicada ao Emmy (o Oscar da TV), mas pegou outra grande interpretação naquele ano , Cicely Tyson no também sensacional ''The Autobiography of Miss Jane Pittman''. Boa pedida, procurando um pouquinho você até encontra Tom Selleck, futuro ''Magnum'' numa ponta.
007 Contra o Satânico Dr. No
3.7 293 Assista AgoraO sucesso de Dr. No criou um assombroso número de fãs, e certos aspectos do filme ficaram famosos para sempre, tais como a bebida favorita de James Bond - vodca-martíni, batido mas não misturado; a famosa frase de apresentação - "O meu nome é Bond... James Bond"; os incríveis engenhos e carros (normalmente Aston Martin) e as eternas bond girls, neste filme Ursula Andress (é até hoje a mais linda), numa famosa cena em que sai do mar. Os efeitos especiais e lutas à moda antiga, pode soar estranho, mas vale, vale mesmo.
007: Na Mira dos Assassinos
3.4 141 Assista AgoraNão é um dos melhores 007, mas Grace Jones roubando a cena da bondgirl Tanya Roberts (linda a ex-pantera, mas muito inexpressiva). Roger Moore um pouco fora de forma, Christopher Walken um ator que às vezes exagera (como nesse caso). Numa ponta Dolph Lundgren e Maud Adams (que já foi uma bond girl). Tem até a veterana Lois Maxwell. Exagerado, mas vale a pena.
The Doors
4.0 505 Assista AgoraVal Kilmer transforma Morrison para além da impressionante semelhança física, baseado justamente na personalidade forte do mito, em grande interpretação. Stone consegue, por vezes , abrir as portas da percepção, como almejava Morrison ao criar o grupo The Doors, mas fecha outras à luz do senso comum. Morrison aproveitou sua condição de ídolo para incendiar a moral americana. Grande Morrison, grande filme!
Tentação Morena
3.4 18É tão inocente, ainda mais para os dias de hoje, O filme foi o segundo grande sucesso de Sophia em Hollywood, a química entre ela e Cary Grant foi tão perfeita, que nem parece que ele não queria fazer o filme, pois ainda era apaixonado por ela e porque clima ninguém tinha, mas atores de verdades são assim e Sophia mama mia, mais linda do que nunca e que corpo que cintura... Vale assistir...
Cazuza: O Tempo Não Pára
3.6 977 Assista AgoraGrande reconstituição de época. Grande roteiro. E uma interpretação magistral de Daniel Oliveira.
Sobre Meninos e Lobos
4.1 1,5K Assista AgoraAtores de primeira linha. Aliás, Kevin Bacon, o melhor de todos, nem sequer foi indicado ao Oscar. Uma crítica à banalização da violência e da ideia de se fazer justiça com as próprias mãos. O diretor Eastwood discorre sobre a violência e desnuda uma sociedade amarga. No final das contas, o diretor mostra que a ideia de se fazer justiça de qualquer maneira é tão torpe quanto o crime sem si.
Bahia de Todos os Sambas
4.3 4Grande Leon Hirrzman diretor desbravador, a fina flor da Bahia em Roma, João Gilberto (um momento maior), Dorival Caymmi, Gil, Caetano, Naná Vasconcelos (uma escola de samba num corpo), Moraes Moreira, Batatinha, Armandinho... e Gal Costa (começa sua apresentação cantando Índia, guarânia brega que se transfigura em sua interpretação. Prossegue depois com Canta Brasil e Festa do Interior. A voz é privilegiada, a boca parece pintada por um artista da Renascença e o corpo vem esculpido em vestido de arrasar. A câmara parece adorá-la. Gal exala sensualidade pura. Uma apresentação mágica). Grande momento da música brasileira.
A Carta
3.6 2Grande atuação da esquecida Jeanne Eagels (primeira indicação póstuma do Oscar).
A Dama das Camélias
4.0 61 Assista AgoraEsse filme deu a Garbo o Prêmio dos Críticos de Nova York, e sua terceira indicação ao Oscar - prêmio que, injustamente, não ganharia nunca.
Sindicato de Ladrões
4.2 295 Assista AgoraA atuação soberba de Brandão, a música de Bernstein (perfeita), a excelente fotografia de Kaufman, dando um toque documentário realista ao cenário do cais.
O Diabo Feito Mulher
3.8 19 Assista AgoraSó Marlene Dietrich para mandar no velho oeste.
Torrentes de Paixão
3.7 73 Assista AgoraVale tudo por Marilyn Monroe, nunca a vi mais linda e sensual.
Geração Maldita
3.7 126Minha homenagem aos filmes B.
Este filme e um dos clássicos do cinema Trash, está aqui não como uma obra-prima, mais é um bom representante do cinema Trash.
Ran
4.5 264 Assista AgoraGenial, take épico de Akira Kurosawa em Rei Lear deve ser exigido de visualização para os fãs de westerns, filmes de guerra, ou filmes de época em geral ou qualquer filme.
Vítimas da Tormenta
4.4 47Vítimas da Tormenta é um filme muito importante para a história do cinema. Além de ser o primeiro vencedor do Oscar de melhor filme de língua estrangeira, também foi o primeiro longa de grande produção dirigido por Vittorio De Sica. Um dos primeiros casos do neorrealismo na grande tela, Sciuscià expõe o drama da juventude italiana no período da metade final da Segunda Guerra Mundial através da história de dois amigos, Giuseppe Filippucci (Rinaldo Smordoni) e Pasquale Maggi (Franco Interlenghi), que sonham em ter um cavalo branco para passear. Como o trabalho de engraxate apenas supre suas necessidades diárias, eles se envolvem em um esquema proposto por Attilio, irmão de Pasquale e conseguem arrecadar fundos para comprar o tão sonhado animal. Só que tudo dá errado para os amigos e a polícia prende os dois. Na verdade, Attilio havia roubado 700 mil liras da casa de uma vidente e os meninos foram considerados como culpados pelo crime. Os dois vão para um reformatório e criam novas amizades, ao mesmo tempo em que a união de Guiseppe e Pasquale sofre um grande golpe.
Presságio
3.1 1,8K Assista Agoraeu não sei explicar porque gosto tanto desse filme, não acho uma obra-prima, mas gosto muito.
Testemunha de Acusação
4.5 354 Assista AgoraDizem que foi o único filme baseado na obra de Agatha Christie, que ela gostou.
O elenco é de arrepiar mas Marlene Dietrich e Charles Laughton roubam cada cena, todo o filme.
A Primavera de uma Solteirona
4.0 32Esse filme vale sobretudo pela interpretação estupenda de Maggie Smith. Um dos raros Oscar de Atriz que realmente foi merecido.
Mulheres e Luzes
3.8 21 Assista AgoraDuvido alguém reconhecer Sophia Loren nesse filme?