Quase não acreditei quando vi a nota baixa aqui no Filmow. Enfim... Um dos melhores filmes sobre amor que já vi na vida. Fotografia magistral (revi A Grande Beleza ontem e é páreo com a desse filme nesse quesito). A melhor coisa desse filme (além da fotografia e da trilha sonora!) é a abordagem das percepções dos personagens sobre os mesmos eventos. Como são sempre subjetivas as perspectivas humanas sobre os acontecimentos. É bonito, mas também terrível.
Resgatei meu comentário aqui no Filmow para ver quando havia assistindo ao filme pela primeira (e única) vez: faz oito anos. Incrível como não lembrava de quase nada desse filme maravilhoso: posso ter visto chapado de vinho. Não é impossível. Esse filme tem, talvez, a fotografia mais bonita dentre os filmes contemporâneos que me lembro. É realmente deslumbrante. A trilha sonora não fica atrás também. Quanto ao enredo, muito me cativou desta vez. Garanto que já não esquecerei do filme. É um filme profundo sobre cultura, sociedade, decadência, vida e morte. Também é uma ode a Roma e a muitas coisas que essa cidade histórica representa para a história da humanidade Que filmão!
Não se intimidem com o tamanho: esse filme é fluido e fácil de ver. Essa versão é a melhor. Acabei de assistir a essa versão e me arrisco a dizer que é o filme de guerra absoluto.
É uma animação muito bonita em termos estéticos. A trilha sonora é mesmo "de outro mundo", e é o ponto alto do anime. A história em si não tem muita coesão: a trama, por assim dizer, não é como a de um romance. Os episódios assemelham-se mais a contos, fazendo essa comparação literária. Quando se aceita essa premissa, é possível aproveitar mais os pontos altos do programa. Legal ver referências a ícones pop, como Asimov, David Bowie e Miles Davis (entre outros!).
Amei a pirralhinha! Por Adele já sou (somos?) apaixonados há bem mais tempo. A história não é ruim, mas também não é excepcional. A fotografia e a trilha sonora são melhores. Enquanto via o filme, fiquei pensando muito em episódios de Atlanta, no filme Get Out e, pasmem, em Shingeki No Kyojin (quem viu sabe por quê).
A vida é tão frágil e rara (como diz Lenine em "Paciência"). Muitas vezes sentimos a necessidade de seguir nossos próprios caminhos e saborear a vida como ela é; é inevitável que mesmo as pessoas que amamos fiquem de fora de algumas dessas jornadas. Poder ser difícil suportar essas decisões (e as vezes a gente não dá conta mesmo). O filme é tão tocante porque essas emoções são sentidas por todos nós, seja nas amizades ou nas relações amorosas. Nunca é fácil dizer adeus a alguém que você ama, mesmo que você precise disso para viver sua vida. As consequências não estão sob nosso controle (ainda que possamos prever algumas delas). Ainda assim, podemos ser presas da culpa e ter de lidar/lutar com ela ao longo dos anos. A vida não é fácil, mas também é deliciosa.
Revendo hoje, após cerca de 10 anos, tornou-se o meu favorito de LVT. Essa metáfora cósmica da depressão é uma das melhores coisas que já vi no cinema. Kirsten Dunt está sublime. Todo o elenco, aliás. Incrível como LVT consegue projetar tanta beleza na tela, ainda que trate das trevas mais profundas que nós humanos possuímos.
Essa é a terceira vez que vejo esse filme (ao longo de, sei lá, 13 anos) e posso dizer que, como nunca, as coisas estão muito bem tramadas: não tem pontas soltas nem cenas aleatórias, embora pareça isso, à primeira vista. Desta vez tive a comprovação de que David Lynch é um dos maiores artífices do surrealismo no cinema, talvez o maior dentre os contemporâneos. São tantos detalhes...gente, até a cor dos olhos e os dentes de algumas personagens. É realmente impressionante como ele conseguiu expressar tão bem a "realidade onírica" nesse filme (que para mim é sua obra-prima). O melhor de tudo é saber que, quando eu revisitar novamente esse filme de que tanto gosto, daqui a alguns anos, perceberei alguns detalhes que talvez tenham passado despercebidos desta vez. Trata-se da obra de um mestre!
Incrível como cinema é imagem: a atuação fleumática da atriz (até mesmo no tom de voz monocórdio) não prejudicou a projeção de todas as cenas referenciadas. Figurino, som e ambiente bastaram.
O filme começou me agradando bastante, fiquei literalmente em suspense, como deve ser. Ar de mistério, comunidade com rituais e costumes próprios, tangenciando o bizarro, aquela passividade agressiva no ar como uma névoa... excelente coquetel.
Só que aí, depois da metade, deu uma despirocada poderosa e simplesmente deixou as coisas sem muita explicação. Particularmente não gosto quando
Primeiramente, Wendy é uma das personagens mais detestáveis que já vi na vida. E Marty, com sua passividade e submissão (mas com olhos tão gentis...) também não deixa de ser detestável. Pra mim é impossível não associar Marty Byrde a Adolf Eichmann: claro que há diferenças de grandeza nas ações de um e de outro e mesmo na "inteligência", mas ambos eram parecidos no âmago: homens comuns, até mesmo "ordeiros", que fizeram barbaridades sob uma justificativa que para eles era plausível e aceitável. Ozark é o show das grandes hipocrisias, e por isso é tão bom. É a série que escancara como a maioria das pessoas e mesmo instituições com finalidade social (como FBI e Congresso) podem abrir mão de seus valores e de suas missões para colher benefícios imediatos e prol de si e de seus dirigentes. É a história do prevalecimento do pragmatismo (os fins justificam os meios) e não do utilitarismo (a felicidade da maioria em detrimento da minha própria). E por isso gostamos e Ruth Langmore, porque ela é autêntica e fiel às suas raízes e à sua "ética", ainda que seja um código moral deturpado.
O filme é excelente justamente pela caricatura que é o personagem de Mathieu: por mais que achemos graça de sua ingenuidade, para não dizer tolice, somos todos passíveis de sermos vítimas do desejo - esse objeto poderoso e obscuro. E quando somos pegos em cheio pela armadilha do desejo, podemos mesmo nos tornarmos patetas. É o segundo filme de Buñuel que vejo. É o segundo que entra para a minha lista de favoritos.
Lindinho. Revi hoje, mais de dez anos depois. É um primor de fotografia e mitologia, mas nem tanto de enredo e roteiro: não tenho dúvidas de que essa história, num formato de série, seria ainda melhor!
Sem dúvidas um dos melhores filmes que já vi na vida. E na boa, quando já se viu mais de mil, é sempre uma grata surpresa se deparar com um filmão desse...quase um milagre. Já sabia que Buñuel era um mestre, mas estou muito impactado por esse (e anseando por ver o próximo do diretor). Quantos não foram os filmes que beberam nessa fonte: explorando o absurdo e o onírico de forma tão magistral, quase natural. É realmente surpreendente.
O filme é melhor do que eu esperava. Puro suco de anos 90, o que pra nós 30+ é um deleite! Aquelas roupas, aquela atmosfera, a trilha sonora...foi bom ver esse filme. Patrick Swayze era um baita ator, que perda! É impossível não odiar o personagem de Keanu Reeves, um dos maiores zé buceta que já vi na vida, rs. No final do filme rolam umas forçações de barra desnecessárias: aquele salto de paraquedas à la Missão Impossível e a cena final deram uma comprometida na minha avaliação geral. De todo modo, era o filme de ação que eu estava querendo assistir.
Isso aqui é arte do início ao fim, em todos os quesitos (fotografia, trilha sonora, história, diálogos). Ô coisa boa! Eu queria era mais meia hora de filme.
Devolvam meu show! Essa temporada é bem inferior às duas anteriores. A série ainda é boa, mas não sei o peso exato do meu apego aos personagens nessa equação. Acho que houve muita experimentação comprometendo o storytelling. Eu curto surrealismo, mas não dá pra sacrificar a história. O último episódio eu gostaria de esquecer.
Eu gostei do filme, mas mais da fotografia do que da história em si. É preciso forçar bastante a barra para acreditar que é possível conter jovens adultos com historinhas mixurucas como aquelas. Ou eu que tô forçando a barra? Enfim, levando em conta uma possível e eficaz lavagem cerebral, ainda assim seria preciso um grupo especialmente dócil de jovens, que também teriam que ser especialmente pouco curiosos. Mas é uma doideira que eu curto às vezes, valeu por mais essa, Yorgos.
Não acredito que deram a Palma de Ouro pra esse filme.Talvez até mesmo esse prêmio já não signifique lá grande coisa, e olha que achei Titane foda. Comecei gostando, achei os atos intermediários bem divertidos e no último ato fiquei simplesmente sem entender o porquê daquilo. Também fiquei de cara de constatar que mesmo num filme laureado como esse, os diretores deixam pontas soltas, a exemplo
Entre Tempos
3.5 19Quase não acreditei quando vi a nota baixa aqui no Filmow. Enfim...
Um dos melhores filmes sobre amor que já vi na vida.
Fotografia magistral (revi A Grande Beleza ontem e é páreo com a desse filme nesse quesito).
A melhor coisa desse filme (além da fotografia e da trilha sonora!) é a abordagem das percepções dos personagens sobre os mesmos eventos. Como são sempre subjetivas as perspectivas humanas sobre os acontecimentos. É bonito, mas também terrível.
A Grande Beleza
3.9 463 Assista AgoraResgatei meu comentário aqui no Filmow para ver quando havia assistindo ao filme pela primeira (e única) vez: faz oito anos.
Incrível como não lembrava de quase nada desse filme maravilhoso: posso ter visto chapado de vinho. Não é impossível.
Esse filme tem, talvez, a fotografia mais bonita dentre os filmes contemporâneos que me lembro. É realmente deslumbrante.
A trilha sonora não fica atrás também.
Quanto ao enredo, muito me cativou desta vez. Garanto que já não esquecerei do filme.
É um filme profundo sobre cultura, sociedade, decadência, vida e morte. Também é uma ode a Roma e a muitas coisas que essa cidade histórica representa para a história da humanidade
Que filmão!
Apocalypse Now Redux
4.4 20Não se intimidem com o tamanho: esse filme é fluido e fácil de ver.
Essa versão é a melhor.
Acabei de assistir a essa versão e me arrisco a dizer que é o filme de guerra absoluto.
Big Bang
3.8 7Eu veria o longa.
Cowboy Bebop
4.6 252 Assista AgoraÉ uma animação muito bonita em termos estéticos. A trilha sonora é mesmo "de outro mundo", e é o ponto alto do anime.
A história em si não tem muita coesão: a trama, por assim dizer, não é como a de um romance. Os episódios assemelham-se mais a contos, fazendo essa comparação literária. Quando se aceita essa premissa, é possível aproveitar mais os pontos altos do programa.
Legal ver referências a ícones pop, como Asimov, David Bowie e Miles Davis (entre outros!).
Os Cinco Diabos
3.9 46 Assista AgoraAmei a pirralhinha! Por Adele já sou (somos?) apaixonados há bem mais tempo.
A história não é ruim, mas também não é excepcional. A fotografia e a trilha sonora são melhores.
Enquanto via o filme, fiquei pensando muito em episódios de Atlanta, no filme Get Out e, pasmem, em Shingeki No Kyojin (quem viu sabe por quê).
Close
4.2 548 Assista AgoraA vida é tão frágil e rara (como diz Lenine em "Paciência").
Muitas vezes sentimos a necessidade de seguir nossos próprios caminhos e saborear a vida como ela é; é inevitável que mesmo as pessoas que amamos fiquem de fora de algumas dessas jornadas. Poder ser difícil suportar essas decisões (e as vezes a gente não dá conta mesmo).
O filme é tão tocante porque essas emoções são sentidas por todos nós, seja nas amizades ou nas relações amorosas. Nunca é fácil dizer adeus a alguém que você ama, mesmo que você precise disso para viver sua vida.
As consequências não estão sob nosso controle (ainda que possamos prever algumas delas). Ainda assim, podemos ser presas da culpa e ter de lidar/lutar com ela ao longo dos anos.
A vida não é fácil, mas também é deliciosa.
Melancolia
3.8 3,1K Assista AgoraRevendo hoje, após cerca de 10 anos, tornou-se o meu favorito de LVT.
Essa metáfora cósmica da depressão é uma das melhores coisas que já vi no cinema. Kirsten Dunt está sublime. Todo o elenco, aliás.
Incrível como LVT consegue projetar tanta beleza na tela, ainda que trate das trevas mais profundas que nós humanos possuímos.
Cidade dos Sonhos
4.2 1,7K Assista AgoraEssa é a terceira vez que vejo esse filme (ao longo de, sei lá, 13 anos) e posso dizer que, como nunca, as coisas estão muito bem tramadas: não tem pontas soltas nem cenas aleatórias, embora pareça isso, à primeira vista.
Desta vez tive a comprovação de que David Lynch é um dos maiores artífices do surrealismo no cinema, talvez o maior dentre os contemporâneos. São tantos detalhes...gente, até a cor dos olhos e os dentes de algumas personagens. É realmente impressionante como ele conseguiu expressar tão bem a "realidade onírica" nesse filme (que para mim é sua obra-prima).
O melhor de tudo é saber que, quando eu revisitar novamente esse filme de que tanto gosto, daqui a alguns anos, perceberei alguns detalhes que talvez tenham passado despercebidos desta vez.
Trata-se da obra de um mestre!
A Festa
3.7 64Atuações primorosas e um ambiente cheio de tensão e cômico!
Gostei muito desse filme.
Trilha sonora? Também temos!
The Actress
3.6 3Incrível como cinema é imagem: a atuação fleumática da atriz (até mesmo no tom de voz monocórdio) não prejudicou a projeção de todas as cenas referenciadas. Figurino, som e ambiente bastaram.
Cabaré Biblioteca Pascal
3.8 28Eu recomendo este filme.
Midsommar: O Mal Não Espera a Noite
3.6 2,8K Assista AgoraO filme começou me agradando bastante, fiquei literalmente em suspense, como deve ser. Ar de mistério, comunidade com rituais e costumes próprios, tangenciando o bizarro, aquela passividade agressiva no ar como uma névoa... excelente coquetel.
Só que aí, depois da metade, deu uma despirocada poderosa e simplesmente deixou as coisas sem muita explicação. Particularmente não gosto quando
gente simplesmente some,
ou quando determinados personagens existem apenas para compor a cena. O personagem
com deficiência, mesmo, teve introdução por um dos mentores da comunidade e tudo
mas só cumpriu um papel estético.
A fotografia é um verdadeiro espetáculo, mas por si só não segura um enredo com tantas pontas soltas.
Ozark (4ª Temporada)
4.2 279 Assista AgoraPrimeiramente, Wendy é uma das personagens mais detestáveis que já vi na vida. E Marty, com sua passividade e submissão (mas com olhos tão gentis...) também não deixa de ser detestável.
Pra mim é impossível não associar Marty Byrde a Adolf Eichmann: claro que há diferenças de grandeza nas ações de um e de outro e mesmo na "inteligência", mas ambos eram parecidos no âmago: homens comuns, até mesmo "ordeiros", que fizeram barbaridades sob uma justificativa que para eles era plausível e aceitável.
Ozark é o show das grandes hipocrisias, e por isso é tão bom. É a série que escancara como a maioria das pessoas e mesmo instituições com finalidade social (como FBI e Congresso) podem abrir mão de seus valores e de suas missões para colher benefícios imediatos e prol de si e de seus dirigentes. É a história do prevalecimento do pragmatismo (os fins justificam os meios) e não do utilitarismo (a felicidade da maioria em detrimento da minha própria).
E por isso gostamos e Ruth Langmore, porque ela é autêntica e fiel às suas raízes e à sua "ética", ainda que seja um código moral deturpado.
Esse Obscuro Objeto do Desejo
4.2 87O filme é excelente justamente pela caricatura que é o personagem de Mathieu: por mais que achemos graça de sua ingenuidade, para não dizer tolice, somos todos passíveis de sermos vítimas do desejo - esse objeto poderoso e obscuro. E quando somos pegos em cheio pela armadilha do desejo, podemos mesmo nos tornarmos patetas.
É o segundo filme de Buñuel que vejo. É o segundo que entra para a minha lista de favoritos.
Princesa Mononoke
4.4 944 Assista AgoraLindinho.
Revi hoje, mais de dez anos depois.
É um primor de fotografia e mitologia, mas nem tanto de enredo e roteiro: não tenho dúvidas de que essa história, num formato de série, seria ainda melhor!
Gran Torino
4.2 1,5K Assista AgoraÉ um draminha bem meia boca... protagonizando por um dos atores mais icônicos da história do cinema. E como isso faz diferença.
Clint é o cara.
O Discreto Charme da Burguesia
4.1 284 Assista AgoraSem dúvidas um dos melhores filmes que já vi na vida.
E na boa, quando já se viu mais de mil, é sempre uma grata surpresa se deparar com um filmão desse...quase um milagre.
Já sabia que Buñuel era um mestre, mas estou muito impactado por esse (e anseando por ver o próximo do diretor).
Quantos não foram os filmes que beberam nessa fonte: explorando o absurdo e o onírico de forma tão magistral, quase natural.
É realmente surpreendente.
Caçadores de Emoção
3.7 471 Assista AgoraO filme é melhor do que eu esperava. Puro suco de anos 90, o que pra nós 30+ é um deleite! Aquelas roupas, aquela atmosfera, a trilha sonora...foi bom ver esse filme.
Patrick Swayze era um baita ator, que perda!
É impossível não odiar o personagem de Keanu Reeves, um dos maiores zé buceta que já vi na vida, rs.
No final do filme rolam umas forçações de barra desnecessárias: aquele salto de paraquedas à la Missão Impossível e a cena final deram uma comprometida na minha avaliação geral.
De todo modo, era o filme de ação que eu estava querendo assistir.
Planeta Fantástico
4.3 319Isso aqui é arte do início ao fim, em todos os quesitos (fotografia, trilha sonora, história, diálogos).
Ô coisa boa!
Eu queria era mais meia hora de filme.
Atlanta (3ª Temporada)
4.4 84Devolvam meu show!
Essa temporada é bem inferior às duas anteriores. A série ainda é boa, mas não sei o peso exato do meu apego aos personagens nessa equação.
Acho que houve muita experimentação comprometendo o storytelling. Eu curto surrealismo, mas não dá pra sacrificar a história.
O último episódio eu gostaria de esquecer.
Dente Canino
3.8 1,2KEu gostei do filme, mas mais da fotografia do que da história em si.
É preciso forçar bastante a barra para acreditar que é possível conter jovens adultos com historinhas mixurucas como aquelas. Ou eu que tô forçando a barra?
Enfim, levando em conta uma possível e eficaz lavagem cerebral, ainda assim seria preciso um grupo especialmente dócil de jovens, que também teriam que ser especialmente pouco curiosos.
Mas é uma doideira que eu curto às vezes, valeu por mais essa, Yorgos.
Ozark (1ª Temporada)
4.1 394 Assista AgoraO episódio-piloto te ganha: em estética, em storytelling e, a cereja do bolo, a cena final com Decks Dark do Radiohead.
Triângulo da Tristeza
3.6 731 Assista AgoraNão acredito que deram a Palma de Ouro pra esse filme.Talvez até mesmo esse prêmio já não signifique lá grande coisa, e olha que achei Titane foda.
Comecei gostando, achei os atos intermediários bem divertidos e no último ato fiquei simplesmente sem entender o porquê daquilo.
Também fiquei de cara de constatar que mesmo num filme laureado como esse, os diretores deixam pontas soltas, a exemplo
do acesso de Carl e Yaya ao Cruzeiro (breve menção de que ela ganhou) e do desenrolar do ataque pirata.
É um filme que eu não veria de novo.